Agressividade, ajudem-me!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

sexta set 25, 2009 7:22 pm

doglover80 Escreveu:Um ensino de de forma formal, está directamente relacionado com o aumento da agressividade dos cães, por neste serem usadas mais castigos que recompensas.

"The relationship between training methods and the occurence of behaviour problems in a population of domestic dogs"
Blackwell EJ, Twells C, Scawright A et al.

Este inquerito demonstrou coisas bastante interessantes... é recente.
Eu concordo com isso. Porque senao ja lhe teria dado umas boas "bofetadas"... mas nao lhe quero bater, farei isso se as coisas chegarem a um extremo, mas tenho confiança de que nao vao chegar.

Dog lover, hoje tive uns bons minutos a fazer mais ou menos como no video. ele agora esta deitado no meu colo :lol: mas ainda so o consigo escovar com uma escova macia... amanha tenho o dia todo pra ele :D vamos ver se consigo fazer alguma coisa!

eu hoje fiz assim: mandava a bola, ele trazia e eu fazia muitas festinhas, pedia a patinha e etc, e repetimos varias vezes. depois tb fiz com comida, mas nem ligou mt, apesar d nem rosnar muito!
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta set 25, 2009 9:31 pm

Boa... não é uma coisa imediata... vai levar tempo, claro que com um treinador experiente leva minutos mas assim levará dias... como ele não se interessa por comida tem de ser ainda mais progressivo.

Faça treinos curtos (5 minutos), acabe ainda com o cão eufórico... quando pensar... "woh isto tá a correr altamente"... pare!!! No momento em que queremos continuar porque tá optimo, é o momento de parar, com o cão feliz! Normalmente o pessoal tem tendência a busar da dose!

É preferivel fazer cerca de 3 a 4 treinos de 5 minutos por dia.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta set 25, 2009 9:40 pm

Luiza92 Escreveu:
jcsousa Escreveu:Penso que antes do mais é necessário determinar que tipo de agressividade é a que o cão manifesta.

Como já aqui foi dito pode haver qualquer problema de saúde que cause essa agressividade.

Vou falar uma linguagem que os treinadores ditos positivos não aceitam, mas se acontecer estarmos perante um caso de agressividade por dominância ( e haveria que determinar previamente se é ou não...) a resposta à situação é-nos dada pela observação desse verdadeiramente "científico" (porque real) laboratório que é o das matilhas em liberdade - as disputas pela hierarquia são as que mais uso da força comportam.

Um desafio à liderança deve ter uma resposta imediata e contundente. Imediata para não deixar o problema crescer. Contundente para evitar novos conflitos desnecessários.

O cão percebe fácilmente as consequências dos seus comportamentos - é assim que eles aprendem...
Ola jcsousa, o comportamento dele nao é por dominancia, penso que é por medo, embora nao saiba do que...

Não é medo não, é dominância com bastante insegurança, mas isso vai mudar, e ele vai deixar de tremer e vai morder com muita mais segurança do que morde agora.
:roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
doglover80
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 9:45 pm

texuga Escreveu:
Luiza92 Escreveu:
jcsousa Escreveu:Penso que antes do mais é necessário determinar que tipo de agressividade é a que o cão manifesta.

Como já aqui foi dito pode haver qualquer problema de saúde que cause essa agressividade.

Vou falar uma linguagem que os treinadores ditos positivos não aceitam, mas se acontecer estarmos perante um caso de agressividade por dominância ( e haveria que determinar previamente se é ou não...) a resposta à situação é-nos dada pela observação desse verdadeiramente "científico" (porque real) laboratório que é o das matilhas em liberdade - as disputas pela hierarquia são as que mais uso da força comportam.

Um desafio à liderança deve ter uma resposta imediata e contundente. Imediata para não deixar o problema crescer. Contundente para evitar novos conflitos desnecessários.

O cão percebe fácilmente as consequências dos seus comportamentos - é assim que eles aprendem...
Ola jcsousa, o comportamento dele nao é por dominancia, penso que é por medo, embora nao saiba do que...

Não é medo não, é dominância com bastante insegurança, mas isso vai mudar, e ele vai deixar de tremer e vai morder com muita mais segurança do que morde agora.
O que o senhor jcsousa se esqueceu foi que nesses estudos de matilhas em liberdade não haviam homens a viver com os cães... :roll:

Entre homens e cães não existe dominância... mas deixemos esse tópico que já passou e veremos pelos resultados se piora ou melhora...continue luiza... insista não tenha medo você é capaz, se depois de uma semana não houver melhoras diga-nos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta set 25, 2009 10:00 pm

O Doglover diz que "o treino por palmada" condiciona o cão a responder com agressividade.

A mim, que não sou treinadora, sou uma simples dona de cão, parece-me que dar uma palmada disciplinadora na primeira vez que o cão rosna, se bem dada, será vez única e não é o mesmo que fazer "treino por palmada". Eu não soube dar-lhe essa palmada e tenho pena porque aconteceu o que o JCsousa disse e o problema foi-se avolumando.

Mas adiante. Seguindo o seu raciocínio, se dar uma palmada ao cão despoleta nele reacções agressivas no futuro e por isso não deve dar-se, o que me impede, por absurdo, de fazer o raciocínio inverso?

Se eu não batia no meu cão, nem enquanto cachorro nem em adulto, pelo contrário, até lhe dava bons tratos e não lhe faltava com carinhos, e a reacção dele para comigo começou num crescendo ameaçador, posso deduzir que fazer festas é treinar com festas e que treino com festas condiciona o cão a responder com agressividade...

Luiza, longe de mim querer incentivá-la ao que quer que seja. Aliás, a decisão será sempre sua mas, e já lho disseram de muitas maneiras, convinha era descobrir porque é que ele morde.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta set 25, 2009 10:15 pm

Pela minha parte, desisto de dialogar com pessoas como o Doglover que no fundo, no fundo, revela não ter a mínima consideração pelos animais.

Sim, porque quem afirma que um cão quando nasce é um saco vazio que os donos enchem como querem, não consegue vislumbrar que qualquer animal, seja cão seja minhoca, tem a sua personalidade própria. E pensam. Sim Doglover, os cães PENSAM e cada um tem uma PERSONALIDADE diferente.

Mas o Doglover também afirma que qualquer coisa ensinada é uma coisa condicionante. Logo, todos os seres humanos estão condicionados e ao nível dos cães, certo? :roll:

[Editado pela moderação]
Luiza92
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 10:35 pm

sabem que mais? vou trata-lo normalmente, vou so mudar algumas coisas: menos mimo, mais passeios e treino. ate ao dia em que o levar a escola.
o treinador vai saber, concerteza o que devo fazer.

muito obrigado a todos, posso nao ter posto em pratica muito do q me disseram, mas cada ajuda deu-me forças. eu estava muito triste antes de abrir este topico, esse trocar de ideias fez-me muito bem! tambem aprendi algumas coisas.

quando tiver novidades digo! :wink:
Luiza92
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 10:39 pm

texuga Escreveu:Não é medo não, é dominância com bastante insegurança, mas isso vai mudar, e ele vai deixar de tremer e vai morder com muita mais segurança do que morde agora.
porque diz isso?
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta set 25, 2009 11:00 pm

Luiza92 Escreveu:
texuga Escreveu:Não é medo não, é dominância com bastante insegurança, mas isso vai mudar, e ele vai deixar de tremer e vai morder com muita mais segurança do que morde agora.
porque diz isso?
Olá,
O que a texuga, Musky, JCSousa, e outros dizem é verdade e só ainda não a mordeu porque você retira a mão mal ela rosna. Insista em tocar-lhe quando rosna que vai ver, ou melhor, sentir a 2ª fase (mordedela) e com mais segurança.

Nunca me saiu da cabeça uma entrevista que fizeram a um pequeno actor (Francisquinho!?) de 8 ou 9 anos e lhe perguntaram se alguma vez bateu no irmão de 3 anos, e a resposta foi pronta, afirmativa e explicou:
"Dou-lhe uma sapatada e ele percebe logo que está a fazer asneira, se explico de outra maneira ele não percebe".

O meu P.A. já me rosnou quando lhe mexi no comedouro, levou uma sapatada, nunca mais me rosnou, eu mexo no comedouro, ele pára de comer e recomeça quando tiro a mão.
Não ficou traumatizado porque obedece às ordens e sem medos.
Resumindo, sapatada ao primeiro sinal de agressividade é remédio santo, não se pode deixar avançar.

Um abraço
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta set 25, 2009 11:09 pm

Luiza92 Escreveu:
porque diz isso?
Porque é claro como água que ele está a testar a posição dele na família, para já está inseguro, mas se a dona continuar a demonstrar sinais de fraqueza, isso vai acabar com as dúvidas dele e ele vai finalmente perceber que é ele quem manda em casa.

As simple as that...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Luiza92
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 11:13 pm

nao duvido que resulte...
mas isso estiver mesmo certo, no caso do Boxy, a hora certa da sapatada ja la vai ha uns dias... portanto agora ja nao resolveria nada, certo?
doglover80
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 11:14 pm

Este assunto não é o do tópico, e estamos a baralhar a luiza, mas é uma questão de principio.

Encontrou-se relação entre punição e agressividade, não é nenhuma insinuação, é um facto.

Também não se achou relação entre cães bam educados e aulas de obediência.

Mas achou-se relação entre turmas de socialização de cachorros e cães sociáveis e sem problemas.

Portanto,não estou a insinuar,estou a relatar conclusões.

Claro que vêem de encontro ao que defendo, como é obvio.

Um treino baseado na intimidação resulta na defesa do cão. Um treino baseado na recompensa resulta num trabalho em equipa,onde ocão procura agradar...que é o que todos os donos querem.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 25, 2009 11:19 pm

Os cães precisam mais de liderança do que de favores e recompensas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Luiza92
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 11:29 pm

estou completamente confusa, dividida e baralhada :o
texuga
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 11:29 pm

dinodane Escreveu:Os cães precisam mais de liderança do que de favores e recompensas.
Curto e grosso :wink:
Responder

Voltar para “Cães”