Que Raça é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mai 14, 2004 12:24 pm

E a verdade, é que à (ou será há ? - bom, mais uma duvida existencial) 50anos atras não se ouvia falar de cães perigosos, não se ouvia falar de problemas comportamentais ... e os cães ainda são os mesmos.
há 50 anos e até há menos tempo, inclusivé hoje, há quem não dê atenção a coisas básicas como alimentação, cuidados de saúde, higiene e conforto. serão as pessoas as mesmas?
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mai 14, 2004 12:44 pm

anjaazul Escreveu:
há 50 anos e até há menos tempo, inclusivé hoje, há quem não dê atenção a coisas básicas como alimentação, cuidados de saúde, higiene e conforto. serão as pessoas as mesmas?
Aì, e no que toca aos cães, esta a questão ... as pessoas têm outra visão dos canitos ... e que pelos vistos, leva aos problemas referidos acima.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta mai 14, 2004 1:18 pm

CindelP Escreveu:
Jordan Escreveu:
De tal maneira que ignorar, ridicularizar, rebaixar as origens das raças, ou menos, esquece.las é o mesmo que condenar as raças.

E guarda não é uma função ? E olhe que hoje em dia, fruto da nossa sociedade comodista, poucos são os cães/raças que são guardas eficazes.

Engana.se, ou melhor, diz bem! Instinto é uma coisa, treino é outra. Há raças que têm a função no seu mais puro, ou seja, não é necessario qualquer tipo de treino para esses cães desempenharem a função - seja de guarda, de cobro, de parar ...

É claro que pode treinar um golden para defesa pessoal, mas não será anti.natura para a natureza do cão ?

o ? Entao explique.me porque sff

Olhe, os dobers que conheço de linhas mais antigas são muito mais seguros de si, mais estaveis do que os que vejo hoje em dia, que tremem que nem varas verdes ...

Para acabar diga.me uma coisa: qual a piada de um Serra, por mais belo que seja, se não for capaz de guardar ? Qual a piada de um pointer se não tiver o instinto de parar ?
Para já:
Não critiquei, ridicularizei nenhuma raça, vocês é que o têm vindo a fazer desde o início!
Lógico que guarda é uma função, mas não sou contra os cães desempenharem funções (dentro do aceitável, sem abusos lógico), no meu comentário, nem de longe disse isso, é melhor o ler outra vez!

Tá descansado/a que se pretender um cão de guarda não vou por certo adquirir um Golden (que fique a saber se vir o Dono(a) ser molestado, saberá mt bem defendê-lo!)

Se para si um Serra ou um pointer só "têm piada" (uma infeliz escolha de palavras, quanto a mim...) a "trabalhar"... digamos que gostamos de cães por motivos diferentes! Para mim, todos os cães (independente de terem raça ou não) "têm piada" (se assim preferir).

Quanto aos dobers, é melhor ir estudar a história, que por certo perceberá o que quero dizer!

Talvez possa parecer agressiva na resposta, mas não veja as coisas desta maneira, só implico um pouco com a interpretação que fez do meu comentário
:roll:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mai 14, 2004 1:24 pm

CindelP Escreveu: [... há 50anos atras não se ouvia falar de cães perigosos, não se ouvia falar de problemas comportamentais ... e os cães ainda são os mesmos.
De quem será a culpa ? Não será "nossa"? Das nossas mariquiçes ?
Claro que a culpa é nossa, mas não tanto das "nossas" mariquices, mas sem dúvida das mariquices de muita gente.
Sem querer ser repetitivo, as motivações que levam muita gente a ter um cão de companhia são muito, mas muito discutíveis e em muitos casos mesmo condenáveis. E o facto de haver tantos cães perigosos ou com problemas comportamentais deve-se a isso e também ao facto de haver muitos mais cães.

Eu continuo a teimar neste conceito e foi neste sentido que contrariei o Tiago e antes o FBC. Ter um cão de companhia, compreender e respeitar o cão como animal que é, e sobretudo zelar pelo seu inteiro bem estar, de facto, não é tarefa fácil.

Muitas vezes, ao escrever estas coisas, lembrei-me da Cindel, do Cão da Serra da Estrêla e daquelas fotos que ela aqui colocou num tópico, onde se vêem os cães, presumo que felizes e contentes, junto dos rebanhos.
Tirar esses cães dessa actividade, desse ambiente e metê-los num apartamento... duvido, ou tenho a certeza de que não seriam mais felizes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta mai 14, 2004 1:34 pm

Tá descansado/a que se pretender um cão de guarda não vou por certo adquirir um Golden (que fique a saber se vir o Dono(a) ser molestado, saberá mt bem defendê-lo!)
Jordan, aqui tenho que discordar. Um Golden, se vir o dono a ser molestado, é mais provável que se esconda mesmo. Felizmente nunca tive de comprovar esta teoria, mas cães que, se os molestarem a eles, não reagem, também não estou a ver reagir a esta situação. ;)
Jordan
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 1:51 pm

nel Escreveu: Eu continuo a teimar neste conceito e foi neste sentido que contrariei o Tiago e antes o FBC. Ter um cão de companhia, compreender e respeitar o cão como animal que é, e sobretudo zelar pelo seu inteiro bem estar, de facto, não é tarefa fácil.

Muitas vezes, ao escrever estas coisas, lembrei-me da Cindel, do Cão da Serra da Estrêla e daquelas fotos que ela aqui colocou num tópico, onde se vêem os cães, presumo que felizes e contentes, junto dos rebanhos.
Tirar esses cães dessa actividade, desse ambiente e metê-los num apartamento... duvido, ou tenho a certeza de que não seriam mais felizes.
Pq qualquer cão que viva com muito espaço para correr e se sentir livre, certamente é mt mais feliz! Certamente se levarmos estes animais habituados ao campo, ou no mínimo mais habituados a amplos espaços e os confinarmos a um espaço reduzido por certo que se sentiram infelizes!

Qt ao facto de já desde pequenos estarem habituados a viverem num apartamento, nesse caso tenho as minhas dúvidas.
Conheço e vejopessoas que têm cães enormes em apartamentos... olha não os posso condenar, mas não acho bem! Imagina eu tenho uma gata e fico com pena dela ter só 4 assoalhadas grandes e um sótão "como território"!

É por este motivo que não tenho cães, minha preferência é por cães de grande porte (filas, dog argent., bordéus ...) e como vivi sempre em cidade aps. para mim é impensável pôr um animal destes num ap. Mas friso, para mim, eu não consigo! Há quem o faça e vejo os cães bem tratados, vejo as pessoas a fazerem o seu melhor por eles levantam-se de madrugada para os exercitar, á noite lá estão outra vez... não os posso criticar! é um gosto pessoal, e se noto o animal bem tratado, alimentado e acarinhado... como determinar se o cão é infeliz ou feliz????

Infeliz vi eu uma vez um Chow-Chow (desculpem não sei se é assim que se escreve) preto (escuro) na praia da Costa da Caparica em Agosto sentado debaixo do chapéu de sol a arfar com a língua quase a tocar a areia... (isto pra mim é que é inadequado, cães com pelagem de países frios sujeitos a temperaturas como as nossas... enfim!)

Infeliz vi no outro dia um rafeiro pela trela a ser potapeteado pela própria dona na rua (a moça estava furiosa pq o cão lhe cagava em casa; "coitadinha" pensava que o bicho comia e reciclava ... enfim!)

8)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta mai 14, 2004 2:05 pm

Esta conversa está a tornar-se ridicula.

Olhem-me bem para este cão

Imagem

Por acaso acham que ele estaria melhor ao relento a cuidar de um rebanho?

Agora quem acha que os cães só servem para cumprir as suas primitivas, também deve achar que o mesmo para os seres humanos... por isso:

- Toca a andar para as cavernas... porque amanhã é dia de caça 8)
- Não se esqueçam das vossas lanças ;)
Jordan
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 2:27 pm

Guida__F Escreveu: Esta conversa está a tornar-se ridicula.
Olhem-me bem para este cão
Imagem
Por acaso acham que ele estaria melhor ao relento a cuidar de um rebanho?
Agora quem acha que os cães só servem para cumprir as suas primitivas, também deve achar que o mesmo para os seres humanos... por isso:
- Toca a andar para as cavernas... porque amanhã é dia de caça 8)
- Não se esqueçam das vossas lanças ;)
He he! mas olha que se o pusesses a guardar rebanhos ele se calhar levava jeito pra coisa! ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sábado mai 15, 2004 2:12 am

PORQUÊ SELECCIONAR AS RAÇAS PELA SUA FUNCIONALIDADE PARA O TRABALHO?

Pela simples razão que essa é a única forma de preservar uma raça.
As raças nasceram como forma de adaptar os cães a determinadas funções. Todas as raças (excepto raras excepções) nasceram para o trabalho. Tudo numa raça, desde a sua aparência física, aos andamentos, comportamento e até, por vezes, o tom de voz quando ladram, foram seleccionados paro o seu trabalho.
As exposições de beleza apenas seleccionam, e por vezes mal, a morfologia do cão. Mas uma raça é muito mais do que isso. Uma raça tem uma infinidade de características físicas e psicológicas, muitas das quais nem sequer nos apercebemos, que foram seleccionadas ao longo da historia da criação da raça e, a melhor forma de preservar essas características ( ou seja a raça) é continuar a seleccionar a raça para as suas funções.

Dir-me-ão alguns que em certos casos isso é impossível porque as razões de ser do seu trabalho desapareceram. Penso, a este respeito, que, sempre que possível, a raça deve ser seleccionada para as suas funções iniciais. Quando isso não for possível deve-se dar uma evolução da raça, mas de forma o mais natural possível, isto é, selecciona-la para trabalhos onde os cães possam utilizar de forma proveitosa as características iniciais da raça.

Estar a seleccionar raças só pela sua aparência física e converter todas as raças em animais de exposição e companhia não faz o menor sentido e apenas é outra forma de extinguir as raças existentes. Isto é o que muito se tem feito com muitas das raças. Senão vejamos onde é que estão o antigo Bulldog Inglês, o antigo Dogue alemão, Dogue de Bordéus, Chow Chow, Caniches, Galgo Afegão, etc, etc??
Extintos! e foram substituídos por raças de “Show” que pouco ou nada têm a ver com as raças originais!

Comparando com os animais selvagens, é equivalente a manter uma espécie selvagem artificialmente em cativeiro, mesmo sabendo que o seu habitat já mais voltará a existir e a dita espécie já mais voltará a desempenhar as suas funções na natureza. Não faz sentido, com o tempo a espécie deteora-se devido à falta da selecção natural. Por exemplo, se um Tigre perder a capacidade de caçar (enquanto espécie) e se converter num animal que apenas consiga viver no jardim zoológico ou no circo, deixa de ser um Tigre; da mesma forma se o Podengo (enquanto raça) perder a capacidade de caçar coelhos deixa de ser um Podengo. É evidente que se pode sempre converter numa “mascote”, qual raça exótica no mundo anglo-saxónico, mas esse já não vai ser o nosso querido e fantástico Podengo.

Posso ter dado a entender que sou contra as exposições de beleza. Mas não é o caso, embora haja certas “tiques” a elas associados que me irritam particularmente, mas até as frequento sempre que posso. O que eu penso é que a morfologia é apenas uma das diversas formas da selecção das raças e, a meu ver, nem sequer é a mais importante.

Uma das coisas que costumo criticar nas exposições de beleza é que, para além de estas só seleccionarem o parte morfológica, por vezes nem isso fazem bem. Em muitos casos as raças, ou linhagens, que são seleccionadas com vista às exposições caiem no exagero de certas características físicas --- os hipertipos---. Disto são exemplo o excesso de rugas em certas raças, patas demasiado curtas noutras, gordura ou magreza excessivas, tamanhos excessivos ou excessivamente diminutos, prognatismo excessivo, etc,.. .

Um bom exemplo da procura dos hipertipos para os “Shows” e da importância da procura da funcionalidade para o trabalho é o Mastim Espanhol.
O Mastim Espanhol é um magnifico cão de gado de tamanho grande e que foi criado para defender as ovelhas dos lobos. A criação moderna deste cão, com vista aos “Shows” foi seleccionando animais cada vez maiores, mais gordos e com mais pregas, chegando ao ponto de muitos dos animais apresentados em ringue terem mais de 100 kg e mal se mexerem.

Têm sido feitas experiências de por animais destes a guardar rebanhos e os lobos agradecem porque assim têm muito mais carne para comer. Muitos dos amantes dos Mastins estão a ir junto dos pastores para procurar outra vez o verdadeiro Mastim.

P.S. Quanto ao cão que aparecece deitado no sofá e que, segundo a dona é mais feliz do que a trabalhar, eu quero dizer que conheço pessoas que têm cães de caça como cães de companhia, com todos os luxos e mordomias possíveis e na é poca de caça imprestan-nos a um amigo que é caçador. Nos dias caça, quando o caçador chega, é ve-los saltar do sofá loucos de alegria, e mais, apesar de verem o caçador poucos dias durante o ano, consideran-no o líder ( dono) e sempre que têm oportunidade abandonam os verdadeiros donos para ir ter com ele.

Nota: Penso que não está a haver onestidade intelectual daqueles que estão a associar o trabalho a uma vida dura de pessoas e cães ao longo da história, o que fazia que as pessoas não tratassem os seus animais própriamente com carinho e que perdura em certos meios por uma questão cultural ou de necessidade. Ninguem aqui defende isso.
Tenho a certeza que cães tratados em codições identicas são muito mais felizes se trabalharem, desfrutando assim das suas aptidões naturais.

Cumprimentos
Francisco Bica
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sábado mai 15, 2004 7:40 am

O cão que aparece na Fotografia chama-se Snoopy e foi abandonado em bebé à porta de uma protectora.

Quando o fomos adoptar tinha quase três meses.

Tendo em conta que é um refeiro, espero que me diga qual a sua função original.

Eu tanho as minhas suspeitas sobre a sua mistura de raças, mas como defende a regresso à funções originais dos cães...

.... e como para saber as suas funções originais é preciso saber a raça... espero que saque da sua bola de cristal e me diga qual a mistura do Snoopy.

Para ajuda-lo posso acrescentar que o Snoopy tem cerca de seis meses actualmente.

Boa sorte, que bem vai precisar dela...

... depois logo me diz a que conclusão chegou 8)

PS: Tem mais fotografias do Snoopy no meu Album :lol: :lol: :lol:
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado mai 15, 2004 8:56 am

Ó Guida, os canitos têm que trabalhar para merecer a comidinha ;)
Não é so resfastelanço no sofá...
Como é, a Guida não trabalha? então.... :p
Isabel
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado mai 15, 2004 11:05 am

:lol: :lol: :lol: :lol: Pedra e Guida

Fabarm, peço desculpas pela minha imensa ignorância, mas o cão de parar não é um cão de caça?

FBC, ao fim de 9 páginas ainda não se chegou a nenhuma conclusão não é? É assim, vc acha que os seus cães devem manter a funcionalidade para que foram criados, força, tem toda a minha concordância.
Agora não me venha querer obrigar a mim a tratar as minhas do mesmo modo.
Vc está no seu pleno direito de usar os seus cães como lhe aprover, e eu também.
Agora diga-me? qual é a função dos gatos? Não me diga que todos os que aqui têm gatos têm ratos ou outros roedores em casa para os gatos assim cumprirem a sua função.
Outra coisa, qual é a função do touro bravo?
Qual é a função do cavalo?
Não quer com toda a certeza que todos aqueles que têm cavalos comecem a deixar de andar de carro e se desloquem a cavalo, ou de carroça, ou de charrete. Realmente e pensando bem era capaz de ser muito melhor, pelo menos havia aí umas dezenas de carros a menos a poluir, mas em contrapartida tinhamos que andar a fugir dos bostas, a não ser que os donos à semelhança do que acontece com os cães, fossem obrigados a apanhar o cócó do seu cavalo.

Um tigre deixa de ser um tigre porque está num zoo? mas onde é que vc leu isso? Olhe faça uma experiencia, entre no zoo de Lisboa na jaula de um deles e verá se é ou não um tigre, ou um leão, ou um urso.

Vc ainda não percebeu que os defensores de cães de companhia, sejam eles de que raças forem, ou até mesmo sem raça, não estão contra a utilização do cão em trabalho, o Nel deu esse exemplo com os serras da estrela de a cindel nos mostrou.

Todos nós temos a honestidade intelectual, para utilizar palavras suas, para sabermos que nem todos os que utilizam os cães na sua função, seja ela a caça, a guarda, a defesa, as corridas, a guarda de rebanhos, etc., os maltratam. Só que infelizmente todos os dias nos aparecem provas em contrário senão veja, qual é o tratamento a que estão sujeitos os galgos utilizados em corridas e pior que isso quando deixam de poder ser utilizados qual é o seu triste fim?
Qual é o tratamento a que alguns "caçadores" dão aos seus cães? Se não prestam para a função são pura e simplesmente abandonados, ou mortos. Ficam horas esquecidas dentro dos atrelados muitas vezes ao sol, para não falar em mais coisas.
Qual é o tratamento a que estão sujeitos alguns cães de guarda? Presos a correntes, com um espaço mais que limitado.

Portanto tenho que chegar à conclusão que as minhas cadelas são felizes. têm um "canil" com 150 m2, toda a atenção que merecem, comida´na quantidade necessária, água à descrição, vão à rua quando têm necessidade e nunca às horas de maior calor, correm todos os dias soltas até terem vontade, estão desparazitadas, internamente e externamente, têm todas as vacinas necessárias, se espirram vão ao vet, enfim, o normal de quem tem e adora o seu animal de estimação.

Ah! e outra coisa a minha gata não precisa de ir aos ratos para comer.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
anjaazul
Membro Veterano

sábado mai 15, 2004 2:48 pm

[... há 50anos atras não se ouvia falar de cães perigosos, não se ouvia falar de problemas comportamentais ... e os cães ainda são os mesmos.
De quem será a culpa ? Não será "nossa"? Das nossas mariquiçes ?

bom, lá voltamos nós :p não é pelo facto de não se falar que as coisas não existem. querem ver que a pedofilia, violência sobre as mulheres e crianças começaram quando a tvi falou nelas? tudo reside na maior sensibilização e interesse sobre os problemas. bem ou mal, com mais ou menos rapidez, as coisas também estão a mudar em relação aos animais. discutem-se problemas compotamentais, as suas funções, obediência, etc. porque as pessoas estão mais despertas. um exemplo, é a existência da arca de noé e de n foruns de animais. um pouco por todo o lado.
imagino que antes ( e hoje), cão que mordesse o dono, já não o voltava a repetir. aliás, um fulano quando soube que eu tinha levado um ponto no dedo por causa dos dentinhos do max, aconselhou-me a abrir a porta e enxotá-lo.

acho que os meus cães desempenham uma função e de grande importância. assim como os gatos. não os tenho só prque sim. nem acredito que ninguém os tenha por essa razão.
então não me farto de rir com as suas diabruras? não me zango com as suas diabruras? não constituem motivo de conversa? não servem para levar festas? para passearem comigo? para me fazerem gastar dinheiro? para me obrigarem a fazer exercício?etc, etc, etc. ufa :p que trabalheira :D
anjaazul
Membro Veterano

domingo mai 16, 2004 11:45 am

já me esquecia de outra grande qualidade dos animais. não sabem falar nem escrever. poupam-me ouvir e ler muita bestialidade :D :p
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo mai 16, 2004 3:25 pm

Oi Anja

Falar eles falam, só que estão sempre de acordo connosco :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”