Olá!taniasantos Escreveu:LOL
Onde chegou este tópico...
Só vou responder pra esclarecer um ponto... O Chip tem a informação sobre o animal (dono e contactos), correcto, mas não sobre vacinação, etc, pois isso não cabe ao SIRA, mal seria terem que andar sempre a actualizar essa informaçõa. Ora a junta de freguesia é que certifica que o animal tem licença para andar na rua, mediante a apresentação das vacinas em dia, pois pode eventualmente representar um perigo para a saúde pública se isso não se verificar.
O que provavelmente muito gente não sabe, e eu até há bemm pouco tempo não sabia, é que o cão pode ser realmente apreendido se não tiver licença... Dou um exemplo: vão passear com o canito à praia.... Todos sabemos que não é permitido... Alguém faz queixa, vem a polícia marítima (julgo que é a entidade responsável) e multa o dono. E o pior é que se não tiver licença é realmente levado para o canil e o processo de recuperação é terrível...
Não é um papel que se paga só porque sim, tem a finalidade de certificar que o animal pode andar na rua. O boletim das vacinas por si só não significa "batatas", ok?
Também levamos o carro à inspecção para certificar que não representa perigo para ninguém, não é? O mecânico até pode carimbar o livro de revisões, mas é no centro de inspecções que isso fica certificado. Correcto?
Quanto ao ser do contra ou do rebanho, felizmente tenho 2 dedos de testa que me permitem ter ideias próprias, debatê-las e aceitar críticas, coisa por aqui cada vez é mais rara... Daí que já haja pouca gente com paciência para vir a este fórum...
Em relação à questão anteriormente por mim colocada, confirmei com a junta e o 1º dono tem que assinar o impresso próprio, nem sequer posso mandar fax nem nada...
Fiquem bem e sem stress que faz mal ao coração
Este tópico não chegou a lado nenhum de especial... como pensa a cara forista!
O ke se passa é ke existem alguns estimadios cronistas desta arca que estão um pouco exaltados. Cada um terá as suas razões! Adiante...
Se já leu as minhas interveções ter-se-á apercebido que sou um bocado "arisco" a esta coisa de chips e licenças e não estou a ver o meu cão artilhado com estes "acessórios".
Aliás... o chip é obrigatório apenas para cães que nasceram após o dia 1 de Julho, certo? O meu nasceu pouco antes. Portanto só estarei "ilegal" (se é que se deve usar este termo) no capítulo da licença!
Agora... o exemplo que a forista deu é que não foi o mais feliz...
Levar o cão à praia? Referia-se, por certo, em altura balnear? Parece-lhe normal e aceitável levar um animal para a praia quando nós, humanos, lá estamos à razão de 500 pessoas por m2??? Ó amiga... assim os seus argumentos... caem por terra... há-de convir...
Olhe que se eu dissesse uma coisa destas... estaria já frito!
Também ponho em causa quando diz que o boletim significa "batatas". Porquê? Se assim é não deveria ser... Eu, já tive de provar por 3 vezes que tinha a vacina do tétano actualizada. Não era para circular na rua como os nossos amigos de 4 patas, mas sim para poder participar como fiscal de pista (comissário) em provas automobilísticas...
Imagine lá onde é que eu fui buscar a prova... B. de vacinas, claro!
Quando era miudo para me matricular na escola... B. de vacinas, claro!
Quando fiz o Serviço Militar Obrigatório... B. de vacinas, claro!
Então e para o cão isto de nada serve??? Acha correcto???
E no meu caso... o meu animal não tem LOP e afins.. O único sítio que consta data de nascimento é no B. de vacinas.
Deixe-me então raciocinar...
A forista tem o boletim... vai à JF... a pessoa que está ao balcão olha para akilo... Sim senhor... toma lá a licença e dá cá... 10, 15 ou mais aérius... e no ano seguinte volta cá... Como alguém diria... Óh Céus!
Veja o meu caso... Eu nunca levarei o cão para a praia (ou algo similar). O meu cão vai pesar em adulto 7kg (costumo dizer que é apenas meio cão) Um cão com este tamanho todo nunca será objacto de medo na rua (menos uma razão para ser interpelado pela GNR/PSP. Vivo em moradia e todos os meus vizinhos têm cão (logo, nunca ninguém fará keixa de mim).
Também não estou a ver um polícia mandar-me parar aki no bairro, quando estiver alegremente a passear com o bicho na via pública... você imagina???
Aliás... por aki os bichos andam nos jardins mesmo com sinais que dizem que é proibido andar por lá e se o fizerem pagarão um porradão de aérius.
Quanto à comparação que faz do carro... aí já posso concordar um pouco mais consigo!
Agora... no que concordo em absoluto consigo é que devemos todos aceitar debater as nossas ideias, aceitar críticas, coisa que por aqui cada vez é + rara (palavras suas). PERFEITO!
1 abraço!