E se fosse um SRD, Também seria noticia?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça mai 25, 2010 3:16 pm

PauloC1 Escreveu: Aqui no meu cantinho, e na minha ignorância, continuo a querer que se chamem os bois pelos nomes e que me digam quais são, e porquê os tais animais “fortes e poderosos que se podem transformar em autênticas armas” , e já agora quais não são, e porquê?….
Não sei se devo assumir, a partir da frase final da sua mensagem, que um Amstaff é um exemplo das tais armas em potência, e o caniche um exemplo de um potencial “folha de oliveira” (símbolo da paz), mas realmente gostava de saber o que é que define uma raça como “forte, poderosa e que pode ser transformada em autêntica arma” e ‘ad contrarium’ uma raça que não o é!! Porque se alguém conseguisse explicar-me isto, talvez aí eu conseguisse perceber a escolha das 7 raças (ou quaisquer outras) como base para uma legislação DISCRIMINATÓRIA e PENALIZANTE, para os donos e cães daquela raça…..até lá, não percebo!
Mas a resposta dos "entendidos" à tua questão, é fácil: o poder da mandíbula e a ferocidade...
Agora não perguntes mais nada... 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça mai 25, 2010 3:18 pm

PauloC1 Escreveu:
Olá,

Tanto o gato como o tigre, são felinos.

Todos podem ter um gato, mas muito poucos estão habilitados a ter um tigre.

Estou inspirado eheheh
Já agora gostava que desenvolvesse….
É que não estou a perceber se os Tigres são os PP e os gatos são todo os outros ou o que é que isto quer dizer exactamente neste contexto. Eu sei que os off-topic são como as cerejas, mas se bem estão recordados o que está aqui em discussão é perceber porque é que as raças chamadas PP são alvo de “tratamento especial” por parte dos média, e consequentemente por toda a Sociedade. Por outras palavras, o que é que faz destas 7 raças mais perigosas do que todas as outras centenas de raças, e ao fim e ao cabo se é justo ou não que os seus donos sejam obrigados a deveres acessórios. No decorrer da conversa, o Jofelix falou que a sociabilização dos cães é muito importante, o que eu concordo a 100%........o que eu discordei é que os donos de cães de raças PP não façam essa sociabilização porque não querem, e eu questionei como é que se faz a sociabilização com um animal açaimado, contido e visto por todos como um ‘assassino de criancinhas”!!!
Estamos situados? Ok, então agora expliquem-me lá quem são tigres e quem são os gatos. ;)
Vamos lá ver se me faço entender melhor.
Gato e tigre são ambos felinos, mas existe uma grande diferença entre eles: O gato não mata, mas o tigre pode matar.
Por isso disse que o gato pode estar nas mãos de qualquer um, porque caso arranhe ou morda não mata.
Mas o tigre caso arranhe/morda pode matar e por isso está confinado à selva, zoológicos ou circos, e, nestes últimos só quem tem experiência e "unhas" é que lida com eles, não é o palhaço ou o varredor do circo.
O tigre é um animal P.P.
Este tipo de animais, considerados P.P., não devem estar acessíveis a qualquer um, assim como os cães listados como P.P. deveriam estar em mãos de pessoas experientes, com unhas e muito, mas muito, responsáveis.

Agora, não atirem areia para os olhos, dizendo que um cão P.P. é igual a um cão porta-chaves, porque estão a prestar um mau serviço às raças.
Aquilo que têm que frisar, e bem, é que um cão destes não é para qualquer um, por muito que goste dele.

Enjaulá-los 23,30 horas, amarrá-los a 1,5m de cabo, não os sociabilizar, etc, é meio caminho andado para que aconteça uma tragédia.
O cão não tem culpa que não tenham mão nele, e quando assim é, os instintos vêm à flor da pele.

As medidas tomadas - trela e açaime - não são contra o cão, mas sim contra aqueles donos irresponsáveis que gostam de passear o cão, se ele mostrar a sua ferocidade ladrando a tudo e a todos.
Para excluir este tipo de dono, é que foi criada toda uma panóplia de regras, afim de minorar os estragos.

O mesmo se passa(ou) com os cães das referidas raças constantes da listagem.
Se deveriam ser só os sete, provavelmente não, mas algo retirou os outros da lista, podendo ser: a ausência de acidentes graves ou a força das associações.

Quem comete um crime tem que ser punido.
Se um filho meu matasse alguém, embora gostasse muito dele e ficasse triste, tinha que ser punido, o que faz parte da reabilitação.
Quanto aos cães são punidos (mortos), porque ninguém se disponibiliza para a sua reabilitação, o estigma está lá.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça mai 25, 2010 3:21 pm

Qualquer cão com mais de 30 kg pode matar.
TheOne
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 3:23 pm

jofelix Escreveu:
Gato e tigre são ambos felinos, mas existe uma grande diferença entre eles: O gato não mata, mas o tigre pode matar.
Por isso disse que o gato pode estar nas mãos de qualquer um, porque caso arranhe ou morda não mata.
Mas o tigre caso arranhe/morda pode matar e por isso está confinado à selva, zoológicos ou circos, e, nestes últimos só quem tem experiência e "unhas" é que lida com eles, não é o palhaço ou o varredor do circo.
O tigre é um animal P.P.
Este tipo de animais, considerados P.P., não devem estar acessíveis a qualquer um, assim como os cães listados como P.P. deveriam estar em mãos de pessoas experientes, com unhas e muito, mas muito, responsáveis.

Agora, não atirem areia para os olhos, dizendo que um cão P.P. é igual a um cão porta-chaves, porque estão a prestar um mau serviço às raças.
Aquilo que têm que frisar, e bem, é que um cão destes não é para qualquer um, por muito que goste dele.

Enjaulá-los 23,30 horas, amarrá-los a 1,5m de cabo, não os sociabilizar, etc, é meio caminho andado para que aconteça uma tragédia.
O cão não tem culpa que não tenham mão nele, e quando assim é, os instintos vêm à flor da pele.

As medidas tomadas - trela e açaime - não são contra o cão, mas sim contra aqueles donos irresponsáveis que gostam de passear o cão, se ele mostrar a sua ferocidade ladrando a tudo e a todos.
Para excluir este tipo de dono, é que foi criada toda uma panóplia de regras, afim de minorar os estragos.

Se deveriam ser só os sete, provavelmente não, mas algo retirou os outros da lista, podendo ser: a ausência de acidentes graves ou a força das associações.

Se um filho meu matasse alguém, embora gostasse muito dele e ficasse triste, tinha que ser punido, o que faz parte da reabilitação.
Quanto aos cães são punidos (mortos), porque ninguém se disponibiliza para a sua reabilitação, o estigma está lá.

Um abraço
Ah percebi... Um Labrador se sofrer o que pus a bold, fica transformado num "cão dos ceguinhos", mas se for um Rott, vira tigre... é isso? :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
jofelix
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 3:25 pm

Lista dos cães considerados perigosos

por LUÍS GALRRÃO22 Março 2007

CÃO DE FILA BRASILEIRO Raça brasileira de trabalho, com descendência no bulldog inglês. Com um olfacto apurado, era usado para captura de escravos.É desconfiado e pouco familiar

DOGUE ARGENTINO Desempenha funções de caça, guarda, guia de cegos, buscas ou como cão-polícia. É uma raça corajosa, obediente e territorialista, originária da Argentina.

'PIT BULL TERRIER' A origem desta raça remonta ao século XIX, na Inglaterra. As suas principais características são a resistência e autoconfiança. Necessitam de uma socialização cuidada e progressiva.

'ROTTWEILER' Raça alemã de guarda. São corajosos, ágeis e resistentes. Pouco sociáveis, precisam de espaços abertos e vivem até 12 anos. A mordida desta raça perigosa é poderosa, chegando a duas toneladas por cm3.

'STAFFORDSHIRE TERRIER' AMERICANO Originários dos EUA, estes cães foram muitas vezes transformados em máquinas de luta. É um cão ágil, bem estruturado e muito protector.

'STAFFORSHIRE BULL TERRIER' Da família dos bulldogs, este cão de origem inglesa é conhecido pela sua indomável coragem e tenacidade. É uma raça inteligente, fiel e afectuosa com crianças.

'TOSA INU' É uma raça japonesa que resulta de vários cruzamentos com raças ocidentais. Tem as suas origens ligadas a lutas e é considerado um cão raro e difícil de controlar. Pesa entre 30 e 40 quilos.

Fonte: http://dn.sapo.pt/especiais/interior.as ... ao=CIDADES
Leiam mais abaixo outras notícias e respectiva cronologia, e compreenderão melhor porque só algumas foram para a lista.
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 25, 2010 3:31 pm

É claro que um cão PP não é igual a um cão porta chaves.
Qualquer cão com mais de 25 / 30 kgs pode matar. E isso inclui labradores, PAs, mastins, dogues,rafeiros, etc.
Jofelix, como é que eu socializo o meu cão, ali no jardim, se por estar açaimado, por ser da raça que é , não lhe toleram a aproximação ?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
MDogster
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 3:33 pm

Curiosamente, quando saiu essa lista, acho que havia um (1) Tosa Inu em Portugal... E era bastante simpático, por sinal.
jofelix
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 3:39 pm

Ataque de cão que feriu criança não é inédito

por ALEXANDRE MOURA07 Novembro 2008

Um rapaz de quatro anos foi atacado por um rottweiler quando entrava na casa do namorado da mãe. A criança está a recuperar no Hospital de Faro e o cão foi para o canil municipal. Mas os moradores temem pela segurança, uma vez que o dono tem outros cães que já atacaram os vizinhos

Um menino de quatro anos ficou gravemente ferido após ter sido agredido por um cão de raça rottweiler. O ataque aconteceu na noite de quarta-feira, em Faro, e a criança ficou internada no hospital central do município. "A recuperação do menino está a evoluir, apesar dos múltiplos ferimentos que sofreu na cabeça, braços e pernas", esclareceu ontem ao DN fonte da unidade de saúde.

A PSP foi ontem à casa de Hugo Martins, proprietário do Rottweiler e levou o animal para o canil municipal, onde aguardará por um relatório que dará ordem, ou não, de abate. Acontece, porém, que Hugo é também proprietário de outros três animais - dois pastores alemães e um doberman - e tem em curso quatro processos de contra-ordenação na Câmara Municipal de Faro, fruto de problemas causados pelos seus cães.

O último ataque aconteceu quando o rapaz de quatro anos entrou na sua casa, acompanhado pela mãe. "Foi tudo muito rápido. O cão atirou-se ao meu filho e não deu tempo para fazer nada", contou Carina Hugo, de 24 anos, explicando que ainda se feriu ao tentar ajudar a criança. "Se o meu filho não ficou pior foi porque eu me pus em cima dele e cada vez que o cão mordia eu abria-lhe a boca com as minhas mãos, mas o animal parecia que só queria morder o miúdo", recordou.

Carina Hugo, no entanto, não vai apresentar queixa contra o proprietário do animal que atacou o seu filho: "O meu namorado já me tinha avisado que o cão não gostava de crianças. Para mim o dono não tem culpa, agora se o cão vai ser abatido ou não, já não quero saber."

Mas os vizinhos de Hugo Martins continuam temer pela sua segurança, uma vez que há outros cães que já atacaram alguns moradores. "Já fui mordido pelos três cães que entraram dentro de uma loja para me atacar e tenho ainda um cachorro que também foi mordido no pescoço", denunciou Ricardo Jacinto, de 30 anos, acrescentando ter dois filhos e não se sentir seguro quando os deixa brincar fora de casa. "O dono não tem controlo sobre os seus cães e, por isso, os animais deveriam ser retirados da sua posse", defendeu.

Outra vizinha de Hugo Martins, que preferiu manter o anonimato por temer represálias, assegura já ter assistido a uma luta entre o pastor alemão e o rottweiler "mesmo à porta" da sua casa: "Nessa altura, nem o dono, nem qualquer outro morador interferiu na briga porque todos têm medo dos animais e ninguém consegue controlá-los", contou a mora- dora. Esta receia que os problemas não tenham ainda acabado: "O rottweiler foi capturado mas o pastor alemão ainda está à solta e é perigoso", referiu ao DN.
Fonte: http://dn.sapo.pt/especiais/interior.as ... ao=CIDADES
A este individuo deveriam ter sido retirados os animais, imediatamente, uma vez que demonstra não ter condições para os possuir.
É este tipo de pessoas que dá má fama às raças e as manda para listagens e/ou matadouro, no caso Rott, P.A. e Doberman.
jofelix
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 3:45 pm

nicasxi Escreveu:É claro que um cão PP não é igual a um cão porta chaves.
Qualquer cão com mais de 25 / 30 kgs pode matar. E isso inclui labradores, PAs, mastins, dogues,rafeiros, etc.
Jofelix, como é que eu socializo o meu cão, ali no jardim, se por estar açaimado, por ser da raça que é , não lhe toleram a aproximação ?
Se não sabes como dar a volta ao assunto, também não deverias ter um rott.

Um abraço
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

terça mai 25, 2010 3:55 pm

nicasxi Escreveu:
Charlie2 Escreveu: E é um fcato que ninguém se aproxima da mesma maneira de uma pessoa com um caniche, que de uma pessoa com um Amstaff terrier.
Ah, pois não !!!! Eu , por exemplo, avanço e aproximo-me com muito mais confiança de um cão destes que de um caniche ou qualquer outro "porta chaves".
pronto Nicasxi. . .esse já é um bom principio então.

Mas a sua atitude-confiança perante um caniche/porta-chaves ou um AMstaff não é a mesma, porque?????
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

terça mai 25, 2010 4:14 pm

Deixem estar que quando, pelos zunzuns que andam por aí, a lista dos PPs passar a incluir o PA, o jofelix já vai perceber o cerne da questão :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
MDogster
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 4:17 pm

jofelix Escreveu:
nicasxi Escreveu:É claro que um cão PP não é igual a um cão porta chaves.
Se não sabes como dar a volta ao assunto, também não deverias ter um rott.
A Nicasxi e a mania dos rotts... :roll:
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

terça mai 25, 2010 4:17 pm

TheOne Escreveu:
jofelix Escreveu:
O tigre é um animal P.P.

Um abraço
Ah percebi... Um Labrador se sofrer o que pus a bold, fica transformado num "cão dos ceguinhos", mas se for um Rott, vira tigre... é isso? :roll:
pegando neste seu exemplo, obviamente que um labrador sujeito a essas condições , provavelmente iria começar a ter comportamentos desviantes e claro que um cão assim, de 30 kilos não seria fácil de controlar.

Agora querer passar a ideia como alguns, de que um caniche ou um cocker, sujeitos aos mesmos maus tratos se podem tornar "armas" assassinas só mesmo para rir.

agora em linguagem corrente vamos imaginar o cenário das 3 raças que aqui se falam e que tenham tido durante meia duzia de anos os tratos que o jofelix refere e de repente se "passam" da cabeça, imaginando que o alvo de um ataque seria uma pessoa normal e de perfeita saude.

e atenção que esta é apenas uma opinião de quem nunca foi atacado.

Com um Rott: hum...muito dificil de resistir e lutar contra ele até porque á partida nos cansaria-mos muito mais depressa com ele.

Com um Lab: pois. . .tambem nao sei. . mas se calhar já seria um pouco mais fácil.

Com um caniche: é pá. . .não brinquem comigo, ok?

Agora discutir raças. . . se são Potencialmente ou mesmo Perigosas, acho que vamos andar nisto toda a vida.
Agora acho que tambem deve partir de quem opta por ter cães das raças estigmatizadas, o dinamizar de iniciativas que mostrem o contrário.

Dizem que quem legislou cá se limitou a copiar o que veio de fora.

E esses? os que legislaram lá fora? foi porque lhes apeteceu? atiraram uns papéis ao ar e surgiram aquelas raças?
TheOne
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 4:18 pm

jofelix Escreveu:
'ROTTWEILER' Raça alemã de guarda. São corajosos, ágeis e resistentes. Pouco sociáveis, precisam de espaços abertos e vivem até 12 anos. A mordida desta raça perigosa é poderosa, chegando a duas toneladas por cm3.
Eita... qual crocodilo do Nilo qual quê :lol: :lol: :lol:

E esta:
"Se o meu filho não ficou pior foi porque eu me pus em cima dele e cada vez que o cão mordia eu abria-lhe a boca com as minhas mãos, mas o animal parecia que só queria morder o miúdo", recordou.
Imagem

Não percebeu o ridículo do que escreveu??? :roll:

TheOne
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 4:22 pm

gandares Escreveu:
pegando neste seu exemplo, obviamente que um labrador sujeito a essas condições , provavelmente iria começar a ter comportamentos desviantes e claro que um cão assim, de 30 kilos não seria fácil de controlar.

Agora querer passar a ideia como alguns, de que um caniche ou um cocker, sujeitos aos mesmos maus tratos se podem tornar "armas" assassinas só mesmo para rir.

agora em linguagem corrente vamos imaginar o cenário das 3 raças que aqui se falam e que tenham tido durante meia duzia de anos os tratos que o jofelix refere e de repente se "passam" da cabeça, imaginando que o alvo de um ataque seria uma pessoa normal e de perfeita saude.

e atenção que esta é apenas uma opinião de quem nunca foi atacado.

Com um Rott: hum...muito dificil de resistir e lutar contra ele até porque á partida nos cansaria-mos muito mais depressa com ele.

Com um Lab: pois. . .tambem nao sei. . mas se calhar já seria um pouco mais fácil.

Com um caniche: é pá. . .não brinquem comigo, ok?

Agora discutir raças. . . se são Potencialmente ou mesmo Perigosas, acho que vamos andar nisto toda a vida.
Agora acho que tambem deve partir de quem opta por ter cães das raças estigmatizadas, o dinamizar de iniciativas que mostrem o contrário.

Dizem que quem legislou cá se limitou a copiar o que veio de fora.

E esses? os que legislaram lá fora? foi porque lhes apeteceu? atiraram uns papéis ao ar e surgiram aquelas raças?
Então e esquecendo essas raças... Se fosse com um Serra da Estrela? Ou mesmo com um Cão de Gado Transmontano? Ou até um Pastor Belga Malinois... Quem ganhava?

O que se discute aqui, pela enésima vez, é a discriminação das raças A, B ou C, enquanto que o que se deveria ter legislado, deveria ser de acordo com o peso do cão, por exemplo.

Acha que um Labrador vítima de maus tratos não morde tanto como um Rott? Vê-se mesmo que nunca foi mordido...

Responder

Voltar para “Cães”