Ai Meu Deus...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mariasara2
Membro
Registado: sábado jun 12, 2010 8:56 pm

segunda jun 28, 2010 10:12 am

( é que eu ainda nao fui "atingida" pelo pensamento exibicionista de que um cao de raça é mais cão do que o rafeirote... talvez por isso tenha adoptado 2).
Sugerir que sejam apenas os criadores a criar e que o resto das cadelas sejam esterelizadas não é também uma boa solução!

E não me venham dizer que nao afecta a biodiversidade (restringir a criação de um país a raças puras!)... De tangas já estamos todos muiitttooo fartos :D

Eu percebo que ter cães no canil seja mau, haverem criadeiros a criar a torto e a direito seja mau, etc.

Mas essa soluçãozinha foi das mais .... "tolas" que já ouvi por aqui....
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

segunda jun 28, 2010 10:16 am

mariasara2 Escreveu: J� ouviu falar em gen�tica e os problemas da cria�ao selectiva?!?!?!?!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
Pode explicar melhor. Quais são os problemas da criação selectiva?
Se fala em doenças transmitidas de país para filhos, nada melhor do que uma criação selectiva para os irradiar.
mariasara2
Membro

segunda jun 28, 2010 10:20 am

Bikejorer Escreveu:
mariasara2 Escreveu: J� ouviu falar em gen�tica e os problemas da cria�ao selectiva?!?!?!?!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

Pode explicar melhor. Quais são os problemas da criação selectiva?
Se fala em doenças transmitidas de país para filhos, nada melhor do que uma criação selectiva para os irradiar.
Ou então não.
Se restringirmos apenas a evolução de uma espécie à criação selectiva podemos cometer um grande erro.
Por exemplo: Suponhamos que aparece por aí um virus novo e que não existe ainda forma de o combater. Se houverem espécimes com genes diferentes, pode ser que a espécie (canis lupus) tenha outro caminho alternativo à extinçao.
Mas pronto, pensai no presente. Os desastres não sucedem pois nao? :roll:

Eu acho que devemos "combater" os criadeiros. Devemos combater o abandono. Mas não é esterelizando todas as cadelas do país (com excepção às cadelas de criação!)
Bikejorer
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 10:23 am

mariasara2 Escreveu: E n�o me venham dizer que nao afecta a biodiversidade (restringir a cria��o de um pa�s a ra�as puras!)... De tangas j� estamos todos muiitttooo fartos :D
Pondo de parte os cruzamentos programados, todas as raças em vias de reconhecimento pela FCI, ficando apenas os indivíduos de raça reconhecida, mesmos assim, a espécie ficava com variabilidade genética mais do que suficiente.
mariasara2
Membro

segunda jun 28, 2010 10:25 am

Bikejorer Escreveu:
mariasara2 Escreveu: E n�o me venham dizer que nao afecta a biodiversidade (restringir a cria��o de um pa�s a ra�as puras!)... De tangas j� estamos todos muiitttooo fartos :D
Pondo de parte os cruzamentos programados, todas as raças em vias de reconhecimento pela FCI, ficando apenas os indivíduos de raça reconhecida, mesmos assim, a espécie ficava com variabilidade genética mais do que suficiente.
Não concordo. Os genes andam sempre todos à volta do mesmo. São caes com fenótipos e genótipos muito identicos.
Se ocorrer um imprevisto, puffff! Era uma vez os canis lupus...
mariasara2
Membro

segunda jun 28, 2010 10:28 am

Uma mudança tao radical, a meu ver, nao é solução adequada.

Eu apostaria numa mudança de mentalidades da população. E para isso teria de mudar muita coisinha, começando pelos media e pelo governo português.

Impossivel? Nao! Mas mais demorado que a vossa solução "extremista" seria de certeza.
Bikejorer
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 10:29 am

mariasara2 Escreveu:
Bikejorer Escreveu:
N�o concordo. Os genes andam sempre todos � volta do mesmo. S�o caes com fen�tipos e gen�tipos muito identicos.
Está a brincar comigo?
mariasara2
Membro

segunda jun 28, 2010 10:30 am

Bikejorer Escreveu:
mariasara2 Escreveu:
Bikejorer Escreveu:
N�o concordo. Os genes andam sempre todos � volta do mesmo. S�o caes com fen�tipos e gen�tipos muito identicos.
Está a brincar comigo?
Eu? Não. Estou a falar muito a sério.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda jun 28, 2010 11:06 am

mariasara2 Escreveu: O seu comentário foi feito exactamente com o mesmo raciocinio de Hitler. "vamos lá apurar, o puro é que é bom"

Pelo menos informe-se um bocadito melhor antes de comenter erros desses................

Pela tua ordem de ideias, os actuais cientistas/geneticistas que fazem manipulação genética para apurar a raça humana, isto é, fazer com que nasçam sem predisposição para algumas doenças, por exemplo, são equiparados ao Hitler ?

Quer queiras/aceites ou não, o que é bom/ melhor é aquilo que é apurado.

Só tenho mais uma curiosidade; Certamente que há cães rafeiros muito parecidos com o da raça que compraste, mas se és contra o apuramento de raças, porque é que compraste um cão de raça? Não terás tido um "flash à Hitler"?

Um abraço

P.S. - Também tens conhecimento que a raça do cão de pastor alemão, também sofreu ,no pós-guerra, ao ponto de lhe trocarem o nome para Lobo D'Alsácia !? E não foi o Hitler que lhe trocou o nome!
Acabemos com estes radicalismos.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
mariasara2
Membro

segunda jun 28, 2010 11:28 am

jofelix Escreveu:
mariasara2 Escreveu: O seu comentário foi feito exactamente com o mesmo raciocinio de Hitler. "vamos lá apurar, o puro é que é bom"

Pelo menos informe-se um bocadito melhor antes de comenter erros desses................

Pela tua ordem de ideias, os actuais cientistas/geneticistas que fazem manipulação genética para apurar a raça humana, isto é, fazer com que nasçam sem predisposição para algumas doenças, por exemplo, são equiparados ao Hitler ?

Quer queiras/aceites ou não, o que é bom/ melhor é aquilo que é apurado.

Só tenho mais uma curiosidade; Certamente que há cães rafeiros muito parecidos com o da raça que compraste, mas se és contra o apuramento de raças, porque é que compraste um cão de raça? Não terás tido um "flash à Hitler"?

Um abraço

P.S. - Também tens conhecimento que a raça do cão de pastor alemão, também sofreu ,no pós-guerra, ao ponto de lhe trocarem o nome para Lobo D'Alsácia !? E não foi o Hitler que lhe trocou o nome!
Acabemos com estes radicalismos.
Resposta à 1ª curiosidade:
Não, não sao equiparados ao Hitler. Porquê? Porque nao andam a esterelizar os individuos que alguns consideram menos pessoas.
Seleccionam alguns gametas por não terem genes que desenvolvam determinadas doenças e etc.
(mas sou contra a manipulação genética ao serviço da beleza)
O que eles andam a sugerir é esterelizar-se TODOS os cães quer tenham doenças quer não e passar-se a ter APENAS criação de raças "PURAS".
Ou seja, os SRD deixam de existir.

Melhor na sua perspectica ;) Não generalize.
Os "hibridos" podem ter muitas vantagens...

Comprei um cão de raça porque gosto de goldens. Mas e dps? Gosto de Goldens como gosto de rafeiros. Tenho 2 rafeiros, agora comprei um golden! Não posso? Lá por nao ser a favor do que voces andam a sugerir (de se esterelizar todos os caes do país à excepçao dos de raça pura dos criadores) não quer dizer que nao goste de raças puras ou que ache que elas nao devem existir!

Apenas nao concordo com essa atitude extremista de esterelização!
mariasara2
Membro

segunda jun 28, 2010 11:32 am

Bikejorer Escreveu:
mariasara2 Escreveu:
Bikejorer Escreveu:
Está a brincar comigo?
já agora, nao era voce que andava aqui a defender que os caes resultantes de alguns cruzamentos entre raças eram bons para determinadas actividades (as vezes melhores que os puros)?
Agora nao entendo a sua atitude.
É que se só existirem cães resultantes de cruzamentos feitos por criadores, e se todos os outros forem esterelizados... Deixam de existir os tais caes que voce defendia. :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 28, 2010 11:38 am

Enquanto houver um cão e uma cadela férteis que até podem ser de qualquer raça nunca ocorrerá a extinção da espécie. :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda jun 28, 2010 12:23 pm

mariasara2 Escreveu:
Apenas nao concordo com essa atitude extremista de esterelização ...em massa!
Mas essa é a única forma, rápida, de se diminuir a actual população de rafeiros, que é de tal forma elevada que não há associações e/ou canis suficientes para lhes dar uma solução.
A única forma é fazer como nos outros países, ditos sem ou com poucos SRD, esterilizar e fazer uma campanha à séria sobre abandono e respectivas consequências para quem o fizer. Talvez nessa altura o SRD seja tão valorizado e/ou tratado como um cão de raça pura.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 28, 2010 12:32 pm

jofelix Escreveu:
mariasara2 Escreveu:
Apenas nao concordo com essa atitude extremista de esterelização ...em massa!
Mas essa é a única forma, rápida, de se diminuir a actual população de rafeiros, que é de tal forma elevada que não há associações e/ou canis suficientes para lhes dar uma solução.
A única forma é fazer como nos outros países, ditos sem ou com poucos SRD, esterilizar e fazer uma campanha à séria sobre abandono e respectivas consequências para quem o fizer. Talvez nessa altura o SRD seja tão valorizado e/ou tratado como um cão de raça pura.

Um abraço
Com certeza. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 28, 2010 12:46 pm

O melhor é aquilo que é apurado? Só se for o refugado e depois faz mal.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”