Encantador de Caes atacado por um Labrador (video)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 18, 2013 1:04 pm

cmob Escreveu:Fui eu que disse QUASE isso....
O que eu disse foi alguém que tenta mudar um comportamento indesejado de um (por EX.) Rottweiller, que não o conhece de lad nenhum e recorra ao reforço positivo, não disse de forma alguma que o dono desse cão não deve recorrer ao reforço positivo para ensinar o seu cão. Existe uma enorme diferença entre educar um cão e reabilitar um cão. nõ misturem as coisas.
podemos ir mais longe, porque não existe reforço positivo com as pessoas? Sempre que alguém comete um erro/crime vai parar á prisão!!!!!! Porquê? Não se usam reforços positivos porquè??? Em vez de castrar um predófilo, porque não usam o reforço positivo para corrigir o comportamento???
[/quote]

Então digo-lhe que esses cães chegaram a mim com 10 e 19 meses de idade, com um historial complicado e condenados a viver sempre num canil fechados por serem perigosos ou iam para a abate.

Aquilo que fiz foi precisamente uma reabilitação com os métodos positivos, para os reeducar em relação à comida e com objectos que eu via surgir alguma tensão, como vassouras e esfregonas. Ao fim de uns tempos até me esqueci que esses cães tivessem mordido alguém, nunca morderam a ninguém na minha familia. E nunca levaram sequer uma palmada, foram extremamente fáceis de reeducar.
E as portas estiveram sempre abertas, eles só não iam para os quartos por regras normais em casa. Eles conviveram com pessoas idosas e crianças e outras pessoas que não pertenciam à família, nunca nada de mal aconteceu.

Mas os antigos donos também tinham essa linha de pensamento, o cão faz mal, leva no focinho se for preciso.

A cadeia, no caso das pessoas? A cadeia tem programas de reabilitação, mas falha na maior parte dos casos.
Mas penso que as pessoas que não sabem respeitar as regras não podem estar no meio de todos os outros e perturbar a ordem.
Última edição por margoustink em segunda mar 18, 2013 1:14 pm, editado 1 vez no total.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

segunda mar 18, 2013 1:10 pm

Então permita-me com todo o respeito de duvidar que esses cães realmente estivessem numa situação limite onde não havia mais nada a fazer se não o abate.

E já agora se possivel responda, se resulta com animais não resultaria com humanos? Em vez de prisões e punições, passamos a fazer uma reeducação baseda no reforço positivo nos pedófilos, homicidas, etc...Para quê ter uma leislação punitiva se afinal temos outros métodos que até resultam em cães no limite?
Seria possivel?
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>"Enquanto os homens massacrarem os animais, v&atilde;o-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor n&atilde;o pode colher amor e alegria."</strong></p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda mar 18, 2013 2:21 pm

Porque pessoas não são cães. Pessoas são falsas, não é possível saber ao concreto se há reabilitação.
E estamos a falar de cães e não pessoas!!

Provavelmente aqueles Rotts tinham perdido toda e qualquer fé nas pessoas, a margoustink conseguiu recuperá-la.

As pessoas fazem maldades só porque sim, porque lhes dá prazer. As pessoas têm sentimentos muito mais complexos que os cães. Não podemos comparar pessoas adultas a cães. Se quiserem comparar à reabilitação de uma criança com 3 anos, aí sim, podemos estar a chegar a algo...

EDITADO: para acrescentar isto http://www.psychologytoday.com/blog/can ... experience está aqui um gráfico que compara o desenvolvimento emocional do humano e do cão.
margoustink
Membro Veterano

segunda mar 18, 2013 2:44 pm

cmob Escreveu:Então permita-me com todo o respeito de duvidar que esses cães realmente estivessem numa situação limite onde não havia mais nada a fazer se não o abate.

E já agora se possivel responda, se resulta com animais não resultaria com humanos? Em vez de prisões e punições, passamos a fazer uma reeducação baseda no reforço positivo nos pedófilos, homicidas, etc...Para quê ter uma leislação punitiva se afinal temos outros métodos que até resultam em cães no limite?
Seria possivel?
cmob, está certo quando desconfia, porque eu também nunca os vi como irrecuperáveis. Mas tinham de facto alguns problemas.
Ambos os cães morderam elementos da 1ª família.
Na minha família, nunca morderam avós, crianças e nem pessoas colaboradoras da casa, sendo habituais lá em casa, nunca foram hostilizadas por eles, sendo cães que já tinham mordido, só me resta concluir que as palmadas não resultaram.

O que eu acho que acontece com muitos cães: Um dia o dono que dá uma palmada, se o cão tiver uma reação violência, o dono vai aumentar o grau do castigo, se deu umas palmadas passará a dar um pontapé, se não resulta, vão buscar uma vasoura e por aí adiante.

Os antigos donos, não eram pessoas propriamente violentas eram pessoas normais, apenas sem método de ensino, era como se os cães fossem crianças a quem eles dão uma palmada quando são mal comportadas.
Uma das coisas que diziam era que eles sempre tiveram cães e sempre fizeram o mesmo. E claro que lhes batiam para mostrar quem manda.

A despesa a recuperar pessoas seria maior que as meter presas, muito provávelmente. Mas não quero comparar.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mar 18, 2013 3:28 pm

Não li tudo mas concordo em absoluto com umas coisas que a margoustink escreve: não passa pela cabeça de uma pessoa normal bater no cão porque não senta ou não deita ou esse tipo de coisas.

O que no meu caso pessoal originaria uma valente palmada seria uma rosnadela a pessoas, uma tentativa de afinfar outro cão, ideias peregrinas sobre destruírem as minhas coisas.

Sentar, deitar, andar junto, etc., são coisas muito simples que se ensinam por repetição e com calma. Mas também não dou nada para o fazerem a não ser festas e encorajamento verbal.
margoustink
Membro Veterano

segunda mar 18, 2013 3:44 pm

WaterMonitor Escreveu:Não li tudo mas concordo em absoluto com umas coisas que a margoustink escreve: não passa pela cabeça de uma pessoa normal bater no cão porque não senta ou não deita ou esse tipo de coisas.

O que no meu caso pessoal originaria uma valente palmada seria uma rosnadela a pessoas, uma tentativa de afinfar outro cão, ideias peregrinas sobre destruírem as minhas coisas.

Sentar, deitar, andar junto, etc., são coisas muito simples que se ensinam por repetição e com calma. Mas também não dou nada para o fazerem a não ser festas e encorajamento verbal.
Exacto, normalmente é o que faço com os meus. Até porque não tenho sempre treats à mão. Um cão adora agradar ao dono, caso raras excepções isso não acontece.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

segunda mar 18, 2013 4:23 pm

Não quero acreditar que ainda exista alguém que manda sentar o cão á base da palmada!!!! Isso é de todo errado, o que eu não concordo é com o facto de eu não me impor aos meus cães, quando digo impor não falo em bater, falo em impor psicologicamente através da dominãncia, para ele saber qual é o seu lugar na hierarquia. Não preciso bater para me impor.
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>"Enquanto os homens massacrarem os animais, v&atilde;o-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor n&atilde;o pode colher amor e alegria."</strong></p>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda mar 18, 2013 5:16 pm

Penso que a maior parte dos donos que gostam dos seus cães, nunca pensariam em ensinar comandos aos seus cães por palmadas ou outros meios aversivos. Muitos apenas dão palmadas porque pensam que é necessário para corrigir certos comportamentos.

Só que às vezes podemos ficar demasiado cegos pelas teorias de dominância e hierarquia, e é isso que pode ser negativo/perigoso. Às vezes estas teorias pode levar-nos a pensar demasiado na dominância que tornamos pouco tolerantes e ocultamos a verdadeira razão de certos comportamentos. Como por exemplo o meu antigo treinador, que segue essa filosofia: ele achava que quando um cão se deita quando o mandamos sentar, está a fazer o que quer e não o que queremos, logo merece ser corrigido. O meu rapaz às vezes confunde os dois comandos, logo tinha sido corrigido umas quantas vezes. Mas isso não era justo, pois ele nunca aprendeu de forma clara, e apenas se limitava a obedecer como conseguia entender. Não tinha nada a haver com dominância.

E depois, será que recorrer às alternativas é sempre igual a ser permissivo ou menos firme? Se um cão rosnar ao ser aproximado por um estranho, deve castigá-lo e dominá-lo mesmo que ele tivesse tentado afastar? Porque não ganhar a sua confiança de forma menos frontal? Se soubermos que um cão está com medo e a evitar confrontos, será que ao escolhermos aproximar de forma mais gentil, estamos a dar-lhe liderança sobre nós? E se um cão que nunca foi agressivo mas de repente rosna porque está com dores e tocámos no sítio com dores, se não lhe darmos uma palmada e exigir submissão, será que ele nos acha mais fraco da matilha?

E com cães agressivos, será que ao recorrer métodos alternativos para lhe mostrar a liderança, estamos a ser permissivos? Se mostramos que para ele conseguir comida e brinquedos, ele tem que nos obedecer e nada mais resulta, estamos a ser assim tão permissivos?
margoustink
Membro Veterano

segunda mar 18, 2013 5:42 pm

cmob Escreveu:Não quero acreditar que ainda exista alguém que manda sentar o cão á base da palmada!!!! Isso é de todo errado, o que eu não concordo é com o facto de eu não me impor aos meus cães, quando digo impor não falo em bater, falo em impor psicologicamente através da dominãncia, para ele saber qual é o seu lugar na hierarquia. Não preciso bater para me impor.
Há imensas pessoas que o fazem. Há imensas situações: Senta, senta, não senta... plash. Sai, sai, não sai...plash. E por aí adiante.

Mas impor-se, não é nada que não façam os positivistas. O método é diferente.
É aliás, pura e simplesmente um jogo psicológico. Sempre que pretendemos que o cão não mostre agressividade joga-se com isso. Só não se usa a palmada como recurso e quando fazem o que pretendemos são recompensados.

Não há grandes filmes. O que existe de maior complexidade desse processo será explicar na escrita, mas na prática é simples.
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda mar 18, 2013 7:40 pm

O senta e o deita pode ser ensinado só com o uso da coleira/trela, mas para isso é preciso saber usá-las.

Pode também ser ensinado com a mão e uma recompensa.

Uso a coleira/trela porque me dá mais jeito, mas com DAs é difícil porque sou baixa e eles são altos. O macho sabe porque treinou, a minha fêmea ensinei mas é doida e esquece-se, tenho que "lembrar" com toques na trela.

Atenção que saber usar a trela e a coleira é precisamente não estrangular o animal.
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

quinta mar 21, 2013 3:09 pm

Boas, pessoal...

Vejo e tenho visto todas as séries do "Encantador de Cães" e o Cesar tem os métodos adequados e atuais que existem no mundo canino... Ele quer transmitir às pessoas e ensinar às pessoas como observar um animal, dependendo do estado de espírito do mesmo, porque tudo é psicológico...

Acho engraçado, alguns foristas dizerem que os métodos que ele utiliza são ultrapassados, o que é mentira! Isto porque, quem vê o mundo dos animais, mais o mundo canino, oberva com atenção alguns pontos importantes, assim como:

- Observando uma alcateia, existe sempre um líder e respeitam-no, principalmente quando alguns deles mais rebeldes, tentam arranjar sarilhos com outros por algum motivo, mas quando se aproxima o líder o responsável desse sarilho, vai ter com ele, submisso para pedir desculpas, etc....
Por isso, o Cesar tem os melhores métodos que eu já vi!!

E depois, claro que cada caso é um caso!

Abraço
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta mar 21, 2013 5:13 pm

Acima de tudo o Millan tem é sensatez naquela cabeça.
Responder

Voltar para “Cães”