adoptei um rott adulto e agora?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
Recebi à pouco este link:
http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-qui ... -4088.html
e fiquei a pensar, lá vou eu ter de ouvir as pessoas novamente "tens um rottweiler?!? ui, esses cães são muito maus! blá, blá, blá, fazem mal às crianças, blá, blá, blá"
Não consigo entender duas coisas: primeiro, por que razão estas notícias são sempre tão escassas nas informações relativas aos donos destes cães e condições em que o ataque foi feito, e segundo, por que razão, estes ataques são noticia e ataques de outros cães não são?
Os meios de comunicação social parecem mais interessados em mostrar sangue (mesmo que não exista) do que em informar.
Todos sabemos que infelizmente há muita gente a ter estes cães em condições miseráveis (pouca comida, não socializados) para serem mais agressivos e por isso guardarem melhor. São esses donos que deviam ser noticia. Nem sequer o seu nome vem referenciado na notícia! É que ROTTWEILER ATACA vende mais, não é?...
e fiquei a pensar, lá vou eu ter de ouvir as pessoas novamente "tens um rottweiler?!? ui, esses cães são muito maus! blá, blá, blá, fazem mal às crianças, blá, blá, blá"
Não consigo entender duas coisas: primeiro, por que razão estas notícias são sempre tão escassas nas informações relativas aos donos destes cães e condições em que o ataque foi feito, e segundo, por que razão, estes ataques são noticia e ataques de outros cães não são?
Os meios de comunicação social parecem mais interessados em mostrar sangue (mesmo que não exista) do que em informar.
Todos sabemos que infelizmente há muita gente a ter estes cães em condições miseráveis (pouca comida, não socializados) para serem mais agressivos e por isso guardarem melhor. São esses donos que deviam ser noticia. Nem sequer o seu nome vem referenciado na notícia! É que ROTTWEILER ATACA vende mais, não é?...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Também vi essa notícia... Deram-lhe destaque por serem cães considerados PP, como é costume nestas notícias... Enfim.teresa1978 Escreveu:Recebi à pouco este link:
Não estou de todo habituada a conviver com estas raças, mas penso que não é a raça que faz o cão, é sim a educação que tem... Pelo que vi eram cães que serviam unicamente para ficar de guarda numa fábrica, provavelmente nunca souberam o que era conviver com pessoas, só foram ensinados para atacar quem lá entrasse... Isto é muito triste, mas continuo a achar que podia ter acontecido se fossem rafeiros, ou outra raça qualquer, se tivessem sido educados para isso...
Mas claro, como disse, não convivo com estas raças, posso estar enganada... É apenas a minha opinião!
-
- Membro Veterano
Racionalmente conseguimos perceber que é assim, a educação faz o cão, mas esta contaminação de noticias "fabricadas" coloca no nosso subconsciente um receio exagerado, quando depois nos deparamos com estes animais. Falo por mim. A primeira vez que fui ao canil ver o Tobias, tive medo dele sem qualquer razão, não me rosnou, não me ladrou, mas eu por dentro, morria de medo até de o olhar nos olhos. Fico muito contente por ter tido coragem para ultrapassar este preconceito.
-
- Membro Veterano
Compreendo isso. Há uns anos atrás, quando ainda só tinha o Tobias, fui a um canil procurar um cão para adotar... Estavam lá duas crias que resultavam de um cruzamento com rott e pastor alemão. No entanto quando disse à minha mãe qual era a "mistura", ela bateu pé e disse logo que não, não e não, porque vinham de raças perigosas.. Isto porque já tinha aquela ideia, incutida pelos media, de que estes animais são perigosos e ponto final.teresa1978 Escreveu:Racionalmente conseguimos perceber que é assim, a educação faz o cão, mas esta contaminação de noticias "fabricadas" coloca no nosso subconsciente um receio exagerado, quando depois nos deparamos com estes animais. Falo por mim. A primeira vez que fui ao canil ver o Tobias, tive medo dele sem qualquer razão, não me rosnou, não me ladrou, mas eu por dentro, morria de medo até de o olhar nos olhos. Fico muito contente por ter tido coragem para ultrapassar este preconceito.
Bem pensadas as coisas, se calhar foi melhor não ficar com esse cão, não por serem perigosos, mas porque não tinha a menor experiência em lidar com este tipo de cães, e ainda por cima sendo um cruzamento, não sabia como iam ficar... Acabei por arranjar um golden retriever, veja-se lá bem a diferença!

-
- Membro Veterano

Todos os cães são maravilhosos! Digo-o de coração!
O seu Tobias é um gato? Temos que juntar os Tobias!

-
- Membro Veterano
ahahah o meu Tobias ficava lindo ao lado do seu Tobias! O meu é um cão, um belo rafeiro, daqueles porta chaves!teresa1978 Escreveu:![]()
![]()
![]()
Todos os cães são maravilhosos! Digo-o de coração!
O seu Tobias é um gato? Temos que juntar os Tobias!

Olhe, já conheci dois american staffordshire terrier, um só queria brincadeira, o outro só queria festas na barriga... Eram uma delícia! Rott só conheci um, e por acaso apanhei um susto com ele, porque o deixaram solto e ele tentou atacar a minha cadela! Por coincidência era de uns amigos que apareceram a correr e conseguiram agarrá-lo... Mas lá está, mas uma vez, a culpa não era do cão... Seria de quem deixou um animal que não se dá com outros animais à solta... Já estive com esse mesmo cão sem ter outros animais por perto, e só quer festas e brincadeira!

-
- Membro Veterano
Se conhecesse o meu Tobias não ia acreditar na meiguice de cão que é. É muito carente, está sempre a dar-me turrinhas e a pedir festas, e sempre que pode deita-se de barriga para cima e pede miminhos. Só de pensar nele, até me dá vontade de chorar, pq gosto tanto dele e ele neste momento, embora medicado, está a sofrer bastante com o problema de articulações que tem.
Os rottweilers sao extremamente perigosos!
Eu sei disso pq tenho uma, é preciso ter mt cuidado com ela pq se ela me pisa vem-me as lágrimas aos olhos
também ja me rachou um bocadinho a cabeça mas isso foi porque eu e ela adoramos perder calorias a lutar luta livre (ela deixa-me ganhar
)
é muito bruta comigo mas ao mesmo tempo muito meiga para os meus primos mas para os miudos da escola ali de perto nem por isso, tmb passam a vida a meterem-se com ela e ate ja apanhei a minha menina com o pelo cuspido
ai se eu algum dia vou a chegar a casa e os vejo a fazer essas barbaridades vou pagar multa por bater em menores e depois vêm os pais e levam tambem por nao saberem educar os filhos
Eu sei disso pq tenho uma, é preciso ter mt cuidado com ela pq se ela me pisa vem-me as lágrimas aos olhos

também ja me rachou um bocadinho a cabeça mas isso foi porque eu e ela adoramos perder calorias a lutar luta livre (ela deixa-me ganhar

é muito bruta comigo mas ao mesmo tempo muito meiga para os meus primos mas para os miudos da escola ali de perto nem por isso, tmb passam a vida a meterem-se com ela e ate ja apanhei a minha menina com o pelo cuspido

ai se eu algum dia vou a chegar a casa e os vejo a fazer essas barbaridades vou pagar multa por bater em menores e depois vêm os pais e levam tambem por nao saberem educar os filhos

-
- Membro Veterano
quando abri este topico, pensei q a parte estranha tinha sido a rosnadela do Tobias aquando a 1ª ida ao vet. esse tempo já lá vai, e sei q tive muita sorte, um rott adulto, adoptado há 2 meses, já ter criado uns laços tão fortes com os donos
é bom demais!
mas tenho percebido, com o passar do tempo, que o tobias tem uma "ligação" estranha com o carro onde naquele dia o tentei levar ao vet (onde nunca tinha andado antes). há dias conseguiu entrar lá para dentro e não queria sair, encolhia-se todo lá dentro e não saia. quando cheguei com 1 fatia de fiambre para o "convencer" a sair, percebi q já tinha saído e ja tinha dado a volta para entrar em casa. ja percebi q ele tenta entrar para o carro sempre q pode, mas observando o seu comportamento dentro do carro (encolhido e triste), não entendo o que se passa na sua cabeça.
Alguém tem alguma sugestão/situação identica que queira partilhar? agradeço.

mas tenho percebido, com o passar do tempo, que o tobias tem uma "ligação" estranha com o carro onde naquele dia o tentei levar ao vet (onde nunca tinha andado antes). há dias conseguiu entrar lá para dentro e não queria sair, encolhia-se todo lá dentro e não saia. quando cheguei com 1 fatia de fiambre para o "convencer" a sair, percebi q já tinha saído e ja tinha dado a volta para entrar em casa. ja percebi q ele tenta entrar para o carro sempre q pode, mas observando o seu comportamento dentro do carro (encolhido e triste), não entendo o que se passa na sua cabeça.
Alguém tem alguma sugestão/situação identica que queira partilhar? agradeço.
eu nao sei se é isto mas ele pode ter sido abandonado dps de o tirarem do carro. podem-no ter levado para um sitio longe e abandonado e ele associar a tirarem-no do carro ao abandono, julgo nao ter traumas associado a carros em si, so ao facto de o tentarem tirar de la.
tente nao o forçar a sair, leve sempre guloseimas consigo nas viagens de carro!
tente nao o forçar a sair, leve sempre guloseimas consigo nas viagens de carro!
-
- Membro Veterano
TB pensei nisso, mas pq a insistencia em entrar? 

-
- Membro Veterano
ele "força" a entrada, cheira o lugar e mete-se todo encolhido no "chão" do carro, nunca se senta no banco. como nunca demonstrou ser um cão medroso, fez-me confusão ve-lo todo encolhido, com aquele ar de medo, chega mesmo a esconder a cabeça...
ele deve ter mesmo algum trauma e estar um pouco deprimido tmb e as vezes manifestam-se das maneiras mais estranhas!
se tiver paciência e nao se importar deixe-o andar a investigar o carro (se ele nao fizer as necessidades la dentro).
eu deixava o carro aberto durante um bocado do dia (ms com as luzes desligadas para nao gastar bateria) para que ele possa investigar e tentar ir dar passeios de carro, nem que seja msm ai ao lado so para ele perceber que sair do carro nao tem mal nenhum e que nunca mais vai ser abandonado!
ponha-o no carro, ande um pouco e dps saia e va dar um passeio com ele (sempre com guloseimas para o incentivar a sair) dps regresse a casa e deixe-o sair por ele.
com o tempo ele vai perceber.
Os rotts sao animais espectaculares e muito inteligentes!
Nao vai demorar muito a perceber que não precisa de ter medo
se tiver paciência e nao se importar deixe-o andar a investigar o carro (se ele nao fizer as necessidades la dentro).
eu deixava o carro aberto durante um bocado do dia (ms com as luzes desligadas para nao gastar bateria) para que ele possa investigar e tentar ir dar passeios de carro, nem que seja msm ai ao lado so para ele perceber que sair do carro nao tem mal nenhum e que nunca mais vai ser abandonado!
ponha-o no carro, ande um pouco e dps saia e va dar um passeio com ele (sempre com guloseimas para o incentivar a sair) dps regresse a casa e deixe-o sair por ele.
com o tempo ele vai perceber.
Os rotts sao animais espectaculares e muito inteligentes!
Nao vai demorar muito a perceber que não precisa de ter medo
-
- Membro Veterano
Meu deus, se sãoSasha99 Escreveu:Os rotts sao animais espectaculares e muito inteligentes!

deixa-me um pouco frustrada não conseguir perceber este comportamento do Tobias, sem duvidas q ele parece ficar traumatizado, encolhe-se de tal forma que eu me pergunto como é q ele cabe ali. Normalmente peço sempre ao vet para ir lá a casa e como tenho um terreno muito grande nunca saio com ele de carro.
(mas continuo a fazer alguns passeios com ele à trela, quero que mantenha esse habito).