Agressividade, ajudem-me!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

quinta set 24, 2009 2:04 pm

Doglover, obrigado, agradecia se pudesse gravar um video..

Musky, eu nao sei, acho isso perigoso, e uma mordida de um cocker nao deve ser muito ligeira...
ele nao ficara ainda mais nervoso? e mesmo que agora resulte, nao vai trazer danos no futuro? porque se o problema dele é medo, vai ficar ainda mais inseguro... ou nao?
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta set 24, 2009 2:06 pm

Musky Escreveu:E repito, por enquanto não lhe dê recompensas alimentares. Neste momento isso só vai piorar a situação.

Quando ele entrar nos eixos, então sim, dê-lhe uma gulodice de vez em quando para lhe mostrar o quanto está feliz com o comportamento dele.
Isto é de facto errado, as recompensas de comida quando bem usadas, em cães que as valorizam não pioram a situação, resolvem a situação.

E isto pode ser fácilmente constatado nos videos da superbark1 que disse para a Luiza ver.
~Concordo com o facto que deve manter a calma e não ter medo do cão porque isso de facto piora a situação, mas é natural que tenha medo, pense que é apenas o seu cãozinho que ali está e não um animal feroz.

Também concordo com a Musky quando diz que o problema afinal sempre ali esteve e foi piorando... mas uma palmada leva apenas a suprimir a vontade de morder, mas não ensina o cão a gostar de ser manuseado... uma coisa é transmitir-lhe que se rosnar leva... por isso tem de deixar que lhe mexa e outra é transmitir-lhe que receber festas é uma coisa boa e que tem beneficios.

Opiniões... e através do forum não tenho forma de lhe explicar melhor como fazer ... o video era a melhor maneira de explicar... como vê resulta, basta adequar à sua situação.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 2:09 pm

Luiza92 Escreveu:Doglover, obrigado, agradecia se pudesse gravar um video..

Musky, eu nao sei, acho isso perigoso, e uma mordida de um cocker nao deve ser muito ligeira...
ele nao ficara ainda mais nervoso? e mesmo que agora resulte, nao vai trazer danos no futuro? porque se o problema dele é medo, vai ficar ainda mais inseguro... ou nao?
Boas perguntas...

Nem eu faria melhor...

A resposta é ...sim, a todas!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Luiza92
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 2:24 pm

pois... mesmo q demore e seja trabalhoso, prefiro algo mais produtivo.
E eu nao quero q ele tenha medo de mim. eu quero é q ele perca do medo.
mas obrigado na mesma musky!

aqui esta um video dele a dar a patinha quando ele esta mais calmo... uma maravilha de cao :D
foi gravado com a webcam, porque os videos da camara nao abrem no pc. se conseguir apanha-lo nervoso ponho aqui um video dos comportamentos dele.

Imagem
doglover80
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 2:42 pm

Luiza92 Escreveu:pois... mesmo q demore e seja trabalhoso, prefiro algo mais produtivo.
E eu nao quero q ele tenha medo de mim. eu quero é q ele perca do medo.
mas obrigado na mesma musky!

aqui esta um video dele a dar a patinha quando ele esta mais calmo... uma maravilha de cao :D
foi gravado com a webcam, porque os videos da camara nao abrem no pc. se conseguir apanha-lo nervoso ponho aqui um video dos comportamentos dele.

Imagem
Ele está a fazer esses comportamentos por causa da bola?

A bola pode ser a recompensa.
Luiza92
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 2:46 pm

Sim. Mas aqui ele estava calmo.
mas por exemplo.. ele esta a rosnar, se eu lhe der a bola ele vai pensar "yupiii brincadeira" e vai pensar q o rosnar é motivo pra brincadeira... nao?
doglover80
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 2:57 pm

Luiza92 Escreveu:Sim. Mas aqui ele estava calmo.
mas por exemplo.. ele esta a rosnar, se eu lhe der a bola ele vai pensar "yupiii brincadeira" e vai pensar q o rosnar é motivo pra brincadeira... nao?
Exacto isso é ensinar o cão a rosnar... :lol:

O que quer é pedir uma coisa que o coloque nervoso... pouco nervoso no inicio (e depois vai aumentando a exigência), tipo dar a pata, e de seguida dá a bola se ele o fizer de forma correcta e calma, se ele rosnar, espera até parar de rosnar e dar a pata e depois é que dá a bola... a ideia é mostrar ao cão o que considera um comportamento aceitável através da bola... porque através da lingua portuguesa não resulta... eles não falam português! :wink:
Luiza92
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 3:03 pm

ah sim, faz sentido, assim penso q resultara. vou precisar de muita calma e paciencia, e perder o medo...

hehehe, a minha mae é q ta sempre a dizer q para ele ficar calmo tenho que conversar com ele baixinho :lol: e pra falar a verdade, por vezes resulta. mas claro, ele nao percebe o portugues, mas sim o tom da voz...

ai se ele soubesse portugues é q era um problema.. agora vai p uma escola luxemburguesa :lol:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta set 24, 2009 5:37 pm

doglover80 Escreveu:
Luiza92 Escreveu:Doglover, obrigado, agradecia se pudesse gravar um video..

Boas perguntas...

Nem eu faria melhor...

A resposta é ...sim, a todas!
Luiza e Doglover

A resposta é... não, a todas!

1. Pelo video é evidente que o Boxy gosta da dona. Portanto, ele rosna e ameaça morder, mas se a dona não mostrasse medo será que morderia mesmo? Duvido. No máximo, uma dentada ligeira (por isso aconselhei luvas). De qualquer modo "no pain, no gain". É um risco que vale a toma tomar.

2. Não, não ia ficar mais nervoso.

3. Não traz absolutamente nenhum dano futuro.

4. Mas ele tem medo de quê? Tremer não significa ter medo. E não vejo razão para medos, ele está com vocês há quase 3 anos.

Luiza

Sempre tive cães grandes, o mais pequeno era do tamanho do Boxy. E o que lhe aconselho não li num livro ou vi num video, é a minha experiencia pessoal. Não há nenhum cão, independentemente de raça ou tamanho, que nunca tente tomar controlo do dono. E nunca fui mordida.

Uma coisa que pode fazer para o acalmar é massajar-lhe devagar as espáduas descendo lentamente ao longo da coluna, tal como se o estivesse a fazer a uma pessoa. Não há cão que não se derreta. :wink:

Quanto à utilização sistemática de gulodices para treinar um cão, acho isso tão errado como treiná-los à porrada. Se no segundo temos um cão condicionado pelo medo, no primeiro temos um cão condicionado pelo estomago. Mas isto para mim não é ensino, é condicionalismo.

Mas enfim, o problema não é meu, e a Luiza fará o que melhor entender. Só lhe lembro que aquilo que for o melhor para si pode não ser o melhor para o seu cão.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta set 24, 2009 6:51 pm

Olá Luiza,

Talvez não seja má ideia esperar por uma avaliação do seu caso por parte do treinador dessa escola mas seja como for, tem que perder o medo ao cão.

Como disse a Musky, no vídeo vê-se bem que o cão gosta de si.
Posso dizer-lhe que de alguma forma passei por situações semelhantes com o meu primeiro cocker. Desde cachorrinho que não gostava que eu o escovasse e, com o passar do tempo foi ficando cada vez mais intolerante. Desatava a ladrar em alto e bom som e recusava-se a ser escovado, penteado ou manuseado de qualquer forma. Inexperiente com cães, eu sentia-me impotente para modificar o comportamento dele e sim, tinha medo que ele me mordesse. Como bem diz, uma dentada de cocker não é brincadeira, faz estrago.
E olhe que quando o tentava treinar, não me obedecia a mais que uma ordem de cada vez, (ao contrário do seu vídeo). Quero dizer com isto que a sua capacidade de comunicar com o seu cão é superior à que eu tinha.

Mas o que é isto? Não posso ter medo do meu cão! Dizia a mim própria enquanto, com medo da dentuça dele, me ia mentalizando para o enfrentar.
Um dia, já farta de mim própria por não ser capaz de impôr-me ao cão fiz mais ou menos o que disse a Musky. Peguei nele (já a protestar), coloquei-o em cima da mesa onde o escovava, pus-lhe um açaime (com medo da dentada), virei-o à força de costas, a ralhar feio com ele, olhando-o nos olhos, e imobilizei-o, atravessando um braço no pescoço, até que parasse de se debater. Depois, sempre de cara feia e a dizer-lhe "Quieto e calado! Aqui quem manda sou eu", virei-o de lado, tirei-lhe o açaime e escovei-o o tempo que eu quis. Não muito, da primeira vez.
Em relação a não deixar-se manusear, foi remédio santo. Passados uns dias, chegados do passeio, era ele que subia para a mesa à espera da escova. Gostar, nunca gostou mas ia voluntariamente. Acho que passou a olhar-me com outros olhos e foi bem melhor para ambos. Agora também já digo: "Era o que faltava, o cão fazer o que quer". Mas não é fácil, não senhora, para quem se vê nelas pela primeira vez.

Por isso Luiza, se se sente insegura, não faça nada sem decidir primeiro não mostrar medo ao cão.

Espero que o meu testemunho a ajude de alguma forma e, claro, que corra tudo bem com o seu lindo cão!
doglover80
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 10:29 am

Bom opiniões... se acham que não estão a condicionar cada vez que ensinam um cão a fazer seja o que for ... continuem a viver a ilusão... porque um comportamento aprendido é um comportamento natural condicionado!

Este video que vou colocar é o exemplo concreto da importância de atingir um ponto de equilibrio no stress do cão. O cão morde, mas ela faz o suficiente apenas para ele começar a levantar o lábio, e associa um reforço ao facto de ele não ter mordido, à medida que repete o comportamento vai acalmando e associando uma coisa positiva ao sopro.

Ouça a explicação do video que é muito boa e um bom exmplo que não é o estomago que está treinado é o corpo todo, tal como numa chapada não é a cara que fica treinada é o orpo todo... certo?!

http://www.youtube.com/watch?v=sI13v9JgJu0

Não consegui fazer o video por falta de tempo mas pode ser que amanhã tenha tempo.
Luiza92
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 11:58 am

aai, agora nao sei o que hei-de pensar...

Cockinhas, do seu metodo ao da Musky ja vao algumas diferenças...
Eu nao acho q estejam errados, ou q nao resultem, mas pelo menos por enquanto prefiro ir pelo bem... se ele continuar assim, talvez opte por essas medidas. Muito obrigado pelo seu testemunho, ajudou-me sim : )

Bem, eu acho q o doglover tem razao, os caes fazem as coisas a pensar sempre no q pode vir depois... se for treinado "a base da porrada" ele sabe q s nao fizer bem, vai se dar mal, se for treinado com recompensa, sabe q vai ganhar alguma coisa... acho q o cao obediente por medo se torna inseguro, ja o outro torna-se esperto, pq vai arranjar formas de receber recompensas.

Musky, tambem nao sei do q ele tem medo, ou se sera mesmo medo..
Uma coisa que pode fazer para o acalmar é massajar-lhe devagar as espáduas descendo lentamente ao longo da coluna, tal como se o estivesse a fazer a uma pessoa. Não há cão que não se derreta.
Ontem ele rosnou um bocado quando lhe fiz uma festinha na cabeça, entao fiz isso e ele acalmou-se mesmo! :D depois dei uma recompensa.

doglover, tb ja tinha visto esse video. gostei muito. ela com poucos treinos conseguiu! tambem queroo!
eu estava a pensar em pedir a alguem que o Boxy ainda nao conheça pra fazer isso tambem... o q acha?

orbigado
doglover80
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 5:42 pm

É melhor ser você a treinar...

Em relação ao treino por palmada...

Um ensino de de forma formal, está directamente relacionado com o aumento da agressividade dos cães, por neste serem usadas mais castigos que recompensas.

"The relationship between training methods and the occurence of behaviour problems in a population of domestic dogs"
Blackwell EJ, Twells C, Scawright A et al.

Este inquerito demonstrou coisas bastante interessantes... é recente.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta set 25, 2009 7:06 pm

Penso que antes do mais é necessário determinar que tipo de agressividade é a que o cão manifesta.

Como já aqui foi dito pode haver qualquer problema de saúde que cause essa agressividade.

Vou falar uma linguagem que os treinadores ditos positivos não aceitam, mas se acontecer estarmos perante um caso de agressividade por dominância ( e haveria que determinar previamente se é ou não...) a resposta à situação é-nos dada pela observação desse verdadeiramente "científico" (porque real) laboratório que é o das matilhas em liberdade - as disputas pela hierarquia são as que mais uso da força comportam.

Um desafio à liderança deve ter uma resposta imediata e contundente. Imediata para não deixar o problema crescer. Contundente para evitar novos conflitos desnecessários.

O cão percebe fácilmente as consequências dos seus comportamentos - é assim que eles aprendem...
Luiza92
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 7:10 pm

jcsousa Escreveu:Penso que antes do mais é necessário determinar que tipo de agressividade é a que o cão manifesta.

Como já aqui foi dito pode haver qualquer problema de saúde que cause essa agressividade.

Vou falar uma linguagem que os treinadores ditos positivos não aceitam, mas se acontecer estarmos perante um caso de agressividade por dominância ( e haveria que determinar previamente se é ou não...) a resposta à situação é-nos dada pela observação desse verdadeiramente "científico" (porque real) laboratório que é o das matilhas em liberdade - as disputas pela hierarquia são as que mais uso da força comportam.

Um desafio à liderança deve ter uma resposta imediata e contundente. Imediata para não deixar o problema crescer. Contundente para evitar novos conflitos desnecessários.

O cão percebe fácilmente as consequências dos seus comportamentos - é assim que eles aprendem...
Ola jcsousa, o comportamento dele nao é por dominancia, penso que é por medo, embora nao saiba do que...

Luiza92 Escreveu:Ola,
peço desculpa, nao tenho tido tempo para vir ao forum..
levei hoje o Boxy ao vet, ele disse que ele é um cao muito bem comportado e educado, e que as reaçoes agressivas dele nao sao por dominancia, ou seja, que ele nao faz isso por mal, mas por medo.
Agora medo de que, nao se sabe... podera ter sido de alguma coisa que aconteceu quando ele estava com o antigo dono (ate aos 6 meses) e so agora é que se manifestou.
Ele recomendou essa escola que eu encontrei na net e outra, mas é mais longe. Vou procurar saber mais das duas.
Quanto a saude dele, esta tudo ok! :D
E ele disse que nao ha necessidade de castra-lo.
Acho que as pessoas aqui pensam de forma diferente, porque nao ha muito abandono, nem tantas ninhadas indesejaveis como em portugal.
Embora eu tenha reparado numa coisa... ha muitos "criadores de vao de escada" :?
Ja na proxima semana vou ter o dinheiro necessario para pagar a inscriçao do Boxy na escola. Estou cansada, mas vai valer a pena!

Obrigado
Responder

Voltar para “Cães”