Venda de cachorros cruzados em loja

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

domingo jul 01, 2012 10:00 pm

Não são 8 semanas.
Segundo o diploma abaixo são 6 semanas a idade mínima para ter os animais expostos:
Artigo 27.
o
Condições particulares para a manutenção de cães e gatos
1 — O alojamento de cães e gatos deve obedecer às
dimensões mínimas indicadas no anexo III ao presente
diploma, do qual faz parte integrante.
2 — Os cães e gatos só podem ser expostos nos locais
de venda a partir da 6.a semana de idade.

FONTE : http://dre.pt/pdf1s/2001/10/241A00/65726589.pdf
<p>&nbsp;</p>
Trolitar
Membro
Registado: sexta jun 29, 2012 7:18 pm

domingo jul 01, 2012 10:01 pm

maraya Escreveu:
Trolitar Escreveu:
fteixeira Escreveu:
dinodane Escreveu:
acho que qualquer pessoa que decide adquirir determinada raça à partida vai informar-se minimamente sobre a mesma e nunca na vida iria comprar uns cachorros que se vê a milhas que não são puros, sem LOP e numa loja...
Acha mesmo...?
é que a grande maioria não o faz.
Acho que devia!
Eu informei-me. Comprei um spitz alemão. Pelo menos parece. Mas já fiquei a saber que tenho de chamar rafeiro.
Se se informou porque optou comprar numa loja onde nao teve o documento que comprova que o cao é de raça e desconhece o tipo de criaçao praticada?
Porque sempre me pareceu um spitz alemão. A loja fica ao pé de minha casa.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jul 01, 2012 10:02 pm

aisd Escreveu:Legalmente parece-me burla.
Que é que acham de comprar um portátil que tem etiqueta toshiba e depois chegarem a casa e afinal ser um sfehj feito na China (imaginemos) ?
Isto não é burla ?
Não percebo nada de leis comercais mas de certeza que não é legal vender gato por lebre.
Podem comunicar à ASAE.
A questão é que estes cachorros não trazem etiqueta! 8)
Como não trazem lop, quem compra vai refilar de quê?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jul 01, 2012 10:04 pm

Trolitar Escreveu:
maraya Escreveu:
Trolitar Escreveu:
fteixeira Escreveu:
dinodane Escreveu:
acho que qualquer pessoa que decide adquirir determinada raça à partida vai informar-se minimamente sobre a mesma e nunca na vida iria comprar uns cachorros que se vê a milhas que não são puros, sem LOP e numa loja...
Acha mesmo...?
é que a grande maioria não o faz.
Acho que devia!
Eu informei-me. Comprei um spitz alemão. Pelo menos parece. Mas já fiquei a saber que tenho de chamar rafeiro.
Se se informou porque optou comprar numa loja onde nao teve o documento que comprova que o cao é de raça e desconhece o tipo de criaçao praticada?
Porque sempre me pareceu um spitz alemão. A loja fica ao pé de minha casa.
Mas agora já deve ter percebido que nao é apenas o aspecto que determina se o cao é de raça e que é importante fazermos uma escolha consciente do criador... no fundo acho que era também sobre isto que as pessoas se deviam informar antes de adquirirem um cao de raça.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 10:05 pm

sasquatch Escreveu:
aisd Escreveu:Legalmente parece-me burla.
Que é que acham de comprar um portátil que tem etiqueta toshiba e depois chegarem a casa e afinal ser um sfehj feito na China (imaginemos) ?
Isto não é burla ?
Não percebo nada de leis comercais mas de certeza que não é legal vender gato por lebre.
Podem comunicar à ASAE.
A questão é que estes cachorros não trazem etiqueta! 8)
Como não trazem lop, quem compra vai refilar de quê?
Vai refilar da propaganda enganosa.
Veja o que diz a lei:
http://ec.europa.eu/consumers/rights/do ... rtugal.pdf
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 01, 2012 10:12 pm

ziggyma Escreveu:Não são 8 semanas.
Segundo o diploma abaixo são 6 semanas a idade mínima para ter os animais expostos:
Artigo 27.
o

Isso já foi revogado.

São OITO semanas sim:
Os cães e gatos só podem ser expostos nos locais
de venda a partir da 8.a semana de idade.
http://dre.pt/pdf1sdip/2003/12/290A00/84498473.PDF

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 10:16 pm

dinodane Escreveu:
ziggyma Escreveu:Não são 8 semanas.
Artigo 27.
o

Isso já foi revogado.

São OITO semanas sim:
Os cães e gatos só podem ser expostos nos locais
de venda a partir da 8.a semana de idade.
http://dre.pt/pdf1sdip/2003/12/290A00/84498473.PDF
ok, então são 8 semanas, está certa a colega.
Mas ainda fica a minha pergunta, se estão vendendo rafeiros por yorkshires, isso não é punível?
Ou não são rafeiros os cães sem LOP?
Peço aos criadores conhecedores do assunto que me ajudem a entender.
Porque se todos os entendidos no assunto dizem que um cão sem LOP é um Rafeiro, então porque as lojas continuam a vender gato por lebre e seguem impunemente? :?:
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 01, 2012 10:23 pm

Aiópá...

Qual é a dificuldade em entender que um cão sem LOP pode até nem ser rafeiro mas certamente é de criação irresponsável ou negligente?

Qual é a dificuldade em perceber que se se vai COMPRAR um cão o mínimo que ele deve exibir é o pedigree?

Não há nada na lei que proiba a venda de cães rafeiros, cruzados ou parecidos com.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 10:25 pm

dinodane Escreveu:Aiópá...

Qual é a dificuldade em entender que um cão sem LOP pode até nem ser rafeiro mas certamente é de criação irresponsável ou negligente?

Qual é a dificuldade em perceber que se se vai COMPRAR um cão o mínimo que ele deve exibir é o pedigree?

Não há nada na lei que proiba a venda de cães rafeiros, cruzados ou parecidos com.
Mas há lei que diga ser crime propaganda enganosa.
Se vendem rafeiros pelo nome de yorkshires, isso é o que?

Obrigada pela sua resposta, mas ainda não me esclarece.
Última edição por ziggyma em domingo jul 01, 2012 10:26 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
Outdog
Membro Veterano
Registado: segunda jun 18, 2012 5:49 pm

domingo jul 01, 2012 10:25 pm

Não há nenhuma lei que proiba vender rafeiros.
<p>Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Sou&nbsp;<a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
Outdog
Membro Veterano
Registado: segunda jun 18, 2012 5:49 pm

domingo jul 01, 2012 10:26 pm

Não há nenhuma lei que proiba vender rafeiros.
<p>Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Sou&nbsp;<a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jul 01, 2012 10:26 pm

Precisamente porque muita gente acha que o LOP não serve para nada e que basta alguém dizer "é desta raça" e pronto, é daquela raça.

Porque se as pessoas tivessem noção do que é o Bilhete Identidade de um cão, já piava de outra forma.

Repare que nas lojas tem o cuidado de dizer "sem lop". Penso que não é punível porque a loja avisando que não tem lop está a dizer o quê implicitamente? Que não tem como provar que o animal é de raça. Mas não mente. Está lá escrito.

Amanhã quando lá for alguém com um cão com 10 klg a loja responde que tinha lá o aviso sem lop.

Compra quem é tolo.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jul 01, 2012 10:27 pm

ziggyma Escreveu:

Mas com é que você vai comprovar que sao rafeiros?!
Já lhe disse lá atras se eles se quiserem mesmo preocupar arranjam uns testemunhos falsos e 2 caes com LOP e dizem que os cachorros que vendem sao filhos daqueles caes.. (isto se quiserem ter trabalho...)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 10:30 pm

sasquatch Escreveu:Precisamente porque muita gente acha que o LOP não serve para nada e que basta alguém dizer "é desta raça" e pronto, é daquela raça.

Porque se as pessoas tivessem noção do que é o Bilhete Identidade de um cão, já piava de outra forma.

Repare que nas lojas tem o cuidado de dizer "sem lop". Penso que não é punível porque a loja avisando que não tem lop está a dizer o quê implicitamente? Que não tem como provar que o animal é de raça. Mas não mente. Está lá escrito.

Amanhã quando lá for alguém com um cão com 10 klg a loja responde que tinha lá o aviso sem lop.

Compra quem é tolo.
Tá certo, aprendi mais uma. Tem muitos tolos por este país.
Mas, sei que tem muita gente que sabe que se tem o comprovante de compra e o uma testemunha de compra faz um grande estrago... mas isso sou eu que sou uma leiga no assunto a falar... se vocês que são experts estão a dizer isso, quem sou eu para discordar, né? :roll:
<p>&nbsp;</p>
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 10:34 pm

maraya Escreveu:
ziggyma Escreveu:

Mas com é que você vai comprovar que sao rafeiros?!
Já lhe disse lá atras se eles se quiserem mesmo preocupar arranjam uns testemunhos falsos e 2 caes com LOP e dizem que os cachorros que vendem sao filhos daqueles caes.. (isto se quiserem ter trabalho...)
Eu não provo que são rafeiros, quem tem que provar são os que conhecem a raça os criadores.
Porque para mim se fosse lá na tal loja até achava que eram mesmo yorkshires, eu já disse, sou leiga. E cada um faz o que quer dom o dinheiro, isso chama-se liberdade de escolha.
Mas os conhecedores da lei e defensores dos animais, bem que podiam fazer mais...
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”