Jordan Escreveu:
Desempenhar a função dpara que foi criado... Criado por quem???
Os homens missigenaram cães e desenvolveram-nas, as raças com certas características, para determinados tipos de trabalhos, antes de vir a industrialização, a mecanização...
Não se esqueça é que o actual caracter das raças deriva
directamente das suas funções originais. Ou seja, se um rott é tão seguro de si, é porque tinha que o ser na sua actividade de guardiao; se um labrador é tão submisso e prestavel é porque tinha de o ser na caça - cobro.
De tal maneira que ignorar, ridicularizar, rebaixar as origens das raças, ou menos, esquece.las é o mesmo que condenar as raças.
Hoje em dia a maioria dos cães (independente da raça, que é escolhida pelo gosto pessoal de cada um) é de companhia ou de guarda!
E guarda não é uma função ? E olhe que hoje em dia, fruto da nossa sociedade comodista, poucos são os cães/raças que são guardas eficazes.
Instinto é uma coisa (todos os animais têm, o seu) Treino é outra bem diferente!
Engana.se, ou melhor, diz bem! Instinto é uma coisa, treino é outra. Há raças que têm a função no seu mais puro, ou seja, não é necessario qualquer tipo de treino para esses cães desempenharem a função - seja de guarda, de cobro, de parar ...
É claro que pode treinar um golden para defesa pessoal, mas não será anti.natura para a natureza do cão ?
Se fôssemos permitir que certos apuramentos de raça continuassem a servir para os fins com que foram criados... Meu Deus! Eu é que não queria me deparar com um Doberman...
Não ? Entao explique.me porque sff
Olhe, os dobers que conheço de linhas mais antigas são muito mais seguros de si, mais estaveis do que os que vejo hoje em dia, que tremem que nem varas verdes ...
Para acabar diga.me uma coisa: qual a piada de um Serra, por mais belo que seja, se não for capaz de guardar ? Qual a piada de um pointer se não tiver o instinto de parar ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!