Arcanjo Escreveu:FBC Escreveu:LuMaria Escreveu:FBC Escreveu:Esta canicultura moderna dos lulus e das expôs não passa de uma palhaçada.
Qualquer dia, se eu quiser fazer criação de Dogos Argentinos e os puser a caçar para seleccionar os bons reprodutores (nem é admissível ser de outra forma) têm que andar com as orelhas inteiras, com todos os inconvenientes que isso apresenta. Por que estas leis são feitas para lulus e não para cães.
Li um post seu interessante em que fazia a analogia das orelhas caídas nos nossos cães e os animais selvagens. Que estas não existem na Natureza, apenas nos nossos animais domesticados. Já agora faço a pergunta, então e a cauda?
Referi-me apenas às orelhas propositadamente, porque penso que neste caso (corte/erecção das orelhas) há uma razão natural para o fazer: o facto de os cães por natureza terem as orelhas erectas e não caídas.
Quanto ao corte da cauda, este argumento já não colhe pois os cães por natureza têm caudas compridas, no entanto, devido ao trabalho exigido a certos cães, nomeadamente certos cães de parar, a cauda é um incómodo e pode ser danificada. Noutros casos, tipo Doberman, etc, a cauda tem sido cortada por ser um ponto frágil, tal como as orelhas, durante a luta ou ataques e pelo facto de durante muito tempo os cães não terem tido caudas e portanto não ter havido selecção nesse sentido, hoje as caudas dessas raças são apêndices algo imperfeitos quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista funcional, daí acontecer que certos cães que habitualmente não têm cauda, se magoarem nela quando a deixamos comprida. Mas, de uma forma geral, o corte das caudas prejudica a comunicação, razão pela qual eu penso que não se deve cortar as caudas, a não ser em casos específicos. Pelo contrário, o corte das orelhas só traz vantagens.
Cumprimentos
Francisco Bica
Boas!
Li com atenção tudo o que tens escrito sobre o corte de orelhas..não te querendo desmentir ...tirando as vantagens funcionais...(não vejo um cão de orelhas inteiras não fazer o que fazem os que as têem cortadas)...quais as vantagens que falas??
As otites?? as infecções???..hummm olha que não ha certezas nenhumas nisso..e ha até quem diga que uma orelha inteira protege..para isso ha estudos para todos os gostos conforme o lado que estiveres...até hoje ninguem me provou o contrario...ja vi n cães de orelhas cortadas com otites (dobermanns por ex)...portanto nao deve ser daí...no entanto sempre tive cães de orelhas inteiras e nunca mas nunca tiveram uma otite...e nao tive nem um nem 10 cães...devem ser só os meus secalhar...
Arcanjo
Não falei só nas otites (aqui há várias opiniões), mas se houvesse algumas vantagens nas orelhas caídas a natureza já as tinha descoberto.
Repito, todos os canídeos selvagens têm as orelhas direitas (por várias razões que já referi), também por essas mesmas razões os nossos antepassados cortavam as orelhas a praticamente todos os cães aos quais não se justifique ter as orelhas inteiras por funcionalidades (cães dos grupos 6, 7 e

.
Além do mais, mesmo que se considere que só se justifica cortar as orelhas aos cães de trabalho (o que eu não concordo), qualquer criador deve fazer uma selecção funcional dos seus reprodutores, isto é deve por os cães a trabalhar. Como é que um criador corta as orelhas para por os cães a trabalhar e depois não pode apresentar nas expôs com orelhas cortadas.
Dei o exemplo do Dogo argentino que é uma raça que sigo muito de perto. Não me passa pela cabeça que um Dogo reprodutor não cace e como tal deve ter as orelhas cortadas.
Não aceito que me digam que hoje em dia os cortes são apenas estéticos, porque eu não concebo a canicultura sem funcionalidade.
A conclusão à qual eu já cheguei há muito tempo é que isto de criar e seleccionar cães não passa de um negócio de Pets com umas feiras de vaidades pelo meio e a proibição dos cortes só vai neste sentido, pois está-se a partir do principio que hoje em dia os cães não têm qualquer função para alem de estarem vivos (se é que se pode chamar vida a essa inércia)
Cumprimentos
Francisco Bica