Há aqui duas linhas : há o Paulo que realmente quer ensinar e conversar sobre este assunto e há os outros que só querem guerrinhas...
Ensinar não é colocar-se em posição de autoridade a debitar sentenças que os alunos devem acatar de cabeça baixa e pelas quais devem ficar eternamente gratos.
Esse era o método fascista que, estou certa, deixou muita gente a odiar aprender e a odiar os professores que o usaram.
Também se aprende conversando com abertura de espírito e honestidade...procurando explicar as suas posições e não avançando para o desprezo e o insulto.
Queria comentar algumas coisitas :
-não existe a alternância entre usar trela ou educar o cão.
Ambas as coisa são necessárias.
Apenas um cão educado é muito mais fácil de controlar, com ou sem trela.
Se outro cão atacar, tira-se a trela.
O cão tem o direito à própria defesa, como todos nós ou qualquer outro animal.
-cão é cão.
Alguém disse que o lab é como os outros cães.
Não é não, senão não seria uma raça bem definida.
O lab, de acordo com o estalão, é por natureza dócil e sociável.
Se não o é, é um mau lab, quaisquer que sejam as causas - genéticas, educação, etc.
Finalmente, volto a insistir no bom senso.
A minha Zorra - só quero falar do que conheço - é extremamente sociável e meiga com toda a gente.
Apesar disso actualmente é passeada com trela.
Porque não tenho tempo de ir com ela para sítios mais desérticos, porque está muito frio para a passear às seis da manha.
Portanto passeia ao fim do dia - as mais das vezes é o meu marido que a leva - e aí...não corro riscos.
Trelinha.
Será correcto abater depois de morder???
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Bem, depois de ler estas páginas todas à trela
chego à conclusão que no fim de tudo, as trelas não devem ser só usadas nos cães, mas sim em alguns donos
Esses sim, são bem perigosos
, para os seus cães e para os que os rodeiam
Xuga

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Totalmente de acordo.aisd Escreveu: -não existe a alternância entre usar trela ou educar o cão.
Ambas as coisa são necessárias.
Apenas um cão educado é muito mais fácil de controlar, com ou sem trela.
Aliás, acho que ninguém pode tirar o mérito ao tiagocarneiro por ter ensinado a sua cadela, coisa que todos nós deveriamos fazer com os nosso cães.
Neste aspecto eu falo contra mim, porque alguns dos meus cães, frequentaram uma Escola, apenas com o objectivo da sociabilização e não do adestramento própriamente dito.
Quanto ao:
Aqui já não concordo, a não ser num caso extremo.aisd Escreveu: se o outro cão atacar tira-se a trela
A trela pode ser um utensilio essencial para separar dois cães e evitar males maiores.
Tomara eu que, na ultima briga das minhas cadelas, nem que fosse uma delas, tivesse trela e teria evitado uma série de ferimentos desnecessários
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
se calhar são capazes de passar na rua e não dar comida a um pobre, mas deus nos livre de não estarmos sempre do lado nos animais!
ps: só sabe o que é quem passou pela situação, e a esses, eu digo: a dor de ter de decidir pela eutanásia em relação ao nosso amigo, não passa nunca... atenua e é só às vezes.

eu por acaso, tenho mais pena dos animais do que de certas pessoas. estas são racionais, e podem escolher, nomeadamente o nº de filhos que podem ter. além disso, há n instituições de apoio aos pobres e mendigos. nem comento porque muitos delas a estas não recorrem. os animais continuam a ser carne para canhão.
quanto à eutánia, já a utilizei para 2 animais que viveram comigo quase 16 anos. mais tempo que muitos casamentos :p
anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Boa anja, gostei da comparação com os casamentos
Xuga

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
- Contacto:
Com o risco de ser considerada uma pessoa que não goste de animais ...
Um cão é um cão !
Um gato é um gato !
Um peixe é um peixe !
...
Cada animal tem uma personalidade própria.
Já convivi com n cães e n gatos. Nunca tive um igual ao outro. Cada qual com a sua maneira de ser.
Não confio 100 % num animal !
Não confio 100% numa pessoa !
Não confio 100 % em mim !
...
Tive 2 ocasiões em que perdi completamente a racionalidade e foi os meus instintos que agiram, 1 quando tive o meu filho, 2 numa briga.
Isto diz tudo ! Diz, que apesar do ensinamento, educação e experiência, existem sempre situações que evocam os nossos instintos mais básicos.
Como disse um amigo "o nosso primitivismo"
Se eu própria reago assim, qualquer dos meus animais reagem também assim.
Eu como ser que respeito aquilo que eles são, nunca parto do principio que eles vão reagir com as minhas regras ou pelos meus pressupostos.
Como ser humano responsável pela saúde e intigridade fisica dos meus animais, evito ao máximo que andem soltos e sem algum meio de controlo.
Não é só por respeitar o próximo, mas acima de tudo, porque reconheco que por vezes, tal como eu, eles agem apenas pelo instinto e nunca me perdoaria se numa situação dessas, algo lhes acontecesse ou algo acontecesse a outro.
Mas claro que ainda, uma das maiores alegrias que eu tenho é, nesta altura do ano em que quase todos andam nas compras e centros comerciais, eu ir para um sitio deserto e libertar os meus miudos e vê-los a correr e a correr ...
Que alegria em ver a satisfação na cara deles !
Só por isso, devia ser sempre Natal !
Um cão é um cão !
Um gato é um gato !
Um peixe é um peixe !
...
Cada animal tem uma personalidade própria.
Já convivi com n cães e n gatos. Nunca tive um igual ao outro. Cada qual com a sua maneira de ser.
Não confio 100 % num animal !
Não confio 100% numa pessoa !
Não confio 100 % em mim !
...
Tive 2 ocasiões em que perdi completamente a racionalidade e foi os meus instintos que agiram, 1 quando tive o meu filho, 2 numa briga.
Isto diz tudo ! Diz, que apesar do ensinamento, educação e experiência, existem sempre situações que evocam os nossos instintos mais básicos.
Como disse um amigo "o nosso primitivismo"
Se eu própria reago assim, qualquer dos meus animais reagem também assim.
Eu como ser que respeito aquilo que eles são, nunca parto do principio que eles vão reagir com as minhas regras ou pelos meus pressupostos.
Como ser humano responsável pela saúde e intigridade fisica dos meus animais, evito ao máximo que andem soltos e sem algum meio de controlo.
Não é só por respeitar o próximo, mas acima de tudo, porque reconheco que por vezes, tal como eu, eles agem apenas pelo instinto e nunca me perdoaria se numa situação dessas, algo lhes acontecesse ou algo acontecesse a outro.
Mas claro que ainda, uma das maiores alegrias que eu tenho é, nesta altura do ano em que quase todos andam nas compras e centros comerciais, eu ir para um sitio deserto e libertar os meus miudos e vê-los a correr e a correr ...
Que alegria em ver a satisfação na cara deles !
Só por isso, devia ser sempre Natal !
Será este ?aisd Escreveu: Já houve casos de cães usados para cometer assassínios.
Penso que algures, neste fórum, há muito tempo atrás, foi posto um 'link' para um caso destes, passado nos USA.
______
Eu defendo o uso de trela.
Se por vezes nem por nós nos conseguimos responsabilizar de todas as atitudes, quanto mais de um cão!
São vários os factores que podem destabilizar um cão e mudar o seu comportamento.
Acaba por ser como a SIDA:
Não vale a pena depois dizer:
"ele até nem nunca fez mal a ninguém... se ao menos tivesse trazido trela..."
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
- Contacto:
aisd, disse tudo!
BRAVO!
Acho que conseguimos fazer algo de positivo
NO MEU CASO CONSIDERO QUE FUI INCORRECTO EM ALGUMAS IDEIAS E AGRADEÇO A QUEM AS CLARIFICOU (Paulo santos)
Apenas tenho pena de este local de discussao se tenha transformado tambem em local de insulto
Usem a trela!
BRAVO!
Acho que conseguimos fazer algo de positivo
NO MEU CASO CONSIDERO QUE FUI INCORRECTO EM ALGUMAS IDEIAS E AGRADEÇO A QUEM AS CLARIFICOU (Paulo santos)
Apenas tenho pena de este local de discussao se tenha transformado tambem em local de insulto
Usem a trela!
-
- Membro
- Registado: segunda ago 22, 2005 7:24 pm
- Localização: luna maria; lemmy baptista; jorge renato; pimpolha, manchinha, rufina
O tema introduzido foi o da eutanásia e não o de trelas, daí o meu post anterior.
O facto dos foristas terem outros diálogos plo meio, n m impede de responder ao post inicial que fez surgir o debate.
O colega leia o primeiro post, e depois fale.
O facto dos foristas terem outros diálogos plo meio, n m impede de responder ao post inicial que fez surgir o debate.
<p class="MsoNormal">"O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos.</p>
<p class="MsoNormal">Eles sabem o que precisam de saber. Nós não." <strong style="">Fernando Pessoa </strong></p>
<p class="MsoNormal">Eles sabem o que precisam de saber. Nós não." <strong style="">Fernando Pessoa </strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
- Contacto:
Peço desculpa mas penso que isto é mesmo assim. É tipo efeito bola de neve. Começamos aqui e acabamos ali.
Não tive (e penso que ninguém teve) intenção de fugir ao assunto que é de fulcral importância.
Vamos reatar!!!
AU AU
Não tive (e penso que ninguém teve) intenção de fugir ao assunto que é de fulcral importância.
Vamos reatar!!!
AU AU
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
luna_drotus Escreveu: O tema introduzido foi o da eutanásia e não o de trelas, daí o meu post anterior.
Vai-me desculpar mas... o tempo que perdeu em mandar os outros ler o post, poderia você tê-lo lido primeiro e se o fizesse, certamente que compreenderia que a discussão que existiu em volta do uso ou não da trela TEM TUDO A VER com o post inicial ou tópico.
Deveria ter percebido que, o uso ou não da trela, pode, em alguns casos, ser a diferença entre eutanasiar ou não um cão.