Ainda é possivel adquirir LOP!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça mar 25, 2008 6:09 pm

N0kas Escreveu:JUMP, tenho as minhas dúvidas e, mesmo a ser verdade,será que o fazem após dois meses do nascimento da ninhada?
Fazer, fazem, mas é muito provável que exijam testes de ADN...
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

terça mar 25, 2008 7:59 pm

Peço desculpa mas como prometido:

Primeiros exemplares da raça Rottweiler inscritos no LOP:
1º Mirko vom Kursaal - macho - importado em 1967
2º Chesara Dark Zoro - macho - importado em 1969
3º Danica - fêmea - importada em 1979
4º Andrea - fêmea - importada em 1981
5º Lira´s Uhri - macho - importado em 1981
Estes exemplares foram sobretudo utilizados como cães de companhia e guarda e nunca como reprodutores.
Excepção para um macho importado posteriormente de França pelo Prof. Ângelo Lucas Vidigal com o nome de Astor du Chemins dês Moulins, que acabou por ser utilizado pelo 1º criador em Portugal.
Houve alguns exemplares que se tornaram pioneiros a nivel da criação e exposições de beleza, salientam-se 3 de seu nome: "Gelert Cooper" ; "Gelert Carla" e "Gelert Colonel", importados da Africa do Sul por aquele que viria a ser o 1º Criador Português com Afixo de Canil reconhecido pelo CPC e FCI....Afixo "Lucamar".
Os primeiros registos no LOP de exemplares portugueses foram feitos pelo Canil Lucamar em 09-09-1988, tendo como progenitores Ch. Port. Gelert Colonel e Ch. POrt. Gelert Carla (os cachorros foram registados com a letra A).
O Canil Lucamar regista a sua segunda ninhada com a letra B em 09-11-1990 tendo como progenitores o macho Astor du Chemins dês Moulins e a fêmea Ch. Port. Gelert Cooper.
Em 07-10-1991 surge o Canil Casal da Vinha.
Em 25-11-1992 é feito o 1º registo de ninhada com o afixo da Casa de S. Domingos.
Estes três Canis foram os que realmente iniciaram a criação em Portugal. Com uma grande aceitação e popularidade da raça, outros criadores foram surgindo.

Cá está :wink:
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 26, 2008 7:23 am

Imagem

Só uma dúvida - o Manuel Correia começou com uma cadela "Belle" (sem afixo) criada em Portugal, nascida em 16-12-89 e filha duma cadela chamada "Bombards". Esta cadela terá vindo donde?

Ó SiameseMaria, ponha aqui os extraordinários LOPs dos cães que se fartaram de fazer ninhadas a meio dos anos 80, OK? :wink:
cindye
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2008 1:58 pm

SeaLords Escreveu: Só uma dúvida - o Manuel Correia começou com uma cadela "Belle" (sem afixo) criada em Portugal, nascida em 16-12-89 e filha duma cadela chamada "Bombards". Esta cadela terá vindo donde?
Sealords, a essa pergunta, de momento, não sei responder!!
Qualquer das maneiras à qualquer coisa que não bate certo. A Belle era filha do Artich de Lucamar (fruto da 1ª ninhada) e da Bombards, por isso, penso que essa data de nascimento da Belle não esteja correcta!!
SeaLords Escreveu:
Ó SiameseMaria, ponha aqui os extraordinários LOPs dos cães que se fartaram de fazer ninhadas a meio dos anos 80, OK? :wink:
:|
SeaLords
Membro Veterano

quarta mar 26, 2008 2:03 pm

cindye Escreveu: Sealords, a essa pergunta, de momento, não sei responder!!
Qualquer das maneiras à qualquer coisa que não bate certo. A Belle era filha do Artich de Lucamar (fruto da 1ª ninhada) e da Bombards, por isso, penso que essa data de nascimento da Belle não esteja correcta!!
Era a data que aparecia dos catálogos, e não sei porque acha que é incorrecta. Na altura não havia limites de idade à utilização dos reprodutores.
cindye
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2008 2:13 pm

SeaLords Escreveu:
cindye Escreveu: Sealords, a essa pergunta, de momento, não sei responder!!
Era a data que aparecia dos catálogos, e não sei porque acha que é incorrecta. Na altura não havia limites de idade à utilização dos reprodutores.
Pensei que haveria algum engano mas depois também me ocorreu que poderia não haver limite de idade para reproduzir!!
Não é relevante para o caso......os tais LOP´S é que eu tinha curiosidade de saber!!
SeaLords
Membro Veterano

quarta mar 26, 2008 2:20 pm

Só é relevante porque gostava de saber donde veio a Bombards, se terá sido criada por cá ou importada. Pode ser que os maravilhosos LOPs da SiameseMaria ajudem alguma coisa 8)
cindye
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2008 2:29 pm

Referia-me, quanto ao não ser relevante, ás datas de nascimentos!

Será a Bombards a resposta ao enigma??!! Não me parece 8)
O que me parece é que vamos ficar sem saber :|
SeaLords
Membro Veterano

quarta mar 26, 2008 2:49 pm

É que podia dar-se o caso da Bombards ser mais velha que o macho e aí, a ter nascido em Portugal, a 1ª ninhada registada não ser do Lucas Martins. Mas, pronto, quando eu for investigar os registos dos Bobs desta altura, vou ver também os dos Rotts 8)
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta mar 26, 2008 3:08 pm

SeaLords Escreveu:É que podia dar-se o caso da Bombards ser mais velha que o macho e aí, a ter nascido em Portugal, a 1ª ninhada registada não ser do Lucas Martins. Mas, pronto, quando eu for investigar os registos dos Bobs desta altura, vou ver também os dos Rotts 8)
Na semana passada, aquando da reunião do RCP na Marinha Grande, o Fernando Lucas Martins (re)afirmou na TV que a 1ª ninhada de rottweilers nascida em Portugal tinha sido criada por ele.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta mar 26, 2008 3:12 pm

Bullie Escreveu:
SeaLords Escreveu:É que podia dar-se o caso da Bombards ser mais velha que o macho e aí, a ter nascido em Portugal, a 1ª ninhada registada não ser do Lucas Martins. Mas, pronto, quando eu for investigar os registos dos Bobs desta altura, vou ver também os dos Rotts 8)
Na semana passada, aquando da reunião do RCP na Marinha Grande, o Fernando Lucas Martins (re)afirmou na TV que a 1ª ninhada de rottweilers nascida em Portugal tinha sido criada por ele.

Por acaso recordo-me disso, mas não falei dessa situação porque não tenho bem presentes as palavras dele.

Não tenho a certeza se ele disse que foi o primeiro a registar uma ninhada ou se, a primeira ninhada de Rotts registada com afixo reconhecido, era dele.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta mar 26, 2008 3:37 pm

Salvo erro, ele disse que a primeira ninhada registada em Portugal era dele.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quarta mar 26, 2008 3:42 pm

Quero agradecer a todos os intervenientes destes últimos posts a informação que estão a colocar porque na realidade não tinha conhecimento a fundo do inicio da criação de rotts em Portugal e estou a aprender muito. Não sou fanática da raça mas tenho em casa um amante de rotts que espero que goste muito destes dados, pois é sempre bom saber mais sobre a raça que se ama.

Agora parece-me que houve um eclipse de um membro da Arca, a SiameseMaria perdeu a língua? (Ou neste caso, os dedos?)
cindye
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2008 4:07 pm

"A primeira ninhada de Rottweilers registada em Portugal fui eu que a fiz, com o meu afixo de canil.........", foram estas as palavras do Fernando.

Podem ver aqui:
http://sic.sapo.pt/online/scripts/2007/ ... 0D16592E8D} apartir dos 11minutos e 35 segundos!!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta mar 27, 2008 1:28 pm

SeaLords Escreveu: ... Para receberem outro afixo que não o do dono da cadela, é preciso haver um acordo de cedência do uso da cadela. Talvez nessa altura esses contratos de cedência fossem mais frequentes que hoje, não faço a mínima ideia. Agora, custa-me a acreditar que, nessa altura ou em qualquer outra, o pessoal do CPC pusesse nos registos aquilo que os donos queriam :roll:
Os futuros donos não tinham nada a ver com o assunto. Limitavam-se a comprar o cachorro que já vinha pré-registado. No meu caso, comprei um cachorro PA a um particular, em 1981 (ou em 1982?). Na altura ele tinha cruzado a cadela com um cão do criador da cadela e esse criador "deu-lhe" o afixo. Com que tipo de acordo foi, não sei nem me competia saber. Foi a 1ª vez que adquiri um cão com afixo e penso (não me lembro) que tenha sido a 1ª vez que ouvi falar em afixos.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”