Vergonha para Portugal em Paris

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mai 29, 2003 7:04 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:51 am, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mai 29, 2003 7:43 am

;) Ora ele há com cada combinação que até faz faísca!
Eu se fosse juiz, se me apresentassem 2 cães, um de um desconhecido, outro de uma pessoa que eu conhecia e sabia que era pessoa interessada na raça, que fazia algo por ela, etc... (ou seja, pessoa que eu conhecesse, não própriamente amigo), e os 2 cães fossem muito identicos em qualidade, boa apresentação, etc. Ora aí, e em caso de dúvida eu não hesitaria em dar ao cão da pessoa que eu conhecia.
Ora isso poderia logo ser considerado compadrio, e em certo ponto até é. Mas como digo, cães igualmente bons, se tivesse que escolher entre os 2, daria ao da pessoa que eu conhecia e pelas razões que já expliquei.
Na minha opinião isto, apesar de para muitos poder ser mau, eu não acho. E este tipo de situações acontece muitas vezes, em muitos locais e em situações que nada tem a ver com caõ sequer.
Passem bem que eu vou dar no duro, agora ;)
Isabel
yakov
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 11:26 am

CindelP: Quanto ao Título de Campeão da Europa (ou Vencedor Europeu), este não será atribuido a ninguém. Pode ser retirado ao tal cão, mas não pode ser reatribuido. Quanto ao CACIB, esse deve ter sido homologado ao Beethoven (se ele tiver as três gerações completas), pois a reserva serve para isso caso o vencedor não puder receber a homologação (por causa da ascendência desconhecida, já se sabia que não). Pelo que, lamentamos, mas não há Campeão Europeu em Serras de pêlo curto 2002.

VascoV, Pedra e Sealords: Eu sou da opinião de que um juiz deve ser criador de cães. Infelizmente o que se vê mais para aí são juízes que não têm cães nem a minima ligação à Canicultura, e não têm a minima sensibilidade para avaliar um animal nos seus vários estágios de crescimento, nem conseguer esclarecer o Expositor sobre determinados assuntos que tenham um carácter mais "técnico" (como treinos para melhorar movimenos e outros truques de que só sabe quem tem cães).

Felizmente os novos regulamentos da FCI exigem que os novos juizes sejam criadores com resultados reconhecidos (a nível de exposições). :roll: Infelizmente em Portugal, o critério de evolução dos juizes é muito subjectivo e fazem-se exames aos mais amigos e apoiantes, e bloqueia-se a evolução dos outros. :evil: E, mais recentemente, têm-se aceite para novos juizes pessoas que não cumprem os Regulamentos, ou por nunca terem passado pela rodagem de serem Comissários de Ringue, ou, por nunca terem criado um cão (mas já compraram alguns que ganhavam qualquer coisita 8) ) ou porque mesmo tendo "feito uma ninhada em casa" (e isso para mim não é um criador :? ) nunca obtiveram "resultados reconhecidos"...

Quanto a dar os prémios aos amigos ou aos desconhecidos isso é o que distingue um bom de um mau juiz. Pode acontecer por se ser pouco sério, ou por se saber pouco do assunto, isto é, "não percebo nada disto, e de certeza que aquele senhor ali que já vi em "x" exposições costuma ter canitos que ganham, pelo que se lhe der a ele, não se correm grandes riscos..." 8) É o que se chama julgar a ponta da trela...

Não há muito tempo passou-se uma cena assim. O juiz estava evidentemente confuso e tinha três cadelas em ringue. Deu o primeiro ao criador português que tem mais canitos daqueles, o segundo a outro que se costuma ver por aí, e o terceiro ao outro... só que esse outro era, nada mais nada menos do que o "criador de referência" da raça, que tinha vindo de fora com a sua melhor cadela (ganhadora e alguns BIS) e que ele não conhecia de lado nenhum...
Pedra
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 8:52 pm

Não fazia a mais pequena ideia que ao ser retirado o titulo o mesmo não pudesse passar para o caõ da reserva... não acho muito lógico, mas, é possivel que haja alguma explicação para isso que me escapa.
Quanto ao resto estamos de acordo, Yakov. Embora eu continue na minha que se, se... eu fosse juíz e perante 2 caes igualmente bons, e nas mesmas circunstancias, daria ao cão da pessoa que eu conhecia e que sabia de antemão que era uma pessoa idonea, assidua, interessada na raça e que fazia algo por ela. O desconhecido, esse até podia estar nas mesmas circunstancias, ou seja, também podia ter interesse na raça, fazer algo por ela, etc... Mas o que já se conhece é sempre mais seguro.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 8:52 pm

repetida
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 9:21 am

Alguém sabe mais noticias da "carreira" deste cão? Será que anda pelo mundo a fazer filhotes ( "filhos de campeão") de SRD?

Abraços
Paulo C.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta set 02, 2004 10:05 am

O que eu queria mesmo era uma fotografia do bicho, ninguém tem uma para mostrar?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 10:19 am

Infelizmente as fotos que estavam visíveis neste tópico já não devem estar nos servidores originais e por isso não aparecem.
Eu na altura guardei umas fotos, mas entretanto apaguei-as :(
Mas se quer ter uma ideia como é o cão, procure uma matilha de SRD, escolha um cão grandão castanho, bem rafeiroso, e olhe para ele ;)
O cão foi encontrado na rua ( craio que no Algarve) e adoptado por uns estrangeiros. Depois, em Itália, por obra e graça do espirito santo ( deve ter sido no vaticcano) classificaram-no como "Cão da Serra da estrela de Pêlo curto'. O que é certo é que os 'peritos' estrangeiros não se ficaram por aí e, como aqui se falou, o cão chegou a ganhar na Exposição de Paris!! São estas coisas que às vezes abalam a minha confiança no 'Sistema'!!!

Abraços
Paulo C.
MMPA
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 10:31 am

Eu na altura vi as fotografias, o que eu queria era mostrá-las a umas pessoas que ficaram curiosas com esta história.
A única semelhança com um Serra da Estrela era ser cão, de resto, não tinha nada...
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta set 02, 2004 10:39 am

Oh! pá! assim não brinco! Nem fotos nem links nem nada! Não consigo ver foto nenhuma! :cry: :cry: :cry: ´

A única foto que consegui ver foi aquela que o dono colocou 3 hipóteses para escolher; lamento informar que nenhuma está correca!
Está na cara que o cão é um belo exemplar da raça" Malamute Africano", dã!!! :lol: :lol: :lol: :p
Tá-se mesmo a ver que "vosmecês" nã percebem nada do assunto mesmo!! Tenho que ser eu e o sr. juíz Kirshbishen (ou seja lá o nome que for) a vos esclarecer das coisas!!! Ai, aproveitem que não duro sempre!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Fiquem bem! ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 11:45 am

Veja lá se aqui encontra alguma coisa ( eu não consigo abrir a página por causa dos 'filtros' aqui do meu trabalho):
www.canitalia.it/notizie/101102/bob/index2.htm
MMPA
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 11:58 am

Nope, também já lá tinha ido espreitar... ;) Mas obrigada na mesma :D
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta set 02, 2004 1:02 pm

mas se ñ me engano foi nessa exposição que o melhor da raça BB foi uma cadela de uma criadora portuguesa !
heheheh perdem-se umas ganham-se outra !

Nelson
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta set 02, 2004 1:11 pm

PauloC Escreveu: Veja lá se aqui encontra alguma coisa ( eu não consigo abrir a página por causa dos 'filtros' aqui do meu trabalho):
www.canitalia.it/notizie/101102/bob/index2.htm
Consigo abrir a página, mas o dito cão do dito senhor, não tem link nenhum para fotos (aparece na lista de classificação com as letras a preto, os outros quase todos é que estão a azul :roll: o que pode revelar alguma coisa, ou mesmo nada!

Mas obrigada na mesma!
;)
Responder

Voltar para “Cães”