Chamo a atenção novamente para a lagarta do Pinheiro.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sábado fev 27, 2010 12:52 am

Eenesh Escreveu:Pôr a mão em cima duma não é difícil se estiver sentada lá fora :wink:

Então ponha.... e depois diga como foi... :wink:
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

sábado fev 27, 2010 10:50 am

Não é muito fácil...para já dificlmente vêm uma processionária sozinha...o nome tem lago a ver... 8)
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

sábado fev 27, 2010 7:09 pm

Sim claro, felizmente não é fácil, mas não posso por de parte a hipótese de acontecer.

E não é preciso a ironia de contar como foi, perapado, sei bem os problemas que daí advêm :wink:
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
perapado
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 7:20 pm

Eenesh Escreveu:Sim claro, felizmente não é fácil, mas não posso por de parte a hipótese de acontecer.

E não é preciso a ironia de contar como foi, perapado, sei bem os problemas que daí advêm :wink:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: (temos de ir brincando, não é?). Também sei os problemas que daí podem advir...Oh se sei!!! :lol:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado fev 27, 2010 7:31 pm

Não precisa de tocar, os pelos urticarios ficam por onde elas passam, e até pelo vento são transportados
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado fev 27, 2010 8:59 pm

perapado Escreveu:Eu acho que os meses complicados são Fev.Março,Abril. Eu moro numa zona de muitos pinheiros bravos e mansos e só vi lagartas nestes meses; no verão nunca vi...
Atenção que existe uma população desta bicharada no litoral centro/oeste que tem os ciclos trocados. É também conhecida por "processionária de verão" e parece que se está a expandir.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 21, 2011 11:39 am

:arrow:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda mar 21, 2011 11:44 am

Aqui está um tópico bem ressuscitado!
Tenham muito cuidado com estes bichinhos terríveis para os nossos animais!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
perapado
Membro Veterano

segunda mar 21, 2011 1:53 pm

Curiosamente e ao contrário dos anos anteriores, ainda não vi nenhuma. Será que se atrasaram a descer dos pinheiros? O estranho é que não vejo ninhos... Oxalá, oxalá, oxalá os "iscos" tivessem dado resultado :)
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

segunda mar 21, 2011 1:56 pm

Aqui na minha zona, não vejo nenhumas. É certo que a maior parte das matas são eucaliptais, mas há muitos pinheirinhos bravos, novos.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
SaRiNhaHh
Membro
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm

segunda mar 21, 2011 1:57 pm

Eu tinha esse problema até este ano o pinheiro ter acabado por secar, devido a essa praga..Agora acabamos de o cortar, é pena por um lado por ser centenário e por se tratar também de um ser vivo, mas por outro foi um alivio, é que com a copa tão grande haviam locais onde não era possivel chegar e fazer o devido tratamento quimico! E os meus cães nesta altura fartavam-se de estar presos em casa.. :? Mas é o bom tópico, importante demais para ser esquecido!
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda mar 21, 2011 2:11 pm

Eu já as vi este ano, há cerca de 2 semanas, mas mortinhas da silva.
Achei curiosa a forma como as mataram, embora duvide que não tenha consequências no ambiente. Estava uma ‘procissão’ de lagartas morta com o que me pareceu ser uma substancia viscosa, do tipo de óleo automóvel ou outra coisa no género. Talvez isso as mate e elimine desde logo o perigo dos pêlos urticantes afectarem quem contacta com elas, mas óleo no chão (seja de que tipo for) não será a melhor das coisas para despejar!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda mar 21, 2011 2:26 pm

Se o chão for arenoso, julgo que não será difícil retirar isso tudo com umas boas pazadas. Mas óleo de motor não é de facto o mais indicado, não.

Há empresas capacitadas para limpar os pinhais e árvores isoladas dessa praga, o melhor ainda é chamá-las. Desde que haja dinheiro, está claro.

Sei que as cintas nas árvores são eficazes e são baratas: porque não lançar uma campanha para as divulgar e utilizar?

Acho que faz falta uma divulgação capaz dos meios para combater e evitar as lagartas processionárias...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
perapado
Membro Veterano

segunda mar 21, 2011 3:21 pm

Em anos anteriores, todas as manhãs lhes fazia uma "espera" nos pinheiros aqui à volta (meus, dos vizinhos e de todos...). Munida de litros de álcool e de fósforos e pumba!, queimava aquilo. Com muitíssimo cuidado e não, nunca arderam as casas nem as matas :lol: Dei cabo de umas tantas... Há dois anos, veio uma empresa colocar uns objectos, tipo balde, pendurados nos pinheiros e parece que tem resultado.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda mar 21, 2011 4:54 pm

Ontem vi uma procissão pequena (umas 6 larvas) ao pé do campo de ténis que está sempre cheio de crianças :evil:
Responder

Voltar para “Cães”