liberdade condicional.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jul 12, 2014 2:43 pm

icecosta Escreveu:O eu ter ajudado ou deixado de ajudar não parece ser relevante para a questão que estou a levantar, relevante é a atitude da sociedade para com os mais desfavorecidos, que basicamente é ignora-los e deixá-los definhar sozinhos e abandonados.

Enquanto nós outros continuamos as nossas vidas preocupados com os nossos interesses sejam eles, cães, gatos, ou seja lá o que for.

Já que estamos num forum de animais, vamos por a hipotese de encontrar-mos 2 seres vivos em necessidade, um cão e um ser humano ambos sem capacidade de subsistencia, qual vos parece ser o mais digno de ser ajudado?

A mim parecem-me os 2, já de acordo com a lógica de muito defensor dos direitos dos animais ajuda-se o cão e a pessoa que se safe tem 2 perninhas 2 braços.

É contra a minha natureza virar as costas aos meus semelhantes talvez seja como nos cães uma questão de socialização se calhar á muita gente com falta disso.
Acho que o que nós fazemos pessoalmente num fórum anónimo e onde se discutem sobretudo opiniões não faz muito sentido. De resto quero apenas dizer que estou concodante consigo, acho que é impossível haver uma evolução positiva enquanto não aprendermos a respeitar e compreender todas as espécies que nos rodeiam, sobretudo a nossa.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sábado jul 12, 2014 3:00 pm

Felizmente que encontro num forum para animais alguem que partilha da minha visão, infelizmente parecemos estar em minoria contudo antes poucos e bons que muitos e fracos.
Tyger5
Membro Júnior
Registado: domingo fev 16, 2014 11:37 am

sábado jul 12, 2014 3:05 pm

Tudo o que foi dito já referiu tudo o que há para referir, só acrescento que, na minha opinião, não se deve generalizar, pois, como já foi dito também, há associações e particulares que fazem um trabalho excelente, há exemplos de users aqui no fórum, e os tais "fanáticos".

Por isso, havendo casos e casos, não me parece justo dizer " não adote, compre" e outras que tais. Isso depende de cada pessoa.

Eu própria considero-me uma pessoa que se preocupa com o bem estar dos animais de rua e por aí a diante e não tenho nenhum cão adotado. Não é por isso que deixo de me preocupar.

Quanto à questão de ajudar animais ou pessoas, não me parece que tenha de haver aqui um "ou". Cada um faz o que pode, e o que acha correto. Não faz sentido, (na minha opinião) criticar este ou aquele porque não ajuda as pessoas, ou porque despreza os animais, ou vice-versa.

Animais ou pessoas necessitadas, merecem ajuda, e cada um escolhe.

é o que eu acho. :?
icecosta
Membro Veterano

sábado jul 12, 2014 3:10 pm

O tyger5 mas porque escolher?

A meu ver não devia era haver escolha possivel, claro é utopia pensar desta forma.

Mas moralmente não deveria haver uma escolha a fazer.

Certamente haverá pessoas e organizações que contribuem todos os dias para fazer a vida dos animais melhor, espero bem que existam.

Só me sinto é completamente fora de mim quando leio coisas como " a mim as pessoas não me dizem nada "

Como é que alguem consegue sentir amor por um animal e ao mesmo tempo o seu semelhante não lhe diz nada?! Claramente e sem querer ofender nimguem mas algo está errado com este tipo de pessoa

Quem me conseguir responder a isto que o faça a ver se eu entendo...
Última edição por icecosta em sábado jul 12, 2014 3:14 pm, editado 1 vez no total.
Charlie2
Membro Veterano

sábado jul 12, 2014 3:11 pm

Quanto à questão de ajudar animais ou pessoas, não me parece que tenha de haver aqui um "ou". Cada um faz o que pode, e o que acha correto. Não faz sentido, (na minha opinião) criticar este ou aquele porque não ajuda as pessoas, ou porque despreza os animais, ou vice-versa.

claro que não, mas depois ele que não venha dizer que vive num país de mer** com um governo de mer**, com pessoas de mer**. Porque se não faz nada além de eventualmente levantar o cu da cadeira para ir votar também não tem direito a opinião.
Eu sinceramente não consigo dar-me com pessoas que tenham dualidades de critérios. Acho desprezar uma espécie e amar incondicionalmente outra não é saudável, porque quanto mais não seja dificulta/turva a percepção e compreensão do mundo em que vivemos. E dá casos clínicos do catano.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
icecosta
Membro Veterano

sábado jul 12, 2014 3:30 pm

Assisti ontem a uma cena que só agora é que me voltei a lembrar, uma senhora aqui da beira a dar de comer a um cão através das grades de uma propriedade, o cão não me parecia nada mal em termos de aspecto a senhora tb não mora ali e anda sempre de saca na mão a alimentar os bichos na rua.

Eu a assistir a isto enquanto passeava o meu e a pensar cá para mim olha anda um gajo a gastar rios de dinheiro em ração premium para depois aparecer uma ave rara destas e dar porcarias ao cão.

Curiosamente há uns tempos atrás a minha vizinha lembrou-se de fazer o mesmo com o meu cão, não estava nimguem em casa o animal ficou sozinho mais tempo do que o habitual e começou a ladrar, a ideia da minha vizinha foi coitadinho vou-lhe dar alguma coisa para comer a ver se ele sossega.

Resultado veio ter comigo no dia a seguir muito indignado pq o cão que até a conhece, mas assim que a viu a chegar junto do portão partiu para ela com os dentes todos á mostra ( e eu a pensar cá para mim sorte a tua que não entraste )

Vejam bem estas alminhas agora até acham que lá por animal ladrar um bocado teem o direito de lhe ir dar de comer?!

Eu levo com o cão dela á anos a ladrar por vezes incessantemente durante a noite a uivar quando o deixam sozinho e nunca me passou pela cabeça sequer reclamar ( é um cão ladra ) e a pobre alma ia me dar comida ao cão que só come a ração hipoalergica por ordens veterinárias (é de um gajo se passar)

Claro que eu pus a minha cara de preocupado e disse lhe sabe ele sozinho torna-se territorial e se tentarem entrar ele pode morder não faça isso, e tb não lhe de comida que ele só come a ração faz alergias a alguns alimentos ok.
sandondo
Membro
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

sábado jul 12, 2014 7:17 pm

tambem nunca percebi a ideia de se dar de comer aos caes dos outros, pessoalmente nao gosto, e ja cheguei ao ponto de me virar para uma pessoa que tinha dado um rissol a cadela e dizer "de-me o seu contacto pff, porque se a cadela ficar doente e tiver de ir ao veterinário, é voce que vai pagar a conta"
essa é outra paranoia dos maluquinhos dos animais, acham que todos os cães e gatos tem que estar a rebentar pelas costuras de tanta comida que lhes dao, nao vao os animais passar fome, coitados..
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sábado jul 12, 2014 9:53 pm

O que eu digo é simples: se cada um de nos ajudar um pouco, uns ajudarão pessoas, outros animais, outros ecossistemas, e o mundo será bem melhor.

Com o que não concordo é com a opinião das pessoas que criticam quem ajuda os animais, mas por outro lado não fazem nada para ajudar o seu semelhante.
Não quero com isto dizer que é o caso de A, B ou C.

Mesmo nos semelhantes quem quer arranja sempre forma de criticar. Se se ajudam as crianças, é porque não são os velhinhos, se são os velhinhos, é porque não são os jovens.

Também é mais que obvio que estando num fórum de animais, estejamos perante pessoas que amam os animais, muitas das vezes mais que a um seu semelhante.

Excetuando os mesmo próximos, os meus animais são também mais importantes para mim que qualquer outra pessoa.
Charlie2
Membro Veterano

sábado jul 12, 2014 10:14 pm

Excetuando os mesmo próximos, os meus animais são também mais importantes para mim que qualquer outra pessoa.
é normalíssimo, eu não vou dizer hipocritamente que o zé da esquina é tão importante que o meu filho, agora também não vou por uma espécie acima de outra só porque o meu animal me é mais familiar que muitas pessoas. Todos diferentes, todos iguais, em tudo. Eu não consigo ficar indiferente a sofrimento alheio, seja em duas ou quatro patas. Nestas alturas o mínimo que faço é comprar água para dar aos sem-abrigo. Da mesma forma que daria a um cão sedento.
O seu raciocínio é especista, outra forma de extremismo.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sábado jul 12, 2014 11:53 pm

cbraga Escreveu:Espero que o/a icecosta tenha ajudado essas pessoas, enquanto outros ajudaram os animais.

:wink:
icecosta
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 12:16 am

Já respondi mais acima, não está em causa as minhas acções ou falta delas, que no caso em concreto quem andou a ligar para as instituições e clinicas a saber se podiam vir buscar o cão até fui eu.

Mas não é isso que está em causa, para mim o que está em causa é existir uma data de amigos dos animais que ajudam os animais mas tem o maior desprezo pelos seres humanos, claro que não serão todos iguais mas já tive o desprazer de presenciar por algumas vezes pessoas a fazer tudo o que podem por um animal e contudo no seu dia a dia, são pessoas que são completamente incapazes de sentir empatia por um seu semelhante.

Isso é que me causa a mais profunda aversão a estes "defensores" dos animais.

Claro que tb já vi o oposto, almas verdadeiramente meigas e generosas .
Última edição por icecosta em domingo jul 13, 2014 12:20 am, editado 2 vezes no total.
Charlie2
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 12:17 am

Joie2 Escreveu:
cbraga Escreveu:Espero que o/a icecosta tenha ajudado essas pessoas, enquanto outros ajudaram os animais.

:wink:
«espero que faças, espero que digas».... e se nos preocupássemos mais com o que fazemos, retivéssemos o que os outros dizem que nos pode ajudar e o aplicássemos, ao invés de subrepticiamente apontar o dedo em tom de crítica a quem opina de forma diferente?
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 13, 2014 12:28 am

então e as mafias que controlam muitos dos "pobrezinhos" que andam a pedir dinheiro para dar de comer aos filhos?
icecosta
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 12:30 am

Agora fazer prova de rendimentos para adoptar um animal, dar acesso praticamente ilimitado para virem a minha casa ver como está o animal?!

Que é isto?!

O fim não justifica os meios, meus caros, isto parece o 3º Reich no que diz respeito aos bichos, andamos feitos malucos a capar tudo o que é animal, claro vou ser linchado de argumentos agora.

Mas quem é que nos deu o direito de andar a esterilizar tudo o que é bicho para controlarmos a população? Isto parece mesmo uma medida que o hitler tomaria.

Mas nós em pleno Sec 21 achamos que estamos no direito de capar e esterilizar os animais só pq nos convem e facilita a vida?!

Isto é defender os animais?!

Deixem-se de extremismos, gostava de ver boa fé e moderação por parte de quem gosta de bichos?!

Acabar com os rafeiros pq? fazem mal a alguem?

Sempre cá andaram, agora esterilizar toda uma população só pq temos caes e gatos a mais para mim é moralmente incorreto nimguem nos dá esse direito.

Ahhh e pelos vistos agora só os ricos é que podem ter bichanos os pobres que se resignem á sua condição.

Claro mais uma chuva de argumentos se aproxima, mas eu digo-vos já que conhece quem tenha bem mais posses do que eu e dá aos caes ração do lidl e eu compro rações premium pro meu.

Por isso meus caros amigos defensores dos bichinhos convençam-se do seguinte, por muito boas intenções que tenham é impossivel e até mesmo indesejável controlar todas as variáveis no que diz respeito á adopção de um bichano.

Voces podem perfeitamente entregar o animal a alguem que vos de tudo o que voces pedem e no fim o tipo maltratar o bicho á força toda e não vai ser um termo de responsabilidade que o vai impedir...

O anja-azul que tem as máfias explica-te?!

Claro que não vamos ser nós a lidar com esse tipo de casos temos as forças de autoridade para isso, no máximo podemos denunciar se tivermos conhecimento de algo.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 13, 2014 12:39 am

pois.... ninguém dá o direito de esterelizar animais, mas é por haver tantos por aó, que proliferam os amiguinho. não se preocupe que cães e gatos não deaparecem por esse motivo. na idade média houve uma autentica caça ao gato e não é por isso que desapareceram. então os pretos são às carradas. a mãe natureza trata de repor a harmonia. ou nunca reparou que normalmente nascem sempre mais femeas?
eu não gosto de dar animais, mas de vez em quando lá tem de ser. não vou vasculhar a casa nem a vida de ninguém, mas já me impus como condição ó entregar o bicho na casa do adotante. ninguém se chateou e parece que deu bons resultados. mas da monha experiência, se pudese, ficava com quase todos
Responder

Voltar para “Cães”