Curiosidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jul 24, 2011 9:39 pm

Obrigada senhor nel por este ultimo cartoon e informação sobre ansiedade por separação, foi-me bastante útil.
Este tópico é sem dúvida deveras interessante, e senhor Nel, digo-lhe já que aprecio imenso toda a sua cultura relacionada com cães, é excelente ver que Portugal ainda tem pessoas de qualidade(a nível de qualidade intelectual).
E nínguem diria que o senhor tem a idade que tem(cusquei o seu perfil). Muitas pessoas com a sua idade não são assim tão cultivadas, digamos assim, nem têm um espírito tão juvenil como o senhor.
:D :P
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 25, 2011 1:01 pm

Olá Regina

Agradeço muito os seus amáveis elogios. É agradável sentir que a minha participação aqui é do agrado de algumas pessoas. Sermpre é um incentivo.
Em relação à idade, de facto, quando eu a revelo às pessoas, ninguém me dá tantos anos. Normalmente dão-me mais... :lol:
Mas há uma coisa que eu não gostei na sua mensagem, que é o tratar-me por senhor. Ah, já sei, é porque também me dá mais idade... :cry: :roll: :D
bjs
nel
ReginaVieira
Membro Veterano

segunda jul 25, 2011 1:40 pm

nel Escreveu:Olá Regina

Agradeço muito os seus amáveis elogios. É agradável sentir que a minha participação aqui é do agrado de algumas pessoas. Sermpre é um incentivo.
Em relação à idade, de facto, quando eu a revelo às pessoas, ninguém me dá tantos anos. Normalmente dão-me mais... :lol:
Mas há uma coisa que eu não gostei na sua mensagem, que é o tratar-me por senhor. Ah, já sei, é porque também me dá mais idade... :cry: :roll: :D
bjs
nel
Trato pessoas bem mais novas que o senhor, por senhora, dona, senhora. Muitas dessas pessoas bem jovens entre os 20 e tal 30anos.
É um hábito meu :wink:

Já agora senhor Nel, tenho uma dúvida e ficaria-lhe eternamente grata se me soubesse responder.
A minha Pucca, quando estamos no parque ou na rua, e eu mimo os outros cães ela mantêm-se indiferente, mas em nossa casa seu eu mimar outro animal ela fica com um pouquinho de ciumes.
Tenho medo que na altura em que lhe arranjar uma companhia, ela não consiga aceitar a partilha de mimos .
O que acha que posso fazer?

Obrigada :)
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 25, 2011 5:45 pm

Olá Sra D.Regina :D

Receio não saber dar-lhe um conselho seguro sobre isso. A única experiência que tive ao longo dos 12 anos, que é a idade do Guga, foi com eles próprios. A teoria obtive-a essencialmente aqui no fórum, e também através de muitas consultas que fiz na internet para a elaboração do site que lhes dediquei a eles e à propria raça whippet.

Quando digo que não sou muito entendido em cães, não é por falsa modéstia. De facto, o que sei foi resultado da minha vontade de aprender, exclusivamente, pela necessidade que senti para poder lidar minimamente com eles e, aliás, acho que esta preocupação devia estar presente em todos os proprietários, o que infelizmente não acontece. Não sou eu que sou o virtuoso, eles é que estão errados.

Por isso, estou certo que aqui no fórum existem pessoas mais competentes para a aconselhar. No entanto, não deixarei de dar a minha opinião. Tratando-se do whippet, eu sei por experiência que a convivência é excelente e julgo que eles são mais felizes se forem dois ou mais. É muito difícil transportarmos a nossa lógica para a lógica deles, mas neste caso creio que isto é intuitivo.

No que respeita a ciúmes, julgo que essas situações, a existirem, são esporádicas e passageiras. A vantagem do convívio tem um peso muito mais positivo, embora correndo o risco de um eventual atrito. E mais não digo porque não sei... :oops: :wink:
bjs
nel
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 25, 2011 5:52 pm

Sabia que os cães são muito estóicos?

O termo estóico foi usado muito recentemente pelo veterinário que observou o meu Guga. Achei curioso porque estava mais habituado a referi-lo a certas personalidades religiosas (mártires) ou figuras históricas.

Em termos corriqueiros, um ser estóico é o que não dá sinais evidentes e exteriores da dor. Aliás, estoicismo é uma corrente filosófica, que tem mais a ver com austeridade, mas não vamos por aí, se não vão pensar que estou a armar em intelectual e eu não o sou mesmo...

De facto, o termo aplica-se muito bem aos cães. O cão queixa-se, por vezes estridentemente, ganindo, mas só quando sofre pontualmente uma dor muito aguda. Quando a dor é persistente mas não tão aguda, do tipo "moedeira", normalmente ele fica deprimido, triste, e o sinal exterior mais evidente é tremer como se estivesse com frio. Mas, por vezes, nem sequer treme. E, o que é o mais grave, é quando está seriamente ou fatalmente doente e não dá quaisquer sinais evidentes da gravidade da doença.

Isto aconteceu muito recentemente com o Guga há cerca de dois meses. O Guga já fez 12 anos e a esperança de vida do whippet é de 12 a 14 anos. Terá chegado a hora dele, pensava eu? O que era estranho é que o comportamento dele, até há muito pouco tempo, era de um cão jovem, bem disposto e feliz.
Mas em princípios de junho começou a ficar deprimido e já nem sequer queria ir ao passeio. Durante alguns dias, lá o conseguia convencer a sair, mas tinha que o trazer ao colo para casa porque já se recusava a caminhar. O veterinário não conseguia diagnosticar o problema, mesmo depois de análises ao sangue, à urina, cujos resultados deram todos os valores normais.

Entretanto, eu descrevi-lhe o problema por que passou o Fozzy (representado no avatar), que morreu em 2009 vítima de uma doença das articulações do tipo artrite reumatoide. Ele fixou-se nisso, principalmente quando lhe referi que era irmão do Guga e da mesma ninhada. Toca então de lhe prescrever uma medicação a preceito...

Eu nunca me pronunciei aqui neste fórum, desde que cá participo há um bom par de anos, sobre a qualidade técnica dos veterinários. Mas, embora eu seja um leigo, o diagnóstico não me convenceu. Fiquei com muitas reservas e então consegui contactar a veterinária que antes tinha acompanhado o Fozzy em sessões de fisioterapia e que lhe proporcionou uma qualidade de vida muito razoável dentro das limitações. Quando esta jovem técnica (por quem tenho uma enorme admiração) viu o Guga, diagnosticou-lhe imediatamente um problema gravíssimo no coração. Tinha um sopro enorme e enorme era também o próprio coração, que estava dilatadíssimo e já estava a atrofiar os pulmões e a prejudicar a respiração. Por isso é que ele se cansava e o incómodo era tanto que o que queria era que o deixassem em paz.
Com uma medicação de urgência, ele renasceu quase no próprio dia e agora anda alegre e bem disposto e lá vamos cantando e rindo os três diariamente aos nossos passeios matinais como se nada tivesse acontecido.

É evidente que a medicação será para toda a vida, mas foi um alívio para ele e para mim. Devo dizer, a título de confidência ou de desabafo, que o motivo do meu regresso mais assíduo às "curiosidades" se deve às melhorias dele. Quando criei este tópico foi pelo grande amor que lhes tenho e, ao regressar aqui, sinto que estou a dar vida ao meu querido Guga.
Desculpem a lamechice e a extensão do texto.

Imagem
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda jul 25, 2011 6:24 pm

Acho que fiquei a gostar ainda mais deste tópico! E tudo se deve às razões enumeradas para a sua assiduidade por estes lados! :D

Obrigada pela partilha!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 26, 2011 5:57 pm

Sabia que o cão sente o desejo sexual se a fêmea estiver no período do cio?

Nesse período, a fêmea exala um odor que excita o cão e é sentido por ele a uma enorme distância. Sem esse estímulo, o cão normalmente é indiferente à fêmea. Contudo, há machos com um índice de testosterona mais elevado que o normal, que não podem ver um "rabo de saia" e querem logo meter conversa com a fêmea para a namorar. Esta, se não estiver no período do cio, rejeita-o veementemente, por mais amorosos e românticos que sejam os argumentos expressos pelo macho.

Sob o ponto de vista sexual, o cão é diferente dos humanos e isso nem sempre é bem entendido por muitos donos de cães, que acham que ele é infeliz se não se lhe arranjar uma namorada ou, pelo menos, se não se proprcionar ao bicho, nem que seja uma vez na vida, uma ligação sexual fortuita.

É que há um factor fundamental que estabelece a grande diferença entre nós e eles, que é o aspecto racional, social, psicológico, em suma, o aspecto cultural. Nos animais, o sentido sexual é primário e exclusivamente instintivo. Sem estímulos de carácter biológico, o animal é indiferente; no ser humano, o mecanismo que conduz ao desejo sexual é muito complexo, e pode considerar-se perverso quando é ditado exclusivamente por estímulos primários como nos animais.

Imagem
FawnAngel
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2011 2:54 pm

terça jul 26, 2011 5:57 pm

Olha o Nel :D
Susana Lapa
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jul 26, 2011 6:15 pm

Ai que não posso de me rir... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jul 26, 2011 6:39 pm

muito bom :lol: :lol: :lol: :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 27, 2011 4:43 pm

Sabia que os banhos frequentes não são tão prejudiciais como vulgarmente se pensa?

O banho é necessário porque para além de remover a caspa também elimina fungos, bactérias e os ácaros. Mas tem o inconveniente de a pele ficar ainda mais seca, o que náo é tão problemático como muita gente pensa. Importa, isso sim, secar muito bem o pêlo. O ideal é mesmo habituar o cão a deixar que o sequem com um secador de cabelo.
Quando ele tem muito pêlo e também sub-pêlo, se não se proceder a uma secagem bem feita, a humidade entranhada no pêlo propiciará o ambiente ideal para se criarem outros fungos, outras bactérias e outros ácaros.

Eu não costumo dar banhos frequentes aos meus, mas não é pelo conceito bastante arreigado de que os banhos abundantes fazem mal. Não lhes dou banho com frequência por comodismo da minha parte. Prefiro escová-los de dois em dois dias, por ex., na época da muda do pêlo.

Julga-se que os banhos frequentes fazem mal por removerem a gordura da pele. É verdade, mas o que se lava com o banho é apenas a superfície da pele, e esta possui várias camadas que não são atingidas pela lavagem.
Para uma pele saudável, o tratamento deve ser feito de dentro para fora, através de uma alimentação equilibrada, exercício, água fresca e, se possível, uma vida tranquila... e isto aplica-se a nós humanos. Quanto dinheiro gasto em produtos de beleza milagrosos, quando eles vão actuar (se é que actuam...) apenas na camada superficial.
Isto não significa que, nos humanos, a camada exterior não seja importante. Aliás, é a mais sujeita a agentes agressivos e deve ser bem preservada.

No cão, a pele está protegida pelo pêlo e também não é a lavagem que vai prejudicar este. A saúde do pêlo está essencialmente na raiz e esta é que deve ser bem "regada e adubada" : boa ração, exercício, água fresca à disposição, muito afecto e ambiente familiar tranquilo.

Imagem
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 28, 2011 5:32 pm

Sabia que os desparasitantes em spray (tipo frontline) aplicados no corpo do cão também eliminam os ácaros e funcionam como repelente?

Aquilo a que vulgarmente se chama caspa pode ser o resultado da natural renovação da pele, mas também podem ser ácaros, que por serem minúsculos, só são visíveis através do microscópio.
Normalmente, a pele seca facilita a formação da caspa e há alguns processos de a remover, quer seja através do banho ou de escovagens.

Se for usado um champô insecticida próprio para pulgas e carraças, os ácaros morrem, a caspa praticamente é removida, mas a pele fica mais seca, porque estes champôs são mais agressivos e a famigerada caspa aparece novamente.

No dia seguinte ao banho, eu costumo escová-los com uma escova ligeiramente humedecida com Frontline ou similar. Isso protege-os das simpáticas pulgas, evita a proliferação dos ácaros e ainda funciona como repelente.

É claro que estes produtos, que são tóxicos e, ainda por cima vão-se acumulando de cada vez que se usam porque o organismo não os elimina facilmente, devem ser dados em pequeníssimas doses. É preferível deixar a pulga viva do que matar o animal.

Como repelente, o sistema deve funcionar mais ou menos assim: a pulga vê o bicho ao longe, anda cá menino que te quero saltar para o pêlo, mas, com ele já ao alcance, abre as narinas e blhaaggg, que fedor. E pensa lá para com ela, quem vê caras não vê corações. Ora p***.

O repelente evita, embora não a cem por cento, que os parasitas infestem o animal quando ele vai à rua. Mas a casa também precisa de estar desinfectada. É sempre conveniente conhecer o ciclo de vida dos parasitas. Aqui na arca deve haver montes de informação sobre isto, bastando fazer uma pesquisa, mas também pode ver, por ex., aqui:http://whippetp.no.sapo.pt/pulgas.htm. (não sei se é permitido pelas regras indicar a página do site. Se não for, peço à moderação que retire e peço desculpa pelo incómodo)

Imagem
Última edição por nel em sexta jul 29, 2011 5:29 pm, editado 1 vez no total.
ReginaVieira
Membro Veterano

quinta jul 28, 2011 6:00 pm

Senhor nel, estes 2 últimos temas de que falou interessaram-me bastante.
O primeiro, pois a minha cadela tem pêlo comprido(sem sub-pêlo), mas é mais fácil apanhar sujidade e ganhar nós, apesar de ser uma cadelinha quase de interior, eu gosto muito de passeá-la e às vezes apanha muitas sujidade, sendo no verão mais o pó e no inverno água meia lamacenta. Por isso para além das escovadelas quase diárias, gosto de lhe dar banho 1x por mês ou mês sim mês não, mas prefiro 1x por mês, sempre usei bons champôs, All Systems e agora Anju Beaute) e agora penso comprar um amaciador em spray com um óptimo cheiro que facilita a escovagem e evita a formação de nós.

O segundo dos desparasitantes também me é muito relevante, pois a minha menina tem um grande amor aos bicharocos.
As pulgas não lhe ligam muito, mas as carraças e os ácaros adoram-na, ainda no ano passado em Agosto ela apanhou uma infestação de ácaros(sendo o único problema que ela teve até hoje) teve de levar medicação injectável, um desparasitente próprio e ainda lhe comprei um champô.
Como não gosto nem muito de coleiras desparasitantes ou desparasitantes em spray, a vet aplica no Verão pipeta de 3 em 3 semanas(alternando o advantix e pulvex), nos meses de maior propagação dos ácaros(fim de verão e fim de outono) leva um desparasitante próprio contra ácaros(stronghold ou advocate), para além de nesses mesmos meses levar pulvex ou advantix e nos outros meses é normal, pipeta mensal pulvex ou advantix

:D
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 29, 2011 5:28 pm

Sabia que o cão, quando vive na mesma casa com a fêmea, pode sentir-se sexualmente indiferente quando esta entra no cio?

Serão casos raros em que isto acontece e, em parte, depende do apetite sexual do macho ser relativamente menor do que o habitual. O principal factor tem a ver com, passe a expressão, "frigidez conjugal".
É sabido que noutras espécies isto acontece e por vezes é necessário isolar o macho durante algum tempo e só o levar à fêmea quando ela está receptiva.
Havendo mais do que um macho, a situação já é completamente diferente, porque eles entram em competição a ver quem conquista a menina e isso excita-os sexualmente.
O facto de o cão se mostrar menos disposto a cruzar-se com a habitual companheira, não significa que ele não se sinta atraído por outras cadelas que ele não conhece, desde que, evidentemente, estas estejam no período do cio. É caso para dizer: a cadela da vizinha é melhor do que a minha.

Imagem
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 31, 2011 11:37 am

Sabia queos bonecos, principalmento os de peluche, com que os cães brincam, devem ser lavados com alguma frequência?

Não só pelo facto de andarem pelo chão, que será das zonas da casa menos limpas, mas principalmente por serem abocanhados por eles, que é a forma habitual de se entreterem com o peluche, que para eles se assemelha e funciona como presa.

Quando o cão não tem os dentes impecáveis (sem tártaro), as bactérias vão-se acumulando nos bonecos de pêlo e até é fácil apercebermo-nos perfeitamente disso se os cheirarmos. É um odor nauseabundo.

Embora os meus "piquenos" já estejam velhotitos, principalmente o Guga, tadinho, no entanto, mesmo este, e para minha grande satisfação, ainda lhe dá para brincar sozinho com um dos peluches. Digo para minha satisfação porque isso é um sinal claro de saúde e de boa disposição.
Cá em casa, ao longo dos anos, as bonecadas deles foram-se acumulando e, volta e meia, lá vai um para o lixo por já estar completamente espatifado.
Neste momento, tenho-os separadas em três grupos. Um grupo que está de serviço, outro que foi para lavar e um terceiro que está arrumado, mas aonde vou buscar de longe a longe um ou outro boneco que eles já tenham esquecido e que junto aos actuais para não serem sempre os mesmos.
Isto talvez seja mariquice e, às tantas, eles até troçam de mim por eu fazer isso...

Imagem
Responder

Voltar para “Cães”