CPC proibe Rafeiros em Portugal de fazer AGILITY !!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Marciia
Membro Veterano
Registado: quarta jun 10, 2009 11:09 am

domingo nov 28, 2010 8:36 pm

Já cheguei atrasada, mas que lógica é que isto tem? Eu não vejo nenhuma :|
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

domingo nov 28, 2010 10:17 pm

jofelix Escreveu:
aisd Escreveu:Donde é que tirou a ideia que se está a promover cruzamentos para praticar desporto ?
Eu não me lembro de ler nada disso...
Uma coisa é promover cruzas para a prática do Agility ou outra, outra é proibir o dono de um SRD de competir na modalidade...
Queres que faça um desenho? :lol:
Para mim, uma exposição e/ou competição é uma forma de promover determinado produto, seja um cão ou um shampoo.

Se para uma determinada competição se chegar à conclusão que o cruzamento da raça A+B potencia as suas qualidades/habilidades para a pratica da modalidade, é um facto que os cruzamentos vão proliferar.

Pergunta ao Bikejorer, que por aqui anda e que pratica uma modalidade, Mushing, se isto é verdade ou não ?
Sim é verdade.

O cruzamento cujo único objectivo visa a funcionalidade faz-se desde há alguns milhares de anos e continua a ser uma prática muito comum nos cães de trenó e modalidades que delas variam. Nem faz sentido que se faça doutro modo, seria até um retrocesso na modalidade.

O jofelix desde sempre demonstrou aqui na arca desconfiança por com estes cães sem raça que são usados para desporto. Referindo-se inclusive a estes cruzamentos como experimentais e que neles se produzem 10 cães para aproveitar 1. Não sei onde foi tirar esta ideia, talvez a um ou outro caso de cruzamentos que tenha visto a ser feitos para outra modalidade, porque no mushing não foi de certeza, mas certamente que ele saberá explicar porque o afirmou.
- Será que é à toa que por todo o mundo a maioria dos praticantes da modalidade optam por estes cães ditos sem raça?
- E porque será que são os sem raça definida e cruzados que alcançam sempre e de longe melhores tempos, comparados com os dos nórdicos puros.
Vendo por este prisma talvez seja mais experimental cruzar cães puros para mushing do que os ditos SRD.

Quanto aos canis cheios de rafeiros, não me parece que o mushing seja culpado, até porque acredito, mesmo nos países onde a modalidade está muito desenvolvida, que existam mais huskies e afins a serem despachados por donos comuns do que cães SRD de trenó. E neste caso o que fazemos? Apregoamos a erradicação dos nórdicos? Acho que não.

Mas volto a frisar, o cruzamento entre cães de raças diferentes e sem ela sempre foi feito e não é uma modernice destes tempos, como alguém já me disse. Desde há milhares de anos até aos dias de hoje, esta actividade conjunta entre cão e Homem tem vindo a sofrer constantes evoluções e ramificações e sempre teve, e vai continuar a ter, necessidade de cães capazes .
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 28, 2010 11:33 pm

Excelente resposta, Bikejorer! Equilibrada, calma e perspectivada! Os meus parabéns.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda nov 29, 2010 1:13 pm

Bikejorer Escreveu:
jofelix Escreveu:
aisd Escreveu:Donde é que tirou a ideia que se está a promover cruzamentos para praticar desporto ?
Eu não me lembro de ler nada disso...
Uma coisa é promover cruzas para a prática do Agility ou outra, outra é proibir o dono de um SRD de competir na modalidade...
Queres que faça um desenho? :lol:
Para mim, uma exposição e/ou competição é uma forma de promover determinado produto, seja um cão ou um shampoo.

Se para uma determinada competição se chegar à conclusão que o cruzamento da raça A+B potencia as suas qualidades/habilidades para a pratica da modalidade, é um facto que os cruzamentos vão proliferar.

Pergunta ao Bikejorer, que por aqui anda e que pratica uma modalidade, Mushing, se isto é verdade ou não ?
Sim é verdade.

O cruzamento cujo único objectivo visa a funcionalidade faz-se desde há alguns milhares de anos e continua a ser uma prática muito comum nos cães de trenó e modalidades que delas variam. Nem faz sentido que se faça doutro modo, seria até um retrocesso na modalidade.

O jofelix desde sempre demonstrou aqui na arca desconfiança por com estes cães sem raça que são usados para desporto. Referindo-se inclusive a estes cruzamentos como experimentais e que neles se produzem 10 cães para aproveitar 1. Não sei onde foi tirar esta ideia, talvez a um ou outro caso de cruzamentos que tenha visto a ser feitos para outra modalidade, porque no mushing não foi de certeza, mas certamente que ele saberá explicar porque o afirmou.
- Será que é à toa que por todo o mundo a maioria dos praticantes da modalidade optam por estes cães ditos sem raça?
- E porque será que são os sem raça definida e cruzados que alcançam sempre e de longe melhores tempos, comparados com os dos nórdicos puros.
Vendo por este prisma talvez seja mais experimental cruzar cães puros para mushing do que os ditos SRD.

Quanto aos canis cheios de rafeiros, não me parece que o mushing seja culpado, até porque acredito, mesmo nos países onde a modalidade está muito desenvolvida, que existam mais huskies e afins a serem despachados por donos comuns do que cães SRD de trenó. E neste caso o que fazemos? Apregoamos a erradicação dos nórdicos? Acho que não.

Mas volto a frisar, o cruzamento entre cães de raças diferentes e sem ela sempre foi feito e não é uma modernice destes tempos, como alguém já me disse. Desde há milhares de anos até aos dias de hoje, esta actividade conjunta entre cão e Homem tem vindo a sofrer constantes evoluções e ramificações e sempre teve, e vai continuar a ter, necessidade de cães capazes .
Não, não é uma modernice destes tempos o cruzamentos de raças para um determinado objectivo concreto. seja ele competição, caça ou guarda.

O que é modernice, e esta é que me preocupa e claro que sou contra, são os cruzamentos à balda, porque se quer ter mais um cachorro, porque é ideal para a cadela/cão, porque é bonito, ou simplesmente descuidado.

Mas, quem faz estes cruzamentos, só quer ficar com um cachorro, e os restantes cachorros serão entregues a donos cuidadosos ?

Quanto aos canis cheios de rafeiros, claro que a culpa não é do Mushing, pelo menos em Portugal, nem é das restantes raças, mas sim dos cruzamentos à balda, feitos por idiotas que pensam que cruzar um Pastor Alemão com um Rottweiler ou com um Labrador, obterá um cachorro mais feroz, mais meigo ou outra qualidade qualquer, esquecendo-se que o mais provável é obter cães desequilibrados.

Bikejorer, pergunto porque não sei, mas nos países onde se pratica o Mushing há muitos canis/associações lotado(a)s ? O povo desses países tem a mentalidade igual à portuguesa, ou seja, abandona os cães porque cresceram e já não gostam deles?

É por isso que eu sou contra a promoção dos SRD em geral, embora possa abrir excepções para os cachorro fruto de A+B para uma determinada competição, desde que compitam todos e/ou os futuros donos controlados.

É isto (foto abaixo) que querem continuar a ver !!!???
Se sim, continuem a dizer que o SRD é que é bom.
Aliás, só diz isso quem trabalha em canis e/ou associações e se quer ver "livre" deles.

Imagem
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

segunda nov 29, 2010 2:34 pm

Tambem se ve isto, não aos "montes" mas existem :wink:
Imagem

possivelmente vai-me responder que está na classe dos SRD, é verdade nao se ve o LOP "pendurado", mas nem o "ar" que tem os safou de lá irem parar.

agora desculpe, embora "supeita" não percebi ( sério ) este seu comentário.
Aliás, só diz isso quem trabalha em canis e/ou associações e se quer ver "livre" deles.
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
LuluB
Membro Veterano

segunda nov 29, 2010 2:48 pm

Ponky, acha mesmo que vale a pena contestar esta salgalhada que o jofelix anda para aqui a fazer para defender um ponto de vista absurdo e racista?

Poderíamos invocar um tão grande número de exemplos como os que ele invoca, mas não vale mesmo a pena, afinal de contas são racismos destes que enchem os canis de abandonados. Com raça e sem ela, com LOP e sem ele...

SRD? Que horror, abate-se, abate-se! Desportos finos, só para gente fina.

Por isso é que o Hitler se recusou a assistir às competições em que participou um dos maiores atletas de todos o tempos, que bateu recordes dos quais alguns só muitas decadas depois caíram e outros ainda não, só porque o homem era preto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

segunda nov 29, 2010 3:19 pm

Na minha opinião, nem o agility (nem as exposições caninas no geral) serve para promover raça absolutamente nenhuma (ou ausência dela) nem é por aí que a proliferação de animais abandonados aumenta ou dimuniu. O que se discute neste tópico é a tremenda injustiça de que são alvo os SRD, ao verem-se privados de uma actividade tão salutar e divertida para um cão como o é a prática de desporto com o seu dono. Alguém contesta isto? Mas se até aqui a sua participação era autorizada, só resta argumentar que foi precisamente devido a essa leviandade que a situação dos animais abandonados atingiu as proporções que hoje tem.

Não se misturem assuntos, por favor. Uma prova de agility não tem nada a ver com uma prova de trabalho ou com uma expo de beleza. Daí que nestas duas últimas não sejam admitidos cães SRD, pois o que está em causa é o julgamento de exemplares criados para um determinado objectivo, quer em termos de beleza ou desempenho das funções inerentes às raças. O desporto não. Concorrem cães com funções tão diversificadas como a caça, o pastoreio ou mesmo companhia (yorkshires, por exemplo, segundo tenho conhecimento), porque não também SRD?

Se a opinião do jofelix é a favor desta proibição, então afirmações deste género não fazem sentido nenhum, pela sua contradição óbvia:
jofelix Escreveu:Se querem competir, usem os SRD's já existentes, vão procurar novos exemplares aos canis municipais ou associações.
Se, por outro lado a sua preocupação recai apenas sobre o número de ninhadas arquitectadas para gerar campeões SRD no agility (preocupação, a meu ver, sem fundamento) então talvez seja melhor reconsiderar o seu disurso, pois quem o ler imagina uma pessoa elitista e prepotente ao ponto de negar a um cão sem raça o puro divertimento e felicidade de agradar ao seu dono da forma mais saudável possível. E também não percebo em que medida algum dono de um cão de raça se possa sentir defraudado se por acaso perder uma prova de agility para um SRD.

Já agora, antecipo-me e solicito que se excuse de 'respostas' do género: ''Queres que te faça um desenho??'', pelo menos dirigidas a mim.

Grata.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda nov 29, 2010 4:30 pm

Pessoalmente entre selecção de rafeiros para uma função e criadeirice de cães com LOP, venha a primeira...
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

segunda nov 29, 2010 4:49 pm

É verdade que o assunto do topico nao é os cruzamento de SRD com caes de raça...agora não me parece correcto dizer-se que as associações e canis "se querem ver livre" dos animais...tenho noção que a maior parte das esterilizações dos SRD são feitas, não pelo donos dos animais, mas sim pelas associações e pelos canis, sendo principalmente as associações que tem o maior cuidado de tratar das esterilizações dos SRD para minimizar o crescimento dos mesmos.
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
cpontos
Membro Veterano

segunda nov 29, 2010 5:12 pm

Sim, de facto n�o foi muito correcto. N�o quis minorizar o impacto de tal afirma��o, ou o problema do abandono de SRD em geral. Pe�o desculpa se foi a mensagem que passei.

Apenas quis enfatizar a diferen�a que existe entre possibilitar a um SRD a pr�tica de uma modalidade desportiva como o agility e promover cruzamentos entre SRD ou entre SRD e ra�as puras para a pr�tica do agility. Ningu�m aqui defende o cruzamento '� balda' seja do que for. Mas tal n�o implica que se fechem determinadas portas a c�es s� porque n�o t�m uma ra�a definida. At� considero a aplica��o de uma al�nea contemplando a esteriliza��o dos participantes sem LOP como uma benece (isto está correcto em termos ortográficos?? Ajudem aqui, por favor), � falta de melhor. E a ideia de que um c�o/cadela esterilizado(a) fica menos en�rgico � errada. Suponho que at� proporcione um melhor direcionamento da sua energia, uma maior concentra��o, talvez. E ainda se eliminava o receio de cruzamentos indesejados, ou indesej�veis.
Última edição por cpontos em segunda nov 29, 2010 9:04 pm, editado 1 vez no total.
LuluB
Membro Veterano

segunda nov 29, 2010 7:04 pm

cpontos Escreveu:...E a ideia de que um cão/cadela esterilizado(a) fica menos enérgico é errada. Suponho que até proporcione um melhor direcionamento da sua energia, uma maior concentração, talvez. E ainda se eliminava o receio de cruzamentos indesejados, ou indesejáveis.
A sua suposição também está errada, desculpe-me que lho diga. Até pode ser confundida com a opinião dos que defendem que o cãozinho sente necessidade de namorar e se apaixonar, embora em sentido contrário. A castração abranda muitos comportamentos, por isso se faz em casos de cães agressivos ou com comportamentos tidos por indesejáveis. Nem sempre resulta, mas enfim, pelo menos é este um dos muitos motivos indicados para a fazer.

Quanto aos cruzamentos indesejáveis, quem os pratica são precisamente criadores de raças, numa tentativa de obterem novos cães com determinadas características, e há imensos casos em que as coisas lhes saem furadas, surgindo então a classificação de "indesejável". É então que vai parar tudo ao canil, se não for mesmo abatido antes disso pelo próprio criador armado em Deus. Quando as coisas não lhes saem furadas, surgem então as novas raças ou variedades, das quais há N exemplos na canicultura de hoje.

Cruzamentos indesejados são aqueles que se dão à revelia dos donos de cadelas em cio. E esses cruzamentos tanto se podem dar com SRD como com machos de outras raças. O triste, para os defensores da noção fascista da pureza de raça é que os cachorros nascidos de cruzamentos com SRD são normalmente animais saudáveis e bonitos. Que também eles podem ir, e muitíssimas vezes vão, parar a um canil.

Também conviria fazer aqui a distinção entre SRD e cruzado, mas isto já é coisa para se discutir à parte. E como a cpontos tem toda a razão ao dizer que se está aqui a misturar uma data de discussões sem relação entre si, confesso este meu pecado e prometo não desviar mais a discussão.
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda nov 29, 2010 8:41 pm

no meu tempo, promovia-se o talento, o trabalho, as aptidões. e nos cães, estas existem, tanto nos de raça como nos outros. agora, há quem tenha medo de perder pergaminhos e condene os rafeiros...aos canis, ruas, e à morte. não porque sejam piores, mas porque são rafeiros.
eu não tenho associação nenhuma e não sou nem quero ser voluntária de nenhuma. tenho 4 rafeiros puros. um andou numa escola de treino e aprendeu o básico em tempo recorde. outra, já adulta, começou agora. vejo-a fazer coisas que muitos de raça, não fazem. e se depender de mim, irá fazer agility. se não puder ir a competições...melhor.
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

segunda nov 29, 2010 8:45 pm

cpontos Escreveu:...E a ideia de que um cão/cadela esterilizado(a) fica menos enérgico é errada. Suponho que até proporcione um melhor direcionamento da sua energia, uma maior concentração, talvez. E ainda se eliminava o receio de cruzamentos indesejados, ou indesejáveis.
Eu concordo plenamente com isto
cpontos
Membro Veterano

segunda nov 29, 2010 9:00 pm

LuluB Escreveu:
cpontos Escreveu:...E a ideia de que um c�o/cadela esterilizado(a) fica menos en�rgico � errada. Suponho que at� proporcione um melhor direcionamento da sua energia, uma maior concentra��o, talvez. E ainda se eliminava o receio de cruzamentos indesejados, ou indesej�veis.
A sua suposi��o tamb�m est� errada, desculpe-me que lho diga.
Mas é claro que desculpo Lulu :wink: É uma suposição, e é sempre positivo ouvir as dos outros e aprender com elas, certo? :)
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

segunda nov 29, 2010 10:34 pm

jofelix Escreveu: Não, não é uma modernice destes tempos o cruzamentos de raças para um determinado objectivo concreto. seja ele competição, caça ou guarda.

O que é modernice, e esta é que me preocupa e claro que sou contra, são os cruzamentos à balda, porque se quer ter mais um cachorro, porque é ideal para a cadela/cão, porque é bonito, ou simplesmente descuidado.

Mas, quem faz estes cruzamentos, só quer ficar com um cachorro, e os restantes cachorros serão entregues a donos cuidadosos ?
Concordo plenamente e partilho a sua preocupação.

jofelix Escreveu: Bikejorer, pergunto porque não sei, mas nos países onde se pratica o Mushing há muitos canis/associações lotado(a)s ? O povo desses países tem a mentalidade igual à portuguesa, ou seja, abandona os cães porque cresceram e já não gostam deles?
Sei que nos E.U.A as coisas também não são fáceis, talvez não hajam canis tão lotadas porque são mais pragmáticos a tratar estes assuntos, mas a fazer isso cá seria um aí jesus.
Mas concordo que nos países do centro e norte de Europa se têm outro tipo de atitude em relação aos animais.
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
Responder

Voltar para “Cães”