Eukanuba ou Royal Canin

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda mai 25, 2009 11:12 pm

oh nicas, n brinques... Eu estou mesmo a falar a sério, sabes que as opiniões depende das correntes de estudo.

Quanto ao cão existe ainda alguma controvérsia, já que é um animal que se aproveita das oportunidades... Já aqui referi que é um animal que prefere carne, mas tem alguns mecanismos (assim como consome alimentos de várias origens) de omnívoro...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 26, 2009 12:14 am

AlunoBioGeo Escreveu:oh nicas, n brinques... Eu estou mesmo a falar a sério, sabes que as opiniões depende das correntes de estudo.

Quanto ao cão existe ainda alguma controvérsia, já que é um animal que se aproveita das oportunidades... Já aqui referi que é um animal que prefere carne, mas tem alguns mecanismos (assim como consome alimentos de várias origens) de omnívoro...
Pronto não brinco mais.

Agora a sério. A mim tambem me parece que o cão seja omnivoro. Precisamente por ser oportunista e comer o que lhe apareça. E já que falas nesses mecanismos...
O Simão atualmente tem uma alimentação raw ( carne crua ). Mas neste momento estou a ponderar, e na proxima ida ao vet vou colocar esta questão, em introduzir qualquer tipo de vegetais . E porquê? Porque o Simão nos ultimos tempos deu em " pastar". Literalmente. Ele come quilos de erva. Daí pensar que se o faz é porque tem alguma necessidade nesse campo...se fosse carnivoro, como o gato, não acho que tivesse essa necessidade...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 26, 2009 8:08 am

jclarinos Escreveu:Epah não se aguenta!!! Mas qual omnivoros???? os cães são carnivoros. XIÇA!
:o Credo!
nicasxi Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:oh nicas, n brinques... Eu estou mesmo a falar a sério, sabes que as opiniões depende das correntes de estudo.

Pronto não brinco mais.

Agora a sério. A mim tambem me parece que o cão seja omnivoro. Precisamente por ser oportunista e comer o que lhe apareça. E já que falas nesses mecanismos...
O Simão atualmente tem uma alimentação raw ( carne crua ). Mas neste momento estou a ponderar, e na proxima ida ao vet vou colocar esta questão, em introduzir qualquer tipo de vegetais . E porquê? Porque o Simão nos ultimos tempos deu em " pastar". Literalmente. Ele come quilos de erva. Daí pensar que se o faz é porque tem alguma necessidade nesse campo...se fosse carnivoro, como o gato, não acho que tivesse essa necessidade...
Nicasxi, dê um estudo à alimentação BARF. A meu ver mais correcta e equilibrada. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

terça mai 26, 2009 9:01 am

Antes de mais as minhas desculpas ao autor do tópico por ir desvirtuar ligeiramente o seu objectivo, mas, quem sabe, o tema lhe possa interessar.
Faço-o porque procurei na Arca informação sobre Ração Holistica, e o que encontrei não me esclareceu...

De facto, estou a dar ao meu Chow Chow de 7 meses Arden Granje Puppy Junior; come mas não me parece fã....no entanto todo o seu desenvolvimento parece ser o adequado pelo que posso deprender que a ração será uma das adquadas.
Um destes dias recebi uma amostra de uma ração holistica....Healthy Paws; dei-lhe a provar e ele adorou. Come-a com prazer, o que não acontece com a Arden Grange.
As questões que de momento se me colocam são:
O que são rações holisticas?
Será a ração holistica, e esta em particuçlar, uma boa alternativa à ração que utilizo na alimentação do meu cão ?
Obrigado pela ajuda e as minhas desculpas pelo «testamento» e por «usurpar este espaço».
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

terça mai 26, 2009 10:10 am

Pois é é credo é, agora os cães sao omnivoros :lol: ai não sei se hei de rir ou chorar. :cry: mas pronto não me vou prenunciar mais, já coloquei um artigo cientifico sobre isso, mas agora com o aparecimento das rações, vegetais, cereias, tudo mudou..até os cães passaram a ser omnivoros, que triste.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça mai 26, 2009 10:27 am

Deve ser por isso, por serem omnívoros, que se chama a quatro dos seus pré-molares "dentes carniceiros", nome que se deve ao papel que eles têm no estralhaçar do grão-de-bico. Os caninos desenvolvidos têm um papel fundamental no catar as pulgas e em filar as couves.

Também toda a gente sabe que a ausência de enzimas digestivos que decomponham a celulose dos vegetais, tal como já foi explicado aqui a propósito de um caroço de alperce, é característica dos omnívoros.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça mai 26, 2009 11:28 am

Encontrei isto:

"Cão: carnívoro ou omnívoro

JULGUE VOCÊ MESMO

Alguns animais podem parecer ou agir como carnívoros. Porém serão mesmo carnívoros? Julgue você mesmo.

- Lobos atacam herbívoros, porém uma das primeiras partes que consomem é o conteúdo estomacal e as vísceras

- Coiotes ingerem diferentes tipos de alimentos, incluindo pequenos mamíferos, melões, cerejas e outras frutas

- Pandas também são membros da ordem Carnivora, porém são herbívoros e se alimentam de brotos de bambu.

TESTE DEFINITIVO

Carnívoros, como os gatos, necessitam de nutrientes como taurina e ácido aracdônico, que somente são encontrados em fontes de proteína e gordura de origem animal. Os omnívoros, tais como os cães e o homem, não necessitam do fornecimento de taurina e podem sintetizar o ácido aracdônico a partir de óleos vegetais.

CÃO X GATO

Existem outros fatores nutricionais, comportamentais e físicos que diferenciam cães de gatos (ou onívoros de carnívoros):

os molares dos cães têm superfícies relativamente planas, o que permite moer ossos e substâncias fibrosas de origem vegetal.

cães podem digerir quase 100% dos carboidratos que consomem

cães possuem um intestino delgado que ocupa ao redor de 23% do volume do trato gastrointestinal total, consistente com outros omnívoros; o intestino delgado dos gatos ocupa um volume de somente 15% (3)

cães podem sintetizar a vitamina A a partir do &#946;-caroteno, encontrado em vegetais.

CONFUSÃO NA CONCLUSÃO DELES

Alguns colegas têm chegado a conclusões erradas, considerando o cão um carnívoro por pertencer à ordem Carnivora. Vimos que isso é incorreto, pois uma análise detalhada na anatomia, comportamento e preferências alimentares demonstra que os cães são, na verdade, omnívoros - podendo alimentar-se de vegetais e animais."

Fonte: http://www.propet.com.br/hillsa.htm

Também não sei se os cães são ominívoros ou carnívoros, mas só de carne eles não podem viver. Pobres rins :lol:
WhiteLirium
Membro
Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am

terça mai 26, 2009 11:33 am

Agora posso estar a dizer uma asneira do tamanho do mundo mas, se eu for considerar que os cães são omnívoros só porque de vez em quando comem ervas (mesmo que seja porque precisam), então acho que também tinha de dizer o mesmo dos gatos. Os da minha avó comem erva e bastante.
E não é que eu já lhes tenha olhado bem para a dentição (alguma vez eles me deixam abrir a boca), mas dos vislumbres que vou tendo aqueles dentinhos parecem-me todos perfeitos para rasgar. Não acho que sejam nada parecidos com molares planos, mais como os nossos, nem no caso dos cães nem no caso dos gatos.
Mas por acaso acho a questão curiosa, vou ver se encontro alguma coisa sobre isso. Não consigo ter acesso aos artigos do Journal of the American Veterinary Medical Association, porque tem de se pagar... :roll: Tentar ver se há algum livro da biblioteca da Faculdade que diga alguma coisa de jeito.
Última edição por WhiteLirium em terça mai 26, 2009 11:39 am, editado 1 vez no total.
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.
WhiteLirium
Membro
Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am

terça mai 26, 2009 11:38 am

oh, ainda não tinha visto o último post de nicasx. Sim as questões do artigo fazem todo o sentido. E os ursos também comem geralmente bagas, e plantas. Pois, de facto, porque havemos de querer encaixar tudo numa categoria, à força.
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 12:03 pm

WhiteLirium Escreveu:oh, ainda não tinha visto o último post de nicasx. Sim as questões do artigo fazem todo o sentido. E os ursos também comem geralmente bagas, e plantas. Pois, de facto, porque havemos de querer encaixar tudo numa categoria, à força.
Aqui está o problema. Agora é de lamentar as pessoas que quando não tem sentido crítico... Nem tudo o que aparecem em artigos científicos é a verdade absoluta! Eu sou pessoa da ciência e a minha área de eleição é a zoologia taxonómica e não digo amém a todos os artigos... Faço um apanhado de todos os elementos e o caso da independência dos Canis da Taurina é um elemento fulcral na minha opinião de ser um omnívoro!

Os artigos científicos são mais uma peça e mais uma "prova", mas nada mais que isso... Por isso existem artigos científicos que suportam teses diferentes... É tudo uma questão de definições das palavras!

Quanto aos tais pré-molares cortantes, nós e os ursos também os temos e agora como ficamos? Somos carnívoros ou somos omnívoros?

Os omnívoros podem ter pré-molares cortantes ou rasos, depende da sua alimentação-base... Agora nos Carnívoros, até os molares são pontiagudos e cortantes.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 26, 2009 12:08 pm

jclarinos Escreveu:Pois é é credo é, agora os cães sao omnivoros :lol: ai não sei se hei de rir ou chorar. :cry: mas pronto não me vou prenunciar mais, já coloquei um artigo cientifico sobre isso, mas agora com o aparecimento das rações, vegetais, cereias, tudo mudou..até os cães passaram a ser omnivoros, que triste.
:o :o :o :o Credo!

Os lobos não manjam apenas carne. Manjam sementes, frutos e bagas no seu habitat natural. Aliás a dieta RAW sempre me deixou de nariz torcido. Que quer? Prefiro a BARF. Mas nem por isso me salta a tampa. Já percebi que virou expert em alimentação canina, tão expert que até diz coisas como: A carne de porco é uma carne de fácil digestão. O que está redondamente errado. A carne de porco é a carne de mais dificil digestão.

Mas este tópico num era Eukanuba versus qualquer coisa? :o

A culpa é da Nicas e do cão ruminante!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 12:42 pm

LuMaria Escreveu:
jclarinos Escreveu:Pois é é credo é, agora os cães sao omnivoros :lol: ai não sei se hei de rir ou chorar. :cry: mas pronto não me vou prenunciar mais, já coloquei um artigo cientifico sobre isso, mas agora com o aparecimento das rações, vegetais, cereias, tudo mudou..até os cães passaram a ser omnivoros, que triste.
:o :o :o :o Credo!

Os lobos não manjam apenas carne. Manjam sementes, frutos e bagas no seu habitat natural. Aliás a dieta RAW sempre me deixou de nariz torcido. Que quer? Prefiro a BARF. Mas nem por isso me salta a tampa. Já percebi que virou expert em alimentação canina, tão expert que até diz coisas como: A carne de porco é uma carne de fácil digestão. O que está redondamente errado. A carne de porco é a carne de mais dificil digestão.

Mas este tópico num era Eukanuba versus qualquer coisa? :o

A culpa é da Nicas e do cão ruminante!
A culpa é minha por ter dito que era omnívoro e depois saíram pérolas dessas de serem omnívoros só depois das rações... Brincando um bocadinho com o tema, depois das rações muitos devem é ser biscoitívoros:P LOL

Quanto ao lobo, sim é totalmente verdade do que falou e já tinha chamado à atenção disso numa das minhas primeiras mensagens neste tópico... Mas, infelizmente, esse facto, não interessa para certas pessoas! Resta referir que o cão é "apenas" uma subspécie de lobo: Canis lupus familiaris

E acabe-se aqui o off-topic e continuem o tópico!

__dani__
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 12:46 pm

AlunoBioGeo Escreveu: A culpa é minha por ter dito que era omnívoro e depois saíram pérolas dessas de serem omnívoros só depois das rações... Brincando um bocadinho com o tema, depois das rações muitos devem é ser biscoitívoros:P LOL
:lol: :lol:

Isso são de certeza
as1310286
Membro
Registado: quinta out 21, 2004 1:58 pm
Localização: cadela-sasha), porquinhos da índia-fanfarão, camões, assustada e fofinha, coelha-estrela e chinchila

terça mai 26, 2009 1:14 pm

Boas tarde!
Eu tenho uma cadela Boxer que come Royal Canin desde que se descobriu que tem leismaniose (antes comia friskies), come a royal canin renal, que custa uma saca de 14kg-> 85,50€. Dá-me para 1 mês e meio , umas vezes mais, outras vezes menos. O problema é que nunca a quer comer é uma guerra às vezes fica dias sem comer nada (só o paté onde lhe coloco os comprimidos, uma colher de sopa de paté, que ao final do dia dá 2 colheres de sopa, pois ela toma comprimidos de manhã e à noite). O que é facto é que cada vez que falo com os vets a opinião é sempre a mesma Royal canin porque a da eukanuba é inferior. Será que é ou não, não sei, mas que ela não gosta nem um pouca desta ração é verdade. Verifico é que as fezes são poucas, são duras, o pêlo está bonito, mas tem muitos gases e o hálito é bem mau, tive que começar a comprar sticks para o tártaro porque apesar de ter comido sempre ração ela tem e muito.
__dani__
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 1:32 pm

Boa tarde, não concordo com a opinião do seu vet, porque ambas são de gama superpremium. Se o seu cão passa dias sem comer porque não gosta mesmo da ração acho que deveria experimentar outra (não antes de falar com o vet.)
Também existe a da purina proplan renal. Também é tão boa como a da royal. :wink:
Em relação ao preço... pelo menos o da purina é relativamente o mesmo.. :?
Responder

Voltar para “Cães”