lop - será importante???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Katra
Membro
Registado: quinta set 16, 2010 2:48 pm

segunda set 20, 2010 5:10 pm

TheOne Escreveu: :o A sério? :o

Estes Criadores da treta que registam ninhadas e procuram progenitores com bons pedigrees, que procuram estudar os antepassados dos cães que usam na sua criação, quer a nível morfológico quer a nível comportamental... ai que burros estes criadores... :roll: Perda de tempo 8) Vamos é ali cruzar um cão com LOP com a minha cadela... o resto não interessa nada :lol:
Prontos, já sabia... Isso foi o veterinário, por sinal até é veterinária, quem me disse, a propósito de um cão a quem foi diagnosticada possibilidade de vir a ter displasia da anca. Por sinal uma veterinária "imigrada", veio do norte de Portugal. Concordo com a procura de cães com bom pedigree e bons antepassados, embora o facto de ter as ancas "perfeitas" não signifique que todos os descendentes sejam assim, existe uma carga genética característica de certas raças que pode manifestar-se por ancas menos bem formadas. Não é só em relação a golden's e labradores, é em relação a diversas raças. Pá, querem reclamar, façam-no com ela.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 20, 2010 5:35 pm

Katra Escreveu:
dinodane Escreveu:Pois eu acho que o mal disto é fugir-se ao assunto do tópico. :lol:

Á pergunta da user que começou o tópico: SIM O LOP É IMPORTANTE na compra de um cão de raça.
O LOP garante saúde, qualidade, excelência do exemplar? Não. Não é para isso que serve, é um mero assento de genealogia e custa uma bagatela no meio da despesa que dá fazer uma ninhada decente. Se um criador não regista no LOP das duas três, ou é porque não sabe o que está a fazer ou porque simplesmente a ninhada NÃO PODE TER LOP por variadas razões:
- os pais não têm LOP, a ninhada também não pode ter como é óbvio;
- a cadela tem mais de 8 anos;
- a cadela já pariu mais vezes do que devia.

é só isto e não é nada complicado. :|
Claro que o LOP não traz mais qualidade ao cão. Tudo começa muito antes, já na fase de gestação há que tratar muito bem a cadela, após o parto existe um acompanhamento veterinário e alimentar fundamental. A quase totalidade dos criadores na Madeira optam por um veterinário que trabalha na função pública, faz depois uns biscates pós laboral, sai muito mais barato. Eu considero que a vacina administrada pela clínica que lido muito melhor e mais completa, sai-me mais do dobro do que se fosse com esse tipo, mas trata-se da saúde dos meus cães. A minha cadela tem 4 anos, o mais tardar aos 6 anos vai ficar aposentada para ninhadas, e só faz ninhada se estiver em boa forma física. E em 4 anos, só pariu 2 vezes. Tem LOP, o macho que acasala com ela tem LOP, falhei na 1ª ninhada o facto de não a ter registado (tive receio de gastar muito dinheiro e depois não conseguir vender os cães...), mas acho que fazer criação com ela não é nenhum crime
Mais uma coisita, e isto disse-me o veterinário: essa história do cão ter testes de displasia da anca e estar 100% perfeito não quer dizer nada, isso é um factor genético que pode passar de uma geração para outra mais adiantada. Não comecem a me chamar nomes, o veterinário foi quem me disse.
Vai-me desculpar a insistência...

Mas as coisas começam muito antes da gravidez da cadela.

Fala-me de vacinas. As vacinas não são profilaxia de taras genéticas.

Desvaloriza o despiste da displasia da anca. Se tiver noções de genética e da própria condição saberá que efectivamente o facto de ambos os progenitores terem ancas grau A não quer dizer que não possam ter prole afectada. Ma com certeza não poderá negar que, as probabilidades de virem a ser displásicos são menores com pais A ou B... Saberá que o papel dos criadores na erradicação desta doença é importante... particulamente nos retrievers. Não culpe a vet, você como criador é que tem de ter certas noções.
E a coisa não fica por aí, há cardiopatias congénitas, taras oculares...
tive receio de gastar muito dinheiro e depois não conseguir vender os cães..
Está a ver o que eu quis dizer com a perspectiva mercantilista da criação de cães?
Você não pode aspirar a ser um criador ético se as finanças pesam nos cuidados pré e pós cobrição da cadela. O registo não é uma fortuna mas é mais um custo e se a isto acrescer o preço da monta com um cão de jeito, os despistes de doenças, o acompanhamento veterinário, ecos etc da cadela, as desparasitações e primo vacinação da ninhada, etc, a margem de lucro fica bastante reduzida, não é?
Como pode ser um bom criador se está a cortar no essencial com receio de não vender os animais?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda set 20, 2010 5:51 pm

Eu tenho compradores porque a minha 1ª ninhada atraíu-os, estive mais de 1 ano sem fazer criação porque não quis, mas depois já tinha vários interessados e avancei para mais uma.
Se vier alguém comprar um cão e diz-me que vive num apartamento ou que não tem mais ninguém em casa, ou que gostava de ter um golden mas não tem verbas e quer pagar às prestações, ou basta eu ter um mau feeling acerca do cliente, mando-o logo dar uma volta e recuso-me a vender o cão... Por causa disso é que já me aconteceu ver-me à rasca para despachar o resto da ninhada... .

Pelos vistos os interessados não eram suficientes....e 'despachar' a ninhada....adiante . :roll:
Eu pela minha parte já dei para este peditório. Enquanto houver gente que ache que criar cães é a mesma coisa que criar galinhas, nada a fazer. Há quem crie galinhas em capoeiras imundas e há quem as crie em aviários modernos e bem cuidados, mas não deixa de ser criação de galinhas. Criar uma raça acarreta bem mais responsabilidades do que 'tratar bem' a cadela e os cachorros, acarreta responsabilidades em relação há propria raça, ao seu standard, à sua historia e sobretudo ao seu Futuro.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda set 20, 2010 6:06 pm

ó Katra... pare lá com os insultos homem que ainda ninguem o insultou a si!

em relação à displasia... e ao facto de haver uma carga genética que predispõe certos animais a essa tara óssea: é para isso que existem os despistes de displasia, é por isso que os bons criadores não criam com cães que tenham um determinado grau de displasia... é precisamente por ser uma doença hereditária que não se fazem ninhadas com esses cães! percebeu agora o conceito de hereditariedade? :wink:

ah... displasia também pode ser ambiental. se o cachorro aquando da sua formação e fortalecimento da estrutura óssea não tiver uma alimentação correcta, se for levado a subir e descer escadas, ou saltar muito enquanto brinca... mas isto já é conversa para um novo episodeo!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 20, 2010 6:09 pm

Não há displasia "ambiental" se o animal não tiver essa carga genética. Os factores ambientais podem exacerbar ou despoletar uma condição já existente...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda set 20, 2010 6:15 pm

E por isso tudo há quem venda cães mais baratos e tenha maior margem de lucro do que quem vende mais caro e faz todo o trabalho de Criador, incluindo escolher o macho de boa qualidade muitas vezes pagar bem essa monta e assim colmata as falhas que a fêmea possa ter e assim contribuir sempre para uma melhoria da raça...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda set 20, 2010 10:37 pm

A assinalar: não somos "nós" que determinamos os estalões. Os bons cães não são assim considerados por capricho. Um estalão não se inventa e já agora, não se contesta.
De facto, acredito que em montes e montes de cães de raça, contam-se pelos dedos das mãos os realmente bons.
E por último, não concebo que se vendam cães sem despiste de doenças genéticas. A não ser que seja numa de fechar os olhos e muita fé, como já ouvi a um criador de raça gigante, que se baseava no facto de que em X cães que vendeu, nunca lhe apareceu tal coisa....
mas lá está.....em quanto é que fica uma radiografia com anestesia para detectar displasia? Pois...é das tais coisas que encarece.
Por isso já vi da mesma raça, quem vendesse a 500 e quem vendesse mil euros mais caro. Mas que valia a pena a diferença, valia.
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

terça set 21, 2010 12:02 am

EStá esclarecida ?
rucaKris Escreveu:ola a todos,
como ja disse anteriormente em outro tópico tenho um cocker spaniel mas ele não tem lop, será que é importante?
Não quero fazer criação nem nada parecido (embora pela pergunta que faz a algum tempo tenha parecido), adoro o meu menino, é quase um filho para mim, mas já me disseram que era bom se ele tivesse.

será assim tão importante? obrigada
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

terça set 21, 2010 1:25 am

rucaKris, tal como já lhe foi dito, o LOP é essencial para exposições e procriações, ou no caso dos PP evitar a castração, fora isso todos os cães são cães, e acima de tudo são NOSSOS.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça set 21, 2010 8:18 am

Katra Escreveu:
TheOne Escreveu: :o A sério? :o

Estes Criadores da treta que registam ninhadas e procuram progenitores com bons pedigrees, que procuram estudar os antepassados dos cães que usam na sua criação, quer a nível morfológico quer a nível comportamental... ai que burros estes criadores... :roll: Perda de tempo 8) Vamos é ali cruzar um cão com LOP com a minha cadela... o resto não interessa nada :lol:
Prontos, já sabia... Isso foi o veterinário, por sinal até é veterinária, quem me disse, a propósito de um cão a quem foi diagnosticada possibilidade de vir a ter displasia da anca. Por sinal uma veterinária "imigrada", veio do norte de Portugal. Concordo com a procura de cães com bom pedigree e bons antepassados, embora o facto de ter as ancas "perfeitas" não signifique que todos os descendentes sejam assim, existe uma carga genética característica de certas raças que pode manifestar-se por ancas menos bem formadas. Não é só em relação a golden's e labradores, é em relação a diversas raças. Pá, querem reclamar, façam-no com ela.
Não chegou lá, pois não???

Não percebeu a importância da Criação com ética e seleccionada, pois não? Para si é juntar 2 cães com LOP e rezar para que tudo corra bem...
Ainda bem que há Criadores que se preocupam em cruzar exemplares cujos antepassados são isentos de doenças genéticas, como por exemplo a displasia. :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”