Alano Espanhol
Moderador: mcerqueira
Não, não é esta, isso foi o pachon navarroBikejorer Escreveu:Esta não é mais uma raça que os Espanhois se entreteram reecriar?

Esse site já não é actualizado prai desde 2005, por isso não sei se o criador ainda estará no activoLucNun Escreveu:Aqui na Arca há um artigo sobre o alão espanhol:
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/alano_espanhol/650
E em pesquisa rápida pelo Google encontrei um site de um criador, portanto há cá quem os crie, não sei é se será de confiança, os interessados terão de investigar.

O facto de uma raça ser considerada praticamente extinta (e não totalmente extinta) não significa que esteja esquecida. São muitos os factores que podem levar a essa situação, mas desde que exista um número suficiente de exemplares, é sempre possível recuperá-la. Note-se que recuperar uma raça e reconstituir uma raça são coisas diferentes: a primeira pode ser feita a partir dos exemplares existentes, a segunda tem de ser feita com misturas, seguindo-se o apuramento. E é aqui que os verdadeiros criadores têm um papel relevante.Bikejorer Escreveu:Não tenho nada contra o cão em questão, até o acho bastante interessante... acho estranho descobrir-se agora um alano ao fim de tantos anos dado como instinto.
Mas há aqui muito mais pessoas mais habilitadas do que eu para falarem disto.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Obrigada pelo esclarecimento, de facto não investiguei muito a fundo o site, limitei-me e verificar a sua existência.c_saraiva Escreveu:Esse site já não é actualizado prai desde 2005, por isso não sei se o criador ainda estará no activoLucNun Escreveu:Aqui na Arca há um artigo sobre o alão espanhol:
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/alano_espanhol/650
E em pesquisa rápida pelo Google encontrei um site de um criador, portanto há cá quem os crie, não sei é se será de confiança, os interessados terão de investigar.

Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
A canicultura espanhola como todas as outras tem os seus "ques"Bikejorer Escreveu:O Cão de Água ainda existia na altura dos primeiros passos da recuperação/preeservação , agora o Alano não sei... mas é que não sei mesmo.LucNun Escreveu:Não lhe sei dizer, não sou grande entendida na matéria, mas penso que de facto esteve em risco. No entanto, sendo uma raça muito antiga e com história, não creio que os termos "entreter" e "recriar" sejam os mais adequados. Talvez seja mais justo dizer que os espanhóis se empenharam na recuperação da raça, tal como os portugueses se empenharam em recuperar o cão-de-água, que a meio do século passado estava quase extinto.Bikejorer Escreveu:Esta não é mais uma raça que os Espanhois se entreteram reecriar?
Sabe eu que acho muito estranho, em Espanha aparecer tanta raça cujas as origens remontam há não sei quanto tempo atrás, e que esteve preservado numa determinada região e etc... parece que do outro lado da fronteira quando se levanta uma pedra do chão em vez de encontrarem minhocas e bichos de conta como aqui em Portugal, aparecem raças de cães bué antigas, e para ser franco (trocadilho) ás vezes cheira-me a patranha, porque uma coisa é recuperar e outra é reecriar, depois ainda há uma outra que é inventar.
Depois também acho estranho que das 20 e tal raças que eles dizem ter só 11 serem reconhecidas pela FCI, tendo sido uma delas recusada porque era muito parecida com uma outra raça, que por acaso é portuguesa.
Até haviam más linguas a dizer que vinham espanhois comprar cães a Portugal, e depois viamos os criadores dessa tal raça espanhola a bater com a amão no peito a dizer que os cães deles eram património exclusivo andaluz...
Mas secalhar sou eu que sou assim meio desconfiado...

Pessoalmente, acho os Podengos Andaluzes demasiado parecidos com os Portugueses, e o facto de existirem exactamente tres variedades (pequeno, medio e grande).....

O Pachon Navarro tem sido alvo de bastante polemica, não estou bem dentro so assunto, mas tenho visto algumas coisas num outro forum que costumo visitar mas raramente participo, e segundo aquilo que entendi, o que foi feito foi mesmo tentar recriar a raça, recorrendo a tudo o que é cão de parar da peninsula iberica com o nariz fendido, e uma das bases foi mesmo o nosso Perdigueiro Portugues (Se no Perdigueiro Portugues o nariz fendido é um defeito genético até bastante comum, no Pachon Navarro é uma caracteristica desejada)...Se houver por aqui algum amante desta nobre e antiquissima raça estou feito ao bife por estar a dizer isto

Agora quanto ao Alano, é uma raça que me interessa bastante, pela minha pesquisa, não fui introduzido sangue de outras raças e o que fizeram foi pegar nos poucos exemplares restantes e recuperar a raça. A meu ver, e se assim foi, fizeram um excelente trabalho, pois seria uma pena perder-se uma raça tão valorosa, tem tudo o que gosto num cão...É bonito, excelente guarda, com uma força fisica enorme e sempre pronto para qualquer desporto, é capaz de correr durante horas e fazer kilometros a nadar se for preciso...sei de alguns que acompanham o dono em 30km de BTT...para quem tem muitos cães, têm uma excelente caracteristica que é serem cães de matilha (criados para caçar - ronda de alanos), assim, a partida, não há problemas em manter vários exemplares juntos mesmo que sejam do mesmo sexo...
E depois, é um cão de trabalho, como eu gosto

Pelo que conheço da raça, é um excelente cão de trabalho, e que muitos dos criadores tentam manter os animais funcionais. E, tal como foi dito, esta raça foi alvo de uma recuperação.
Em relação às raças serem ou não reconhecidas pela FCI (falando não só nas de Espanha), se o "papelinho da FCI" fosse sinónimo de funcionalidade e de boa criação de bons exemplares em todos os sentidos, não existiriam tantas raças estragadas como as que são actualmente reconhecidas por tal entidade. Peço desculpa por este off topic.
Em relação às raças serem ou não reconhecidas pela FCI (falando não só nas de Espanha), se o "papelinho da FCI" fosse sinónimo de funcionalidade e de boa criação de bons exemplares em todos os sentidos, não existiriam tantas raças estragadas como as que são actualmente reconhecidas por tal entidade. Peço desculpa por este off topic.
Eu só queria saber se este Alano foi recuperado, recriado ou inventado, mas a avaliar pelas respostas dos entendidos parece foi recuperado. Não é vergonha nem desmérito para nenhuma raça dizer que foi recriada ou inventada, temos como exemplo o Dogo Argentino.
Também pela afirmação de alguns entendidos daqui na raça, na caça ao javali e em maneio de gado bravo, parece que se está a fazer um belo trabalho a nível de funcionalidade, se assim o dizem quem sou eu para desdizer.
Não é a FCI que estraga a funcionalidade das raças, mas sim a mediatização que os faz cair em mãos de pessoas que não percebem um c*´ do que é um cão funcional…
Também pela afirmação de alguns entendidos daqui na raça, na caça ao javali e em maneio de gado bravo, parece que se está a fazer um belo trabalho a nível de funcionalidade, se assim o dizem quem sou eu para desdizer.
Não é a FCI que estraga a funcionalidade das raças, mas sim a mediatização que os faz cair em mãos de pessoas que não percebem um c*´ do que é um cão funcional…
Última edição por Bikejorer em sábado jul 25, 2009 12:36 am, editado 1 vez no total.
Amigo Bikejorer, porque é que diz que o Dogo Argentino foi recriado?Não tenho conhecimento de nada disso?Bikejorer Escreveu:Eu só queria saber se este Alano foi recuperado, recriado ou inventado, mas a avaliar pelas respostas dos entendidos parece foi recuperado. Não é vergonha nem desmérito para nenhuma raça dizer que foi recriada ou inventada, temos como exemplo o Dogo Argentino.
Também pela afirmação de alguns entendidos daqui em caça ao javali e em maneio de gado bravo, parece que se está a fazer um belo trabalho a nível de funcionalidade da raça Alano, se assim o dizem quem sou eu para desdizer.
Não é a FCI que estraga a funcionalidade das raças, mas sim a mediatização que os faz cair em mãos de pessoas que não percebem um c*´ que é um cão funcional…

Ele não foi recriado, foi, isso sim, criado ou "inventado", fruto de cruzaments entre várias raças de modo a aobter a funcionalidade pretendida.c_saraiva Escreveu:Amigo Bikejorer, porque é que diz que o Dogo Argentino foi recriado?Não tenho conhecimento de nada disso?Bikejorer Escreveu:Eu só queria saber se este Alano foi recuperado, recriado ou inventado, mas a avaliar pelas respostas dos entendidos parece foi recuperado. Não é vergonha nem desmérito para nenhuma raça dizer que foi recriada ou inventada, temos como exemplo o Dogo Argentino.
Também pela afirmação de alguns entendidos daqui em caça ao javali e em maneio de gado bravo, parece que se está a fazer um belo trabalho a nível de funcionalidade da raça Alano, se assim o dizem quem sou eu para desdizer.
Não é a FCI que estraga a funcionalidade das raças, mas sim a mediatização que os faz cair em mãos de pessoas que não percebem um c*´ que é um cão funcional…
Discordo, a FCI devia intervir e proibir a existência de criadores que criem apenas para exposições de beleza. Devia promover a criação de cães funcionais.Bikejorer Escreveu:Eu só queria saber se este Alano foi recuperado, recriado ou inventado, mas a avaliar pelas respostas dos entendidos parece foi recuperado. Não é vergonha nem desmérito para nenhuma raça dizer que foi recriada ou inventada, temos como exemplo o Dogo Argentino.
Ela tem poderes para isso, no entanto nada faz.
Isso não sei, porque não sei muito bem quais são as competências da FCI.EUROPWOLF Escreveu:Discordo, a FCI devia intervir e proibir a existência de criadores que criem apenas para exposições de beleza. Devia promover a criação de cães funcionais.Bikejorer Escreveu:Eu só queria saber se este Alano foi recuperado, recriado ou inventado, mas a avaliar pelas respostas dos entendidos parece foi recuperado. Não é vergonha nem desmérito para nenhuma raça dizer que foi recriada ou inventada, temos como exemplo o Dogo Argentino.
Ela tem poderes para isso, no entanto nada faz.
E quem os compra?
O que é para si um cão funcional e como esta se deve aferir?
E as raças não reconhecidas pela FCI como a do Alano, como se faz?
Antes da culpa passar para quem os adequir, deverá passar por quem os cria.
Você pode ver aqui pela arca, que o que se promove é a compra de animais de exposição de beleza, com tudo o que é inerente a isso.
Mesmo alguns dos criadores que aqui andam pela arca, quantos deles praticam actividades com os seus cães, que sejam as funcionalidades das raças?
Quantos dos criadores que aqui andam, cruzam cães que nunca trabalharam na vida, nunca se mostraram ser capazes de desempenhar as tarefas para que as raças foram criadas?
Fora da arca as coisas são iguais, o que interessa é levar cães a exposiçóes de beleza. Trabalhar com eles, nada.
Como as coisas estão actualmente, com a excessiva publicidade de cães de exposição de beleza, e exemplo disso são comentários como os que vejo por aí em que utilizadores dizem que criadores sérios são aqueles que os levam a essas exposições, etc.
Na minha opinião já era altura de essa entidade intervir na porcaria que se tem estado a fazer na criação da grande maior parte das raças reconhecidas por ela.
Acabando com este tipo de criadores, corta-se o mal pela raíz, que tem sido feito a todas estas raças. E passam-se a criar cães funcionais, saudáveis, equilibrados física e psicologicamente.
As raças para existirem não têm que ser reconhecidas pela FCI, também existem outras entidades.
Você pode ver aqui pela arca, que o que se promove é a compra de animais de exposição de beleza, com tudo o que é inerente a isso.
Mesmo alguns dos criadores que aqui andam pela arca, quantos deles praticam actividades com os seus cães, que sejam as funcionalidades das raças?
Quantos dos criadores que aqui andam, cruzam cães que nunca trabalharam na vida, nunca se mostraram ser capazes de desempenhar as tarefas para que as raças foram criadas?
Fora da arca as coisas são iguais, o que interessa é levar cães a exposiçóes de beleza. Trabalhar com eles, nada.
Como as coisas estão actualmente, com a excessiva publicidade de cães de exposição de beleza, e exemplo disso são comentários como os que vejo por aí em que utilizadores dizem que criadores sérios são aqueles que os levam a essas exposições, etc.
Na minha opinião já era altura de essa entidade intervir na porcaria que se tem estado a fazer na criação da grande maior parte das raças reconhecidas por ela.
Acabando com este tipo de criadores, corta-se o mal pela raíz, que tem sido feito a todas estas raças. E passam-se a criar cães funcionais, saudáveis, equilibrados física e psicologicamente.
As raças para existirem não têm que ser reconhecidas pela FCI, também existem outras entidades.