Quanto aos "nossos" animais passearem sem trela, seja no campo ou na cidade, estamos a assumir uma postura de risco. Podem ser o indivíduo mais tranquilo do mundo, mas continua a ter instintos! Se tiver oportunidade de caçar um rato do campo, uma osga, uma cobra ou qualquer outro animal que, por infelicidade, estava ali naquele momento fa-lo-à.
O que me irrita profundamente é que as pessoas que acham que isto tudo muito natural. Muitas que se acham amigas dos animais, esquecem-se que existem outros animais, tão ou mais importantes que o seu cão ou o seu gato, que são completamente aniquilados nesta socialização felina ou canina.
Depois daquele tópico da minha autoria dediquei-me, quando o tempo me permite, a observar comportamentos de gatos e cães com dono na minha zona de residência nos arredores de braga. Posso afirmar, com plena convicção, que o caso é preocupante: cães com cobras na boca, gatos com aves, ninhos desfeitos, animais mortos e completamente mutilados, etc.
Apenas peço que as pessoas pensem e compreendam que existe vida para além dos seus animais e todos eles com funções importantes, e muitas delas vitais para o funcionamento ecológico dos nossos habitats.