domingo fev 26, 2012 11:58 pm
Não se trata de vergonha, trata-se de bom senso. Se não tiverem dinheiro para comer não vão ao supermercado pedir que vos dêem géneros contra trabalho, pois não?
Da mesma forma, também não se chegam a um veterinário dizendo-lhe: "Tenho este cão para tratar, mas não tenho dinheiro para lhe pagar. Aceita que faça as folgas da recepcionista ou que lhe lave as jaulas dos gatos até perfazer a quantia da consulta?"
O veterinário diz logo que não, muito simplesmente porque o trabalho da recepcionista não é feito de qualquer maneira, precisa de treino, e as jaulas dos gatos ou são limpas por uma empregada contratada para as limpezas, ou é feito pela tal recepcionista, e mesmo pelo vet, conforme a dimensão da clínica e os rendimentos que dá.
Além disso, o que há a pagar não é só o valor do trabalho dele, há material que ele gasta se animal estiver ferido, medicamentos que tem de administrar na altura, e tudo isso lhe custou dinheiro e tem de ser pago por quem precisa deles. Ora, mesmo que ele aceitasse tal contrato, com empregadas a serem pagas pelo ordenado mínimo e ficando a consulta e tratamentos do animal numa centena de euros, ou perto, quantos dias não teriam de trabalhar para os pagar? E que veterinário estará disposto a desarranjar todo o funcionamento da clínica para atender a um pedido desses? Mesmo que sejam conhecidas de lá, até mesmo clientes, nenhum deles o fará.
No máximo dos máximos, o que farão é propor um plano de pagamentos a duas ou três prestações, conforme a dimensão da dívida, prescindindo do dinheiro pelo seu trabalho, cobrando apenas os materiais e os medicamentos usados, mais nada.
E isto se for um profissional compreensivo e que goste de ajudar, porque alguns conheço eu que mandam as pessoas embora e só voltarem lá quando puderem pagar, mesmo que o animal esteja em risco de morrer se não for imediatamente tratado...
<p>Olá, eu sou a... Floripes.

</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>