Duvida em corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

segunda out 05, 2009 1:23 pm

doglover80 Escreveu:
Fjord Escreveu::lol: :lol: :lol: É só anedotas :lol: Só por curiosidade, o que é que pensa fazer quando vir um cão de orelhas cortadas numa exposição (o primeiro, que a seguir vai ver muitos mais 8) ) ?
Peço à organização que me indique qual o veterinário responsável pela exposição, e vou falar com ele.

Depois caso faça ouvidos surdos, responsabilizar o veterinário, e se for necessário, através da exigência dessa responsabilidade pela ordem dos médicos veterinários. Todas as exposições têm um veterinário responsável para assegurar que os animais estão em condições de participar na mesma,
logo é esse o seu papel, não são anedotas, são anos do mesmo, sempre a fazer pequenas coisas, que com o passar do tempo se tornam maiores, mesmo que não sirva de muito serve de algo.

As caudas estou em dúvida, mas as orelhas não é admissivel, bem se vê há quantos anos não vou a uma exposição...
Quem falou aqui que cabe ao veterinário julgar se o cão por ter orelhas ou não estaria a altura de entrar em ring?
Vai a expos?
tem noção de quantos cães são verificados a nivel de vacinas e que no entanto estão la dentro sujeitos a contaminar centenas de cães?
Achaque a preocupação aqui no que respeita ao corte de orelhas interfere na saúde do cão?
Só se o fosse fazer no vão de escada ou num talho :o
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda out 05, 2009 1:26 pm

Fjord Escreveu:
Musky Escreveu: Depois, se você não os vê no site da APP é porque... precisa de óculos. Aí não a posso ajudar.
Então eu também estou a precisar porque todos os cães que vi no site da APP tinham as caudas cortadas (confesso que não visitei as páginas todas, mas, com a amostra que vi, também não me apeteceu ir vasculhar à procura de um cão de cauda inteira). Por isso, aqui para os pobres pitosgas, poderia pôr o link para os tais cães com cauda?

De resto, o RU proibiu o corte de caudas apenas há 2 anos atrás, e essa proibição não é extensível aos cães de trabalho. Quem é que não diz uma para a caixa, quem é? Não me parece que seja a Nanci ... :lol:
Fjord

Mas eu para ter a certeza que não iria dizer asneira, visitei todas as paginas e mais algumas, não me limitei a ver as fotos dos concursos.

Quanto ao RU nem fiz pesquisa alguma, até porque concordei com a CindelP (Fabarm?) quanto à diferença de topografia. Ela é que nem se deu ao trabalho de reparar nisso, já que o seu intuito primordial foi apenas provocar-me.

Continuo a dizer que é lamentável não lerem tudo e depois criticarem os outros!

Se se derem ao trabalho de rever, com atenção, o que foi escrito, quem é que não dá uma para a caixa? Diz o roto para o nu... :roll:

E fico por aqui porque não me apetece perder tempo com pseudo-sabichões.

E dou esta explicação a si, Fjord, porque este não é o seu caso e apesar do seu mau feitio você é uma das foristas que mais consideração me merece.
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

segunda out 05, 2009 2:40 pm

Não li os posts todos, nem sequer abri as páginas todas, porque nestes assuntos acontece sempre o mesmo.
Como sou contra as cirurgias desnecessárias (e aqui se inclui a esterilização), por isso, a minha opinião vai nesse sentido, ainda por cima não sendo propriamente adepto das exposições de beleza…
amsnake Escreveu:Estou a pensar seriamente em cortar as orelhas ao Yuri.O problema é que ele ja fez um ano... já cortei a cães com 9, 6, e 3 meses e sempre ficaram bem e erectas. O yuri tem uma cartilagem muito forte ou seja pões as orelhas em pé mesmo nao estando alerta daí a minha intenção de as cortar. Acham que é muito tarde?

amsnake Escreveu:
LuluB Escreveu:
Para que lhe quer cortar as orelhas? Vai metê-lo em lutas, ou é só para ostentar perante a vizinhança um cão com ar de ferocidade?
:o o que é que o corte de orelhas tem a ver com lutas? Se as orelhas dele tivessem ficado em rosa ou half prick não cortava, so estou a pensar faze lo porque estão erectas e esteticamente falando nao favorecem o cão em expos...
Aqui, está mais um caso do que corre mal nas exposições de beleza, toca a esconder os “defeitos” dos animais…Sempre dá menos trabalho do que procurar e selecionar melhor os animais...
Se algum dia fizer criação com este animal, pelo menos seja honesto com os clientes e conte-lhes esse “pormenor”.
Em vez de cortar as orelhas ao cão, pense para além das exposições de beleza e comece a trabalhar o cão e a colocá-lo em provas de trabalho (isto, se ainda não o faz, e se o faz, certamente que sabe que não devia dar a importância que dá às expos de beleza).

Este tópico não faz qualquer sentido, já que quando o abriu já estava mais do que decidido a fazê-lo, e as suas dúvidas devem ser esclarecidas com o veterinário.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

segunda out 05, 2009 2:48 pm

EUROPWOLF Escreveu:Aqui, está mais um caso do que corre mal nas exposições de beleza, toca a esconder os “defeitos” dos animais…Sempre dá menos trabalho do que procurar e selecionar melhor os animais...
Se algum dia fizer criação com este animal, pelo menos seja honesto com os clientes e conte-lhes esse “pormenor”.
É o que já aqui foi dito (no inicio do tópico), acho mal isso!
ShotokWarrior Escreveu:A nivel de criadores.. Supostamente o objectivo é melhorar a raça, certo?
A nivel de orelha, posiçao de orelha, tamanho de orelha, ha caracteristicas que passam de pais para filhos, certo? Logo, cortando a orelha, já dá para esconder mais um "defeito" dos pais...
<p>Cumprimentos</p>
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

segunda out 05, 2009 3:00 pm

Peço desculpa então por ter repetido :oops: , mas só li a primeira página (e mesmo assim foi um pouco à pressa) e um outro comentário das últimas, e como vi que andava tudo à volta das discussões de sempre, resolvi nem sequer perder o meu tempo a ler tudo.

Também acho mal, mas a verdade é que muitos só agora se estão a preocupar com isso, dado a realidade actual, em que cada vez existem mais animais "inteiros" a participar. E, por aí, se vê a "selecção, o trabalhar em prol das raças, o bla bla do costume" que muitos criadores dizem fazer :lol:
Para além das amputações, também é comum alguns tentarem esconder outras coisas que possam desfavorecer os animais em expos... É, esse o "belo" mundo das expos em Portugal. Mas, depois só é bom criador aquele que apenas participa em expos destas, ou pelo menos é o que se diz por aqui..vá-se lá saber porquê... :roll:
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
segunda out 05, 2009 3:14 pm

a minha opiniao, que vale o que vale:

nao tenho nada contra esterilizações, castraçoes e cortes esteticos para conveniencia/agrado do dono.

a partir do momento em que o animal esteja bem cuidado e amado, nao é querer facilitar a si mesmo a vida (atraves da castraçao) ou querer realizar o ideal estetico (que, nao sejamos hipocritas, é um dos motivos pelos quais escolhemos raças) que faz de alguem um mau dono.

porque se formos pelo argumento do "causar sofrimento desnecessario ao animal", eu desafio qualquer dono que tenha o cao em casa a nao ir nunca mais ao trabalho ou ao cinema, porque o Bobi fica a choramingar. nao lhes deem banho (que muitos odeiam), nao lhe causem stress a educa-los... enfim.

ja tive 4 caes com as orelhas amputadas (e nao dos das raças "resistentes á dor") e posso afirmar com toda a certeza que o sofrimento deles nao foi maior do que quando se ensina um cachorro a andar de coleira e trela: ficam irritados com os pensos e o colar presos ao corpo deles, porque nao estao habituados. quando foram dois ao mesmo tempo, uma hora ou duas depois de acordarem ja estavam divertidissimos a brincar com o colar um do outro :lol:

tenho agora um macho em casa, que marca territorio, esta constantemente a tentar montar-me o braço e as pernas, ja ia levando duas tareias na rua porque se atira a outros caes... sim, é pela minha conveniencia, mas nao acham que estou a poupa-lo também a ele ao stress dessas situaçoes, de ter-me constantemente a brigar com ele, e a ter que arrasta-lo na rua para o pittbull do vizinho nao desfazer o meu caozinho de 8kg, ao esteriliza-lo???

as questoes hormonais com os caes (brigas, cios, marcar territorio) existem porque na natureza a continuidade da especie depende disso.
como animais de estimaçao nao reprodutivos, os caes nao tem necessidade de cumprir essas funçoes, e vivem muito bem sem elas.

crueldade é o que aconteceu a um cao meu em cachorro, que com um més pegaram numa moeda e numa navalha, e pronto, la ficou o meu menino com aquelas orelhinhas redondas. é assim que faz na minha terra aos caes das vacas, e ninguem quer saber. isso sim, devia ser proibidissimo. nao um corte estetico com anestesia, num veterinario competente, com medicaçao para as dores, e todos os cuidados para que o sofrimento seja quase inexistente!

dito isto, provavelmente nunca irei amputar orelhas a um cao meu por motivos esteticos. acho desnecessario, o que nao quer dizer que vá condenar alguem que o queira fazer!
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda out 05, 2009 4:14 pm

Olhe c_saraiva, eu podia por aqui as fotos das minhas cadelas que também via caudas amputadas, e então? E não ser extensivel aos cães de trabalho pode ser justo, mas não ser extensivel ao cães de exposição é parvoice pura e dura.

Não é por não terem as vacinas em dia que tá tudo bem com as orelhas, uma coisa não impede a outra, as duas deveriam ser cumpridas uma por segurança dos vários cães que participam, outra por respeito aos animais.

Querem continuar a debater este assunto, e a ouvir-me dizer que farei o que conseguir para mudar as coisas no sentido que acho correcto, com as dificuldades que todos sabemos, mas que não me vão impedir de fazer o que acho... cada um sabe de si.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
amsnake
Membro Veterano

segunda out 05, 2009 5:01 pm

n3ka Escreveu:
EUROPWOLF Escreveu:Aqui, está mais um caso do que corre mal nas exposições de beleza, toca a esconder os “defeitos” dos animais…Sempre dá menos trabalho do que procurar e selecionar melhor os animais...
ShotokWarrior Escreveu:A nivel de criadores.. Supostamente o objectivo é melhorar a raça, certo?
A nivel de orelha, posiçao de orelha, tamanho de orelha, ha caracteristicas que passam de pais para filhos, certo? Logo, cortando a orelha, já dá para esconder mais um "defeito" dos pais...
A orelha erecta não é um defeito! Não favorece é o animal esteticamente...
amsnake
Membro Veterano

segunda out 05, 2009 5:06 pm

REGION CRANIENNE :
Crâne : Large.
Stop : Net.

REGION FACIALE :
Truffe : Nettement noire.
Museau : De longueur moyenne, arrondi dans sa partie supérieure, il tombe brusquement sous les yeux.
Lèvres : Jointives et unies, sans partie lâche.
Mâchoires/Dents : Bien dessinées. La mâchoire inférieure doit être forte et capable de puissance dans sa prise. Les incisives supérieures sont en contact étroit avec la face antérieure des incisives inférieures.
Joues : Les muscles des joues sont très prononcés.
Yeux : De couleur foncée, ronds, bien enfoncés dans les orbites et
bien séparés. Jamais de ladre aux paupières.
Oreilles : Insérées haut. Coupées ou non coupées. On préfère les oreilles non coupées qui doivent être courtes, en rose ou semi-dressées. Les oreilles carrément tombantes seront pénalisées.
Ou seja até dão preferencia as orelhas nao cortadas mas caso nao o sejam devem ser de inserção alta enquanto as caídas deverão ser penalizadas...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda out 05, 2009 6:49 pm

amsnake Escreveu:...Oreilles : Insérées haut. Coupées ou non coupées. On préfère les oreilles non coupées qui doivent être courtes, en rose ou semi-dressées. Les oreilles carrément tombantes seront pénalisées.
Ou seja até dão preferencia as orelhas nao cortadas mas caso nao o sejam devem ser de inserção alta enquanto as caídas deverão ser penalizadas...
A tradução correcta é:

"Orelhas: Inseridas alto. Cortadas ou não cortadas [portanto, inteiras]. Prefere-se as orelhas não cortadas, que devem ser curtas, em rosa ou semi-erectas [caso das do seu cão]. As orelhas francamente caídas serão penalizadas.

Ou seja, as orelhas do seu cão, que são direitas e têm só a ponta dobrada, estão inteiramente dentro do estalão. Por uma questão de concurso a beleza, não precisa para nada de as cortar, prática bárbara que se devia banir de vez dos critérios estéticos da cinofilia.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
n3ka
Membro Veterano

segunda out 05, 2009 8:31 pm

EUROPWOLF Escreveu:Peço desculpa então por ter repetido :oops: , mas só li a primeira página (e mesmo assim foi um pouco à pressa) e um outro comentário das últimas, e como vi que andava tudo à volta das discussões de sempre, resolvi nem sequer perder o meu tempo a ler tudo.
Não tem que pedir desculpas. Era só para dizer que tenho a mesma opinião que vocês! :wink:
<p>Cumprimentos</p>
n3ka
Membro Veterano

segunda out 05, 2009 8:34 pm

amsnake Escreveu:
n3ka Escreveu:
A orelha erecta não é um defeito! Não favorece é o animal esteticamente...
Sim nós sabemos que não é um defeito, dai as aspas, mas é algo não desejado. :?
<p>Cumprimentos</p>
amsnake
Membro Veterano

segunda out 05, 2009 8:46 pm

O yuri tem as orelhas completamente erectas, já disse isto... as fotos aí estao desactualizadas... amanha já ponho fotos mais recentes. no album dele tem la uma fotodele com o meu filhote da pra ver bem as orelhas.
n3ka
Membro Veterano

segunda out 05, 2009 8:47 pm

Ears

Ears may be cropped or uncropped, the latter preferred. Uncropped ears should be short and held half rose or prick. Full drop to be penalized. In addition to "cropped" this should only include "half rose" - delete the "prick ear" and forget about changing "half rose" to "half prick"; allow me to illustrate my interpretation of prick ears, half rose ears, cropped ears and half prick ears and then decide yourself.

Imagem

I have drawn the same head with four different pairs of ears. Fig 7's prick ears, Fig 8's half rose ears, and Fig 9's cropped ears are all acceptable; however I doubt if you will ever see a prick ear in the show ring. Fig 10 is the accepted representation of a half prick-ear, however I do not believe this is what fanciers want.

The term half prick ear where, as an Fig 10 the tip breaks forward above the top of the skull, is not the term that should be used to describe Fig 8's half rose ears where the tips fold forward but more to the sides partially exposing burr. All that needs to be revised is to delete the two words "or prick" and you are left with uncropped half rose Fig 8 and cropped Fig 9 to choose from.
Fonte: http://american-staffordshire-terrier.dk/Facts.htm
<p>Cumprimentos</p>
amsnake
Membro Veterano

segunda out 05, 2009 8:54 pm

Imagem
Aqui com 10 meses. Desculpem lá a foto mas era a mais recente no PC...
Última edição por amsnake em segunda out 05, 2009 8:57 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”