Afinal para que se quer LOP, pensando melhor...para que se quer cães???
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Mas porque é que pedem sempre explicações à Golden? Ela tem que expor sempre tudo??
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Kitten, com a diferença que o frigorífico e a máquina de lavar não se reproduzem e, como tal, não se vão tornar potenciais concorrentes de quem os está a vender.kitten Escreveu: Continuo a não compreender (devo estar a ficar loira). Um cão ou um gato, à luz da Lei Geral é um bem, como um frigorifico por exemplo e como tal o consumidor encontra-se protegido pela lei.
Eu quando comprei a minha máquina de lavar loiça, comprei com defeito, devidamente assinalado pelo vendedor, mas trouxe do mesmo modo todos os documentos que fazem parte da venda da máquina (certificado de garantia, instruções e recibo).
Por essa razão faz-me sentido que um cão com LOP seja mais caro do que um sem LOP.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Pois, mas o que está em questão não é a qualidade, é alguém vender o mesmo cão com ou sem LOP à vontade do freguês... isso acho desonesto e impróprio de um criador... eu, pelo menos, gosto de assinar o meu trabalho e o LOP também é isso, a minha assinatura.MDogster Escreveu: Kitten, com a diferença que o frigorífico e a máquina de lavar não se reproduzem e, como tal, não se vão tornar potenciais concorrentes de quem os está a vender.
Por essa razão faz-me sentido que um cão com LOP seja mais caro do que um sem LOP.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
Peço desculpas por puxar acima um assunto que já tem vários dias, mas só agora tive oportunidade de ler…
Algumas questões:
Pelo o que eu sei um cão para estar registado (i.e. estar no LOP) tem de estar ou tatuado ou com chip, ora se eu encontrar um cão na rua não posso com a tatuagem (ou chip) provar a sua ascendência e por tal pedir 2ªs vias do LOP?
Seguindo a mesma lógica, imaginemos que eu compro um cão e o criador decide (seja lá porque motivo for) não me entregar o LOP, mas tarde eu decido fazer criação o que me impede de registar a ninhada com LOP? Afinal o meu cão está registado com LOP, apenas na propriedade de outra pessoa.
E agora em relação a questões mais recentes:
Se por uma lado acho razoável que entre o Criador e o Comprador exista um acordo que define se é vendido o LOP, se este é vendido mais tarde, etc, etc. Por outro lado, acho que existem situações de abuso. Sendo verdade que só compra quem quer, a lei existe para evitar sérios abusos, por exemplo até há pouco tempo cada marca de electrodomésticos decidia o tempo de garantia que dava e só comprava quem queria, esperava-se que o comprador procurasse marcas que davam mais garantias, mas a realidade mostrou que essas marcas abusavam dos seus preços e que havia demasiados compradores que ficavam há rasca, dai que saiu a lei a dizer que no mínimo 2 anos têm de ser dados. Por uma lógica semelhante, deveria estar normalizado a forma como o LOP é vendido. Eu na minha opinião acho que o LOP deveria fazer parte integrante da venda, não sendo uma escolha do Criador. Por outro lado compreendo que infelizmente é a única solução que os Criadores têm de evitar os BYBs.
MDogster Escreveu: Deixem-me divagar mais um bocado.
Para bem do argumento situemos a acção numa época pré-microchip.
Suponhamos um cão, de uma qualquer raça, que segue o seu percurso normal de criação, registos, etc.
É vendido, os donos adoram-no, levam-no as exposições. O cão é excelente e ganha vários prémios. É campeão nacional e internacional, etc., etc.
Certo dia, por um acaso do destino, os donos morrem num qualquer acidente. Os herdeiros e novos donos do nosso campeão até acham alguma graça ao cão mas com o tempo fartam-se dele e, sendo indivíduos com uma sensibilidade pouco desenvolvida, resolvem abandoná-lo à sua sorte. Naturalmente que não terão a preocupação de o abandonar com o LOP pendurado ao pescoço.
Nestes pressupostos, quem o encontrar e adoptar não terá maneira de comprovar a sua ascendência.
Quer isto dizer que o nosso campeão nacional e internacional passou, da noite para o dia, a ser um "rafeiro"?
Algumas questões:
Pelo o que eu sei um cão para estar registado (i.e. estar no LOP) tem de estar ou tatuado ou com chip, ora se eu encontrar um cão na rua não posso com a tatuagem (ou chip) provar a sua ascendência e por tal pedir 2ªs vias do LOP?
Seguindo a mesma lógica, imaginemos que eu compro um cão e o criador decide (seja lá porque motivo for) não me entregar o LOP, mas tarde eu decido fazer criação o que me impede de registar a ninhada com LOP? Afinal o meu cão está registado com LOP, apenas na propriedade de outra pessoa.
E agora em relação a questões mais recentes:
Se por uma lado acho razoável que entre o Criador e o Comprador exista um acordo que define se é vendido o LOP, se este é vendido mais tarde, etc, etc. Por outro lado, acho que existem situações de abuso. Sendo verdade que só compra quem quer, a lei existe para evitar sérios abusos, por exemplo até há pouco tempo cada marca de electrodomésticos decidia o tempo de garantia que dava e só comprava quem queria, esperava-se que o comprador procurasse marcas que davam mais garantias, mas a realidade mostrou que essas marcas abusavam dos seus preços e que havia demasiados compradores que ficavam há rasca, dai que saiu a lei a dizer que no mínimo 2 anos têm de ser dados. Por uma lógica semelhante, deveria estar normalizado a forma como o LOP é vendido. Eu na minha opinião acho que o LOP deveria fazer parte integrante da venda, não sendo uma escolha do Criador. Por outro lado compreendo que infelizmente é a única solução que os Criadores têm de evitar os BYBs.
-
- Membro Veterano
casadiscaes, acho que não se pode falar de desonestidade. Tudo depende da aceitação do cliente. Não me repugna minimamente que um vendedor/criador zele pelos seus interesses. Se você tem um cachorro com um bom potencial há a possibilidade desse cachorro se vir a tornar um concorrente seu, do ponto de vista comercial.
Pode pedir a 2º via do LOP, só que essa segunda via vem no nome do proprietario. Ou seja, o cão tem mesmo LOP mas continua no nome do antigo proprietario.Aragao Escreveu:
Se o cão está registado no nome da outra pessoa, esse pessoa é o proprietario do cão. Assim sendo todos os papeis referentes à criação têm que ser assinados pelo proprietario oficial da cadela (o que figura no LOP).Aragao Escreveu:Seguindo a mesma lógica, imaginemos que eu compro um cão e o criador decide (seja lá porque motivo for) não me entregar o LOP, mas tarde eu decido fazer criação o que me impede de registar a ninhada com LOP? Afinal o meu cão está registado com LOP, apenas na propriedade de outra pessoa.
Saudaçoes
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Disparate... ou cria cães da raça ou não cria... vender cachorros sem LOP porque são potenciais concorrentes dos meus é dar um tiro no pé quanto aos objectivos de um criador, que é criar melhor do que o que tem.MDogster Escreveu: casadiscaes, acho que não se pode falar de desonestidade. Tudo depende da aceitação do cliente. Não me repugna minimamente que um vendedor/criador zele pelos seus interesses. Se você tem um cachorro com um bom potencial há a possibilidade desse cachorro se vir a tornar um concorrente seu, do ponto de vista comercial.
Por essa lógica princípios como o beneficiamento da raça não existiam e seriamos todos BYB.
Não obrigado.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Porque as questões foram levantadas pela golden.leoa_nova_ Escreveu: Mas porque é que pedem sempre explicações à Golden? Ela tem que expor sempre tudo??
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Pode, pode falar-se de desonestidade, (correndo o risco de me porem em Tribunal)MDogster Escreveu: casadiscaes, acho que não se pode falar de desonestidade. Tudo depende da aceitação do cliente. Não me repugna minimamente que um vendedor/criador zele pelos seus interesses. Se você tem um cachorro com um bom potencial há a possibilidade desse cachorro se vir a tornar um concorrente seu, do ponto de vista comercial.
Tal como o casadiscaes, para mim vender um cachorro sem LOP é uma desonestidade.
Quando um cão não tem qualidade e para precaver certas situações ou se esteriliza o animal, ou então oferece-se com a salvaguarda de não procriar aí sim, sem LOP. Isso é ser honesto.
Agora porque tem à 1ª. vista menos qualidade que outro se vende sem LOP, um cachorro com 8 semanas, para mim desonesto talvez seja uma palavra muito forte, mas que é um negócio estranho e pouco claro isso é.
Continuo à espera que a golden me responda às minhas perguntas.
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Casadiscaes, eu não lhe estou a dizer que deve vender sem LOP. Só estou a analizar motivos para diferença de preço entre com e sem e, como cliente, não vejo nada de anormal ou errado em que isso, ocasionalmente, possa acontecer, a partir do momento em que haja transparência e acordo entre as partes.casadiscaes Escreveu:Disparate... ou cria cães da raça ou não cria... vender cachorros sem LOP porque são potenciais concorrentes dos meus é dar um tiro no pé quanto aos objectivos de um criador, que é criar melhor do que o que tem.MDogster Escreveu: casadiscaes, acho que não se pode falar de desonestidade. Tudo depende da aceitação do cliente. Não me repugna minimamente que um vendedor/criador zele pelos seus interesses. Se você tem um cachorro com um bom potencial há a possibilidade desse cachorro se vir a tornar um concorrente seu, do ponto de vista comercial.
Por essa lógica princípios como o beneficiamento da raça não existiam e seriamos todos BYB.
Não obrigado.
-
- Membro Veterano
Kitten, uma desonestidade implica que alguém esteja a ser enganado. Havendo um acordo entre as partes, com conhecimento dos factos, não se pode falar em desonestinada.kitten Escreveu: Pode, pode falar-se de desonestidade, (correndo o risco de me porem em Tribunal)
Tal como o casadiscaes, para mim vender um cachorro sem LOP é uma desonestidade.
Pode ser uma prática com que a Kitten não concorde e que, na sua opinião, não acha a mais correcta, mas não é uma desonestidade.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não me parece que esse seja um motivo minimamente válido. Ou se Cria ou ser cria. Qualquer criador cujo objectivo não seja produzir melhor do que o que tem ou que tenha medo dos cães por si criados, nem à criação de peixinhos vermelhos se deve dedicar... Se o cão tem um defeito grave (mas que lhe permita sobreviver com alguma qualidade de vida) ai deve ser colocado como pet sem LOP. Se não é qualidade de Exposição, ou se é qualidade PET, tal deve ser do conhecimento do novo dono, mas o cão deve ir acompanhado pelo LOP (devem-se assumir mesmo os menos bons... fujam dos criadores que só criam campeões, que levam uma "rosquinha" mais depressa).MDogster Escreveu:Casadiscaes, eu não lhe estou a dizer que deve vender sem LOP. Só estou a analizar motivos para diferença de preço entre com e sem e, como cliente, não vejo nada de anormal ou errado em que isso, ocasionalmente, possa acontecer, a partir do momento em que haja transparência e acordo entre as partes.casadiscaes Escreveu:Disparate... ou cria cães da raça ou não cria... vender cachorros sem LOP porque são potenciais concorrentes dos meus é dar um tiro no pé quanto aos objectivos de um criador, que é criar melhor do que o que tem.MDogster Escreveu: casadiscaes, acho que não se pode falar de desonestidade. Tudo depende da aceitação do cliente. Não me repugna minimamente que um vendedor/criador zele pelos seus interesses. Se você tem um cachorro com um bom potencial há a possibilidade desse cachorro se vir a tornar um concorrente seu, do ponto de vista comercial.
Não obrigado.
Atribuir um valor a um mesmo cão com pedigree e sem pedigree é desonesto, pouco sério e pouco ético. O LOP é um dos custos da ninhada tal como a vacina, e até nos cães que dou, Pet ou não, estes vão acompanhados do LOP.
Não se trata de ter "standards" altos, mas sim de ter um mínimo de vergonha na cara... um pseudo-criador capaz de por ou tirar LOP's por este ou aquele valor não me merece qualquer respeito ou consideração... ou é uma "fábrica de carne" ou um BYB.
Quanto à transparência entre as partes, o cliente que aceita uma proposta destas, normalmente caiu nas mãos de alguém sem escrúpulos, tipo a Cia dos Bichos e foi enganado... não há qualquer transparência possível e é um logro.
Por isso é que o CPC permite a um criador registar cachorros sem afixo e com afixo numa mesma ninhada... todos têm LOP mas alguns não estão "assinados".
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
Numa hipótese meramente académica, eu vou ao seu canil e, de entre os cachorrinhos da ninhada disponível, há um que, por qualquer motivo, me chama atenção e pelo qual eu manifesto um partucular interesse.casadiscaes Escreveu: Atribuir um valor a um mesmo cão com pedigree e sem pedigree é desonesto, pouco sério e pouco ético. O LOP é um dos custos da ninhada tal como a vacina, e até nos cães que dou, Pet ou não, estes vão acompanhados do LOP.
Não se trata de ter "standards" altos, mas sim de ter um mínimo de vergonha na cara... um pseudo-criador capaz de por ou tirar LOP's por este ou aquele valor não me merece qualquer respeito ou consideração... ou é uma "fábrica de carne" ou um BYB.
Quanto à transparência entre as partes, o cliente que aceita uma proposta destas, normalmente caiu nas mãos de alguém sem escrúpulos, tipo a Cia dos Bichos e foi enganado... não há qualquer transparência possível e é um logro.
Pergunto-lhe o preço e você diz-me que é uma boa escolha, que apesar não lhe parecer o melhor da ninhada aparenta ter um excelente potencial, etc., etc., e que o preço são 600 euros.
Eu fico profundamente desanimado porque isso é o dobro do que eu posso dispender para ter o cão.
Você sugere-me outros cachorros que, na sua opinião, não serão de tanta "qualidade" pelos quais poderá pedir um preço mais baixo.
Mas eu estou fixado no "outro" cachorrinho e já não consigo gostar de mais nenhum.
Você sente o meu interesse especial por aquele cachorro e propõe-me:
"OK se você gosta assim tanto daquele cachorrinho eu posso vender-lho por 300 euros mas nesse caso não lhe dou o LOP. Claro que você não vai poder participar em exposições da raça nem registar futuros cachorros que esse cão possa vir a procriar. Se um dia mais tarde mudar de ideias em relação a isso vem cá ter comigo e acertamos contas para a entrega do LOP."
Eu dou o meu acordo porque de facto não estou intreressado em exposições nem em procriação.
(Atenção, eu não estou a dizer que você deva fazer isto. Repito que é meramente uma hipótese académica.)
Onde é que está aqui a desonestidade ou falta de transparência?
-
- Membro Veterano
Mas qual é o Criador que faz isso?MDogster Escreveu: Numa hipótese meramente académica, eu vou ao seu canil e, de entre os cachorrinhos da ninhada disponível, há um que, por qualquer motivo, me chama atenção e pelo qual eu manifesto um partucular interesse.
Pergunto-lhe o preço e você diz-me que é uma boa escolha, que apesar não lhe parecer o melhor da ninhada aparenta ter um excelente potencial, etc., etc., e que o preço são 600 euros.
Eu fico profundamente desanimado porque isso é o dobro do que eu posso dispender para ter o cão.
Você sugere-me outros cachorros que, na sua opinião, não serão de tanta "qualidade" pelos quais poderá pedir um preço mais baixo.
Mas eu estou fixado no "outro" cachorrinho e já não consigo gostar de mais nenhum.
Você sente o meu interesse especial por aquele cachorro e propõe-me:
"OK se você gosta assim tanto daquele cachorrinho eu posso vender-lho por 300 euros mas nesse caso não lhe dou o LOP. Claro que você não vai poder participar em exposições da raça nem registar futuros cachorros que esse cão possa vir a procriar. Se um dia mais tarde mudar de ideias em relação a isso vem cá ter comigo e acertamos contas para a entrega do LOP."
Eu dou o meu acordo porque de facto não estou intreressado em exposições nem em procriação.
(Atenção, eu não estou a dizer que você deva fazer isto. Repito que é meramente uma hipótese académica.)
Onde é que está aqui a desonestidade ou falta de transparência?
Eu conheço essas "manhas" é de criadores sem escrupulos
Como disse e muitissimo bem casadiscaes, ou bem que se cria, ou bem que se reproduzem cães.
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
repetida
Última edição por kitten em quinta set 30, 2004 3:18 pm, editado 2 vezes no total.
Madalena Marques
Madalena Marques