[/quote]cmob Escreveu:Fui eu que disse QUASE isso....
O que eu disse foi alguém que tenta mudar um comportamento indesejado de um (por EX.) Rottweiller, que não o conhece de lad nenhum e recorra ao reforço positivo, não disse de forma alguma que o dono desse cão não deve recorrer ao reforço positivo para ensinar o seu cão. Existe uma enorme diferença entre educar um cão e reabilitar um cão. nõ misturem as coisas.
podemos ir mais longe, porque não existe reforço positivo com as pessoas? Sempre que alguém comete um erro/crime vai parar á prisão!!!!!! Porquê? Não se usam reforços positivos porquè??? Em vez de castrar um predófilo, porque não usam o reforço positivo para corrigir o comportamento???
Então digo-lhe que esses cães chegaram a mim com 10 e 19 meses de idade, com um historial complicado e condenados a viver sempre num canil fechados por serem perigosos ou iam para a abate.
Aquilo que fiz foi precisamente uma reabilitação com os métodos positivos, para os reeducar em relação à comida e com objectos que eu via surgir alguma tensão, como vassouras e esfregonas. Ao fim de uns tempos até me esqueci que esses cães tivessem mordido alguém, nunca morderam a ninguém na minha familia. E nunca levaram sequer uma palmada, foram extremamente fáceis de reeducar.
E as portas estiveram sempre abertas, eles só não iam para os quartos por regras normais em casa. Eles conviveram com pessoas idosas e crianças e outras pessoas que não pertenciam à família, nunca nada de mal aconteceu.
Mas os antigos donos também tinham essa linha de pensamento, o cão faz mal, leva no focinho se for preciso.
A cadeia, no caso das pessoas? A cadeia tem programas de reabilitação, mas falha na maior parte dos casos.
Mas penso que as pessoas que não sabem respeitar as regras não podem estar no meio de todos os outros e perturbar a ordem.