bhess Escreveu:Domino81 Escreveu:bhess Escreveu:Não estava a criticar o facto de não poder dispor desse tempo, estava mesmo a tentar apresentar uma alternativa. Não tenho vários Yorkshire mas tenho dois Westies, portanto sei mais ou menos o que é dar banho a essa malta...
Quanto ao calor, não concordo com o que diz. Acho que o pêlo tanto os protege do frio como os protege do calor/sol. Como deve saber os cães não são como nós, humanos, praticamente não transpiram, apenas transpiram pelas almofadas das patas e focinho mas é insuficiente. O sistema mais eficaz que eles têm para perder calor é através da respiração (arfar), logo julgo que o facto do pêlo ser comprido não vai interferir nesse processo, mas é só a minha opinião.
Não se esqueça do facto que ele é de cor preta, por isso, penso eu, deve sentir o calor tão como os humanos sentem quando se vestem de preto no verão.
Mas ele não deixa de ser preto quando lhe corta o pêlo... E além do mais isso só se evidencia quando eles estão debaixo de sol directo.
Mas se já costuma fazer assim e está bem com essa opção...
Ele sente-se bem assim e eu não voltava a sacrifica-lo, já que não é nenhum cão de concurso. Acredito mesmo que é a melhor solução para ele.
Tem vários companheiros cá em casa, com que passa a vida a brincar, e mesmo com um meio corte as coisas seriam um pouco complicadas, por causa do pêlo que tem. Quando andam a brincar ficam cheios de chocas. O Leão era um caso sério, era o inferno para ele, para o pentear e tirar as chocas antes e depois do banho.
No verão ele costuma sair muito à rua e penso que vi diferenças entre "com pêlo" e "sem pêlo", do ponto de vista do comportamento dele, no que toca o calor.
Cá em casa também notei diferenças. Antigamente estava estendido a frente da ventoinha, agora gosta de estar na cama.
Já com os outros não tenho o mesmo "problema". Têm todos o pêlo comprido, mas, em relação ao Leão, posso dizer que não tem metade do pêlo dele, em quantidade. Para não falar na cor, que, quando sai à rua, fica logo atrapalhado.
Antes da beleza está o bem estar do meu menino.
Integrity combined with faithfulness is a powerful force and worthy of great respect.