Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado out 01, 2011 1:00 pm

catrules Escreveu:
EU acredito que algumas pessoas tenham gatos e gatas inteiros fechados em apartamento, mas são raras as pessoas que estão para isso, com machos, ter as paredes e objectos marcados com xixi, deve ser uma maravilha, com as gatas aqueles miados altissimos na altura do cio, para além de estarem sempre (gato e gata) a tentarem escapulir-se por alguma janela, deve ser um ambiente 5 *
Depois surgem os abandonos... sim, porque é preferível abandonar o animal do que "mutilá-lo", muita gente pensa assim, que castrar/esterilizar é uma maldade. Abandonar não, deve ser altruismo...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sábado out 01, 2011 1:43 pm

Chamarrita Escreveu:
Depois surgem os abandonos... sim, porque é preferível abandonar o animal do que "mutilá-lo", muita gente pensa assim, que castrar/esterilizar é uma maldade. Abandonar não, deve ser altruismo...

Chamarrita, vai-me desculpar mas continua a abordar o problema pelo lado errado.

NINGUÉM verdadeiramente responsável abandona um animal, seja porque motivo for e se o fizer, o motivo pelo qual o faz, é somente a desculpa para a consciência e não a causa do acto em si.

Quem não possua esta responsabilidade e estes princípios, fá-lo-á mais tarde ou mais cedo a coberto de um qualquer motivo.

Atribuir culpa do abandono a este ou qualquer outro tipo de situação, é quase como que, pactuar com o acto, lamento, mas não consigo ver de outra forma.

Quem abandona um animal é pura e simplesmente uma besta (ponto final)
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sábado out 01, 2011 3:39 pm

Chamarrita Escreveu: Depois surgem os abandonos... sim, porque é preferível abandonar o animal do que "mutilá-lo", muita gente pensa assim, que castrar/esterilizar é uma maldade. Abandonar não, deve ser altruismo...
Chama, desculpa lá... mas neste caso quem abandona ... abandona porque sim. Se não for porque está doente , será porque mia/ladra, porque é alérgico ou porque vai ter um bébé, ou... etc, etc...
Eu concordo com a Babao, a intervenção devia começar na " fonte" ou seja no " potencial" dono. Deveria haver, de alguma maneira, uma forma de avaliação de "potenciais" donos.
Não me parece que seja através de esterilizações compulsivas que se vá resolver o problema dos abandonos. Parece-me a mim que é este o principal argumento dos " pró" esterilização. E com isto estendemos o conceito aos cães com dono. Esquecendo que esta é uma questão de RESPONSABILIDADE de cada um.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado out 01, 2011 3:43 pm

Digam-me um exemplo de um país europeu ou não em que não se incentivem as esterilizações de animais domésticos, não seja comum serem realizadas e que não tem grandes populações de animais abandonados.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sábado out 01, 2011 3:48 pm

Todos os países escandinavos. Na Alemanha os vets também torcem o nariz a esterilizações por conveniência. Na Finlândia, quase 100% da população canina está inscrita no LO lá do sítio, na Suécia é um pouco mais baixo mas mesmo assim é superior a 80%.
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sábado out 01, 2011 4:02 pm

Eu não sei estatísticas... aliás nem lhes ligo peva...
Sei que:
Conheço pessoas em França , donos de cadelas , e nunca foram pressionados para esterilizar as ditas.
Conheço donos de rafeirosas italianas ( ou que vivem em Itália ) e continuam inteiras , nem nunca ninguém abordou o tema.
A Ingrid, uma sueca que me dá o gosto de ser minha amiga, levou uma rafeirosa daqui de Portugal, inteira. Continua inteira e nunca ninguem lhe recomendou a esterilização.
A Inca, uma rafeira " vizinha" de uma forista daqui, ali ao lado do cemitério de Benfica, emigrou junto com o dono para Inglaterra. Inteira! Inteira está!
O meu amigo Gerd, noruegues, tem uma rafeirosa linda de morrer. Inteira.
E para acabar, a minha prima Céu, emigrante na Suiça, tem 3 rafeirosas. Todas inteiras . Com a agravante de que quando quis esterilizar a mais nova , por ter uns cios " abundantes" a veterinária a mandou ter juízo.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado out 01, 2011 4:15 pm

Desculpe lá mas tenho bastante familia na Alemanha, ainda estas férias lá estive e não só é raro ver um cão rafeiro na rua, como as pessoas preferem esterilizar os animais. Nem sai um animal macho ou fêmea do abrigos em ser esterilizado.
Até reparei que de facto, parece que não há SRD.

E certos países nórdicos estão a incentivar até as esterilizações de outros animais como os coelhos de estimação.
Há condados nos EU em que é preciso autorização é para não esterilizar!
Quem não tem verba para isso pode pedir ajuda.

Na Suécia com aquele clima, cão que fique na rua muito tempo, pois...isso deve evitar muito cão ou gato abandonado!

No UK há um bom nível de preocupação e de leis e de cuidados com os animais e deve ser dos países onde mais se esteriliza.
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado out 01, 2011 5:07 pm

NicaJunior Escreveu:
Chamarrita Escreveu: Depois surgem os abandonos... sim, porque é preferível abandonar o animal do que "mutilá-lo", muita gente pensa assim, que castrar/esterilizar é uma maldade. Abandonar não, deve ser altruismo...
Chama, desculpa lá... mas neste caso quem abandona ... abandona porque sim. Se não for porque está doente , será porque mia/ladra, porque é alérgico ou porque vai ter um bébé, ou... etc, etc...
Eu concordo com a Babao, a intervenção devia começar na " fonte" ou seja no " potencial" dono. Deveria haver, de alguma maneira, uma forma de avaliação de "potenciais" donos.
Não me parece que seja através de esterilizações compulsivas que se vá resolver o problema dos abandonos. Parece-me a mim que é este o principal argumento dos " pró" esterilização. E com isto estendemos o conceito aos cães com dono. Esquecendo que esta é uma questão de RESPONSABILIDADE de cada um.
Não se resolve o problema dos abandonos, mas minimiza-se o sofrimento dos animais. É claro que o abandono se deve às mentalidades, e a única forma EFICAZ de se mudarem é através de leis e multas, infelizmente. Enquanto o abandono ocorrer - e ocorre cada vez mais! - e a realidade deste país forem canis sobrelotados, matilhas na rua e animais nascidos em casa pelos mais diversos motivos, a esterilização é a única alternativa ao abate. Criminalize-se efectivamente o abandono, criminalizem-se os maus tratos e a negligência, porque as mentalidades não se mudam de outra forma, e as fêmeas dos nossos animais de estimação podem continuar inteiras.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 01, 2011 5:13 pm

Se vier a ter outro cão, há-de ser uma cadela.
Acho as cadelas mais meigas e treináveis (se calhar estou errada).

Agora, aprendi muito com a Zorra.
Não vou cometer os mesmos erros (assim espero).
Não vou esterilizar, mas deixo de dar os passeios diários, no cio.
Vai ao jardim, mas sempre na minha companhia (ela engravidou de um rafeiro, aliás simpático, que cavou um túnel e como ela ia ao jardim ao fim da noite...).

Não tenho nada contra esterilizações por conviniência apenas concordo com o meu marido - nós podemos, por simples esforço e atenção, evitar.

Para outras pessoas a inconviniência é mesmo grande.
Por várias razões, não conseguem assegurar a limpeza da casa e a integridade da cadela.
Antes esterilizar que deixar nascer indesejados.
Se for preciso, antes abortar.

Antes isso que ter filhos da Zorra fechados em varandas ou acorrentados em quintais sem condições.
Aí, eu não ia conseguir dormir.

Devo dizer que nem sempre se consegue ter a certeza de que demos um cão a um bom adoptante.
Eu dei um cocker, que começou por ser elemento da família e meses depois fiquei a saber que estava fechado na garagem, sem luz e que quase não tinha contacto com os donos.
Fui buscá-lo.

Erros, todos cometemos.
Se formos sensatos (e com sorte), não os repetimos.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 5:15 pm

acrescento que o abandono é o principal argumento dos "pró esterilização", porque é o cenário mais frequente com que se deparam as associações e particulares que lidam de perto com muitos animais que um dia tiveram um lar e o perderam. Porque são animais, porque são "coisas", porque as pessoas são irresponsáveis e, se um foge, arranja-se outro, porque miam, porque ladram, porque mijam, porque sim. Mas já que parece ser impossível combater o abandono, ao menos que os animais sejam descartados já esterilizados, bolas. E não adianta dizer que "não pode haver animais abandonados", "os cães não podem andar sozinhos na rua", porque HÁ abandono e HÁ animais sozinhos na rua. Inteiros, e a reproduzirem-se.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Babaorum
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 5:21 pm

Chamarrita Escreveu: Mas já que parece ser impossível combater o abandono, ao menos que os animais sejam descartados já esterilizados, bolas.
LOL esta é o máximo :lol: :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Babaorum
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 5:30 pm

moslie Escreveu: E certos países nórdicos estão a incentivar até as esterilizações de outros animais como os coelhos de estimação.
O que é que chama país nórdico? Inglaterra? :o Pois, não têm mesmo cães abandonados nenhus :roll: Só A RSCPA abate não sei quantos miles por ano. Quanto aos States, também anda a ver mal as coisas, podem ser os reis das esterilizações (aliás foram eles que inventaram as esterilizações pediátricas) mas os canis continuam sobrelotados :roll: Vá, fico à espera de um país que tenha resolvido o problema da sobrepopulação à custa de esterilizações massiças :roll:
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 5:42 pm

Babaorum Escreveu:
Chamarrita Escreveu: Mas já que parece ser impossível combater o abandono, ao menos que os animais sejam descartados já esterilizados, bolas.
LOL esta é o máximo :lol: :roll:
quando um tem a sua utopia.
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 5:49 pm

Babaorum Escreveu:
moslie Escreveu: E certos países nórdicos estão a incentivar até as esterilizações de outros animais como os coelhos de estimação.
O que é que chama país nórdico? Inglaterra? :o Pois, não têm mesmo cães abandonados nenhus :roll: Só A RSCPA abate não sei quantos miles por ano. Quanto aos States, também anda a ver mal as coisas, podem ser os reis das esterilizações (aliás foram eles que inventaram as esterilizações pediátricas) mas os canis continuam sobrelotados :roll: Vá, fico à espera de um país que tenha resolvido o problema da sobrepopulação à custa de esterilizações massiças :roll:
os países que resolveram o problema dos abandonos, se chegou a existir com as dimensões dos países "pobres" (pobreza de espírito incluida), fizeram-no através de legislação rigorosa. E não só para combater o abandono, mas todos os problemas gerados pelo excesso populacional. Pelo que foi noticiado há tempos, na Bélgica pretende-se a esterilização de TODOS os gatos que não estejam registados como reprodutores de uma raça.

Mas acho que cabe aqui (nesta discussão) distinguir quais os animais a esterilizar, porque não estão todos no mesmo "saco".
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 01, 2011 6:50 pm

Já ajudei a esterilizar animais com dono, mas pobres.
Estou convencida que se se fizesse uma campanha de esterilizações gratuitas muita gente ia a correr.
Veja-se, pex., o exemplo de Odivelas que apenas esteriliza animais de donos de baixos rendimentos e tem a vet sempre ocupada (dizem que acima dos 100%).
O obstáculo económico não é desprezível.

Ainda há muita gente que procura ninhadas de pretensos bons caçadores e pessoas que acham que uma cadela deve ter filhos.
Mentalidades...

Mas esta parte tem vindo a melhorar.

Para mim, esterilizar é o único caminho, já que não aceito proibições de qualquer espécie na minha casa, porque considero que corresponde a uma infantilização.
Ié, não sou criança para me dizerem o que posso ou não fazer, dentro de portas.
Nem o estado é meu pai.

Aliás, penso que o estado se devia remeter á sua função primordial (segurança do cidadão e gestão dos bens públicos).
Um dos nossos males é o hábito de recorrer ao estado para tudo.
Criou-se uma mentalidade de dependência e irresponsabilidade.
Que bem vemos em acção com o caso Madeira, mas não só (BPN,etc.)
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”