zeca2 Escreveu:Não consigo perceber como é que se a esterilização fosse obrigatória (com leis aplicáveis, exequíveis e coimas pesadas) para todos os machos e fémeas, com as excepções já aqui referidas, não conseguiriamos atenuar drasticamente a densidade populacional dos cães e gatos.
Percebo os argumentos da filipa02 e também acho que a esterilização poderia contribuir para a diminuiçao do problema dos cães vadios.
Mas estou em completo desacordo com o que diz na citação acima:
- primeiro, porque não me considero "matarruano" e não estou para que o estado me venha fazer pagar pela "matarruanice" dos outros, que por certo os haverá...
- depois porque vai contra os meus princípios admitir que o estado me venha impôr normas sobre o que fazer ou não fazer com algo que é da minha propriedade e pelo qual sou responsável;
- finalmente porque penso que haverá outras formas de, a montante, minimizar o problema do abandono dos cães. Coimas pelo abandono, sim senhor, porque punem um acto desprezível. Coimas por eu resolver fazer uma ninhada, não muito obrigado. Mas admito que algum político desta cambada que nos governa acabe também por implementar essa peregrina ideia, nem que seja só para ficar na fotografia e não tenha depois execução prática.
- O Zeca pode não ser matarruano, eu tb não me considero matarruana e felizmente há muita gente que não o é... mas muita gente é, seguramente, e isso vê-se diariamente debaixo do nosso nariz, por onde quer que andemos, não precisamos de morar numa aldeia distante do interior no país;
- O Estado impor-lhe normas sobre algo que é sua propriedade?? Oh Zeca, mas isso é o "prato do dia": O Zeca compra uma casa, quando a vende, se ganhar algum dinheiro, vai ter que pagar a talhada ao Estado. E a casa era SUA propriedade, foi o Zeca que a comprou com o SEU dinheiro;
- O abandono é desprezível e ter ninhadas porque lhe apetece, não sendo criador e potenciando um possível abandono não é??

Ah pois, porque o Zeca só originou o problema, tratou muito bem da ninhada enquanto ela foi sua, agora que os cães já têm donos, o problema já não é seu...se forem abandonados, a culpa é do matarruano...Ah não, espere, essa é a altura de chamar a Comissão de Apoio aos Animais Excedentes e Vítimas de Abandono
- Se algum político tiver essa ideia peregrina eu vou aplaudir...já deve ser de bengala ou cadeira de rodas, mas...
E sim, nestas situações, paga sempre o justo pelo pecador...como em tudo na vida!