Nem sempre quem mais participa é quem mais lê e aprende com todos aqui no fórum. Posso dizer que muito do que sei é porque li e aprendi aqui , não desde que participei mas sim à uns longos anos. Realmente não tenho muito tempo nem paciência para escrever mas leio sempre com atenção as varias opinões que aqui são dadas em inúmeros tópicos.
Já li o que me aconselharam e realmente castrar tem os seus contras mas também os seus prós.
Aqui eu venho procurar a opinião de quem tem a mesma raça e de quem a estuda ao longo dos anos, nomeadamente CRIADORES.
Mas na realidade existem uns senhores que estudam anos e ao que lhe chamam, VETERINÁRIOS. Há os bons e os maus e a maior parte deles de raças não entende muito, por isso eu vir aqui, tenho dois Vet's que acompanham o meu Dogue e ambos são a favor da castração nunca antes dos 12 meses.
Porque quero castrar? Já o disse, mas passo a explicar o porque dessa opinião. Tenho um curso e nesse curso só aprendi os prós da castração e fui ensinada por aqueles que considero os melhores e mais experientes , mas como referi acima ás vezes os veterinários não sabem tanto como um bom CRIADOR. Assisti alguns animais em muito mau estado, um Golden Retriever com uma orquite, passou semanas nos cuidados intensivos alimentado via sonda com golpe de calor seguido de orquite era uma imagem chocante o cão sofreu horrores e nós também pois o cheiro intenso e o estado deplorável do cão dava dó. Uma piómetra fechada numa rafeirinha que daquele dia não viveu mais e uns quantos tumores testiculares maior parte dos cães Serra da Estrela. É óbvio que todas estas situações não são regra mas fizeram me concordar ainda mais com a castração que nas cadelas para mim não tem prós, desde que essa cadela não tenha como função a reprodução consciente. Agora chegou a minha vez de ser dona de cão e como dona preocupada apenas quero o melhor para ele e não ver o que já vi mas agora no lugar de dona. Não tenho cadela porque a única menina da ninhada já tinha donos a espera dela, mas se tivesse uma cadela? Não ponderava, esterilizava sem dúvida nenhuma.
É algo que ainda tenho uns meses para pensar, mas se a minha opinião mudar não terei os vet´s em concordância comigo.
Aqui julgam muito mal os User´s, não me conhecem não sabem quem sou, não sabem que não faz parte de mim ser arrogante nem dona da razão, pedi a vossa opinião, aceitei o que me disseram e apenas vos dei a conhecer as minhas razões.
Eu quero o melhor para o meu cão portanto a partir de agora irei ponderar bem e escutar os dois lados (Vet´s VRS Aqueles que percebem de cães)
Espero que tenham compreendido, que em momento algum eu vim para aqui dar o ar da minha graça. Sou boa ouvinte e faço muito bom proveito de todos os vossos ensinamentos, mas, têm que aprender a ouvir e neste caso, ler as várias opiniões quer sejam da vossa concordância ou não.
Em momento algum vos ataquei ou duvidei da vossa experiência e sabedoria por isso apenas agradeço respeito e que pelo menos em vez de me falarem com sete pedras na mão falem só com uma