Porque é que dá ração ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

sexta jun 13, 2008 6:51 pm

Este tópico está a dar luta....está ótimo , só espero que não comecem as ofensas, não é caso para isso.
Eu acho que cada um está a" puxar a braza às suas sardinhas," porque tanto as rações como a carne têm vantagens e desvantagens e claro que cada um dá o que pensa ser o melhor para o seu cão.
Eu continuo a achar ótimo as rações e além disse o meu cão está ótimo e a crescer mito bem! :wink:
<p><strong>Joana</strong></p>
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

segunda jun 16, 2008 9:09 am

psychon Escreveu:
AmericaSever Escreveu:Tinham enterrado e devoravam depois a carne que concerteza estava completamente apodrecida. E não doeciam por isso.

Mas não é isso que faço. Eu dou ao meu cão carne sã. Mas se tiver carne carne crua com uma semana de frigorífico, também lha dou.

Nuno
Nuno esse argumento não é válido, o do leite com que foi alimentado também não.
Eu também conheço cães presos há chuva e ao sol com o intuito de guarda e nunca lhes aconteceu nada, mesmo sendo alimentados com os restos ou vianda. Mas não é isso que eu faço, pois os meus se adoeçerem vão ao vet e os da aldeia.... morrem, desaparecem:wink:
Nunca daria carne sem estar em condições pois sei em quanto me fica uma possivel gastroenterite :wink:
Na aldeia também existem veterinários e as pessoas também lá levam os cães!!! Ou pensas que na cidade é que se cuidam dos animais?!? Ou estarás a falar de cães vadios?!?!?
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta jun 18, 2008 7:06 pm

tcorisca Escreveu:Nunca daria aves (frango) a um cão.
Tenho pavor das perfurações que esses ossos provocam.
Já vi um falecer assim e foi horrivel.
quote]

O frango era cru?

Quanto ao resto, viva a publicidade das rações e o enriquecimento de alguns à custa do santo carneirismo.

Repito, convido quem quiser a ver os meus cães, a comida que lhes dou e podem trazer um Veterinário para atestar a saúde dos mesmos.
Se é verdade que dar carne sai caro, sai muito mais caro dar essa mesma carne através de rações.
Dou sempre carne em condições, mas é totalmente verdade que eles a enterram e que já comeram muita carne podre e muitas larvas de varejeira.
Problemas com a alimentação, em muitos anos e com muitos cães, são zero. Média de vida muito acima do que vem nos compêndios.

Os cães, desde a domesticação têm tido uma alimentação muito má. a maioria deles apenas conseguia algumas proteinas nas lixeiras e nos cadáveres.
A selecção do cão doméstico, em termos alimentares, sempre foi feita á custa da adaptação a uma alimentação em condições higienicas péssimas. Hoje o cão tem um estômago com uma resistencia alimentar a más condições higienicas muito superior ao lobo e a muitos outros carnivoros selavagens (não necrófagos).

Com tudo isto não defendo que se dê uma má alimentação aos cães, apenas digo que os cães estão completamente adaptado à carne crua, mesmo que em condições higiénicas duvidosas. E estão muito mais adaptados a isto do que a muitos produtos quimicos e outras substancias inventadas (como alimento canino) que metem na maioria das rações.
É verdade que tambem dou ração aos meus cães m,as apenas para lhes oferecer algums cereais de uma forma cómoda e pouco trabalhosa - é um mal necessário.

Cumprimentos
Francisco Bica
Última edição por FBC em quinta jun 19, 2008 12:51 pm, editado 1 vez no total.
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

quarta jun 18, 2008 8:11 pm

Concordo consigo..
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

quinta jun 19, 2008 3:54 pm

FBC sim o frango era crú
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

sábado jun 21, 2008 10:29 pm

Só uma achega, carne com uma semana depois do abate é muito mais digerível que carne de um animal recem morto.
Os animais instintivamente sabem isto, e estão adaptados ao consumo da mesma (o suco gastrico dos carnívoros, em especial dos caes, é extraodinariamente ácido e casos de salmonelose só serão possiveis em animais imuno-comprometidos ou com uma qualquer patologia que altere o ph gástrico).
O risco de parasitas do intestino (ténias e afins) é mais real, mas pode ser evitado congelando a carne antes de a fornecer (e claro, apenas fornecendo carne apta para consumo humano).
De qualquer modo, seja qual for o tipo de alimentação (ração/raw) uma desparasitação anual é sempre recomendavel.

Só uma curiosidade final - muitos dos bifes que se consomem em restaurantes "estrelados" passam por um processo de "apodrecimento controlado" (o chamado dry aging e o wet aging). Lembrem-se disso da próxima vez que estiverem a comer um bife de 30 ou 40 euros :) .

Cumprimentos Cordiais
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

domingo jun 22, 2008 6:53 pm

hamsterazul Escreveu:Só uma achega, carne com uma semana depois do abate é muito mais digerível que carne de um animal recem morto.
Os animais instintivamente sabem isto, e estão adaptados ao consumo da mesma (o suco gastrico dos carnívoros, em especial dos caes, é extraodinariamente ácido e casos de salmonelose só serão possiveis em animais imuno-comprometidos ou com uma qualquer patologia que altere o ph gástrico).
O risco de parasitas do intestino (ténias e afins) é mais real, mas pode ser evitado congelando a carne antes de a fornecer (e claro, apenas fornecendo carne apta para consumo humano).
De qualquer modo, seja qual for o tipo de alimentação (ração/raw) uma desparasitação anual é sempre recomendavel.

Só uma curiosidade final - muitos dos bifes que se consomem em restaurantes "estrelados" passam por um processo de "apodrecimento controlado" (o chamado dry aging e o wet aging). Lembrem-se disso da próxima vez que estiverem a comer um bife de 30 ou 40 euros :) .

Cumprimentos Cordiais
Cada vez estou mais convencida de que ração , além de saudável É MUITO MAIS PRÁTICO! Vejam bem a trabalheira que é dar carne aos animais,,,,congelação, deixar apodrecer...Não, comigo não, não compensa.
Com a ração é uma limpeza!
:P
<p><strong>Joana</strong></p>
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

domingo jun 22, 2008 9:33 pm

:D
Deixar aprodecer não, apenas nao fazer drama se o Bobi enterrar o osso e o apanhar a roe-lo passados uns dias :)

A questão da facilidade e do custo realmente pesa muito.

Quando era miudo na minha terra qualquer talho tinha sacos de comida para cão previamente embalados, com restos de visceras, aparas de corte, ossos com carne, etc.
Era também facil ir ao matadouro ir comprar carcaças e muita gente comprava porque de facto saia mais barato que as rações.
Chegavam a casa, punham na arca e iam dando.
Hoje em dia, principalmente para quem vive em cidades é mais complicado e as rações são cada vez de melhor qualidade e mais acessiveis.

Mas penso que se algo se pode tirar do post é de que, mesmo que esporadicamente, ou como mimo, o alimento cru é uma solução saudável.

Cumprimentos Cordiais
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

domingo jun 22, 2008 10:43 pm

Apenas o que se pode tirar deste tópico, é que, para além de insistirem, em dar carne crua, haverá sempre gente, a dar ração, é mais barato, é mais cómodo, para quem não tem tempo, e também, no meu ponto de vista, ajuda no crescimento de um cão. Não se pode condenar quem dá ração, nem quem dá carne crua, são opções diferentes, apenas não concordo, virem fazer publicidade ao BARF e ao raaf feeding, num tópico, em que o titúlo é apenas: Porque dá ração?; Mas em democracia todas as opiniões, ou quase todas são ouvidas, por isso devem dar o que bem entenderem aos cães, eu aos meus, dou ração, e vejo resultados, pelo brilhante, e um crescimento saudável, por isso vou continuar a dar ração. :D
<strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong>- A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados. Mahatma Gandhi</strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 23, 2008 2:06 pm

não concordo, virem fazer publicidade ao BARF e ao raaf feeding, num tópico, em que o titúlo é apenas: Porque dá ração?;
Publicidade? :o

A questão é realmente "porque é que dá ração" mas o assunto das alimentações alternativas vem a propósito, porque é que não há de "concordar" que se fale nisso?
A troca de ideias é sempre útil e ninguém está a censurar ou "condenar" o facto de se optar pela ração. :wink:
Eu repito o que disse, eu dou ração por uma questão de comodidade minha (mais higiénico, mais prático, mais barato) mas tenho noção que as alternativas são melhores. E digo-o com alguma propriedade porque já experimentei. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda jun 23, 2008 2:55 pm

dinodane Escreveu:
não concordo, virem fazer publicidade ao BARF e ao raaf feeding, num tópico, em que o titúlo é apenas: Porque dá ração?;

A questão é realmente "porque é que dá ração" mas o assunto das alimentações alternativas vem a propósito, porque é que não há de "concordar" que se fale nisso?
A troca de ideias é sempre útil e ninguém está a censurar ou "condenar" o facto de se optar pela ração. :wink:
Eu repito o que disse, eu dou ração por uma questão de comodidade minha (mais higiénico, mais prático, mais barato) mas tenho noção que as alternativas são melhores. E digo-o com alguma propriedade porque já experimentei. :wink:
Cá para mim, a dinodane é revendedora da BARF, confesse lá...

:D 8)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 24, 2008 12:35 pm

LLLLLLLLLLOOOOOLLLLLLLLLL!!!!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jun 24, 2008 10:59 pm

MDogster Escreveu:
dinodane Escreveu:

Cá para mim, a dinodane é revendedora da BARF, confesse lá...

:D 8)
MD você está enganado.... A marca da Dino é mais aquela GRRRRRRRR..... ( pelo menos é o que dizem..... :roll: )
:lol: :lol:
Respondendo à questão :
Dou ração por comodismo. E tambem porque o meu cão não se dá bem com comer cozinhado. ( ainda bem para mim..... )
Crú manda-me comer a mim..... 8)
Sofia
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

quarta jun 25, 2008 11:47 am

Tópico interessante com pontos de vista muito válidos, parabens ao Dane por ter começado esta discussão!

Quanto ao assunto em si, conheço muitos animais que se alimentam de produtos frescos sem terem problemas de saude derivados da alimentação no entanto gostava de deixar algumas ressalvas.

1- Ao fornecerem carne de Porco ou de Vaca crua estão a aumentar exponecialmente o risco de infestação parasitária dos vossos companheiros, porque os parasitas do tipo Taenia deixam quistos nos musculos deste animais que se n forem cozinhados dão origem a parasitas adultos no intestino dos cães. Se os parasitas fizerem migrações erráticas podem dar problemas muito sérios, nomeadamente oculares. Se optarem por este modo, desparasitar de 4 em 4 meses não é de todo má ideia.

2- Ao fornecerem carne de aves cruas correm risco de transmissão de Salmonella. Esta bactéria pode provocar diarreias graves e é transmissivel ao homem.

3- Por fim, gostava de dizer que existem rações e rações... Se optarem por uma ração de 6 euros 20 kg... não queiram milagres... provavelmente não existem suplementos vitaminicos para compensar o processo de extrusão a que a comida tem de ser submetida para virar ração... E não é aos 3, 4 ou 5 anos que se vê a diferença de um cão que tem uma dieta equilibrada. É aos 10,11,12, quando chegam a essa idade com os dentes em bom estado, sem problemas renais devido a dietas hiperproteicas ou sem diabetes e hipertensão por dietas hipercalóricas e gordurosas..

Façam uma escolha informada, se não tiverem tempo para cozinhar ou planear a dieta dos vossos cães aconselho a ração de gama superior, se gostarem de saber sobre nutrição e tiverem um tempinho, estudem, perguntem aos vossos vets, porque é de facto possivel substituir a ração ... dá é MUITO TRABALHO... 32% de proteina 10-12% gordura etc etc etc

:wink:
rgkaiser
Membro
Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

segunda jun 30, 2008 11:08 am

O meu Tico foi abituado a comer comidinha feita para ele por isso ainda hoje come.
Mas o Kaiser sempre comeu ração a 1ª foi por indicação do criador e a que estamos a dar agora é por indicação da vet.
Responder

Voltar para “Cães”