Estou de acordo com a Floripes2.
Tive o Martim e a Maria mas, como ela estava esterilizada não havia problema.
Em conversa com o vet sobre a eventual castração do Martim o mesmo manifestou-se contra pois tendo ele leish e insuficiência renal tudo isto aliado à sua tendência natural para engordar, iria ser bem pior.
Quando lhe falei nos tumores da próstata ele disse-me que, com os meios de diagnóstico existentes hoje e com o controlo médico a que o Martim era sujeito devido aos seus problemas de saúde, se por acaso algum dia lhe fosse observada alguma alteração a nível da próstata, então aí sim, pensar-se-ía na castração. Até lá ... não se fazia nada.
O Martim infelizmente já não está entre nós mas tal foi devido às complicações que teve com a leish e insuficiência renal.
Em casa dos meus Pais havia 2 canitos (Bi e Dôdo sendo que ele último partiu há 2 semanas) e, neste caso estavam os dois castrados devido a problemas comportamentais.
Hoje em dia se voltasse a ter um canito e, obviamente não havendo o risco de ninhadas indesejáveis, não castraria um animal meu.
Obviamente que entendo a sua posição e, se estivesse no seu lugar, depois do que se passou com o seu caniito, certamente teria outra opinião.