Cães, Férias e Campismo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

domingo ago 17, 2003 8:31 pm

Olá!

Sempre passei as férias em parques de campismo e para o próximo ano pensei em levar a minha rafeirinha comigo, apesar de ela ser um terror e destruir tudo... :oops:

Mas surgiu uma duvida, sei que alguns de vocês levam os cães para parques de campismo, mas será que é mesmo bom para eles ou pelo contrário?

O problema não é o parque em si, pois o que costumo ir aceita cães e tem muito espaço e arvores. A minha duvida é se as nossas férias não serão um castigo para os nossos cães, ou seja, o calor, o facto de ter que estar preso o dia inteiro (não se pode soltar o cão no parque), se quiseremos ir à praia lá vai o cão atrás e mesmo que para nós não esteja muito calor para eles está.

Pensei em inumeras situações, como por exemplo se precisar ir a um supermercado, o cão tem que ir, não o posso deixar fechado numa tenda em pleno verão!!! Mas em contrapartida, ficaria no carro?! :o

E os nossos passatempos de verão, num parque de campismo... serão compativeis com o cão?

Se calhar não estou a explicar bem as minhas duvidas, ou até estas não fazem sentido nenhum....

Mas o que quero saber é a vossa opinião acerca do assunto, cães - campismo, boa ou má escolha?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo ago 17, 2003 8:54 pm

Olá, Andreia

Eu pesaria algumas coisas antes de decidir:

1. quanto tempo vai estar de férias
2. com quem vai
3. que tipo de actividades vai ter
4. características do parque em termos de condições para cães

Em função disso, o cão pode representar uma agradável companhia, ou ser um factor de aborrecimento para si e para ele próprio.

Havendo sítio idóneo para o deixar, se calhar fazerem umas curtas férias "um do outro" era capaz de ser boa solução...

Boas férias

José Carlos
basset
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:08 pm

domingo ago 17, 2003 9:55 pm

Olá Mary!

Cheguei hoje de umas mini férias (4 Dias)...
Tenho um Terra Nova com 3 meses e meio que me acompanha para todo o lado e como tal foi comigo para o parque de campismo.

Claro que o facto de ter um cão nos condicionou um pouco a vida
Quando iamos aos super mercados faziamos as compras em prestações...eu entrava e o meu marido ficava com o cão e vice versa. Só podiamos frequentar cafés com esplanadas, para ele estar ao nosso lado, etc.

Mas digo-lhe que ele gostou bastante, até porque passou imenso tempo com a "familía", o que nem sempre é possivel, pois ambos trabalhamos e torna-se complicado passar o dia inteiro com ele.

Eu acho que não é nada complicado levar o meu cão de férias para o parque de campismo, desde que estejamos preparados para as condicionantes que eles nos "impõem".

Eu não ficaria bem se deixasse o meu Kuma com alguém para ir de férias ;) , até porque comprei este ano uma tenda com dois quartos a pensar no meu "menino":p

Boas Férias !
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

domingo ago 17, 2003 11:23 pm

basset Escreveu: Olá Mary!

Cheguei hoje de umas mini férias (4 Dias)...
Tenho um Terra Nova com 3 meses e meio que me acompanha para todo o lado e como tal foi comigo para o parque de campismo.

Claro que o facto de ter um cão nos condicionou um pouco a vida
Quando iamos aos super mercados faziamos as compras em prestações...eu entrava e o meu marido ficava com o cão e vice versa. Só podiamos frequentar cafés com esplanadas, para ele estar ao nosso lado, etc.

Mas digo-lhe que ele gostou bastante, até porque passou imenso tempo com a "familía", o que nem sempre é possivel, pois ambos trabalhamos e torna-se complicado passar o dia inteiro com ele.

Eu acho que não é nada complicado levar o meu cão de férias para o parque de campismo, desde que estejamos preparados para as condicionantes que eles nos "impõem".

Eu não ficaria bem se deixasse o meu Kuma com alguém para ir de férias ;) , até porque comprei este ano uma tenda com dois quartos a pensar no meu "menino"p

Boas Férias !
Não me fiz entender bem, eu não disse que era um problema para nós pessoas, a questão que coloquei era se era bom para eles cães, devido ao calor e etc.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda ago 18, 2003 10:53 am

Olá Maryluna, eu fui acampar estes dias e levei pela primeira vez os meus cães. Eles não se deram muito bem, nem muito mal....explicando. De manhã levava-os cedo até é praia para correrem brincarem, nadarem, etc, voltava para o parque e prendoa-os nos cadeados que estavam presos ao chão, ia para a praia e deixava-os lá voltava ao almoço, comiamos e iamos passear com eles para o parque, voltavam para os cadeados e nós voltavamos á praia. quando vinhamos já não os largavamos ou seja jantavamos iamos ao café etc, sempre com eles e nunca tivemos problemas. Agora o Bubble neste dias só comeu uma refeição, a Daisy no primeiro dia não comeu mas depois arrebitou e ficou logo boa. O que eu sugiro é que procure um parque mais reduzido como o da fuzeta onde estive, e onde toda a gente deixa os cães dentro do parque e saiem, sem correr o risco de os roubarem, que era o meu medo.
Quanto aos teus cães, só mesmo depois de os levares uma vez é que podes ver como reagem, mas os meus gostaram das férias, brincavam mais do que nos outros dias, por isso estavam em festa. Agora um conselho, é preciso uma tenda maior ou um avançado para deixar os bichinhos á sombra e perto da tenda. :D
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

segunda ago 18, 2003 10:58 am

Eu já levei o meu cão várias vezes para campismo, inclusive fora do pais e posso dizer que tudo correu bem. Quanto ao calor, penso que é obvio que se podem ressentir um bocadito, mas se o estiver sempre a refrescar e a dar-lhe água para beber, não há problema. Pode por ainda um guarda sol num local onde ele possa descansar.
O que acho que é preciso ter em atenção é se no local para onde pretende ir pode levar o cão, por exemplo se for para o algarva, ou mm alentejo o seu cão não vai poder frequentar quase nenhuma praia e ai vai ser muito chato para si. Na praia aconselho sempre a levar guarda sol, pois o sol está muito forte e os cães ficam muito atrapalhados.

Moofy
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda ago 18, 2003 11:14 am

O único problema que senti (ou melhor, o cão) foi o calor que é um pouco anormal, mas ele estava contente, apenas mexia-se muito pouco. Mas de noite era uma festa.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda ago 18, 2003 11:50 am

Eu sempre que faço campismo nas férias ( e é quase sempre ) os meus cães sempre foram comigo quer em Portugal quer no estrangeiro.Admito que sintam um pouco mais de stress do que estarem em casa devido á necessária limitação de movimentos todavia têm a recompensa de estar 24 horas com os donos.
Nesta altura de calor é importante terem sempre água limpa á disposição, uma sombra e , se possível , sítios arejados.
Para nós constitui ,sem dúvida, uma limitação de movimentos mas nada que não se resolva com um planeamento das viagens.

Saudações
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 18, 2003 12:22 pm

Como já disse várias vezes, a Shiva vai comigo para todo o lado. Inclusive férias.
Nunca lhe notei qualquer alteração de comportamento, ou aborrecimento -pelo contrário! Mal ela vê as malas á porta fica doida e já não me larga :D parece que anda á minha volta como quem diz " despacha-te pá que eu quero ir de férias" :D
Comprei uma tenda com 3 quartos e um avançado por causa da sombra e deixo sempre muita água disponivel. Mas, verdade seja dita, eu escolho parques de campismo não só que aceitem animais, mas perto de praias ou barragens onde ainda seja permitida a presença de cães.
Assim, a Shiva acaba por passar o tempo todo com os donos :) não me agrada deixá-la no parque de campismo sózinha e á mercê de quem possa ter maus intuitos.
Quanto á comida, come o mesmo, ás mesmas horas -por vezes até come mais pois também gasta mais energia.
Se tivermos os cuidados básicos e estivermos dispostos a aceitar os condicionalismos próprios das férias com cães, certamente que eles se vão divertir tanto ou mais que nós.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda ago 18, 2003 1:10 pm

Olá

Ainda bem que colocaram este post porque, eu tenho uma série de dúvidas em relação a acampar em parques com os respectivos canitos.

Este ano, andei vai que não vai para ir para um mas, chegada a altura de decidir, acabámos por ficar numa casa perto da praia... embora, como gosto emenso de o fazer, acho que para o ano vai ser de vez.

Agora digam-me os experientes: como é que farei com os cães assim que lá entrar dentro. Poderão andar á solta ou nem pensar? E como é que os latidos? Costumam ter chatices com os vizinhos das tendas próximas (tenham eles cães ou não) por causa dos ladrar? Existerá algum parque em Portugal com canil (caso queiramos sair e não os podermos levar)?

Desculpem as minhas perguntas mas é que, tem sido por elas que tenho tido alguma relutância em acampar com os meus dois cães. Não é que eles sejam mal comportados mas são cães. E como todos, ladram á minima suspeita de intromissão.

Tenham paciência e, digam-me lá como é que é.

Obrigado a todos!
basset
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:08 pm

segunda ago 18, 2003 1:16 pm

MaryLuna Escreveu:
Não me fiz entender bem, eu não disse que era um problema para nós pessoas, a questão que coloquei era se era bom para eles cães, devido ao calor e etc.
Bem então aí aconselho a seguir umas das regras primordiais na escolha do Parque de Campismo:
Tem de ter muita sombra, de modo a que a tenda onde o animal durma tenha sombra a maior parte do dia, e que haja também um sitio fresco para ele permanecer.

Eu tinha uma grande árvore perto da minha tenda e outra mais pequena que era onde o meu cão permanecia quando estavamos no Parque, e muito importante também é ter sempre água fresca e limpa disponivél.

Peço desculpa, pois não interpretei bem a sua questão. :oops:
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda ago 18, 2003 1:26 pm

Bom Bibocas, vou falar da pouca experiência que tenho. Os cães dentro do parque ou estão presos ou andam connosco á trela. Levam-se fora do parque para as necessidades ou então apanha-se com o saquinho como eu faço sempre. O ladrar no meu caso ninguém se incomodou, até porque no parque da fuseta 95% das pessoas levam os animais, ninguém implica, e os cães não sabem falar...não é?
Quanto ao canil, na fuseta não há mas penso que algum forista já referiu aqui que deixa o seu no canil, aguarde que alguém o esclareça sobre esse assunto. O que nós faziamos era deixa-los cerca de 3 horas no máximo no parque presos nas correntes com cadeados, mas eram 4 cães...não houve problema nenhum, e como naquele parque moram campistas o ano todo, há uma certa vizinhança e não há problema, deixamos tudo aberto, tendas, roulote, etc, sem medo de ladrões.
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

segunda ago 18, 2003 1:27 pm

Olá a todos,

Também costumo acampar com a minha cadela, e até agora ela pareceu-me sempre muito satisfeita. No entanto nós (os donos) temos que fazer alguns sacrifícios eu por exemplo costumo ir para a praia de manhãzinha e por volta das 11h venho embora e volto novamente por volta das 16.30/17h conforme a intensidade do calor. Entre a hora do almoço e até irmos para a praia vamos para locais de sombra como esplanadas matas etc. Quanto às compras um de nós tem que ficar cá for a com ela, e o outro vai faze-las, por habito não costumo prender a minha cadela pois raramente sai de o pé de nós, no entanto tenho-a sempre de olho para ela não incomodar ninguém. Mas o imposto pelos parques é ter os cães sempre presos.
Também procuro praias com pouco movimento…
Até agora a experiência foi positiva, já cheguei a levar a minha cadela para a ilha de Porto Santo e de nós os três (eu o meu marido e a minha cadela) ela foi a que aproveitou mais…

Fiquem bem,

Jalis
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda ago 18, 2003 3:03 pm

nynf Escreveu: Como já disse várias vezes, a Shiva vai comigo para todo o lado. Inclusive férias.
Nunca lhe notei qualquer alteração de comportamento, ou aborrecimento -pelo contrário! Mal ela vê as malas á porta fica doida e já não me larga :D parece que anda á minha volta como quem diz " despacha-te pá que eu quero ir de férias" :D
Comprei uma tenda com 3 quartos e um avançado por causa da sombra e deixo sempre muita água disponivel. Mas, verdade seja dita, eu escolho parques de campismo não só que aceitem animais, mas perto de praias ou barragens onde ainda seja permitida a presença de cães.
Assim, a Shiva acaba por passar o tempo todo com os donos :) não me agrada deixá-la no parque de campismo sózinha e á mercê de quem possa ter maus intuitos.
Quanto á comida, come o mesmo, ás mesmas horas -por vezes até come mais pois também gasta mais energia.
Se tivermos os cuidados básicos e estivermos dispostos a aceitar os condicionalismos próprios das férias com cães, certamente que eles se vão divertir tanto ou mais que nós.
Faço minhas as palavras da Cristina, sobretudo no que toca a eixá-las sozinhas no parque! Isso é que NUNQUINHA NA VIDA! e...excepto que a minha tenda é das pequenas :oops:
Dá perfeitamente, pois tb só lá vamos dormir...
Sim, é uma promiscuidade: durmo com elas na tenda :p :p :p e adoramos ;)

É claro que escolho praias nas quais elas possam estar e levo montes de água doce e o tal guarda sol...embora elas o utilizem pouco: preferem estar dentro de água e a brincar de "atira a bola para dentro de água q vou lá buscar".
No final...a estafada sou eu...e elas felizes da vida :p

Bjs
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

segunda ago 18, 2003 4:03 pm

[quote=Bibocas]
Agora digam-me os experientes: como é que farei com os cães assim que lá entrar dentro. Poderão andar á solta ou nem pensar? E como é que os latidos? Costumam ter chatices com os vizinhos das tendas próximas (tenham eles cães ou não) por causa dos ladrar? Existerá algum parque em Portugal com canil (caso queiramos sair e não os podermos levar)?
[/quote]

Existem diversos parques que aceitam cães o ano inteiro, outros aceitam excepto nos meses de verão e ainda outros aceitam os cães nos canis deles. Eu francamente não sou apologista dos canis, porque não sei bem que tipo de limpeza é que eles têm, se os cães que lá costumam estar estão vacinados, etc.
Pode ver que campismos têm estas facilidades no site www.roteiro-campista.pt, em que escolhe parques e ai pode ver os que lhe interessam e se deixam ou não entrar cães. Por experiência é melhor telefonar a confirmar esta informação.

Moofy
Responder

Voltar para “Cães”