Existe ou não, cães perigosos ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

quinta fev 23, 2012 12:29 am

Para não estarmos a falar por falar ou a especular, relembremo-nos do contexto em que o cão foi a esse programa de televisão. A pessoa que o está a agarrar nem se quer é o dono. Portanto... Mais se exigiria neste caso a presença de um profissional. Ninguém é obrigado a saber cumprimentar um cão. Mas no meu bom senso, depois de se encontrar um cão na situação em que se encontrou o mínimo que se pode pensar é nas consequências que levar um cão a estúdio depois do que aconteceu. Salvar cães e divulgar as boas acções é muito bonito. Mas os cães não deixam de ser cães. Reagem, portanto, como cães e animais que são quando se sentem stressados e desprotegidos. Ora se o cão nem teve tempo para confiar em seja quem fosse ali presente, sem hipóteses de fugir ou de se esconder... Estavam à espera do quê? Que se virasse de barriga para o ar a pedir festas, eternamente agradecido? Pois... :roll:
sarpinha Escreveu:Concordo FCachapa :wink:
Para além disso, o historial desse cão era que tinha sido resgatado no dia anterior e os homens que o estavam a segurar daquela maneira tinham feito o resgate.
Ora, como é que, eles resgatam um cão, duma situação provavelmente de imenso stress e sofrimento, colocam-no no meio de um ambiente ao qual ele não está habituado, e em vez de o deixarem à vontade para se desviar caso não se sinta bem com a situação, prendem-lhe a coleira bem firme e obrigam-no à situação? Se o cão não pode fugir, ou entra num estado de completa não reacção (Learned helplessness) ou então ataca. Neste caso, a agressividade demonstra-se porque ao cão não é dada mais nenhuma hipótese. Eu acho que não era só a apresentadora que estava a pedi-las, mas todos os intervenientes nesta triste situação que levaram o animal ao extremo do seu limite.

Beijar e abraçar um animal, para nós é uma coisa completamente normal. Na perspectiva do animal é uma completa invasão do espaço próprio e normalmente é considerado uma ameaça. Este tipo de comportamento é típico da antropomorfização que muita gente teima em fazer. Beijar e abraçar um cão deve ser um comportamento proibido salvo algumas excepções como por exemplo os cães que temos à anos ou desde cachorros e que já sabemos que nos permitem. Não devem no entanto encorajar outras pessoas a fazer o mesmo aos vossos cães. É sempre preferível encorajar comportamentos saudáveis nas interacções com os cães:

Imagem

Direitos da imagem: Dra. Sophia Yin
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta fev 23, 2012 1:48 am

catrules Escreveu:Isto dos directos é tramado, aqui outro exemplo, ela está a ignorar completamente os sinais do gato e aqui nem estamos a falar de olhares, o gato está a manifestar com miados que quer ir para o chão, coitada da jornalista tenho a certeza que aprendeu da pior forma que não deve ignorar os avisos.

http://www.youtube.com/watch?v=8-QI1aZ3P5M
Um gato bastante paciente, fosse a minha Chamarrita e eram dois gritos, o da gata e o da mulher, sem direito à 1ª "sacudidela"... e deixava-lhe a cara bem marcada!

Convém sempre saber um pouco sobre o que vamos contactar. Se sei que vou conhecer um jacaré, não me basta saber que é um lagarto robusto e sorridente, tenho de salvaguardar a minha integridade física e como evitar ser atacada. Se vou conhecer um país, tenho de saber uns rudimentos básicos da língua, mesmo com sotaque esquisito (ou ser óptima com pictionary, e desejar que o outro também seja...). A mulher foi burra, pronto, um acidente que resultou da ignorância. O cão não estava solto sequer, estava contido, o indefeso e ameaçado foi ele (f***, take me back to the icing water!). Um pouco de gelo, um bom cirurgião e ganhou uma boca nova!
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

quinta fev 23, 2012 12:23 pm

Boas...

Acho graça e engraçado aqui a alguns foristas que dizem umas piadas bem engraçadas...

E agora eu digo, e se fosse com alguem da vossa familia, voces achavam piada?? Pois, é isso que vocês têm que pensar.... Tanto pode acontecer aos outros e quanto menos esperamos acontece a nós....

Desculpem lá, há aqui muita gente inexperiente com cães, pensando bem... Eu sempre fiz festas no focinho, na boca, etc...e com qualquer cão, digo isso porque já o fiz e continuo a fazer sem medo, porque sei o digo e fala a voz da experiência.

É por esses acontecimentos e por outros, que temos as leis que temos...e por alguns foristas não sabem o que dizem... E de quem é a culpa?? E depois quem leva por "tabela" - É do pessoal que tem os cães dominados e educados para todo o tipo de situações e que tem tudo legalizado...mas pronto!

Já deixei de escrever aqui no forum por varias situações e por discutirem um tema que a maior parte do pessoal não sabe mas acha que deve comentar para dar asas à imaginação.... Sempre ouvi dizer: "Quem não sabe, não mexe e não comenta"...

Abraço

quinta fev 23, 2012 12:27 pm

Relembrar o pessoal sobre o que estamos a debater:

A reporter / o dono / o cão

Debater sobre o sucedido e sobre outras situações idênticas...

Deixemos os gatos, porque os gatos têm as suas características e os seus prós e contras.... Eu sei do que falo!
FCachapa
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 12:28 pm

Yohanan Escreveu:Boas...

Acho graça e engraçado aqui a alguns foristas que dizem umas piadas bem engraçadas...

E agora eu digo, e se fosse com alguem da vossa familia, voces achavam piada?? Pois, é isso que vocês têm que pensar.... Tanto pode acontecer aos outros e quanto menos esperamos acontece a nós....

Desculpem lá, há aqui muita gente inexperiente com cães, pensando bem... Eu sempre fiz festas no focinho, na boca, etc...e com qualquer cão, digo isso porque já o fiz e continuo a fazer sem medo, porque sei o digo e fala a voz da experiência.

É por esses acontecimentos e por outros, que temos as leis que temos...e por alguns foristas não sabem o que dizem... E de quem é a culpa?? E depois quem leva por "tabela" - É do pessoal que tem os cães dominados e educados para todo o tipo de situações e que tem tudo legalizado...mas pronto!

Já deixei de escrever aqui no forum por varias situações e por discutirem um tema que a maior parte do pessoal não sabe mas acha que deve comentar para dar asas à imaginação.... Sempre ouvi dizer: "Quem não sabe, não mexe e não comenta"...
Abraço

Digo-lhe eu que se fosse algum familiar meu certamente ficaria muito mais chateada... Pela pessoa ficar como ficou. Mas também lhe digo eu que se esse meu hipotético familiar me pedisse opinião eu lhe dizia sem medo que era previsível ser atacado, visto que o cão estava a transmitir todos os sinais que lhe foram possíveis para avisar que não estava a gostar das festas sucessivas e do aproximar.
Há coisas em que é preciso ter muita experiência mas para aprender a ler os sinais de apaziguamento de um animal basta pegarmos num bom livro ou numa boa referência online e pesquisarmos.
Não pretendo de todo ter uma discussão nem muito menos provocá-lo, acredite. Mas todos os comentários que eu fiz sobre os sinais que o cão transmitiu não foram da boca para fora. São sinais que estão estudados cientificamente.
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
FCachapa
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 12:28 pm

Yohanan Escreveu:Relembrar o pessoal sobre o que estamos a debater:

A reporter / o dono / o cão

Debater sobre o sucedido e sobre outras situações idênticas...

Deixemos os gatos, porque os gatos têm as suas características e os seus prós e contras.... Eu sei do que falo!
Não é o dono. É um dos homens que resgatou o cão no dia anterior!
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Yohanan
Membro

quinta fev 23, 2012 12:37 pm

Também não quero discutir nada sobre isso...mas antes prefiro ter alguma experiência prática para saber todo o tipo de informação e depois para acumular todo o conhecimento aí passamos à teórica para perceber e entender mais ainda...

Acreditem que já passei por todo o tipo de situações e nunca fui mordido e posso dizer que tenho muita experiência sobre cães....

Abraço
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta fev 23, 2012 12:44 pm

Isto é retirado do livro para juízes do AKC.

Evaluating a Dog’s Mouth
Many exhibitors prefer to open their dog’s mouth themselves for examination. However, you have the authority to personally open the dog’s mouth.
Do not forget your personal safety. All dogs are not handled by experienced exhibitors.
• Do not kneel in front of a dog.
• Do not hover over a dog.
• Do not bend over face to face with a dog.
• Do not bend over cheek to cheek with a dog.
• Do not take the lead from a handler.
Practice performing as much of the examination as possible from the side without making your face vulnerable.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta fev 23, 2012 12:48 pm

Yohanan Escreveu: porque sei o digo e fala a voz da experiência.
Yohanan Escreveu: Eu sei do que falo!
Yohanan Escreveu: Acreditem que já passei por todo o tipo de situações e nunca fui mordido e posso dizer que tenho muita experiência sobre cães....
....Já só lhe falta mesmo é a água benta! :lol: :lol: :lol:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
FCachapa
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 12:48 pm

Yohanan Escreveu:Também não quero discutir nada sobre isso...mas antes prefiro ter alguma experiência prática para saber todo o tipo de informação e depois para acumular todo o conhecimento aí passamos à teórica para perceber e entender mais ainda...

Acreditem que já passei por todo o tipo de situações e nunca fui mordido e posso dizer que tenho muita experiência sobre cães....

Abraço
Acredito que tenha essa experiência toda.
Mas isso não significa que mais ninguém tenha conhecimento do que está a falar. Eu nunca estive numa situação dessas, porque nunca cumprimento um cão que não conheço dessa forma. Antes pelo contrário acho que devemos ser o cão a conhecer-nos. De preferência em espaço onde ele possa fugir caso sinta necessidade.

Acho que a citação do Tumbleweed diz tudo:
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta fev 23, 2012 12:56 pm

Yohanan Escreveu:
Agora a sério:
Se fosse com alguem da minha familia ficava chateada , sim. Mas não era com o cão! Era com o familiar mesmo! Por ser assim tão .... como direi? Ignorante? :roll:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Yohanan
Membro

quinta fev 23, 2012 12:58 pm

Essa teoria é muito subjectivo, pode variar consoante alguma situação...

Mas não vou por aí e também não quero discutir algumas teorias que não me dizem nada que eu não saiba.... Mas vou contar uma situação real que passou comigo e com um rot, já adulto...

Foi assim, ia eu e um colega meu para uma praia fluvial quando reparei que havia um rot solto a brincar com o dono, até aí, achei muito normal, quando me aproximava cada vez mais, ele parou de brincar com o dono e veio direitinho a mim, passo a passo, mas todo estendido, ou seja, apreensivo e de seguida ajoelhei-me, estendi o braço e coloquei a minha mão à frente dele e ele de seguida coloca a cabeça debaixo da minha mão como se já me conhecesse há algum tempo, foi espectacular esse momento...achei graça e engraçado...e nada se passou!

Resumindo: Temos que ser psicologicos também com os cães! Vejam os videos de Cesar Milan - Encantador de cães!! Aprendem muito!!

Abraço

Abraço
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quinta fev 23, 2012 1:02 pm

:D :D :D :D :D devia ser o meu Tobias.....
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 23, 2012 1:12 pm

E note-se que a citação do Tumbleweed é de um livro para juízes de exposições caninas, profissionais, por assim dizer, em comparação com o comum dos mortais.
Imaginem os erros que um passeante normal pode cometer ao abordar um cão...

Mais do julgar a culpa de cada um, é mais importante reter os ensinamentos de quem sabe e passá-los a outros.
Para que, casos destes, não se repitam.

Excelente escolha, Tumbleweed :

Traduzo (livremente)

Não se ajoelhe em frente de um cão
Não se incline para cima de um cão
Não fique face a face com um cão
Não junte a sua face à de um cão
Não tire a trela das mãos do handler.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta fev 23, 2012 4:06 pm

Aisd, claro que estou a cuspir para o ar: a maior e mais grave dentada que alguma vez levei foi precisamente por ser tonta e confiante, tal como a mulher do vídeo. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E, para ser correcta, tenho que dizer que passados o choque e a dor ainda nos rimos, eu e o dono da PA, um bom bocado porque a culpa foi toda nossa. Andei uns tempos lesionada, tive que levar injecção no hospital, mas passou e não ganhei juízo nenhum. :D
Responder

Voltar para “Cães”