Não se compra nem se vende

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quarta set 08, 2004 4:24 pm

FAbarm Escreveu: Sendo uma raça da moda isso implica na sua grande maioria um tipo de dono, que só se preocupa em andar na moda.
Talvez tu com a tua sensibilidade ate percebas que de facto e como bem dizes " É um cão com iniciativa, com vontade de trabalhar, com vontade de aprender" mas para a maioria dos donos isso passa ao lado.
Desta forma e como tambem ja aqui escreveu, quando lês o forum da raça, aquilo é:

O meu cão é bonito
O teu cão é bonito
...

Ou é igual ao do papel higiénico, ou parecido

Isto é o importante para o tipo de dono da raça...

Bj

Tiago
E a luta continua... Eu vou perguntar novamente e se fosse isso o mais importante? Qual é a grande crise afinal?

Mas o mais engraçado é que não é!!! E se não se fala de certos assuntos é porque todos temos consciencia que não temos conhecimentos suficientes para nos pormos a "inventar". E quando temos certas dúvidas mais "técnicas" colocamos directamente ao veterinário!!!

Ou será que falar dos nossos cães não é falar de cães? E se os nossos cães forem mesmos engraçados e valha a pena contar as parvoeiras que eles fazem?

Bem, mas eu nem sequer tenho um Labrador... sou da malta dos "hippies"! ;)
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta set 08, 2004 4:25 pm

rep.
Última edição por isabelnobre em quarta set 08, 2004 5:17 pm, editado 1 vez no total.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta set 08, 2004 4:26 pm

isabelnobre Escreveu:
FAbarm Escreveu:
Olá Isabel

Estive a ler o teu POST e creio que te escapa o fundamental (perdoa-me a presunção), senão repara:

Sendo uma raça da moda isso implica na sua grande maioria um tipo de dono, que só se preocupa em andar na moda.
Talvez tu com a tua sensibilidade ate percebas que de facto e como bem dizes " É um cão com iniciativa, com vontade de trabalhar, com vontade de aprender" mas para a maioria dos donos isso passa ao lado.
Desta forma e como tambem ja aqui escreveu, quando lês o forum da raça, aquilo é:

O meu cão é bonito
O teu cão é bonito
...

Bj

Tiago
Então assim sendo o problema não é da raça mas dos donos!
É isso?
Numa primeira fase, mas que depois se reflecte na raça pelo que ambos sabemos.
A forma é a imagem plástica da função
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 4:26 pm

isabelnobre Escreveu:
SarahKay Escreveu: [- Disseram que se a mãe não quisesse saber dos filhos que isso não era impedimento para que estes ficassem na mesma no criador. Isso acontece muitas vezes? A cadela fica agressiva?
Eu nunca vi uma cadela ficar agressiva por isso, apenas foje a sete pés, o que pode acontecer mas não é regra.
SarahKay Escreveu: Qual a diferença entre a sociabilização dos cães com a mãe e só com os irmãos?
As mães impõem regras, educam, disciplina o que podem e não fazer é com elas. Ensinam hierárquia e brincam.
Só com os irmãos eles brincam. :p

Há mais coisas q eu acho que sei, mas como são só teorias prefiro que quem realmente sabe, diga de sua justiça.
Obrigada Isabel!
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta set 08, 2004 4:27 pm

FAbarm Escreveu: Sendo uma raça da moda isso implica na sua grande maioria um tipo de dono, que só se preocupa em andar na moda.

O meu cão é bonito
O teu cão é bonito
...

Isso é um esterótipo perigoso. Ao menos fez a salvaguarda "a grande maioria dos donos", o que significa que não são todos. Senão, repare:

- o seu nick, por exemplo, remete para armas de fogo. Isso fará de si um indivíduo perigoso, daqueles que têm uma discussão com o vizinho e vão a casa buscar a caçadeira, ou que ensinam aos filhos que andar à pancada na escola é que é bom? Não me parece.

- as pessoas que têm cães incluídos na listagem (ridícula) das raças consideradas perigosas. Serão marginais prontos a atiçar os cães ao primeiro transeunte ou que particiam em lutas? Também não acho.

Claro que o Labrador sofre de "misuse", como muitas outras raças. Aliás, hoje em dia há muito poucas raças onde as suas funções originais são mantidas, para além da de fazer companhia aos donos. O Lab ainda tem a agravante de se ter tornado num cão muito popular pelo seu temperamento e aspecto físico. Como muito bem disse, maior parte dos donos apenas se sente feliz por ter "o cão da Scottex" e ignora as potencialidades do cão que tem. De qualquer maneira, a grande maioria das raças já teve, a certo estádio da sua evolução, ou ainda tem, funcionalidade. Mas poucos donos escolhem uma raça pelo seu desempenho em termos de trabalho. Se assim fosse, se o cão não tivesse outro "uso" a não ser esse, para quê ter um cão, a não ser pelo simples prazer de o ter?

Mas agradeço que não generalizem. Nem todo o dono de Lab é um "tio" ou "tia" que só quer andar "in".

E nós, no fórum dos Labs, gostamos de elogiar os cães uns dos outros, sejam Labs ou não. Se os achamos bonitos, porque não dizê-lo? Se consultarem o fórum com mais atenção, verão que muitas outras coisas são discutidas. É uma questão de "selecção de informação", e não de ver apenas o que queremos...

Cumprimentos! ;)
FAbarm
Membro Veterano

quarta set 08, 2004 4:29 pm

SarahKay Escreveu: E a luta continua... Eu vou perguntar novamente e se fosse isso o mais importante? Qual é a grande crise afinal?

A crise? Só denota que quem adquire a raça tem imensos conhecimentos sobre a mesma, por exemplo
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 08, 2004 4:32 pm

SarahKay Escreveu: Qual a diferença entre a sociabilização dos cães com a mãe e só com os irmãos?

Boas,

Pessoalmente, apartir das 5/6semanas considero mais importante a convivencia com os irmãos do que com a propria mãe.

Já que com os irmãos aprendem a se comportar, aprendem a se colocar na hierquia (tanto acima como abaixo) ... enquanto a mãe nesta altura é uma figura fixa e já menos presente.

Saudaçoes
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
FAbarm
Membro Veterano

quarta set 08, 2004 4:38 pm

marta_vasques Escreveu: Como muito bem disse, maior parte dos donos apenas se sente feliz por ter "o cão da Scottex" e ignora as potencialidades do cão que tem. De qualquer maneira, a grande maioria das raças já teve, a certo estádio da sua evolução, ou ainda tem, funcionalidade. Mas poucos donos escolhem uma raça pelo seu desempenho em termos de trabalho. Se assim fosse, se o cão não tivesse outro "uso" a não ser esse, para quê ter um cão, a não ser pelo simples prazer de o ter?
Então esse tipo de dono, que opte por uma raça do GRUPO 9 e seja feliz.
Agora não me parece justo para a raça, esta ou qualquer outra, contribuir de forma tão directa, para a sua degeneração.

Tiago
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 4:39 pm

Obrigada CindelP, também tinha essa noção, mas queria ter a certeza.

FAbarm, não quero de forma alguma entrar em conflito consigo. Eu até sou da opinião que os cães deviam manter as funções iniciais. Mas se assim fosse grande parte das raças ia desaparecer ou ficar reduzida a quase nada...

Nas cidades só ia haver Lulus e todos os cães de companhia e apenas no campo iam ficar alguns cães de trabalho...

Em relação aos Labradores, neste caso ao fórum dos Labradores, acho que as pessoas lá sabem muito bem as origens dos seus cães e a sua funcionalidade! Que outras pessoas (fora do fórum) não saibam até acredito, mas nós sabemos muito bem!

E não acho bem estarmos a falar disto neste tópico, por isso e porque já disse o que tinha dizer, fico-me por aqui.

;)
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quarta set 08, 2004 4:45 pm

...
Última edição por Golden_ em terça fev 07, 2006 1:15 am, editado 1 vez no total.
FAbarm
Membro Veterano

quarta set 08, 2004 4:52 pm

As tantas conquistou o mérito, precisamente porque os criadores a foram desvirtuando, de forma a encaixar-se no que a moda procurava.
E si até dá jeito que não deixe de ser da moda ;), confesse lá.

E já agora Anita, recordo-me que quando por aqui apareceu, perguntei-lhe pelos TAN e outras provas especificas e a Anita pura e simplesmente ignorou... e diz-se criadora.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta set 08, 2004 5:09 pm

Desculpem meter-me na conversa, mas fiquei com dúvidas. Ou seja, e ajudem-me se entendi mal, os donos dos cães em geral, n gostaria de especificar raças, só os devem comprar se os mesmos forem usados nas suas respectivas funções?
Não necessáriamente, mas devem ter em conta que o temperamento deve ser adequado "aquela" função original.
Uma pessoa que unicamente goste de uma raça, temperamento, não o deve ter, caso n o «use» ?
Se não respeitar esse temperamento não o deve ter, usando-o ou não
E a maioria das pessoas que têm Lab, é por uma questão de «moda» ou porque o vizinho tem?
Eu acredito que sim.
Ou eu estou muito confusa, ou vivo em outro planeta (que é o mais provável). O Lab, é um cão de familia, comprado pela familia, para a familia. Daí que, as conversas entre donos desta raça, são idênticas às conversas entre mães sobre os filhos: o teu é lindo, etc, vaidade nunca fez mal a ninguém.
O Lab não é um cão de familia, é um cão de cobro, que desempenha bem a função de cão de familia. Mas mesmo que fosse um cão de familia, a Humanização continuaria a estar errada.
Uma grande % de Labradores vendidos, por alguns criadores, sei q há o cuidado de préviamente perguntar «porquê esta raça?» E as respostas que se obtêm são muito válidas. O que demonstra que quem compra, na sua maioria, sabe muito bem o q está a fazer, e não é por causa do vizinho.
Depende o que se achar por respostas válidas.
Esta raça conquistou, por mérito próprio, o 1º lugar.
Conquistou ? Olhe que isto do 1º, vai e vem, como já pudemos constatar por outras raças.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta set 08, 2004 5:39 pm

FAbarm Escreveu:
Numa primeira fase, mas que depois se reflecte na raça pelo que ambos sabemos.
Então vamos ver se percebo.
Era uma vez uns cães chamados labradores, que trabalhavam e eram selecionados para isso mesmo. Um belo dia e com o bom temperamento que têm, houve alguém que descobriu que eles davam uns bons cães de familia. Comaçaram as novelas, alguns anuncios(o tal papel higiénico) e a coisa propagou-se fazendo a tal moda. Como tal, e com a crescente procura foram-se fabricando cada vez mais, numa de satisfazer a procura e acompanhando a moda fazer uns tostões se possivel, a tal estória das 6 semanas para poupar em vacinas e chop-chop. Dessa forma começou-se a fazer as coisas mal feitas e a não fazer selecionamento nenhum. O temperamento caracteristico foi desaparecendo.
Como tal os donos não sabem e não querem aprofundar as suas aptidões naturais, essas vão-se perdendo. E é isso que faz deles "loiras"!?
Então se a culpa é das pessoas, não generalizando claro, não acho correcto a fama q têm.

Percebi?!
É isto?
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 08, 2004 5:57 pm

Eu vou ser sincera...nunca gostei por aí além de Labs. Isto é, gosto deles como gosto de todos os cães, mas não é nem nunca será uma das minhas raças...gostos não se discutem.

Conheço muitos Labs, mas no outro dia fiquei agradavelmente surpreendida ao conhecer um Lab excepcional. Trata-se de um cão inteligente, activo, que gosta de desafios e que aprende com uma facilidade espantosa. Depois vi as linhagens dele e claro está...este Lab não foi criado em portugal, e a sua linhagem é de trabalho (cães Guias/Busca e Salvamento/Caça-cobro).
O dono em questão gosta da raça. Conhece bem a raça. Por isso preferiu esperar muito tempo para ter este cão.

Passando á frente. O Lab até pode ser um excelente cão de familia...ora bolas! O Rott também, e tantos outros...
Resta saber se a familia é uma boa coisa para os cães ;) Isto é, a maioria das pessoas que compram Labs não fazem ideia que este é um cão muito activo, que necessita muito de exercicio diário e que quando não o tem, até com o ar engorda...e de muita atenção por parte dos donos, uma vez que tem realmente aquela caracteristica de gostar de agradar aos donos.
Resultado, carradas de Labs obesos. E carradas de Labs com desvios comportamentais...Carradas de Labs a entrarem nas escolas de treino já com mais de 1 ano (ou perto disso), hiper mimados. E o que dizem os donos?
Que nunca pensaram que um Lab fosse tão activo. :o Mas o cãozinho é muito bem tratado, tem todos os miminhos, até porque ele é tão engraçado...só que não sabe quando parar.

Por outro lado o facto de ser o nº1 em registo de ninhadas é, para mim, extremamente prejudicial á raça. Descaracteriza-se a raça e o seu temperamento em prol do que o mercado procura: entre outras coisas,um cão infantil, quando o verdadeiro Lab nada tinha de infantil.
O que se passa com esta raça passa-se com todas as raças ditas da moda. Afectou e muito a minha raça, por exemplo. Resta-nos esperar que as modas passem e os cães (os verdadeiros) fiquem.

Aos donos dos Labs aqui no forum só posso dizer que se deveriam sentir lisongeados por tantas pessoas que até nem gostam de Labs, defenderem a raça...pois é isso que li em muitas intervenções deste tópico. Maior elogio não pode haver.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quarta set 08, 2004 5:59 pm

...
Última edição por Golden_ em terça fev 07, 2006 1:16 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”