Registo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Strondo
Membro
Registado: segunda set 15, 2008 8:09 pm

quinta set 25, 2008 1:13 am

taniasantos Escreveu:LOL
Onde chegou este tópico...
Só vou responder pra esclarecer um ponto... O Chip tem a informação sobre o animal (dono e contactos), correcto, mas não sobre vacinação, etc, pois isso não cabe ao SIRA, mal seria terem que andar sempre a actualizar essa informaçõa. Ora a junta de freguesia é que certifica que o animal tem licença para andar na rua, mediante a apresentação das vacinas em dia, pois pode eventualmente representar um perigo para a saúde pública se isso não se verificar.
O que provavelmente muito gente não sabe, e eu até há bemm pouco tempo não sabia, é que o cão pode ser realmente apreendido se não tiver licença... Dou um exemplo: vão passear com o canito à praia.... Todos sabemos que não é permitido... Alguém faz queixa, vem a polícia marítima (julgo que é a entidade responsável) e multa o dono. E o pior é que se não tiver licença é realmente levado para o canil e o processo de recuperação é terrível...
Não é um papel que se paga só porque sim, tem a finalidade de certificar que o animal pode andar na rua. O boletim das vacinas por si só não significa "batatas", ok?
Também levamos o carro à inspecção para certificar que não representa perigo para ninguém, não é? O mecânico até pode carimbar o livro de revisões, mas é no centro de inspecções que isso fica certificado. Correcto?
Quanto ao ser do contra ou do rebanho, felizmente tenho 2 dedos de testa que me permitem ter ideias próprias, debatê-las e aceitar críticas, coisa por aqui cada vez é mais rara... Daí que já haja pouca gente com paciência para vir a este fórum...

Em relação à questão anteriormente por mim colocada, confirmei com a junta e o 1º dono tem que assinar o impresso próprio, nem sequer posso mandar fax nem nada...

Fiquem bem e sem stress que faz mal ao coração :wink:
Olá!
Este tópico não chegou a lado nenhum de especial... como pensa a cara forista!
O ke se passa é ke existem alguns estimadios cronistas desta arca que estão um pouco exaltados. Cada um terá as suas razões! Adiante...
Se já leu as minhas interveções ter-se-á apercebido que sou um bocado "arisco" a esta coisa de chips e licenças e não estou a ver o meu cão artilhado com estes "acessórios".
Aliás... o chip é obrigatório apenas para cães que nasceram após o dia 1 de Julho, certo? O meu nasceu pouco antes. Portanto só estarei "ilegal" (se é que se deve usar este termo) no capítulo da licença!
Agora... o exemplo que a forista deu é que não foi o mais feliz...
Levar o cão à praia? Referia-se, por certo, em altura balnear? Parece-lhe normal e aceitável levar um animal para a praia quando nós, humanos, lá estamos à razão de 500 pessoas por m2??? Ó amiga... assim os seus argumentos... caem por terra... há-de convir...
Olhe que se eu dissesse uma coisa destas... estaria já frito!
Também ponho em causa quando diz que o boletim significa "batatas". Porquê? Se assim é não deveria ser... Eu, já tive de provar por 3 vezes que tinha a vacina do tétano actualizada. Não era para circular na rua como os nossos amigos de 4 patas, mas sim para poder participar como fiscal de pista (comissário) em provas automobilísticas...
Imagine lá onde é que eu fui buscar a prova... B. de vacinas, claro!
Quando era miudo para me matricular na escola... B. de vacinas, claro!
Quando fiz o Serviço Militar Obrigatório... B. de vacinas, claro!
Então e para o cão isto de nada serve??? Acha correcto???
E no meu caso... o meu animal não tem LOP e afins.. O único sítio que consta data de nascimento é no B. de vacinas.
Deixe-me então raciocinar...
A forista tem o boletim... vai à JF... a pessoa que está ao balcão olha para akilo... Sim senhor... toma lá a licença e dá cá... 10, 15 ou mais aérius... e no ano seguinte volta cá... Como alguém diria... Óh Céus!
Veja o meu caso... Eu nunca levarei o cão para a praia (ou algo similar). O meu cão vai pesar em adulto 7kg (costumo dizer que é apenas meio cão) Um cão com este tamanho todo nunca será objacto de medo na rua (menos uma razão para ser interpelado pela GNR/PSP. Vivo em moradia e todos os meus vizinhos têm cão (logo, nunca ninguém fará keixa de mim).
Também não estou a ver um polícia mandar-me parar aki no bairro, quando estiver alegremente a passear com o bicho na via pública... você imagina???
Aliás... por aki os bichos andam nos jardins mesmo com sinais que dizem que é proibido andar por lá e se o fizerem pagarão um porradão de aérius.
Quanto à comparação que faz do carro... aí já posso concordar um pouco mais consigo!
Agora... no que concordo em absoluto consigo é que devemos todos aceitar debater as nossas ideias, aceitar críticas, coisa que por aqui cada vez é + rara (palavras suas). PERFEITO!
1 abraço!
mpgbg
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

quinta set 25, 2008 8:30 am

Strondo Escreveu: Não é estranho estar a informação toda no chip e depois aceitarem pagar felizes e contentes a licença?
Eu sei que é obrigatório, mas... que raio ninguém protesta?
É como tudo... as coisas novas devem substituir as velhas!
Se o chip (com o qual até nem estou muito de acordo para cães de trazer por casa) traz a informção toda, para quê a licença????
:? :? :?
Bom dia a todos

Antes de mais gostava de mencionar que tenho toda a papelada do meu thor, e que todos os anos tenho que pedir uma manha/horas no trabalho para ir tratar da licença, faço em consciência e antes de ter o thor sabia que o tinha de o fazer.

Agora podiam simplificar as coisas, no meu ver , é neste aspecto que dou razão ao Sr Strondo. Se eles já tem o chip (identificação do mesmo) e b. vacinas (actualizado todos os anos no vet.), porquê mais papelada.

O que podia acontecer era eles tarem “recenseados”, tal e qual nos, com o nº chip (identificação do mesmo), para que houve-se um controlo e que fosse obrigatório. Não era necessário ter que la ir todos os anos olhar para a carinha daquelas senhoras, que falam de tudo menos no trabalho…
Strondo
Membro

quinta set 25, 2008 9:17 am

Olá a todos!

É isso mesmo mpgbg...
Acho que não é difícil de entender o que está na cara.
Não serve de desculpa... "É obrigatório... vamos lá!"
Mas atenção... não estou nada contra que as pessoas o façam...
Mas se até aki não pudermos fazer críticas e reclamar, onde poderemos?
E se arranjarem mais um documento, papel ou equipamento para os animsais... vamos todos a correr?
Já agora... toda a gente sabe que em todos os serviços públicos e privados existe uma coisa que é o livro de reclamações. Façam uso disto.
Este livro não serve só para dizer mal dos serviços. Pode servir para melhorar os serviços!
Um abraço!
taniasantos
Membro
Registado: terça fev 06, 2007 4:17 pm

quinta set 25, 2008 9:41 am

Strondo Escreveu:
taniasantos Escreveu:LOL
Onde chegou este tópico...
Só vou responder pra esclarecer um ponto... O Chip tem a informação sobre o animal (dono e contactos), correcto, mas não sobre vacinação, etc, pois isso não cabe ao SIRA, mal seria terem que andar sempre a actualizar essa informaçõa. Ora a junta de freguesia é que certifica que o animal tem licença para andar na rua, mediante a apresentação das vacinas em dia, pois pode eventualmente representar um perigo para a saúde pública se isso não se verificar.
O que provavelmente muito gente não sabe, e eu até há bemm pouco tempo não sabia, é que o cão pode ser realmente apreendido se não tiver licença... Dou um exemplo: vão passear com o canito à praia.... Todos sabemos que não é permitido... Alguém faz queixa, vem a polícia marítima (julgo que é a entidade responsável) e multa o dono. E o pior é que se não tiver licença é realmente levado para o canil e o processo de recuperação é terrível...
Não é um papel que se paga só porque sim, tem a finalidade de certificar que o animal pode andar na rua. O boletim das vacinas por si só não significa "batatas", ok?
Também levamos o carro à inspecção para certificar que não representa perigo para ninguém, não é? O mecânico até pode carimbar o livro de revisões, mas é no centro de inspecções que isso fica certificado. Correcto?
Quanto ao ser do contra ou do rebanho, felizmente tenho 2 dedos de testa que me permitem ter ideias próprias, debatê-las e aceitar críticas, coisa por aqui cada vez é mais rara... Daí que já haja pouca gente com paciência para vir a este fórum...

Em relação à questão anteriormente por mim colocada, confirmei com a junta e o 1º dono tem que assinar o impresso próprio, nem sequer posso mandar fax nem nada...

Fiquem bem e sem stress que faz mal ao coração :wink:
Olá!
Este tópico não chegou a lado nenhum de especial... como pensa a cara forista!
O ke se passa é ke existem alguns estimadios cronistas desta arca que estão um pouco exaltados. Cada um terá as suas razões! Adiante...
Se já leu as minhas interveções ter-se-á apercebido que sou um bocado "arisco" a esta coisa de chips e licenças e não estou a ver o meu cão artilhado com estes "acessórios".
Aliás... o chip é obrigatório apenas para cães que nasceram após o dia 1 de Julho, certo? O meu nasceu pouco antes. Portanto só estarei "ilegal" (se é que se deve usar este termo) no capítulo da licença!
Agora... o exemplo que a forista deu é que não foi o mais feliz...
Levar o cão à praia? Referia-se, por certo, em altura balnear? Parece-lhe normal e aceitável levar um animal para a praia quando nós, humanos, lá estamos à razão de 500 pessoas por m2??? Ó amiga... assim os seus argumentos... caem por terra... há-de convir...
Olhe que se eu dissesse uma coisa destas... estaria já frito!
Também ponho em causa quando diz que o boletim significa "batatas". Porquê? Se assim é não deveria ser... Eu, já tive de provar por 3 vezes que tinha a vacina do tétano actualizada. Não era para circular na rua como os nossos amigos de 4 patas, mas sim para poder participar como fiscal de pista (comissário) em provas automobilísticas...
Imagine lá onde é que eu fui buscar a prova... B. de vacinas, claro!
Quando era miudo para me matricular na escola... B. de vacinas, claro!
Quando fiz o Serviço Militar Obrigatório... B. de vacinas, claro!
Então e para o cão isto de nada serve??? Acha correcto???
E no meu caso... o meu animal não tem LOP e afins.. O único sítio que consta data de nascimento é no B. de vacinas.
Deixe-me então raciocinar...
A forista tem o boletim... vai à JF... a pessoa que está ao balcão olha para akilo... Sim senhor... toma lá a licença e dá cá... 10, 15 ou mais aérius... e no ano seguinte volta cá... Como alguém diria... Óh Céus!
Veja o meu caso... Eu nunca levarei o cão para a praia (ou algo similar). O meu cão vai pesar em adulto 7kg (costumo dizer que é apenas meio cão) Um cão com este tamanho todo nunca será objacto de medo na rua (menos uma razão para ser interpelado pela GNR/PSP. Vivo em moradia e todos os meus vizinhos têm cão (logo, nunca ninguém fará keixa de mim).
Também não estou a ver um polícia mandar-me parar aki no bairro, quando estiver alegremente a passear com o bicho na via pública... você imagina???
Aliás... por aki os bichos andam nos jardins mesmo com sinais que dizem que é proibido andar por lá e se o fizerem pagarão um porradão de aérius.
Quanto à comparação que faz do carro... aí já posso concordar um pouco mais consigo!
Agora... no que concordo em absoluto consigo é que devemos todos aceitar debater as nossas ideias, aceitar críticas, coisa que por aqui cada vez é + rara (palavras suas). PERFEITO!
1 abraço!
Muito bom dia! :)

Em resposta ao caro forista que apelidou o meu exemplo de infeliz, caso o sr não saiba, o sinal de proibição de entrada de cães na praia está lá o ano todo, seja ou não em época balnear, logo será sempre "ilegal" levar o cachorro à praia ;) Não quer dizer com isto que eu não o faça, mas sei bem que é sempre um risco.
Quanto ao ser ou não incomodada por autoridades, da meneira como isto anda e já tendo sido eu mandada para por um agente por ir apenas a coçar uma borbulha na cara... Já nem digo nada. Não tarda nada há a caça à multa canina. LOL

Além disto, tal como disse a forista Paty_LP, só o registo comprova a propriedade, o chip é apenas o modo de colocar um número no animal...
Strondo
Membro

quinta set 25, 2008 10:40 am

Olá

Cara Tânia...
Vejo aí uma pontinha de agressividade! Não fike chateada só porque não achei correcto o seu exemplo. Aliás, concordei consigo noutras coisas!
Estamos esclarecidos.
Mais... o sinal de proibido não está em TODAS as praias. Está apenas nas praias concessionadas. Presumo que sabe a diferença entre uma praia concessionada de uma NÃO concessionada.
Quando às suas borbulhas... enfim... não vou comentar!
Os polícicias são mortos por ter ou por não ter cão... fikemos por aki!
Mas há outra coisa ke se chama bom senso! Eu explico...
NUNCA NUNCA NUNCA irei a uma praia na época balnear com o meu cão...
Mas mesmo que seja proibido em pleno inverno ir com o cão à mesma praia (desde ke vazia) não exitarei em passear/ brincar com ele lá!
... E não se eskeça que concordei consigo noutros exmplos que deu... porque não fala eles... Só interessa falar do que as pessoas entram em discórdia consigo... E eu não fui agressivo consigo, reparou?

Obrigado
Abraço!
ana264
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 1:42 pm

quinta set 25, 2008 10:47 am

Strondo Escreveu:Olá

Cara Tânia...
Vejo aí uma pontinha de agressividade! !
Agressividade??? Onde???Não vi.... :o
Strondo
Membro

quinta set 25, 2008 10:51 am

ana264 Escreveu:

Cara Tânia...
Vejo aí uma pontinha de agressividade! !
Agressividade??? Onde???Não vi.... :o
Olá Ana!
Ke interessa isso para o fórum...
... nada! Foi só a minha sensibilidade cibernautica!!!!!!!!

Abraço
taniasantos
Membro
Registado: terça fev 06, 2007 4:17 pm

quinta set 25, 2008 10:55 am

Cara Tânia...
Vejo aí uma pontinha de agressividade! Não fike chateada só porque não achei correcto o seu exemplo. Aliás, concordei consigo noutras coisas!
Estamos esclarecidos.
Mais... o sinal de proibido não está em TODAS as praias. Está apenas nas praias concessionadas. Presumo que sabe a diferença entre uma praia concessionada de uma NÃO concessionada.
Quando às suas borbulhas... enfim... não vou comentar!
Os polícicias são mortos por ter ou por não ter cão... fikemos por aki!
Mas há outra coisa ke se chama bom senso! Eu explico...
NUNCA NUNCA NUNCA irei a uma praia na época balnear com o meu cão...
Mas mesmo que seja proibido em pleno inverno ir com o cão à mesma praia (desde ke vazia) não exitarei em passear/ brincar com ele lá!
... E não se eskeça que concordei consigo noutros exmplos que deu... porque não fala eles... Só interessa falar do que as pessoas entram em discórdia consigo... E eu não fui agressivo consigo, reparou?

Obrigado
Abraço!
LOL
Você é realmente engraçado. :) Ainda me vai explicar onde fui agressiva consigo, mas adiante...
Sim, sei bem a diferença entre praia concessionada ou não, mas tal como lhe disse, seja época balnear ou não o sinal permanece lá, ok? Claro está que nas praias não concessionadas, por norma não estão sinalizadas e aí cada um faz o que quer. Eu nunca disse que levava o cão à praia para o meio da confusão em pleno verão, para incomodar pessoas e muito menos para sujeitar o cão ao sofrimento do calor. Nem é o q está em causa. Levo sim, mas fora da época balnear, pelo cão e pelos outros, mas não necessariamente a uma praia não sinalizada, ok?

E para terminar, se falo apenas naquilo em que discordou comigo, será apenas para lhe tentar mostrar os motivos da minha discórida, nada mais.
Se se sentiu amedrontado, ofendido ou agredido, temos pena... Não foi de todo a intenção e acho que está de tal maneira na defensiva com toda a gente do fórum que isso já lhe "turva" um pouco a forma de ver as coisas. Lá por discordarmos não somos inimigos nem necessariamente intervenientes numa conspiração contra outra pessoa.

Tenham um bom dia ;)
Strondo
Membro

quinta set 25, 2008 11:06 am

Olá Tânia... para si...

:wink:

Abraço!
mpgbg
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

quinta set 25, 2008 11:13 am

Toda a gente e livre de se expressar da forma que acha, mas nunca desrespeitando o próximo.

Eu tenho as minhas convicções, como cada qual… e tou no meu direito de aceitar ou não as regras ditas da sociedade, ok !!! tenho é que arcar com as consequenciais, tanto para o bem como para o mal.

Se eu cumpro a lei, isto não quer dizer que o meu vizinho a cumpra (é claro que deverias para o bem do pais), mas temos que ter a consciência que á muita coisas (leis), que não fazem sentido algum …

Já alguém foi abordado pelas autoridades para mostrem a identificação dos seus animais? Muitos poucos…

Se eu for a passear o meu thor na rua e se a 5 metros adiante tiver outra pessoa com um cão, que não seja PP, acha que eles vão abordar quem? A mim que levo um PP ou outro senhor/a que leva um que não consta na lista dos PP???? Uuhh!!!, acho que sou eu o escolhido… nem ligam ao outro…!!! É o que acontece, é muito triste mas é verdade.

Não á um conceito por parte das autoridades em fiscalizar os nossos animais (seja eles PP, de caça, etc), eles estão-se a “cagar” (desculpem as expressão) para os registos, se á esta atitude de quem fiscaliza, como é que querem que se incuta este mesmo direito? Pode-se dizer que é mais uma “papel”/despesas para nos juntarmos a muitos outros. Com isto quero dizer que não se deve ter ok?? Bastava só registar uma só vez como disse anteriormente, para ficar em base de dados.
Responder

Voltar para “Cães”