Carne Crua sim ou nao?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

segunda jul 05, 2010 4:37 pm

Bom, para quem quiser saber como é que realmente são as coisas, em lugar de repetir as mentiras que pululam na net, aconselho a leitura do Regulamento (CE) 1774/2002, que estabelece as regras relativas a sub-produtos animais. O Regulamento tem 95 páginas, pelo que é muito chato de ler. Mas basicamente diz que os sub-produtos animais são classificados em 3 categorias:

Categoria 1:
a) Todas as partes do corpo, incluindo os couros e peles, dos
seguintes animais:
i) Animais suspeitos de estarem infectados com uma EET
ii) Animais abatidos no âmbito de medidas de erradicação de EET;
iii) Animais não incluídos nas categorias dos animais de criação e dos animais selvagens, como, por exemplo, os animais de companhia, os animais de jardim zoológico e os animais de circo;
(...)

Categoria 2:
(...)
c) Produtos de origem animal que contenham resíduos de medicamentos
veterinários e contaminantes
enumerados nos pontos 1 e 2 do grupo B do anexo I da Directiva 96/23/CE, se esses resíduos excederem o limite permitido estabelecido pela legislação comunitária;

e) Animais ou partes de animais não contemplados no artigo 4.o que não tenham sido abatidos para consumo humano, incluindo os animais abatidos para erradicação de uma doença epizoótica;

Categoria 3
a) Partes de animais abatidos, próprias para consumo humano de acordo com a legislação comunitária, mas que, por motivos
comerciais, não se destinem ao consumo humano;

b) Partes de animais abatidos, rejeitadas como impróprias para
consumo humano, mas não afectadas por quaisquer sinais
de doenças transmissíveis aos seres humanos ou aos animais
e derivadas de carcaças que sejam próprias para consumo
humano
de acordo com a legislação comunitária;
(...)
As matérias tipo 1 e tipo 2 vão para incinerar. Trocando por miudos, e ao contrário do que se vê por essa net fora, cães e gatos não são usados nos fabrico de rações, assim como não são usadas carnes com as quantidades industriais de antibióticos referidas em posts anteriores. Só as matérias tipo 3 podem ser utilizadas em alimentação animal. Já agora, uma carcaça onde seja identificado um tumor é rejeitada, pelo que nem o tumor nem sequer o resto da carcaça cai na categoria 3 ...

Façam propaganda e convertam quem quer ser convertido mas não digam mentiras :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
KirimdeA
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 9:12 pm

segunda jul 05, 2010 7:33 pm

Eu respeito que as pessoas querem ter o seu negócio e muito sinceramente desejo a todos sucesso, porque não há pior do que as coisas correrem mal.

Mas francamente há uma coisa que não percebo:ocasionalmente aparecem pessoas na arca a promover o seu negócio, quer de forma directa, quer subrepticiamente e a forma que têm de o fazer é chegar a matar, chamar todos os outros de parvos e que eles é que não bons.

Há algum problema em dizer que têm uma forma alternativa de olhar para uma situação ? Tem de ser a dar cacetada ?

Esta jovem chega aqui e o que ela diz ?

Entra de uma forma correcta e diz: Olá, sou veterinária, considero que existe esta forma de olhar a nutrição, é uma alternativa, etc, etc. Vou dedicar-me a isto ?

Não Ele chega e diz:
Sou veterinária.Há pouca gente que olha para isto como eu, mas isso é porque foram sujeitos a lavagens ao cérebro por parte dos vendedores de ração, os meus colegas sabem que isso é errado e que as rações fazem mal mas não se importam porque ganham com isso.Eu ao contrário deles penso pela minha cabeça e sou estudiosa.

Francamente com a entrada que teve não sei como não a mandaram a um certo sitio aqui na arca e posso garantir se o que disse aqui vai ser a sua postura geral, não vai longe pois inclusivé que pudesse referir para si, não o fará pois ninguém gosta de ser chamado de burro, de zombie, de ganancioso ademais por quem mostra um respeito e dá uma deia falsa da classe médica veterinária.

Cresça e apareça...

P.S quanto aos produtos usados...existem como foi referido normas a ser respeitadas cada vez mais rigidas na nutrição animal, por isso se acham que as carcaças dos animais mortos com doenaçs IC ou com excesso de antibioticos são usadas nas rações de topo, enganam-se.

Ah e cara sra, eu conheço decerto mais fabricas de ração do que a sra...
KirimdeA
Membro Veterano

segunda jul 05, 2010 7:38 pm

Quanto a quem diz que os veterinarios não deviam vender rações, eu concordo.assim ainda aumentavam mais os preços dos actos médicos, como se passa nas clinicas americanas sem pet store associada e passavamos a ser muito melhor atendidos por miudos de 18 anos borbulhentos nas lojas de animais tipicas deste país que t~em dificuldade em soletrar o nome da ração.
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

segunda jul 05, 2010 9:14 pm

KirimdeA Escreveu:

Sou veterinária.Há pouca gente que olha para isto como eu, mas isso é porque foram sujeitos a lavagens ao cérebro por parte dos vendedores de ração, os meus colegas sabem que isso é errado e que as rações fazem mal mas não se importam porque ganham com isso.Eu ao contrário deles penso pela minha cabeça e sou estudiosa.

...
Pode não ter sido muito correcta mas que é uma verdade muito generalizada é.
Não é por acaso que as rações, em uma duzia de anos, passaram de "produto raro" para a coisa mais natural de se fazer. Isto foi conseguido através do Marketing em veterinários, criadores, treinadores, revistas, clubes caninos, exposições, provas desportivas, enfim, com todos os "lideres de opinião" do mundo canino.
É um negócio de biliões e dá muito dinheiro a ganhar a muita gente da área.
KirimdeA
Membro Veterano

segunda jul 05, 2010 9:18 pm

Não é verdade generalizada. A verdade real é que há 15-20 anos os animais eram alimentados com restos da nossa comida, do que sobejava em casa ou pedido a restaurantes que eram depois dados aos cães. Não havia uma cultura de fazer comida especifica para o cão, havia o que sobrava, o lixo...

As rações vieram colmatar a péssima alimentação que era dada.Daí que esse mito é como o do bom selvagem
LFBM
Membro

segunda jul 05, 2010 9:39 pm

KirimdeA Escreveu:Não é verdade generalizada. A verdade real é que há 15-20 anos os animais eram alimentados com restos da nossa comida, do que sobejava em casa ou pedido a restaurantes que eram depois dados aos cães. Não havia uma cultura de fazer comida especifica para o cão, havia o que sobrava, o lixo...

As rações vieram colmatar a péssima alimentação que era dada.Daí que esse mito é como o do bom selvagem
O facto de se substituir uma má prática por outra não valida a segunda automaticamente.
E sempre ouve pessoas a dar carne aos c~aes e não simplesmente restos, talvez não no nosso pais, onde o cão como animal doméstico, bem tratado, ainda é recente.
Adriano91
Membro
Registado: sábado abr 11, 2009 4:29 pm

segunda jul 05, 2010 9:42 pm

Com que idade e que um cão labrador pode começar a comer carne crua?
uma duvida, o meu cunhado chamou-me a atençao par auma coisa dando eu esta comida, ao cao e ele estar habituado, um dia quando eu ou alguem fizermos um corte em qualquer parte do corpo ele nao pode ter tendencia a atacar ?
Abraço
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

terça jul 06, 2010 8:26 am

Boas!
Bom, para quem quiser saber como é que realmente são as coisas, em lugar de repetir as mentiras que pululam na net, aconselho a leitura do Regulamento (CE) 1774/2002, que estabelece as regras relativas a sub-produtos animais. O Regulamento tem 95 páginas, pelo que é muito chato de ler. Mas basicamente diz que os sub-produtos animais são classificados em 3 categorias:
Quando li isto pensei finalmente vejo a Fjjord a participar activamente num tópico sobre raw/ barf . Já não era sem tempo :wink: . Pode ser que depois de mandar o pessoal todo a baixo nos brinde com mais informação importante sobre o assunto e é disso que todos pecisamos (pelo menos falo por mim).
E voilá cá temos o regulamento! Brigada!
Eu também acho que há algum exagero na história dos animais doentes e dos medicamentos mas continuo a ter algumas dúvidas em relação à carne que é utilizada nas rações.
Isto porque o controlo de qualidade mesmo nos países da CE pode variar de país para país e depois também nos chegam cá muitas rações que não são fabricadas na CE aí as regras podem ser bem diferentes...
Depois a origem e a qualidade da carne utilizada também varia muito de ração para ração. Enquanto encontramos rações onde se sublinha que a carne utilizada é "human grade" noutras nem por isso e quando aparecem sub-produtos ainda mais dúvidas levanta.

Quanto a quem diz que os veterinarios não deviam vender rações, eu concordo.assim ainda aumentavam mais os preços dos actos médicos, como se passa nas clinicas americanas sem pet store associada e passavamos a ser muito melhor atendidos por miudos de 18 anos borbulhentos nas lojas de animais tipicas deste país que t~em dificuldade em soletrar o nome da ração.
Pois KirimdeA o vet pode e deve aconselhar o dono na alimentação do pet. E concerteza que está mais habilitado a fazê-lo que tal funcionário borbulhento da pet shop que mencionou. Não fica é lá muito bem aconselhar exactamente aquela que vende. Até pode ser um conselho desinteressado mas para o dono do pet fica sempre a dúvida. E não é com a desculpa que os nossos vets necessitam das verbas das rações para manterem á clinica aberta que vamos fechar os olhos ao que está eticamente mal.
A verdade real é que há 15-20 anos os animais eram alimentados com restos da nossa comida, do que sobejava em casa ou pedido a restaurantes que eram depois dados aos cães. Não havia uma cultura de fazer comida especifica para o cão, havia o que sobrava, o lixo...

As rações vieram colmatar a péssima alimentação que era dada.
Concordo totalmente consigo. As rações tiveram e ainda têm esse grande mérito. Eu sou uma interessada pela alimentação caseira mas continuo a dar ração :wink:
Agora é inegável que estão a surgir outras opções e não adianta ignorá-las pois o futuro também vai passar por aí e basta ver o interesse crescente que os post sobre alimentação caseira têm aqui na arca.
Cabe aos mais informados, se a isso estiverem dispostos, desmistificar o que está errado, expôr o que está correcto, apelar à leitura da informação disponível e ensinar a filtrar essa informação.

Quanto aos posts da Dogswhish não os achei arrogantes. Confesso que me concentrei apenas no aspecto informativo das mensagens e não vi nada demais para além de ser publicitário mas numa vertente informativa.
Já vi que nem todos têm a mesma opinião o que respeito :wink:

Cumprimentos
Margarida
Fjjord
Membro Veterano

terça jul 06, 2010 9:18 am

O Regulamento é comunitário, logo todos os países da UE seguem este Regulamento. Se o leu, só estabelecimentos devidamente autorizados podem manipular estes produtos, e há regras quanto aos processos e regras de higiene que devem ser cumpridas senão lá fecha a fabriqueta. As rações fabricadas noutros países que não sejam da UE têm que obedecer às regras da UE, como é óbvio, mesmo sendo estas mais apertadas que nos países de origem, senão não recebem autorização de importação. E se leu a definição das categorias, TODOS os produtos animais usados em rações são "Human grade" ou derivados de carcaças "Human grade". Se as marcas europeias não usam esse argumento nos rótulos é porque ele é supérfluo (tipo descer para baixo ou subir para cima ...) Quanto a subprodutos, eis um "ingrediente" que ganhou má fama à custa dos maluquinhos leitores de rótulos e seus seguidores. Na prática, se se dessem ao trabalho de pesquisar, veriam que a diferença de composição e de digestibilidade entre farinha de carne e farinha de subprodutos é mínima ...

Quanto aos posts da Dogswish, só vi o mesmo relambório de sempre: os animaizinhos doentes que vão parar às rações, os cãezinhos cheios de maleitas por comerem ração, as enzimas da carne crua que ajudam à digestão (quais são? Quais escapam ao estômago? ...). Já para não falar do discurso que também é típico "Eu vi a luz e todos os outros são parvos" :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jul 06, 2010 9:36 am

Adriano91 Escreveu:Com que idade e que um cão labrador pode começar a comer carne crua?
uma duvida, o meu cunhado chamou-me a atençao par auma coisa dando eu esta comida, ao cao e ele estar habituado, um dia quando eu ou alguem fizermos um corte em qualquer parte do corpo ele nao pode ter tendencia a atacar ?
Abraço
Por favor, Adriano... Acha que os cães são vampiros que ao mínimo odor de sangue se transformam em bestas sanguinárias? Acha mesmo que isso tem algum fundo de verdade? :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LFBM
Membro

terça jul 06, 2010 1:16 pm

Adriano91[b] Escreveu:Com que idade e que um cão labrador pode começar a comer carne crua?[/b]

Com a mesma idade dos outros cães(aquando do desmame). Essa ideia de alimentação especifica para raças é conversa para vender rações mais caras. Qualquer cão, tal como qualquer pessoa (branca, preta,oriental,etc), deve comer de acordo com as caracteristicas pessoais (peso, exercicio, condição de saúde, etc.)

Abraço

Esta nem vale a pena o comentário.
LFBM
Membro

terça jul 06, 2010 2:31 pm

Fjjord Escreveu:Bom, para quem quiser saber como é que realmente são as coisas, em lugar de repetir as mentiras que pululam na net, aconselho a leitura do Regulamento (CE) 1774/2002, que estabelece as regras relativas a sub-produtos animais. O Regulamento tem 95 páginas, pelo que é muito chato de ler. Mas basicamente diz que os sub-produtos animais são classificados em 3 categorias:

Categoria 1:
a) Todas as partes do corpo, incluindo os couros e peles, dos
seguintes animais:
i) Animais suspeitos de estarem infectados com uma EET
ii) Animais abatidos no âmbito de medidas de erradicação de EET;
iii) Animais não incluídos nas categorias dos animais de criação e dos animais selvagens, como, por exemplo, os animais de companhia, os animais de jardim zoológico e os animais de circo;
(...)

Categoria 2:
(...)
c) Produtos de origem animal que contenham resíduos de medicamentos
veterinários e contaminantes
enumerados nos pontos 1 e 2 do grupo B do anexo I da Directiva 96/23/CE, se esses resíduos excederem o limite permitido estabelecido pela legislação comunitária;

e) Animais ou partes de animais não contemplados no artigo 4.o que não tenham sido abatidos para consumo humano, incluindo os animais abatidos para erradicação de uma doença epizoótica;

Categoria 3
a) Partes de animais abatidos, próprias para consumo humano de acordo com a legislação comunitária, mas que, por motivos
comerciais, não se destinem ao consumo humano;

b) Partes de animais abatidos, rejeitadas como impróprias para
consumo humano, mas não afectadas por quaisquer sinais
de doenças transmissíveis aos seres humanos ou aos animais
e derivadas de carcaças que sejam próprias para consumo
humano
de acordo com a legislação comunitária;
(...)
As matérias tipo 1 e tipo 2 vão para incinerar. Trocando por miudos, e ao contrário do que se vê por essa net fora, cães e gatos não são usados nos fabrico de rações, assim como não são usadas carnes com as quantidades industriais de antibióticos referidas em posts anteriores. Só as matérias tipo 3 podem ser utilizadas em alimentação animal. Já agora, uma carcaça onde seja identificado um tumor é rejeitada, pelo que nem o tumor nem sequer o resto da carcaça cai na categoria 3 ...

Façam propaganda e convertam quem quer ser convertido mas não digam mentiras :roll:
O problema não é só com subprodutos, são os muitos produtos utilizados para fazer rações.

Deêm uma olhadela a este link http://www.nytimes.com/2007/03/20/us/20 ... ref=slogin

É sobre um "recall" feito em 2007 de 60 milhões de embalagens de 100 marcas incluindo Eukanuba, Iams, Hills, Nutro e marcas de supermercado.
Espera aí, mas como é que diferentes marcas, de diferentes "qualidades" têm o mesmo problema ao mesmo tempo?
Porque é tudo feito na mesma fábrica, a diferença está no tal Marketing que eu já aqui referi. Para falar em termos leigos "a embalagem muda mas a mer.. é a mesma"
O problema estava no gluten de trigo utilizado que provocou mortes e doença em vários pets.
Vêm-se a saber, a fábrica tinha mudado de fornecedor(chinês) do tal produto, conserteza por questôes de qualidade e não de custo, digo eu,porque até se costuma ler nas embalagens coisas como "desenvolvido e controlado por veterinarios","qualidade controlada em laboratório" etc. Tretas, tretas e mais tretas.
Metam na vossa cabeça que os fabricantes de raçaõ, tal com qualquer multiacional, só querem saber de uma coisa - se as acções sobem ou descem. Despedimentos, falcatruas contabilisticas e outras que tais não têm importância - desde que as acções subam (e temos tido muitos exemplos recentemente). Acham que se vao preocupar com o bem estar dos animais dos outros??

E devemos achar que as rações são melhores só porque a publicidade(incluindo a dos veteriarios ) assim o diz? Desculpem mas, para mim, isso é ingenuidade.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jul 06, 2010 2:36 pm

LFBM Escreveu:
Adriano91[b] Escreveu:Com que idade e que um cão labrador pode começar a comer carne crua?[/b]

Com a mesma idade dos outros cães(aquando do desmame). Essa ideia de alimentação especifica para raças é conversa para vender rações mais caras. Qualquer cão, tal como qualquer pessoa (branca, preta,oriental,etc), deve comer de acordo com as caracteristicas pessoais (peso, exercicio, condição de saúde, etc.)

Abraço

Esta nem vale a pena o comentário.
Muito " Crepúsculo", muito " Lua Nova " , muito " Eclipse" e muita " Lua Vermelha " :lol: :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Fjjord
Membro Veterano

terça jul 06, 2010 2:43 pm

LFBM Escreveu: O problema não é só com subprodutos, são os muitos produtos utilizados para fazer rações.

Deêm uma olhadela a este link http://www.nytimes.com/2007/03/20/us/20 ... ref=slogin

É sobre um "recall" feito em 2007 de 60 milhões de embalagens de 100 marcas incluindo Eukanuba, Iams, Hills, Nutro e marcas de supermercado.
Giro, que eu me lembre, não houve nenhum "recall" dessas marcas na Europa. Curioso, não é?
KirimdeA
Membro Veterano

terça jul 06, 2010 6:28 pm

Os fabricamentes como é lógico querem saber de lucro sim...é pecado ? Não trabalhamos todos para ganhar dinheiro ? Alguém trabalha por caramelos ? Ah bem...

Quanto às teorias da conspiração...como qualquer pessoa sabe, uma multinacional não se pode dar ao luxo de não ter investigação, de não ter procedimentos restritos ou de seguir uma politica bem estruturada sob risco de perder a confiança do consumidor. Eu já visitei várias fábricas e vi as condições severas de controlo que têm. Claro que não falo da marca Zezinho da Silva produzida em Espanha ou no Canadá em que somente muda o rótulo para 30 marcas diferentes.

Acho absurdo falar-se em falta de ética os médicos veterinarios aconselharem a ração que vendem. Eles vendem por duas razões, confiança( pois estão a dar o seu aval) e lucro, claro. è falta de ética ? Não é.

Acho incorrecto isso sim um médico veterinario dizer que os colegas foram todos sujeito a lavagem ao cérebro e que ele é que sabe pensar pela própria cabeça..isso não é só falta de ética..é falta deontológica.

E claro que os donos de loja têm malapatas com os veterinários..é que geralmente estes têm mais capital de confiança do que os lojistas e isso faz-lhes espécie.
Responder

Voltar para “Cães”