Vale a pena pensar nisto...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta fev 12, 2003 3:37 pm

KROZ Escreveu: Gostaria que alguém me explicasse como é que um cão com cauda e orelhas tem uma linguagem mais eficiente que um com cauda amputada e orelhas cortadas. Não basta escrever, há que provar.

E depois como é que um cão fica mais feroz com orelhas cortadas? É que ficar feroz e parecer feroz, são coisas diferentes.
Não sabe? Experimente reparar da próxima vez que chamar ou brincar com o Spot.... repare nos movimentos que ele faz com as orelhas conforme o seu estado de espírito... não é muito difícil. A minha cadela basta assobiar-lhe para ela fazer imediatamente um movimento específico que não se consegue explicar por palavras...só vendo.... movimento esse que não via se ela não tivesse aquelas orelhonas lindas caídas como as do Spot. Se calhar é ilusão de óptica. Se calhar é um movimento dos musculos faciais e não das orelhas, mas pela observação parece ser mais das orelhas.

Da cauda então nem se fala. A minha cadela tem cauda em sabre....abana por todos os lados..baixo/cima, esquerda/direita.... se não estivesse lá a cauda para nos dizer como ela está contente ou excitada ou com medo ou apreensiva, perdia metade da piada.

Já agora e como crítica construtiva deixe-me recomendar-lhe moderação. Pelo que tenho visto nos últimos tempos o Kroz assumiu de certa forma o papel de polícia ou membro superior neste forum, pertencente ao grupo dos bons que se dão ao direito de destratar outros membros baseados na sua maior ou menos ignorância, com palavras fortes, injúrias, ironias e até tentativas de ridicularização, a que chamam de necessidade a bem do bem estar dos animais. Não considero essa actitude nada bonita e nem pedagógica e penso que o forum tinha muito mais a ganhar se usa-se o tempo que gasta a provar que os outros só dizem asneiras para os ensinar a deixar de as dizerem .... afinal não se esqueça que muito do que sabe sobre cães o aprendeu aqui no forum, tal como muitos outros. Que tal dar uma oportunidade aos outros de fazerem o mesmo?

E já agora... nenhum novo membro tem o dever de respeitar primeiro os mais velhos para ser respeitado depois. Devem-se respeitar mutuamente e ao mesmo tempo. Porque se queremos respeito temos que o dar aos outros e não é por certos membros do núcleo duro e mais antigo da arca terem arrecadado para si um estatuto de superioridade de conhecimento e acção que lhes permite responder 'curto e grosso' aos novos membros que estes têm que o reconhecer. O respeito ganha-se, não se impôe com palavras duras e dizer a alguém que vem para aqui armado em carapau de corrida sem lhe dizer porquê ou lhe dar hipótese de mudar essa actitude nunca vai trazer bons resultados. Vai trazer apenas mais quezílias e atritos como os que temos assistido tópico sim, tópico sim, esses bastante mais nocivos que os constantes 'puxares'.

Peço que não encare isto como um ralhete ou apontar de dedo (quem sou eu para fazer tal). É apenas uma opinião trasformada em crítica (com intenção constructiva) de uma espectadora mais assídua nas bancadas do que no relvado, que tenta ter uma opinião acima de tudo igual ao seu estatuto na arca (neutro)... e a imagem que você está a passar (a meu ver) é esta.

Sem mais
Última edição por Clowdia em quarta fev 12, 2003 3:48 pm, editado 1 vez no total.
Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

quarta fev 12, 2003 3:38 pm

Os cães usam as orelhas para direccionar o som. Mesmo os Cockers movem as orelhas.
Um animal com orelhas cortadas, p ex um pit bull ou um dog argentino, tudo bem que é um pouco mais poupado pelas otites mas a funcionalidade dos tais apêndices auriculares perde-se! Ou não?

Um abraço
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quarta fev 12, 2003 4:52 pm

se não estivesse lá a cauda para nos dizer como ela está contente ou excitada ou com medo ou apreensiva, perdia metade da piada.
Piada? Piada é ver uma boxer abanar o rabo (não a cauda inexistente) contente por ver o dono. (O tal vaidoso mauzão que a mandou "mutilar" à nascença).

Se o cão é feliz, bem tratado e dono gosta dele com alterações estéticas, qual é o problema disso? Aconselho aos forenses que não conhecem os animais nem a forma como eles são tratados que parem de julgar os donos destes como se fossem assassinos de animais. A alegria e saúde dos meus cães responde por si. Está à vista de todos e muito me orgulho dela. As minhas escolhas estéticas a mim me pertencem, agradeço que não me julguem por isso. Às vezes parece-me que ligam mais para a estética dos animais dos outros do que os próprios donos deles.

Um abraço a todos,
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta fev 12, 2003 4:58 pm

dogsdamour Escreveu:
Piada? Piada é ver uma boxer abanar o rabo (não a cauda inexistente) contente por ver o dono. (O tal vaidoso mauzão que a mandou "mutilar" à nascença).
Rabo? Aquele cotozito? Realmente é engraçado.. e a cauda ainda é como o outro...o que me choca e acho desnecessário são os cortes das orelhas... até porque acho que não há cão que fique mais 'giro' sem elas do que com elas... talvez fique com um ar mais agressivo ... para quem gosta disso será bom... eu como não gosto que um cão me passe a ideia de mau ou agressivo prefiro vê-los sempre com as orelhas inteiras e a abanar por todos os lados. São gostos... só que os meus gostos não implicam uma cirurgia com consequente recuperação.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta fev 12, 2003 5:14 pm

Desculpem lá, mas essa de os animais com cauda e orelhas cortadas terem linguagem menos eficiente não "pega".Se assim fosse, coitados dos cães com orelhas erectas ou pouco vísiveis(pastor alemão, husky, chow-chow) ou dos cães com cauda curta(bulldog)
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quarta fev 12, 2003 5:25 pm

Rabo? Aquele cotozito? Realmente é engraçado
Não é o coto, é as ancas traseiras. É verdadeiramente divertido. É um bailado que nem o Lord of the Dance consegue.
eu como não gosto que um cão me passe a ideia de mau ou agressivo prefiro vê-los sempre com as orelhas inteiras e a abanar por todos os lados.
Espero que um dia não tenha de agradecer a sua segurança a um cão de orelhas cortadas. Acho mais giro um cão de orelhas cortadas que um GNR de metralhadora na mão. Pelo menos é mais seguro. ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta fev 12, 2003 5:45 pm

Continuando a resposta da Nuria.

Nada tem uma coisa a ver com a outra. Um cão com cauda cortada continua a poder movê-la. Se bem que por exemplo o boxer mexa mesmo o rabo :). Qualquer cão, com as orelhas cortadas, incluindo o corte do pit bull, pode mover as orelhas. Os cães não comunicam pelas orelhas nem com outros cães nem conosco. Não é preciso um cão baixar as orelhas para mostrar medo. O seu comportamento perante outros é que faz isso.

Em relação a ouvir melhor, um cão com orelhas cortadas ouve melhor. O som ao passar é apanhado pela orelha em pé. Um cão com orelhas caidas tem o canal tapado.

Em relação comentário referente a mim, tem quase razão total. De facto tenho tentado impôr alguma ordem e afastar quem nitidamente não está interessado em manter. Tal trabalho não me compete a mim, mas se não forem os membros, também não será o webmaster...
Quase tudo o que aprendi foi aqui sim. Mas os outros a que se refere, não querem aprender. Se não concorda, prove-me o contrário. Os casos a que se refere são de pessoas que não dão contributo algum ao fórum e só entram para provocar desordem. Ou então não contribuem nada e ponto final (contribuindo com os puxar).

Mas de facto vou moderar a minha posição, como referi já por duas vezes e não responderei mais a mensagens cujo conteúdo seja pessoal.
Se critico outros, não poderei fazer o mesmo, e como disse a cybergirl, o melhor é não dar atenção e com sorte vão-se embora.

Mas uma coisa acredite, quem perde são os membros novos. Se não houver membros a criticar algumas respostas absurdas, os membros novos vão aprender tudo mal. Felizmente quando eu era novo o Vasco e a Sealords estavam por cá...
Por mim, estou completamente... para o que os novos aprendam. Não sabem agradecer e o que se faz para bem deles, ainda levam a mal.

Claro que não me refiro a todos.

Clowdia, obrigado pela critica. Eu estava a precisar. Mas acredite que a moderação começará por mim, mas não vou deixar de criticar quem só escreve asneiras, como por exemplo quem escreveu que os cortes prejudicavam a comunicação. E quanto a isso continuo à espera que alguém me prove.
Clowdia Escreveu:
Não sabe? Experimente reparar da próxima vez que chamar ou brincar com o Spot.... repare nos movimentos que ele faz com as orelhas conforme o seu estado de espírito... não é muito difícil. A minha cadela basta assobiar-lhe para ela fazer imediatamente um movimento específico que não se consegue explicar por palavras...só vendo.... movimento esse que não via se ela não tivesse aquelas orelhonas lindas caídas como as do Spot. Se calhar é ilusão de óptica. Se calhar é um movimento dos musculos faciais e não das orelhas, mas pela observação parece ser mais das orelhas.

Já agora e como crítica construtiva deixe-me recomendar-lhe moderação.

afinal não se esqueça que muito do que sabe sobre cães o aprendeu aqui no forum, tal como muitos outros. Que tal dar uma oportunidade aos outros de fazerem o mesmo?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo fev 16, 2003 12:10 pm

Vamos cortar as orelhas ao carlos cruz...
Responder

Voltar para “Cães”