Eu preferia estar a generalizar mas como senti uma certa censura por parte do Fang, resolvi explicar porque não registo os pets. Então cá vai:fang Escreveu:
Eu acho que todo o cachorro que é comprado, deve ter o LOP. É um direito do comprador ao comprar um cão de raça. Se é de qualidade pet ou expo, não me parece relevante desde que o comprador saiba o que está a comprar e o criador explique o que está a vender. O uso do futuro cão é da inteira responsabilidade do proprietário, mesmo que ele inconscientemente possa andar a "queimar" o nosso afixo. A opção de criação foi nossa. Se alguem quer um cão "completo" independentemente da qualidade, leva o LOP.
Neste caso eu costumo "assinar" aquilo que crio, independentemente se é bom ou mau. Fiz a obra, se é uma obra de arte ou um "mamarracho", só tenho que assinar, já que a criação foi minha e a responsabilidade também.
Para mim, o mais importante não é o facto de o detentor poder vir ou não "queimar" o meu afixo. O que me interessa mesmo é a preservação da raça e com esse fim, utilizo as armas que disponho para impedir que um animal que não tenha qualidade para tal, procrie. Sendo assim e porque falando superficialmente com um advogado ele me tinha dito que se o comprador provasse que o animal era dele (lá está, por ignorância também não lhe falei dos conceitos que o Gonçalo referiu), o CPF não poderia recusar-se a emitir uma 2ª via do LOP, optei sempre por não registar os pets. Mas nenhum comprador pode dizer que foi enganado pois assegurei-me sempre que a pessoa percebia que o animal que estava a comprar nunca seria considerado de raça. Aliás no contrato de compra e venda declaro a venda do animal do tipo X (sendo X a raça). De qualquer modo, entrego também uma folhas com os ascendentes do gato e cópia dos registos dos progenitores que vendo bem, é tão válido como a cópia do LOP que o Fang entrega com o seu cachorro. E aviso que se os donos optarem pela castração/esterilização, caso desejarem, tenho um ano para pedir o registo. Ao longo deste ano, aconteceu que um "pet" foi evoluindo de forma notável para um bom exemplar. Assim que o notei, avisei os donos que ainda poderia registar o gato. Eles não quiseram.
Quanto às doações, já por mais de uma vez referi que quando faço uma oferta, deixo a pessoa escolher o animal que pretende. Se fôr um pet não tem registo se fôr um animal que possa ser usado para reprodução ou para exposição, claro que leva o LOP.