Sim mas os cães não são propriamente castelos de pedra nem património históricoFjjord Escreveu:Pois é, Charlie2, também hoje em dia o Castelo de S. Jorge não faz qualquer sentido. Está a ver que fabuloso condomínio fechado não se fazia naquela zona? Bute deitar aquilo abaixo?Charlie2 Escreveu:há sempre uma desculpa, mesmo que nos dias de hoje não faça qualquer sentido.
Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?
Moderador: mcerqueira
Aí é que se engana, Charlie. Os cães de raça SÃO património histórico.
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
-
jofelix
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Fjjord Escreveu:Porquê? É o mesmo tipo de corte do Cão de Água e pelos mesmos motivos. A parte posterior era cortada para pesar menos na água e para facilitar os movimentos dos posteriores na água e, portanto, o cão se cansar menos, o pêlo do focinho era cortado para, quando o cão estava na água, os olhos não ficarem tapados pelo pêlo (a alternativa seria usar uma touquinhajofelix Escreveu:Olá,
O que é isto, senão a procura do mais bonito, estéticamente.
Faz parte do estalão ? Porquê ?
Um abraço) e os pompons nas articulações serviam para proteger as ditas cujas dos choques térmicos. Viu? Tudo tem uma razão prática na origem
Mas actualmente, já não é aceitável, uma vez que já não é necessário desempenhar as funções do passado, por isso é que digo que se procura o bonito, pelo menos agora.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
sim, mas também são cães... aliás, antes de serem património do que quer que seja são animais com necessidades e direitos. E esse é o grande problema, porque ao longo da histórias eles foram dobrados e moldados para os fins que os humanos entenderam melhores, mesmo que isso significasse tortura e mutilação.Fjjord Escreveu:Aí é que se engana, Charlie. Os cães de raça SÃO património histórico.
-
jofelix
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Também muitas das actuais raças tiveram origem em criadores de fundo de quintal, que lhes deu na cabeça de cruzar raças, e porque eram Lord's de não sei quê, foi-lhes atribuída a paternidade da nova raça.Fjjord Escreveu:Esqueci-me de dizer que o Caniche era na origem um cão de caça destinado a recolher as peças de caça que caiam na água (o pessoal só deve conhecer aquelas coisas guinchadoras a que o comum mortal chama de caniche e que são o resultado de muitas gerações de criação de fundo de quintal sem aferições nas exposições ...)
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Pois é, Charlie. É mesmo uma tortura ter cães fechados em apartamentos 20 h por dia sozinhos, ou presos a uma corrente, e deveriam ser proibidas as mutilações, incluindo esterilizações ...
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Eu não gosto de esterilizações Fjjord, apenas as apoio porque são a única maneira de pôr fim á imbecilidade e irresponsabilidade do ser humano. E acredite que um dia espero que deixem de ser um mal necessário e que os donos comecem a ser responsabilizados e não«desresponsabilizados» pelas Me*** que fazem com os seus animais.Fjjord Escreveu:Pois é, Charlie. É mesmo uma tortura ter cães fechados em apartamentos 20 h por dia sozinhos, ou presos a uma corrente, e deveriam ser proibidas as mutilações, incluindo esterilizações ...
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Ninguém ligou ao de que importante eu disse : se vou melhorar uma raça, posso ter de fugir ao estalão de beleza...sou, por isso, pior criador ?
Acham normal que se considere que é do estalão um basset hound com pernas enrugadas e baixinhas ?
E os cockers mini que, objectivamente, nunca poderiam caçar ?
E, porque se faz isto ao York ?

um cão de seu natural bem mais bonito e simpático.

Isto já sem falar dos caniches...
Quanto às informações que dei - de facto, não fui verificar...mea culpa - foram -me dadas por uma senhora inglesa cuja família está envolvida em expos desde o século XIX.
Mas, prontos, devia ter verificado.
O facto é que os criadores bem pouco se importam se o cão sofre ou deixa de sofrer.
A mira está no prémio, no prestígio e no nome.
Para mim, o que as expo têm de positivo é que impedem as raças de se achincalharem totalmente.
E só isto, justifica as expos.
Não tenho dúvidas que se se deixasse aos criadores a decisão da aparência dos cães, a esta hora teríamos cães às bolinhas, verdes e sarapintados - tudo o que de mais vendável houvesse...
Acham normal que se considere que é do estalão um basset hound com pernas enrugadas e baixinhas ?
E, porque se faz isto ao York ?

Isto já sem falar dos caniches...
Quanto às informações que dei - de facto, não fui verificar...mea culpa - foram -me dadas por uma senhora inglesa cuja família está envolvida em expos desde o século XIX.
Mas, prontos, devia ter verificado.
O facto é que os criadores bem pouco se importam se o cão sofre ou deixa de sofrer.
A mira está no prémio, no prestígio e no nome.
Para mim, o que as expo têm de positivo é que impedem as raças de se achincalharem totalmente.
E só isto, justifica as expos.
Não tenho dúvidas que se se deixasse aos criadores a decisão da aparência dos cães, a esta hora teríamos cães às bolinhas, verdes e sarapintados - tudo o que de mais vendável houvesse...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sim, e há alguns cães cuja história é sempre Muuuito duvidosa. Mas isso já são outras discussões.jofelix Escreveu:Também muitas das actuais raças tiveram origem em criadores de fundo de quintal, que lhes deu na cabeça de cruzar raças, e porque eram Lord's de não sei quê, foi-lhes atribuída a paternidade da nova raça.Fjjord Escreveu:Esqueci-me de dizer que o Caniche era na origem um cão de caça destinado a recolher as peças de caça que caiam na água (o pessoal só deve conhecer aquelas coisas guinchadoras a que o comum mortal chama de caniche e que são o resultado de muitas gerações de criação de fundo de quintal sem aferições nas exposições ...)
O estalão (o que é isso de estalão de "beleza"?aisd Escreveu:Ninguém ligou ao de que importante eu disse : se vou melhorar uma raça, posso ter de fugir ao estalão de beleza...sou, por isso, pior criador ?
É normal, sim. O BH é um cão de rastro que era para ser seguido pelo caçador a pé. Com as patas curtas não só está mais perto do chão e capaz de captar cheiros como é mais fácil de seguir pelo caçador. Quanto a Cockers mini, deve ter sido a aisd que os inventouaisd Escreveu: Acham normal que se considere que é do estalão um basset hound com pernas enrugadas e baixinhas ?
aisd Escreveu: E, porque se faz isto ao York ?
Pois Fjjord, mas actualmente o BH é um cão com inúmeros problemas de saúde (entre outras coisas) porque se foram «apurando as características que o definiam», passando disto:

para isto

actualmente não me parece que um animal destes mantenha algum fim muito prático. Portanto vão continuar a apurar-se características para...?
Edit para abrir parêntesis.

para isto

actualmente não me parece que um animal destes mantenha algum fim muito prático. Portanto vão continuar a apurar-se características para...?
Edit para abrir parêntesis.
Sério?
E quais são os (inúmeros) problemas de saúde causados pelo aumento das pregas de pele? (não estou a ver grande diferença no tamanho das patas ...)
Quanto à funcionalidade, Charlie, é questão de ver como é que estes cães se comportam nas provas práticas que se fazem por essa Europa fora. E é bem capaz que haja Lordes ingleses com matilhas destes cães, talvez lhes possa pedir para fazer uma visita e ver como é que as coisas se passam no habitat de origem da raça ...
Fjjord, em primeiro lugar, se reparar bem as patas do BH estão bem mais curtas, as orelhas bem mais compridas, e o cão apresenta inúmeras pregas mais compridas do que originalmente.Fjjord Escreveu:Sério?E quais são os (inúmeros) problemas de saúde causados pelo aumento das pregas de pele? (não estou a ver grande diferença no tamanho das patas ...)
Quanto à funcionalidade, Charlie, é questão de ver como é que estes cães se comportam nas provas práticas que se fazem por essa Europa fora. E é bem capaz que haja Lordes ingleses com matilhas destes cães, talvez lhes possa pedir para fazer uma visita e ver como é que as coisas se passam no habitat de origem da raça ...
Segundo, o BH é um cão que além de ser propenso a problemas de coluna (por se rum cão muito pesado com patas demasiado curtas), é um cão que actualmente não pode nadar (porque devido ao facto de ter as patas demasiado curtas não se aguenta muito tempo dentro de água «sem pata»). Também é propenso a octites E inúmeros problemas ósseos devido á sua constituição.
Acrescento ainda problemas respiratórios e oculares.
Pergunto-me se nos primórdios da sua existência o cão teria exactamente estes problemas e se o «apuramento da raça» não contribuiu para o seu agravamento...
E para finalizar, uma minoria como são os Lordes Ingleses e as suas caçadas dificilmente me servem de exemplo como donos. podem ser exemplo de bom dono 8mas se eu fosse casada com um lord dificilmente estaria aqui a discutir cães). E o BH é apenas um exemplo, podemos passar ao Bulldog que já nem consegue reproduzir-se sem «ajuda»
Bom, não vejo onde é que as patas estão "bem mais curtas"
De resto (e eu até nem tenho nada a ver com a raça
), tanto quanto eu sei a raça foi refabricada no início do séc XX para que a cabeça ficasse tipo BloodHound (aliás, para essa reformulação foram usados cruzamentos com BloodHounds). Por isso, a alteração da cabeça não foi fortuita mas sim totalmente intencional.
Qual o problema de não poder nadar?
E quais são os inúmeros problemas ósseos?
Os Lordes ingleses podem não lhe interessar mas a raça foi criada para um certo tipo de trabalho ligado a um certo tipo de dono. Lá está, chego à conclusão que vocês é que só estão interessados em olhar para o aspecto do cão sem parar para pensar um pouquinho o porquê daquele cão existir e de ter aquele aspecto
E quando não cai dentro da bitola daquilo que vocês consideram ser "bonito" ou "normal" ou whatever toca de deitar abaixo 
Qual o problema de não poder nadar?
Os Lordes ingleses podem não lhe interessar mas a raça foi criada para um certo tipo de trabalho ligado a um certo tipo de dono. Lá está, chego à conclusão que vocês é que só estão interessados em olhar para o aspecto do cão sem parar para pensar um pouquinho o porquê daquele cão existir e de ter aquele aspecto