... sabe que elas não nascem com tamanho de adultas, não sabe?
Bom, mas de qualquer modo só ocasionalmente encontro cadáveres. Apenas 2 ou 3 dos meus gatos se atrevem a perseguir e, eventualmente, conseguem caçar presas maiores que gafanhotos. Podem ter o instinto, mas falta-lhes "o engenho e a arte" que a necessidade aguça e que nunca aprenderam.
E estou quase certa de que a responsável pelas "matanças" é uma gata feral que por aqui anda e que ainda não consegui apanhar para esterilizar e que me parece que está novamente prenha. Mas já cá cantam 2 filhos dela, um apanhado o ano passado, para castrar e libertar (mas amansou e vive a maior parte do tempo dentro de casa...) e outro apanhado recentemente, com cerca de 3 meses e a seu tempo será castrado/esterilizada também.
Felizmente tenho conseguido apanhar alguns machos da vizinhança (alguns com dono...), que são castrados também. Não ando atrás deles, mas se me aparecem aqui... vão à faca! E não, as pessoas não abusam, não vêm aqui deixar-me gatos inteiros para eu levar a castrar; os donos até querem os gatos inteiros, porque os castrados "ficam moles, preguiçosos e maricas". E como esses gatos passam a vida na rua, os donos nem se apercebem do desaparecimento por dois ou 3 dias e da castração, e assim todos vivemos felizes...

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!