Pointerman Escreveu:Obrigado FBC e pena que tenhas sido o unico

,as verdades sao por vezes inconvenientes grande abraço e bom Natal para ti e para os teus.
Por acaso não foi o único... pela minha parte li e não me mereceu qualquer comentário, mas, dada a insistência, merece-me agora dois:
- em relação ao corte de caudas do doberman porque são "um meio de subjugação", o que se me oferece dizer é que realmente os criadores da raça não eram nada parvos ao privar os intrusos desse "meio de subjugação"! Parvo foi o criador do pastor alemão que, exercendo também fuñções de guarda, o deixou ficar com tão prejudicial apêndice... e os criadorfes dos malinois também foram burros até mais não...
- em relação ao famoso aspecto "dissuasor" do corte de orelhas já dei a minha opinião em posts anteriores, pelo que nada mais tenho a acrescentar.
- finalmente, em relação ao corte de orelhas em cães de caça: já disse que concordo, se eles realmente cumprirem essa função. O problema é que muitos no nosso país são comprados apenas para companhia e nesses não concordo, porque não exercem a função citada e pela mesma lógica não precisam para nada das orelhas cortadas.
Pôr-se-á a questão - mas então como sabem os criadores quais dos cachorros vão ser utilizados para caça e quais serão meros cães de companhia? A minha resposta é: cada um deve ter os pés assentes na terra e saber em que círculos se move - se é apenas um expositor de cães para ganhar títulos e a sua clientela é preferencialmente vocacionada para cães de companhia, se nunca pôs os seus cães a caçar nem sabe se eles alguma vez caçaram, então não deve cortar as orelhas aos cachorros...
A questão é saber se um criador deste tipo deveria ser autorizado a criar esse tipo de raças, mas isso já é outra conversa.
Emitido o tão reclamado comentário, resta-me dizer que já li o livro do Lorenz (não, não fui lê-lo agora a correr, já o li há um par de anos...)e a minha opinião mantém-se.
Boas festas para todos, incluídos os que têm uma opinião diferente da minha...
Cumprimentos
José Carlos
PS - já agora, e para o Francisco Bica: diz o amigo (a título de justificação) que nenhum canídeo selvagem nasce com as orelhas caídas. Segui a sua lógica de raciocínio e, que diabo, também nunca vi nenhum lobo nascer sem cauda... seguimos uma lógica para as orelhas e outra para as caudas, não é verdade?