Mais uma criação de vão da escada...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça out 14, 2003 9:47 pm

sea Escreveu:
Sabes que num site sobre Golden Retriever , descobri que na América existe um canil que faz criação entre familiares, a melhor cadela com o melhor cão ...que acaba por ser o seu neto!!! E li comentários de participantes neste forúm que diziam que tinham sido observados comportamentos agressivos e fora do padrão dos Golden!!! Porque será?
Porque é que é ideia geral que consanguinidade=agressividade? Sinceramente não entendo...
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

terça out 14, 2003 10:53 pm

Olá,

Eu dei o exemplo mais descritivel para que todos entendessem.

Era bom demais que fosse tão linear ou se quiserem como uma simples "linha de montagem"(gene a, b, c, mistura com a,c,d e dará sempre a,b,c,d)....tudo isto é bastante complexo, e impossivel de prever resultados precisos.

Cuidado, os campeões, não têm mais probabilidades de reproduzirem cães campeões.....só isto é pura mentira, nunca acreditem, pesquisem os ascendentes, tentem verificar outros resultados de cruza desses cães, por favor sejam DEMASIADAMENTE "CUSCOS".

Bye
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça out 14, 2003 11:11 pm

Porque é que é ideia geral que consanguinidade=agressividade? Sinceramente não entendo...
Ziggy

Se existir uma doença, mesmo que pequena ao ponto dos veterinários não a detectarem, ela pode passar para os descendentes. Se cruzarmos
progenitores e descendentes a doença pode piorar. Esta situação não acontece só com cães.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça out 14, 2003 11:22 pm

Pois está muito bem... mas o que eu queria saber era qual é a relação entre a consanguinidade e a agressividade. Os cães são agressivos, é da consanguinidade; os cães são nervosos, é da consanguinidade... credo, até parece que é uma doença mental.
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta out 15, 2003 7:51 am

Não existem só doenças físicas que são transmitidas, também mentais. estas até são mais dificeis de serem detectadas porque muitas vezes se diz que é má educação por parte dos donos, mimos a mais.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta out 15, 2003 9:04 am

jcsousa,

Eu não tenho assim muito para oferecer... a não ser a minha amizade.... ;)

Quanto a conhecimentos de criação canina, voçês batem-me aos pontos, o que querem que eu diga????

Já a minha avó dizia que mais vale estar calado do que dizer disparate.....
Mas estou a anotar tudo direitinho.....!!!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta out 15, 2003 10:06 am

[quote=ziggy]
[/quote]

Na minha opinião, a agressividade é uma conduta anómala e portanto um caracter indesejável em qualquer raça. Pode fazer parte do temperamento do cão (herança genética) ou formar-se no decurso da sua etapa de sociabilização, passando a fazer parte do seu carácter.

Um cão agressivo pode sê-lo por muitas razões: territorialidade, competição dentro da hierarquia, por instinto maternal, inter-sexual, redirigida ou por medo. Em certo grau, todos estes tipos de agressividade são herdados e reflectem as normas comportamentais do antepassado lobo. Mas - e já aqui vimos vários exemplos no fórum - a maior parte destes desvios comportamentais são normalmente de origem traumática e ocorrem no período de sociabilização do cachorro.

Que relação podem ter com a consanguinidade? É sabido que em termos de comportamento se transmitem mais os defeitos que as qualidades. Dentro dos defeitos, o medo é o que se transmite mais (à volta de 40%) e o medo tem inerentes uma série de consequências entre as quais figura a agressividade por medo.

Se ao cruzar dois cães em consanguinidade não despistamos exaustivamente todos os aspectos comportamentais responsãveis por condutas anómalas, a possibilidade de formação de alelos portadores de tais condutas é muito maior do que se não houver consanguinidade, isto para não falarmos no risco de existência de genes recessivos que possam influir no comportamento.

De modo que se um cachorro manifesta este desvio psicológico, importa determinar se houve causas externas que o motivaram. A possibilidade de o ter herdado aumenta se a consanguinidade se faz com base numa linha que é portadora dos genes responsáveis pela agressividade.

Cumprimentos

José Carlos
valis
Membro Júnior
Registado: terça out 14, 2003 9:50 am

quarta out 15, 2003 11:48 am

Ora aqui esta um topico que ficou bastante interessante e no qual nao podia dexar de "enfiar a minha colher".

Quanto a utilização de cães que possuam conssaguinidade como ja foi dito tanto pode ser benefico como não para melhorar uma linha, claro que não podemos esquecer que numa ninhada de 8 cachorros cujos pais tenham conssaguinidade ou não talvez 5 ou 6 vão ficar abaixo das nossas prespectivas (o que não quer dizer que sejam maus caes apenas quer dizer que não são o que esperavamos obter) 1 ou 2 deles ficam aquilo que realmente estavamos a espera e 1 ultrapassa as nossas espectativas, (não é matematico mas é uma forte probabilidade estatistica de isto acontecer).

Eu pessoalmente tento usar caes cuja conssaguinidade seja o minima possivel (por vezes temos de "sacrificar" essa "regra" para poder ir buscar esta ou aquela caracteristica morfologica que nos interessa), é possivel efectur calculos de conssaguinidade matematicamente que olhando para os pedigres dos pais não seria possivel "ver" conssaguinidade no entanto ela pode mesmo assim existir (6a, 7a geração) e portanto poucas são os caes ou linhas totalmente isentos de conssaguinidade ate porque como alguem ja disse quase todas as raças tem alguns caes "fundadores" e que como tal marcam a raça em algumas alturas.

Quanto ao comportamento .... é verdade que parte dele é adquirido geneticamente mas pelo que tenho observado 90% do comportamento de um cão adulto é adquirido logo desde os primeiros dias e por isso mesmo é muito importante os cuidados que um criador tenha com os cachorros e mesmo com o comportamento da mae para com os cachorros. Afinal de contas é ela que os enssina logo desde o inicio
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta out 15, 2003 12:00 pm

O assunto da cor foi só um exemplo (o que vinha no livro). Mas prova-se que, para fazer uma criação séria e com frutos benéficos para o apuramento da raça, é preciso ter umas luzes sobre genética.
Agora, assalta-me uma dúvida sobre a consaguineidade: falamos aqui de consaguineidade próxima (como irmãos ou a cruza de um filho com a mãe) ou afastada ("primos...")? Creio que isto pode ser relevante, para evitar doenças hereditárias ou transmitidas pelos genes.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta out 15, 2003 12:16 pm

[quote=valis]
Quanto ao comportamento .... é verdade que parte dele é adquirido geneticamente mas pelo que tenho observado 90% do comportamento de um cão adulto é adquirido logo desde os primeiros dias e por isso mesmo é muito importante os cuidados que um criador tenha com os cachorros e mesmo com o comportamento da mae para com os cachorros. Afinal de contas é ela que os enssina logo desde o inicio
[/quote]

Penso que você pôs o dedo na ferida ao realçar o papel fundamental da mãe na formação do carácter do cachorro. Isto para além de todo um programa de manipulações a estabelecer pelo criador desde os primeiros dias de vida da ninhada. A fêmea, que outorga quase 100$ dos cuidados parentais à ninhada, deve ser comportamentalmente normal.

O temperamento herdado é importante e na planificação da monta, quanto a mim, deve ser tida em conta a normalidade do carácter dos pais e minimizado o risco de transmissão de caracteres comportamentais indesejáveis, designadamente o medo, que se provou ter uma taxa de transmissibilidade de cerca de 40%.

Também coincido consigo quanto ao manejo da consanguinidade.

Cumprimentos

José Carlos
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta out 15, 2003 12:34 pm

valis Escreveu: Quanto ao comportamento .... 90% do comportamento de um cão adulto é adquirido logo desde os primeiros dias
Olá,

Concordo plenamente com esses 90% de comportamento adquirido, nos 1os. dias e seguintes.

Em Criadores responsaveis, a vigia é 24 sobre 24 horas.
Em todos os casos é assim!?!Normalmente "a rendição" é de 6 em 6 horas, diminuindo a vigia consoante a independencia dos pequenitos.....este pequeno "sacrificio" é sempre compensado no perfil psicológico dos cães em adulto.

Lady,

Consaguinidade em primos (1º, 2º,3, 4º grau, etc), e muito raramente meios-irmãos.

Bye
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta out 15, 2003 5:41 pm

Bem, agora só me posso limitar a ver e esperar que cheguemos depressa à secção da hereditariedade genética! (na escola, não aqui!)
Responder

Voltar para “Cães”