Curiosidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 23, 2006 9:22 am

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 24, 2006 10:24 am

Sabia que o cão não deve comer chocolate?
Um dos ingredientes do chocolate, a teobromina, estimula desfavoravelmente o sistema nervoso central e o músculo cardíaco.
Há diversas qualidades de chocolate e o malefício é tanto maior quanto mais elevado for o teor da teobromina e menor o porte do cão. Concretamente, cerca de 150g de chocolate com elevado teor de teobromina podem matar um cão de pequeno porte.
Os chocolates não trazem a indicação na embalagem da percentagem desse ingrediente, que se compreende porque se destinam aos humanos e para nós a teobromina é inofensiva.
Por isso, desconhecemos esse valor e, por todos estes motivos e mais alguns, nunca se deve dar chocolates aos cães. Os “mais alguns” motivos são principalmente o facto de estas guloseimas conterem quantidades de açúcar muito elevadas.
Bom... e não há necessidade, não é?...

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta nov 24, 2006 10:48 am

nel Escreveu:• Não se deve dar suplementos de cálcio para o cão não arrebitar as orelhas.
Em certas raças, cujo o estalão peça "orelhas naturalmente erectas" - como é o caso do Bull Terrier - em casos em que o animal apresente dificuldade (ou atraso) em arrebitar as orelhas (já que nascem com elas caídas), é comum dar-se suplemento de cálcio, em conjunto com outros auxiliares (cartilagem de tubarão, talas nas orelhas, etc.), para as levantar.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 24, 2006 2:16 pm

Bullie Escreveu:
nel Escreveu:• Não se deve dar suplementos de cálcio para o cão não arrebitar as orelhas.
Olá Bullie
Deve haver aqui um equívoco. Se eu disse isso foi distraidamente (e onde?).
Há uns bons tempos atrás (há três anos ou mais) lembro-me de isso ter sido discutido aqui e de se ter concluído que o cálcio só exerce influència no tecido ósseo e não no cartilagíneo como o das orelhas.
Se bem me lembro, foi a SeaLords que defendeu isto, mas já não me lembro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta nov 24, 2006 2:49 pm

Nel escreveu:

"...Sabia que o cão não deve comer chocolate?
Um dos ingredientes do chocolate, a teobromina, estimula desfavoravelmente o sistema nervoso central e o músculo cardíaco (...)"

Sem querer desvirtuar o tópico, cuja forma me agrada particularmente, gostaria de saber qual é o ingrediente ou a razão pela qual não se deve dar carne de porco aos cães.
É possível? ;)

Cumprimentos,
Cockinhas
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

sábado nov 25, 2006 11:43 am

Sabia que no cão existem dois períodos de crescimentos do pêlo. O primeiro começa com o grande aumento de horas de sol que se verifica na primavera. E o chamado período da muda da primavera, que acaba com a formação de uma pelagem curta e pouco densa, a pelagem de verão. O segundo período inicia-se quando os dias ficam mais curtos. Corresponde à muda de outono, dando lugar á formação da pelagem de inverno, mais espessa, comprida e grossa.

Fonte: http://www.dogtimes.com.br/quedadepelo.htm
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 25, 2006 5:57 pm

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 25, 2006 6:30 pm

cockinhas Escreveu: ...Sem querer desvirtuar o tópico, cuja forma me agrada particularmente, gostaria de saber qual é o ingrediente ou a razão pela qual não se deve dar carne de porco aos cães.
Olá
Em primeiro lugar, de modo algum considero que colocar esta questão é desvirtuar o tópico. Até agradeço a participação, a colaboração, a discussão... ;)
Aliás, já agora, devo dizer que o tema está a esgotar-se por falta de mais "curiosidades interessantes" e tem valido a colaboração da Teresa para o manter vivo.

Em relação à carne de porco tenho imensas dúvidas. Aos meus cães dou uma pequeníssima quantidade de carne (magra) cozida de vaca cortada aos bocadinhos misturada na ração. Sempre defendi que só se deve dar ração, mas habituei-os assim de pequenos e gradualmente fui reduzindo a carne a uma quantidade tão reduzida que isso funciona mais como guloseima. O vet. não vê nisso quaquer inconveniente.
Quando há anos lhe coloquei a questão ele disse para dar carne de vaca e não de porco.
Por outro lado, já li algures na internet que a carne de porco é desaconselhadíssima para os cães... mas, aqui para nós que ninguém nos ouve, diz-se tanta coisa na internet...
(Até eu digo coisas, que sou um pobre ignorante... :lol:)

Mais: cá em casa é raríssimo comer-se carne. (hábitos... saudáveis a meu ver). Mas lá muito de vez em quando grelha-se entrecosto de porco. É assim uma espécie de dia de sorte grande para eles porque têm direito a um osso cada um. É uma festa. Ora isto não poderá servir de teste para nada porque acontece quando o rei faz anos e também porque o ossito é mesmo pequenito (tadinhos que ficam sempre à espera de mais).

Eu já podia ter tirado isto a limpo com o veterinário, isto é, se realmente a carne de porco é assim tão prejudicial como é propagado, mas esqueço-me sempre de lhe colocar a questão e também é das tais coisas: não há necessidade... ;)
Aliás, não é bem assim. A carne de porco é mais barata e carne magra de vaca a um preço aceitável é mais difícil de arranjar. Mas atendendo à quantidade que lhes dou... enfim...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado nov 25, 2006 9:02 pm

só os cães judeus não podem comer porco :p
anjjazul
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 25, 2006 9:51 pm

anjjazul Escreveu: só os cães judeus não podem comer porco :p
Pois...
Bom, mas os meus não são religiosos... :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
teresavc
Membro

sábado nov 25, 2006 11:37 pm

Realmente é uma pena não haver mais participação com curiosidades neste tópico. Eu então acho uma delícia as ilustrações do nel! :) Parabéns!

Quanto à carne de porco não sabia que não era aconselhável (também não costumo dar carne ao meu cão, só um osso do joelho de vaca de vez em quando), mas andei a pesquisar e realmente encontrei em inúmeros sites na net que era não era aconselhável os cães comerem este tipo de carne. Contudo nenhum deles dava uma explicação concreta para tal.
Parece-me que pode ter a ver com o facto da carne de porco poder ser portadora de inúmeros parasitas.

Cumprimentos,
Teresa
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 26, 2006 11:30 am

teresavc Escreveu: ... Parece-me que pode ter a ver com o facto da carne de porco poder ser portadora de inúmeros parasitas. ...
Talvez seja isso mesmo. Certas doenças podem ser transmitidas muito mais facilmente através da carne de porco do que da de vaca. E isto estende-se não só aos cães como também às pessoas e por isso é que a carne de porco deve ser sempre muito bem "passada".
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
teresavc
Membro

domingo nov 26, 2006 9:12 pm

repetida
Última edição por teresavc em domingo nov 26, 2006 9:14 pm, editado 1 vez no total.
teresavc
Membro

domingo nov 26, 2006 9:13 pm

Sabia que os banhos em excesso podem retirar à pele os óleos naturais que são essenciais, tornando o seu pêlo baço sem brilho e sem ser à prova de água.

Fonte: http://eu.eukanuba.com/Portugal/adultguide.htm
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 27, 2006 9:53 am

Aqui neste e noutros fóruns eu devo ser o único defensor da frequência dos banhos muito acima daquilo que é considerado normal pela maioria das pessoas.
Custa-me desenvolver mais uma vez a “minha teoria” porque já a expus aqui muitas vezes e receio ser repetitivo, para não dizer chato.
Pus aspas na “minha teoria” porque ela não é minha mas do meu veterinário. Será minha por eu vir a confirmar na prática ao longo dos anos que, de facto, os banhos frequentes não fazem mal ao pêlo e em vez de o tornar baço, pelo contrário, torna-o mais sedoso.
Bom, e como alguém disse, “não há nada mais prático do que uma boa teoria” :lol:

Devo só acrescentar que não dou banhos aos cães com a frequência que gostaria, apenas por preguiça e não para os poupar dos “malefícios” e da maçada (eles detestam ir para a banheira...). Não os contabilizo, mas, em média, a frequência é mais ou menos mensal...
E quase sempre uso muitíssimo pouco detergente, perdão, champô :lol:
E escovar sempre... que é tão ou mais importante que os banhos.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”