A importância do LOP na compra de um cão de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

quinta jul 23, 2009 6:15 pm

ShotokWarrior Escreveu:e agora pergunto umas coisas... ao visitares o criador, como sabes que o cão X é o pai da ninhada?? será que te vais dar ao trabalho de fazer testes ADN??

Cumpz
Desculpem chegar atrasado ao tópico mas para mim esta é uma pergunta que tem muito que se lhe diga... So mesmo através de testes de ADN é que é possivel verdade? Eu na primeira ninhada de Staffs que tive em 2001 fui visitado por uma tal de Paula Peneda se não estou em erro do CPC, aqui quantos de vocês já foram visitados caso tenham tido alguma ninhada claro :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jul 23, 2009 6:18 pm

No que diz respeito aos cães sou, e sempre fui, meramente "dona".

Todos os cães que comprei tiveram e têm LOP. Considero-o fundamental por dois motivos:

1º - Diz-me quem são os antecessores e se tiver essa necessidade posso inquirir junto de amigos conhecedores se determinada característica é genética ou não. Tipo: "este gajo é parvo e tenta subir árvores, sabes se na família havia algum assim?"

2º - Diz-me que o criador se esforçou o suficiente para registar a ninhada e que, à partida, se responsabiliza minimamente pelo que criou. Os tipos que cruzam e não registam não me inspiram confiança alguma.

Mesmo assim, nos últimos anos e em relação a amigos que querem determinada raça, não corro riscos: peço a lista de criadores ao CPC e depois meto uma cunha para que um juiz dê uma dica de quem é ou não de confiança. :D

Gosto particularmente de quem apresenta em exposição os seus exemplares. Pelo menos sempre dá para fazer uma peixeirada pública se a coisa correr mal. :lol: :lol: :lol:
amsnake
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 6:24 pm

Outra pergunta, se alguém comprou um animal em que os pais estão registados no LOP, mas o criador entendeu por qualquer motivo não fazer o registo da ninhada, é possivel esse animal vir a ter LOP de alguma maneira? O meu sogro tem o dogue alemão nessa situação. Será possivel com testes de adn?
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 6:27 pm

Alguém sabedor lhe responderá, mas penso que apenas o criador poderá proceder a esse registo.

Pelo menos nos gatos é assim.
amsnake
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 6:28 pm

WaterMonitor Escreveu:Alguém sabedor lhe responderá, mas penso que apenas o criador poderá proceder a esse registo.

Pelo menos nos gatos é assim.
Exactamente mas queria saber até que ponto o CPC aceitaria uma situação deste género...
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 6:35 pm

Só mesmo os entendidos lhe podem responder.

Nos gatos poderia apresentar queixa ao Clube e o caso seria analisado. O CPF faz cumprir contratos e praticamente todos os criadores os usam. Numa situação dessas, valeria o que estivesse estipulado em contrato.

Nos cães, não faço a mínima ideia.

Digo-lhe que para gatos de companhia (pets) estipulo claramente em contrato que só entrego o pedigree quando me é comprovada a esterilização. Mas note que desde a primeira hora que esse mesmo contrato fica em poder do Clube e é apenso ao pedigree, o que quer dizer que o registo (LOP) está feito. :D
amsnake
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 6:42 pm

Não é uma questão de necessidade! Somente pa saber se seria possivel ou não penso que o criador em questão não se oporia a tal coisa, so falta saber se o cpc aceitaria dar ao animal o LOP.
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 6:43 pm

Eles amanhã, ou mais logo, já lhe dizem.

As regras do CPC são um mistério para mim. :D
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta jul 23, 2009 6:43 pm

amsnake Escreveu:Outra pergunta, se alguém comprou um animal em que os pais estão registados no LOP, mas o criador entendeu por qualquer motivo não fazer o registo da ninhada, é possivel esse animal vir a ter LOP de alguma maneira? O meu sogro tem o dogue alemão nessa situação. Será possivel com testes de adn?
Não, não pode, no maximo pode tentar obter o RI :wink:
amsnake
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 6:45 pm

Obrigado, tambem pensava que não mas agora com esta conversa toda de ADN e assim, era quase como vou apresentar queixa dos teus cães nao quererem assumir a Paternidade do cachorro :lol: :lol: :lol:
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quinta jul 23, 2009 6:52 pm

Admissão ao Livro de Origens Português
1. A admissão ao L.O.P., dos cães de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, é
estritamente reservada os que se encontrem devidamente identificados.
2. São considerados admissíveis os cães que, cumulativamente com o ponto 1, se inscrevam
numa das seguintes condições:
a) Os seus progenitores estejam registados no L.O.P.;
b) A sua progenitora esteja registada no L.O.P. e o seu progenitor esteja registado num
Livro de Origens reconhecido;
c) Estejam registados num Livro de Origens reconhecido pela F.C.I.;
d) Tenham a sua ascendência traçada, sem qualquer interrupção, até à terceira geração
inclusive, desde que a pureza de sangue desses ascendentes possa ser demonstrada
perante a 1ª Comissão, e a seu contento;

e) Tenham a sua ascendência traçada sem qualquer interrupção até à 3ª geração no R.I. que
tenham obtido a qualificação de “Excelente” em qualquer exposição autorizada pelo
C.P.C., que tenham idade superior a 15 meses;

f) Que sejam de Raça Portuguesa, com ascendência registada, que tenham obtido a
qualificação de “Excelente” em qualquer exposição organizada ou autorizada pelo Clube
Português de Canicultura e que tenham idade superior a 15 meses.
Fonte: http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf
<p>Cumprimentos</p>
amsnake
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 7:13 pm

Ok n3ka mas aí refere se a RI de raças portuguesas como está na alinea F. O perguntei é que tendo os pais LOP haveria ou não a possibilidade de um filhote desse casal ter LOP mesmo não tendo sido registada a ninhada, por meio de testes de ADN devidamente comprovados e entregues ao CPC, claro que se o criador nao quisesse seria impossivel, e caso ele não se importasse? Acho que já não se fazem RI pa raças estrangeiras ha alguns anos...
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta jul 23, 2009 7:19 pm

amsnake Escreveu:Ok n3ka mas aí refere se a RI de raças portuguesas como está na alinea F. O perguntei é que tendo os pais LOP haveria ou não a possibilidade de um filhote desse casal ter LOP mesmo não tendo sido registada a ninhada, por meio de testes de ADN devidamente comprovados e entregues ao CPC, claro que se o criador nao quisesse seria impossivel, e caso ele não se importasse? Acho que já não se fazem RI pa raças estrangeiras ha alguns anos...
Eu julgo que é possível.
Aqui há tempos houve um caso de alguém que teve uma ninhada, vendeu os cães prometendo o LOP mas este nunca mais apareceu. Houve duas ou três pessoas envolvidas que se mexeram e conseguiram o LOP, através de ADN. Esta história já tem algum tempo mas eu penso que foi mais ou menos assim.

No entanto, porque não contacta directamente o CPC e lhes faz a pergunta? ;)

Abraço
amsnake
Membro Veterano

quinta jul 23, 2009 7:28 pm

Foi so mesmo uma pergunta que veio por acaso na questão das provas de ADN, para o meu sogro não lhe faz diferença o Scooby não ter LOP visto que o tem como cão de companhia e de certeza que não pretende leva lo a expos ou cruza-lo:wink: mas é sempre bom saber, um dia qualquer um de nós pode comprar um cão e na altura dizerem que a ninhada tar registada e depois não entregarem o LOP, eu não comprava sem o pedigree na mão mas há na realidade quem o faça :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 23, 2009 7:52 pm

Julgo que é possível expondo o caso ao CPC e, obviamente, pagando os testes de ADN.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”