Grooming Chiquinho (cocker)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado dez 03, 2011 2:22 pm

Teffie Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Visto que estão a falar de grooming.
Queria colocar uma questão.
A textura do pêlo, crescimento do pêlo e luminosidade do pêlo da Pucca, alterou-se. Poderá dever-se ao uso da máquina nos cortes de pêlo da Pucca? Já levou até agora 3 cortes.

Outra coisa, adorei o corte, está excelente (: Nunca vi nada assim, pelo menos aqui em Guimarães :wink:
O estado do pêlo pode ser afectado por enumeros factores, alimentaçao, cuidados de higiene(banhos, escovagens), o exterior, o estado da mente, etc...
Se nao mudou a alimentaçao da pucca, se ela nao sofreu situaçoes de stress ou mudanças drasticas na rotina, se nao mudou de champô nem de escova, basicamente se tudo esta igual e notou que o pêlo cresce muito devagar, esta baço e sem brilho e tem aquela textura fina, fraca e seca, entao pode ser por causa da tosquia com maquina. Isso pode ser pêlo morto, que ao nao ser retirado, nao deixa crescer o novo e saudavel.
Exactamente :wink:
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado dez 03, 2011 2:58 pm

Teffie Escreveu:
A textura do pêlo, crescimento do pêlo e luminosidade do pêlo da Pucca, alterou-se. Poderá dever-se ao uso da máquina nos cortes de pêlo da Pucca? Já levou até agora 3 cortes.

Outra coisa, adorei o corte, está excelente (: Nunca vi nada assim, pelo menos aqui em Guimarães :wink:
O estado do pêlo pode ser afectado por enumeros factores, alimentaçao, cuidados de higiene(banhos, escovagens), o exterior, o estado da mente, etc...
Se nao mudou a alimentaçao da pucca, se ela nao sofreu situaçoes de stress ou mudanças drasticas na rotina, se nao mudou de champô nem de escova, basicamente se tudo esta igual e notou que o pêlo cresce muito devagar, esta baço e sem brilho e tem aquela textura fina, fraca e seca, entao pode ser por causa da tosquia com maquina. Isso pode ser pêlo morto, que ao nao ser retirado, nao deixa crescer o novo e saudavel.

A rotina dela mantêm-se, alterei a ração sim, mas o pêlo já estava assim muito antes. Quanto ao champô já mudei há um tempinho, e é um champô bastante bom não me parece que seja esse o problema. Mas vou falar com a veterinária nesta próxima sexta.
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 3:03 pm

__dani__ Escreveu:
Provavelmente sim. :wink:

A Pucca têm subpêlo? Caso a resposta seja sim, ela larga esse subpêlo naturalmente? (ou seja, nota muito pêlo pela casa, ou quando simplesmente a escova nas épocas típicas da muda, o pêlo velho sai com facilidade/aos molhos?)
Não tem sub-pêlo, digo isto porque foi a veterinária que me disse que eu não percebo nada disso :oops:
E costuma largar pêlo sim, mas muito pouco. Larga tanto pêlo como o cabelo de uma pessoa, quase nada.
Mas também nunca sai aos molhos, sai assim aos molhos se a pentear, se não saem fios de vez em quando.
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 3:19 pm

ReginaVieira Escreveu:
__dani__ Escreveu:
Provavelmente sim. :wink:

A Pucca têm subpêlo? Caso a resposta seja sim, ela larga esse subpêlo naturalmente? (ou seja, nota muito pêlo pela casa, ou quando simplesmente a escova nas épocas típicas da muda, o pêlo velho sai com facilidade/aos molhos?)
Não tem sub-pêlo, digo isto porque foi a veterinária que me disse que eu não percebo nada disso :oops:
E costuma largar pêlo sim, mas muito pouco. Larga tanto pêlo como o cabelo de uma pessoa, quase nada.
Mas também nunca sai aos molhos, sai assim aos molhos se a pentear, se não saem fios de vez em quando.
É fácil verificar se ela tem ou não sub-pêlo. Se ela tiver 2 tipos de pêlos diferentes (um mais forte, mais duro.. e um mais fino e mais fofo) é porque tem.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado dez 03, 2011 3:28 pm

Relativamente ao cão da Carmen (Pituxa)

Cães que sempre tenham sido feitos à máquina, perdem o pêlo duro, o que faz com que seja impossível que sejam feitos à mão, porque por e simplesmente o pêlo amoleceu e tornou-se mole. Tentar fazer Stripping a um cão assim, não é uma tarefa difícil, é IMPOSSIVEL. Sim foi um erro, sim pode eventualmente provocar problemas de pele, mas se até agora não provocou...dúvido que vá acontecer. Já vi fotos do Scottish da Pituxa e o pelo dele está definitivamente mole, sedoso até. Já não há nada a fazer.
Faço alguns cães de pêlo duro à máquina, e termino sempre com uma sessão de carding no fim, para remover não só a lã, como para fazer a muda. Resultado, a maioria dos cães tosquiados por mim com esta técnica, não só não perdem a cor, como não perdem a textura.

Antes que me chamem preguiçosa, posso dizer que hoje fiz um Westie á máquina, cão que nunca teve pêlo de jeito, desde bebé, infelizmente. E ontem fiz outro Westie à mão. É assim como tosquiar Cockers, sei fazer tudo desde rapar, à mão, à tesoura, à máquina, etc, faço dependendo daquilo que o dono pretende e de acordo com o tipo de pêlo que o cão tem, não sou purista, nem vejo as coisas a preto e branco, o meu dia a dia e os anos levaram-me a perceber que na realidade é tudo cinzento.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 3:36 pm

__dani__ Escreveu:
É fácil verificar se ela tem ou não sub-pêlo. Se ela tiver 2 tipos de pêlos diferentes (um mais forte, mais duro.. e um mais fino e mais fofo) é porque tem.
Ora bem, sou mesmo ignorante :oops: . Pelo que me parece vendo o pêlo dela em determinadas zonas específicas, o pêlo mantém-se o mesmo, mas vendo no geral, há zonas com o pêlo mais suave e outras com o pêlo mais áspero, e ela é penteada de forma uniforme.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado dez 03, 2011 3:50 pm

ReginaVieira Escreveu:
Ora bem, sou mesmo ignorante :oops: . Pelo que me parece vendo o pêlo dela em determinadas zonas específicas, o pêlo mantém-se o mesmo, mas vendo no geral, há zonas com o pêlo mais suave e outras com o pêlo mais áspero, e ela é penteada de forma uniforme.
O pêlo pode ter cor e textura diferente no mesmo cão, dependendo das zonas do corpo. O que a Daniela quer saber é se, se abrir o pêlo (até ver a pele) se vê pêlo mais fininho, tipo lãzinha fininha no meio do pêlo, isso é sub-pêlo.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 3:59 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:
O pêlo pode ter cor e textura diferente no mesmo cão, dependendo das zonas do corpo. O que a Daniela quer saber é se, se abrir o pêlo (até ver a pele) se vê pêlo mais fininho, tipo lãzinha fininha no meio do pêlo, isso é sub-pêlo.
Ah não, não tem nada disso
pituxa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado dez 03, 2011 4:33 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Relativamente ao cão da Carmen (Pituxa)

Cães que sempre tenham sido feitos à máquina, perdem o pêlo duro, o que faz com que seja impossível que sejam feitos à mão, porque por e simplesmente o pêlo amoleceu e tornou-se mole. Tentar fazer Stripping a um cão assim, não é uma tarefa difícil, é IMPOSSIVEL. Sim foi um erro, sim pode eventualmente provocar problemas de pele, mas se até agora não provocou...dúvido que vá acontecer. Já vi fotos do Scottish da Pituxa e o pelo dele está definitivamente mole, sedoso até. Já não há nada a fazer.
Não adianta perder o seu tempo a explicar muito mais, Isabel... O meu cão é um caso "perdido", por muitas razões... :D O cão veio para mim com probemas de pele em bebé, daí nunca ter sido feito o stripping (na altura o vet disse que ia piorar o estado da pele e eu acreditei nele).
Não vou fazer deste tópico um drama; eu sei aquilo que quero e que preciso (se não sei, não me informo em fóruns na net, onde qualquer pessoa pode ter qualquer profissão - não estou a "atirar" a ninguém, apenas sou como o outro, gosto de "ver para crer").

E não, _dani_, a explicação não me passou ao lado, mas a sua opinião é a única nesse sentido e as outras que tenho ouvido (mesmo vendo o cão) vão no sentido contrário à sua. É que a pele dele não tem um único problema, seja ele caspa, comichão ou qualquer outra coisa. O que me disse uma pessoa que tem vários cursos de grooming (e nenhum deles tirado cá em Portugal) foi que "Se ele está bem assim, pra que é que o vais sujeitar ao stress de lhe arrancarem quase a pele?! Não tem 7 meses, tem 7 anos!"... Se ele o diz, eu confio plenamente nele! :wink:

Martavences, os biscoitos não são para o manter quieto, são para recompensar o ele TER ESTADO quieto... É um bocadinho diferente... Eu recebo o meu ordenado ao fim do mês se trabalhar, não o recebo no início do mês PARA trabalhar. (O reforço positivo não "mata" ninguém... :) )

Posto isto, termino aqui a minha participação no tópico, pois estou a entrar novamente em off-topic e o tópico é sobre o Chico e o grooming dele. BTW, está giríssimo.
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 5:01 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Relativamente ao cão da Carmen (Pituxa)

Eu já consegui fazer stripping em cães que sempre foram tosquiados à maquina. Claro que se estiverem demasiado estragados concordo com a Isabel, não vi o pêlo do scottish da Pituxa, de facto.

IsabelNobre_ Escreveu: Antes que me chamem preguiçosa, posso dizer que hoje fiz um Westie á máquina, cão que nunca teve pêlo de jeito, desde bebé, infelizmente. E ontem fiz outro Westie à mão. É assim como tosquiar Cockers, sei fazer tudo desde rapar, à mão, à tesoura, à máquina, etc, faço dependendo daquilo que o dono pretende e de acordo com o tipo de pêlo que o cão tem, não sou purista, nem vejo as coisas a preto e branco, o meu dia a dia e os anos levaram-me a perceber que na realidade é tudo cinzento.
Eu também não sou purista, apenas dei a minha opinião e expliquei-a.
Última edição por __dani__ em segunda dez 30, 2013 2:53 pm, editado 1 vez no total.
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 5:11 pm

pituxa Escreveu: Martavences, os biscoitos não são para o manter quieto, são para recompensar o ele TER ESTADO quieto... É um bocadinho diferente... Eu recebo o meu ordenado ao fim do mês se trabalhar, não o recebo no início do mês PARA trabalhar. (O reforço positivo não "mata" ninguém... :) )
Exacto, mas ninguém disse que ele não foi recompensado :wink:

No fim, porque estar a dar biscoitos ao cão a meio, só ia fazer com ele não parasse quieto com o êxtase! Aliás, nem seria tanto pelos ditos, mas mais pela aproximação dos donos, que mal se levantavam ele ficava logo tolo e não parava quieto. Não iamos adoptar um método que fizesse com que tivesse o efeito contrário ao pretendido.
Entretanto deram um biscoito naquela pausa que falei (do café e da laranja), e um no final (esse ele nem quis comer, o Shadow comeu por ele :lol: ).
Isto é um tema muito subjectivo, há cães cujas recompensas mais adequadas são biscoitos, outros a brincadeira, outros palavras doces, outros, festinhas. Os biscoitos ao Chico pouco lhe dizem, pelo que me apercebi.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado dez 03, 2011 6:57 pm

Para reforçar o que falávamos lá atrás sobre a sujidade posso dar o exemplo que tenho em casa. Eu adoptei uma westie muito negligenciada, a Lolita, tem três anos, chegou com pêlo mole, imensos problemas de pele e praticamente não tinha pêlo cerdoso o que me permite comparar com o do Calvin (que está comigo desde bébé) e que sempre fez stripping desde os 3 meses de idade. As diferenças são imensas! Eles passam 24 horas juntos a fazer as mesmas actividades e no fim do dia a Lolita está suja e o Calvin não. O pêlo cerdoso repele mesmo a sujidade.
IsabelNobre_ Escreveu: Tentar fazer Stripping a um cão assim, não é uma tarefa difícil, é IMPOSSIVEL.
Não é impossível. A Lolita praticamente não tinha pêlo cerdoso (ou não tinha de todo) mas hoje, após a primeira sessão de stripping, já se nota o pêlo cerdoso a nascer, e se tudo correr como esperamos vamos conseguir o pêlo cerdoso de volta! :D
IsabelNobre_ Escreveu: Antes que me chamem preguiçosa, posso dizer que hoje fiz um Westie á máquina,

Não levem a mal! :wink: Até porque não se aplica a todos. Esta é a minha opinião bem como de vários profissionais da área mas não quer dizer que seja obrigatório fazer sempre o stripping, atenção! Mas acho que quem o faz apenas porque sim é preguiçoso.
A "nossa" groomer ainda colocou a hipótese de fazer a tosquia à Lolita com máquina pois achava que ela poderia fazer uma reacção adversa, devido à pele sensível que ela tem. Mas depois de muita ponderação, muitas conversas com a veterinária lá avançamos para o stripping, com algumas indicações especiais e correu bem. Mas este seria um caso que por razões de saúde a máquina poderia ser uma boa opção.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 7:23 pm

bhess Escreveu:Para reforçar o que falávamos lá atrás sobre a sujidade posso dar o exemplo que tenho em casa. Eu adoptei uma westie muito negligenciada, a Lolita, tem três anos, chegou com pêlo mole, imensos problemas de pele e praticamente não tinha pêlo cerdoso o que me permite comparar com o do Calvin (que está comigo desde bébé) e que sempre fez stripping desde os 3 meses de idade. As diferenças são imensas! Eles passam 24 horas juntos a fazer as mesmas actividades e no fim do dia a Lolita está suja e o Calvin não. O pêlo cerdoso repele mesmo a sujidade.
IsabelNobre_ Escreveu: Tentar fazer Stripping a um cão assim, não é uma tarefa difícil, é IMPOSSIVEL.
Não é impossível. A Lolita praticamente não tinha pêlo cerdoso (ou não tinha de todo) mas hoje, após a primeira sessão de stripping, já se nota o pêlo cerdoso a nascer, e se tudo correr como esperamos vamos conseguir o pêlo cerdoso de volta! :D
IsabelNobre_ Escreveu: Antes que me chamem preguiçosa, posso dizer que hoje fiz um Westie á máquina,

Não levem a mal! :wink: Até porque não se aplica a todos. Esta é a minha opinião bem como de vários profissionais da área mas não quer dizer que seja obrigatório fazer sempre o stripping, atenção! Mas acho que quem o faz apenas porque sim é preguiçoso.
A "nossa" groomer ainda colocou a hipótese de fazer a tosquia à Lolita com máquina pois achava que ela poderia fazer uma reacção adversa, devido à pele sensível que ela tem. Mas depois de muita ponderação, muitas conversas com a veterinária lá avançamos para o stripping, com algumas indicações especiais e correu bem. Mas este seria um caso que por razões de saúde a máquina poderia ser uma boa opção.
E nem falo no westie da tua amiga que veio de Lisboa para o meu professor :wink:
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado dez 03, 2011 7:54 pm

__dani__ Escreveu: E nem falo no westie da tua amiga que veio de Lisboa para o meu professor :wink:
A Lolita vinha com algumas partes do corpo sem pêlo nenhum por causa da malassezia, mas onde tinha pêlo, tinha muito! Por isso foi possível tirar algum pêlo de forma a criar o tal espaço para o pêlo cerdoso!
Agora a da minha amiga... Quando foi resgatada vinha em tão mau estado que tiveram de a "rapar" toda, por isso julgo que o pêlo dela ainda estava mais difícil de recuperar que o da Lolita!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado dez 03, 2011 10:03 pm

bhess Escreveu:
Não deve ter lido bem. O cão da pituxa tem 7 anos (SETE) e sempre foi feito á maquina muito provavelmente mais que uma vez por ano.
A sua Lolita Tem 7 anos por acaso?
Ou vcs não entendem que o corte com a maquina só vai favorecer o crescimento do sub pelo, em favor do outro, fazendo com que o cão vá ficando com uma grande predominância de lã?
E a lã vcs arrancam á mão é isso? :o
Responder

Voltar para “Cães”