Pêlo eriçado e "rosnar" a comer... AJUDA! XLABRADOR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda dez 06, 2010 12:54 am

jofelix Escreveu:
CavaleiraVNF Escreveu:Aqui em casa tínhamos uma Caniche que não suportava que lhe tocassem na tigela enquanto estava a comer. Nem podíamos passar perto sequer. Rosnava mas nunca tentou morder.
Agora temos uma PA que até deixa que lhe tirem a comida da boca e nunca foi "educada" para não rosnar enquanto comia :wink:
Cachorro que sai de minha casa, já vai "educado" para não rosnar quando lhe estão a pôr comida.
Provavelmente o criador da tua fez o mesmo :wink:
Sim, muito provavelmente porque aqui em casa nunca ninguém a educou para isso :wink:
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

segunda dez 06, 2010 12:18 pm

Olá todos,
Compreendo perfeitamente que digam alguns que se trata de uma questão de o dono impôr o respeito e regras de obediência ao cão.
No entanto, penso que a nossa presença e exigência ao cão tem limites naturais e compreensíveis.
Na minha perspectiva penso apenas que o cão tem direito ao seu espaço no mínimo, pelo menos, enquanto come e dorme. Eu pessoalmente não sinto necessidade de interrompê-lo enquanto faz qualquer uma destas (que são necessidades básicas). Se eu quero colocar comida no seu prato, é antes da sua refeição, ou se quiser adicionar mais comida, é depois de ele ter terminado a que tinha.
Não se trata, para mim, de me subjugar ao cão, nem de deixá-lo impor momentos, é apenas respeitar o seu espaço, a sua necessidade de calma enquanto dorme e/ou come.
As crianças ou adultos que frequentam a minha casa não podem fazer tudo, há regras sociais que se impõem, tal como eu que frequento as suas casas porto-me, espero, de acordo com as suas expectativas.
As crianças não brincam no meu quarto, os adultos não vão à minha gaveta de roupa interior, e não mexo nem deixo o meu filho mexer nos cães enquanto eles comem, ou sequer antes de saber se eles mordem.
São algumas coisinhas que sabemos, á partida, não se deve fazer nas casas uns dos outros.
Não digo que estou certa, apenas digo que para mim funciona logicamente assim.
Claro que não condeno quem não o veja assim para o seu caso concreto, terá as suas razões. Estou apenas a expor a minha.
Com cumprimentos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 06, 2010 1:14 pm

Muito bem. É também a minha opinião.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda dez 06, 2010 1:42 pm

CarlotaM Escreveu:Olá todos,
Compreendo perfeitamente que digam alguns que se trata de uma questão de o dono impôr o respeito e regras de obediência ao cão.
No entanto, penso que a nossa presença e exigência ao cão tem limites naturais e compreensíveis.
Na minha perspectiva penso apenas que o cão tem direito ao seu espaço no mínimo, pelo menos, enquanto come e dorme. Eu pessoalmente não sinto necessidade de interrompê-lo enquanto faz qualquer uma destas (que são necessidades básicas). Se eu quero colocar comida no seu prato, é antes da sua refeição, ou se quiser adicionar mais comida, é depois de ele ter terminado a que tinha.
Não se trata, para mim, de me subjugar ao cão, nem de deixá-lo impor momentos, é apenas respeitar o seu espaço, a sua necessidade de calma enquanto dorme e/ou come.
As crianças ou adultos que frequentam a minha casa não podem fazer tudo, há regras sociais que se impõem, tal como eu que frequento as suas casas porto-me, espero, de acordo com as suas expectativas.
As crianças não brincam no meu quarto, os adultos não vão à minha gaveta de roupa interior, e não mexo nem deixo o meu filho mexer nos cães enquanto eles comem, ou sequer antes de saber se eles mordem.
São algumas coisinhas que sabemos, á partida, não se deve fazer nas casas uns dos outros.
Não digo que estou certa, apenas digo que para mim funciona logicamente assim.
Claro que não condeno quem não o veja assim para o seu caso concreto, terá as suas razões. Estou apenas a expor a minha.
Com cumprimentos.
Os cães têm "limites naturais", mas não podem reagir agressivamente se nós, donos, quem lhes dá cama, mesa e roupa lavada, nos aproximarmos. A reacção correcta e aceitável por parte do cão quando nos aproximamos da comida, é afastarem-se calmamente, e jamais demonstrar qualquer tipo de agressividade ou tentativa de dominar o espaço.

Comparar cães a pessoas é absurdo, mas se querem comparar, não comparem os cães a pessoas estranhas a mexer na nossa gaveta da roupa interior, mas sim aos nossos filhos, pelos quais nós somos responsáveis e de nós dependentes, logo estou à vontade para ir à gaveta da minha filha e ela à minha... absurdo não? Pois, é o que se passa quando se comparam cães a pessoas.

Se não se aproxima do cão quando este come, então está a dar-lhe o que ele quer, distância, sob pena de virar o dente, e um dia, sem querer, aproxima-se et voilá!

Eu mexo nos meus sempre que necessário, é óbvio que em 90% das refeições eu não os chateio, não é necessário, mas por exemplo no caso do meu falecido Onix (dobermann), durante muito tempo eu dava-lhe de comer e ficava sentada ao lado da taça, fazia festas, mexia na comida e por vezes tirava a taça. Tudo porque sei que é uma raça naturalmente dominante e se eu não fizesse este "exercício", corria o risco de mais tarde ele não me deixar aproximar da comida.

Se algum dos meus cães apanhar alguma coisa do chão na rua, eu estou à vontade para lha tirar da boca, e quem não se aproxima do cão quando ele come, ou quem acha que o cão tem "limites naturais", será que tem este à vontade??? :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda dez 06, 2010 1:50 pm

sim claro, tem todo o sentido deixar o cão sossegado enquanto come. daí a deixá.lo sossegado enquanto dorme no nosso sofá, ou rouba comida de cima da mesa ou rói um dos nossos sapatos.. vai um pequenino passo.

com os meus cães, qualquer um deles, tb não estou constantemente a mexer na comida quando eles estão a comer. no entanto sei que se for preciso mexer , mexo sem qualquer receio de levar uma rosnadela de aviso ou uma dentada. é que eu sou louca e rosno de volta, e às vezes tb mordo!! :twisted:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda dez 06, 2010 3:45 pm

omegaa Escreveu:sim claro, tem todo o sentido deixar o cão sossegado enquanto come. daí a deixá.lo sossegado enquanto dorme no nosso sofá, ou rouba comida de cima da mesa ou rói um dos nossos sapatos.. vai um pequenino passo.

com os meus cães, qualquer um deles, tb não estou constantemente a mexer na comida quando eles estão a comer. no entanto sei que se for preciso mexer , mexo sem qualquer receio de levar uma rosnadela de aviso ou uma dentada. é que eu sou louca e rosno de volta, e às vezes tb mordo!! :twisted:
A isto chama-se relacionamento saudável, com rosnadelas o bom relacionamento não existe, por muito que digam o contrário.

A rosnadela é o equivalente à violência verbal/psicológica.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda dez 06, 2010 3:50 pm

jofelix Escreveu:
omegaa Escreveu:sim claro, tem todo o sentido deixar o cão sossegado enquanto come. daí a deixá.lo sossegado enquanto dorme no nosso sofá, ou rouba comida de cima da mesa ou rói um dos nossos sapatos.. vai um pequenino passo.

A isto chama-se relacionamento saudável, com rosnadelas o bom relacionamento não existe, por muito que digam o contrário.

ah pois é! e a seguir a essa vem o quê?

pois é... :(
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda dez 06, 2010 4:13 pm

Gallaecia Escreveu:
jofelix Escreveu:

Divórcio por ... violência física :wink: mas há donos que seguem a máxima " quanto mais me bates (rosnes/mordes) mais gosto de ti".:lol:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
CarlotaM
Membro

segunda dez 06, 2010 4:23 pm

Compreendo TheOne e omegaa, e todos. Reparem no entanto que não há comparação de os cães a pessoas (aliás acho que é um erro, o de humanizar os animais domésticos).

Na linha do que se disse anteriormente nesta discussão, não sei se viram, sobre correr-se o risco de, ao cão que está a comer, aproximar-se dele uma criança e ele reagir negativamente, eu respondo que quando visito casas de amigos com cães, não me aproximo, nem deixo o meu filho aproximar-se dos cães enquanto estes tomam a refeição.
Houve também algures mais atrás uma frase do género que era o que nos faltava educar os filhos dos outros, não vejo assim, vejo tão naturalmente eu transmitir essa preocupação ao meu filho (não perturbar os cães enquanto comem), para sua segurança, como me foi transmitido a mim pelos meus pais, e tal como outras regras que temos para nos comportarmos nas casas uns dos outros, até para evitar acidentes. Esta foi a comparação: eu não mexo nos cães dos amigos enquanto eles comem tão naturalmente como não vou mexer nas suas gavetas de roupa. E espero o mesmo dos meus amigos em minha casa.

Sobre o meu cão, eu é que quis o cão lá em minha casa, ele não me pediu para ir viver comigo; é verdade que eu dou comida, cama e roupa lavada ao meu cão, ou seja, cumpro as minhas obrigações, isso não me dá o “direito” de o “aniquilar” como se ele não tivesse direito sequer para comer sossegado.
Na minha casa posso impor-lhe as regras da boa convivência, do respeito mútuo, mas não dispo o animal dos seus direitos e/ou limites em troca de cama, roupa, e comida, se lhos dou, dou de bom grado, assumi essa responsabilidade e nem penso nisso.
Acho que eles já nos dão tanto que isso satisfaz-me em pleno. Não quero mexer no seu prato para me certificar de nada.
Repito: respeito a vossa opinião, mantenho apenas a minha.

(No limite, posso fazer também esta comparação: O meu filho nem nenhum de nós mexemos nos pratos dos cães tão naturalmente como não vamos a correr sem hesitar alegremente fazer festinhas a um Rottweiller ou a um Pittbull na convicção que o dono já os terá “dobrado” da sua natureza). Não nos custa nada, respeitar os animais, os seus limites, e, em simultâneo, prevenir dissabores.
De resto, é como digo: "Whatever works for you".
Com cumprimentos.
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

segunda dez 06, 2010 5:07 pm

Aqui todos os que dizem "eu não gosto de humanizar, acho que não se deve humanizar" são os que mais o fazem, curioso observar isso....

"A maior diferença entre nós e eles não é que nós raciocionamos e eles não. Se querem ver comportamento racional, olhem para o cão. Se querem ver comportamento emocional, olhem para o dono." - Roger Abrantes Etólogo
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda dez 06, 2010 5:13 pm

jofelix Escreveu:
Gallaecia Escreveu:
jofelix Escreveu:

Divórcio por ... violência física :wink: mas há donos que seguem a máxima " quanto mais me bates (rosnes/mordes) mais gosto de ti".:lol:

pois... ... nos cães consegue-se resolver. nos humanos... não jogo nem dou cartas.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda dez 06, 2010 5:17 pm

CarlotaM,

Está a misturar situações e conceitos...

Uma coisa é a educação que damos aos NOSSOS cães, outra é a que os outros dão aos cães deles, bem como a educação que damos às nossas crianças/filhos, e a educação que os outros dão aos seus filhos.

Relativamente aos meus cães, todos os da casa podem mexer neles quando comem, ou mesmo tirar as taças da comida.
Se alguém vem a minha casa, eu não alimento os cães nessas alturas, tenho muito tempo para o fazer, não é necessário fazer na hora das visitas. Se mesmo assim tiver de o fazer, alimento-os e fico junto a eles para que outras pessoas não se aproximem, pois uma coisa somos nós a mexer, outra é um estranho.

Quanto aos meu filhos, um ainda não tem idade para isso, mas à minha filha que tem 7 anos já ensinei que não se mexe em cães que não são nossos sem a autorização do dono, e muito menos se mexe quando estão a comer.

Portanto pelos meus eu responsabilizo-me, quanto aos outros, educo os meus para que não hajam acidentes. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda dez 06, 2010 5:43 pm

Muito gostam vocês de repisar os assuntos... :roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CarlotaM
Membro

segunda dez 06, 2010 6:15 pm

TheOne,
(Juro que não estou “em competição” para ganhar.. :wink: )

Precisamente, não estou a misturar os conceitos nem as situações.
Eu disse/digo que o cão tem o direito ao seu espaço e comer num ambiente calmo. Digo ainda que para evitar acidentes, mais vale deixar o cão comer sossegado e não contarmos com a nossa “dominância” sobre ele como facto garantido de que não vá reagir quando mexem na sua comida.

Repare que eu peço ao meu filho e aos amigos e filhos dos amigos para não se mexer na comida do cão, e tal como TheOne diz e bem: uma coisa é mexermos nós na comida do cão, outra coisa são as pessoas estranhas e como se tratam/nos tratamos de pessoas, seres racionais, em vez de eu ficar a tomar conta para que não mexam na comida do cão, antes peço apenas que não o façam. Aviso-os do perigo.
É exactamente a mesma coisa porque resume-se também a isto: nenhuma de nós pode garantir a reacção do cão.

Eu, a TheOne e todos sabemos que os cães podem reagir mal, que não seja a nós, a outros, ou a nós um dia, e aí nesse dia seria muito aborrecido termos que ver os nossos filhos/amigos/nós próprios com ferimentos causados pelo nosso cão porque mexeram na sua comida enquanto ele apenas queria comer tranquilo, e nós ficarmos sempre com um sentimento contra o cão e /ou de culpa por isso quando o podíamos perfeitamente ter evitado, como seres racionais que somos.(Uffa..que grande frase!!).

O cão não é um ser racional, logo, o nosso “superior” entendimento das coisas ser-nos-á favorável também para discernirmos bem os acontecimentos mesmo antes que eles aconteçam: prevenir. Não podemos esperar que o cão mesmo treinado seja infalível e humano (que seja tão racional como nós somos), nem mesmo face ao risco de apanharem umas boas bofetadelas, rosnadelas, e dentadelas nossas , que tão racionais somos :wink: .
Cumprimentos a todos.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

segunda dez 06, 2010 6:37 pm

Somos?
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Responder

Voltar para “Cães”