Treino / Obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado jun 23, 2012 10:56 am

O homem passa o tempo todo dobrado... mas que tipo de postura é essa? :S
É suposto ser mesmo assim?...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado jun 23, 2012 12:16 pm

marianamar Escreveu:O homem passa o tempo todo dobrado... mas que tipo de postura é essa? :S
É suposto ser mesmo assim?...
Não é suposto ser bem assim, o video não é dos melhores, mas também não é suposto focar-se no dono como diz o zeca2, por isso, ele tem razão não é dos melhores, mas a ideia é aplicar o LAT (Look at That), o cão foca-se no "gatilho", que causa a excitação ou agressividade e é recompensado o que altera o sentimento do cão relativamente a esse gatilho, ficando focado no dono quando está em presença desse gatilho.

Mas a autora deste LAT é quem aconselha a técnica que eu descrevi ao forista para resolver o problema, mas a dianne deu-lhe umas dicas também bem boas.

Este tópico foi criado para ajudar mas parece que vamos começar no costume, a criticar e mais nada, é pá dêem dicas e depois ao usar as dicas cada um forma a ideia que quiser acerca dos métodos de treino, acho que é simples.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 12:19 pm

Pinfinhas Escreveu:
doglover80 Escreveu:Olá Pinfinhas,

Eu sou, acho eu, uma das pessoas a quem pediu conselhos que não resultaram. Desde essa altura até agora já tenho algo para acrescentar aos conselhos.

Mas antes disso digo-lhe que os conselhos que lhe foram dados por mim e pela Claudia Estanislau resultam, não resultaram por qualquer fator especifico relativo à forma como foram aplicados nesse caso especifico, e você comprova isso lendo acerca do assunto e chegando à conclusão que não existem outros conselhos e se existem não resultam também, por isso o seu problema continua, não digo isto por ter ficado melindrado pelo fato de não ter conseguido ajudá-la, apenas gostaria muito de o poder fazer, pelo seu cão.

Dito isto, acho que é importante na sua situação especifica que consiga perceber como aplicar os métodos disponiveis para educar o seu cão, ele, para além de um treinador, que já teve e de dicas de treinadores que já teve, precisa que a dona entenda perfeitamente a lógica por detrás desses conselhos, porque estamos perante uma situação comportamental que exige meses e meses de trabalho com resultados muito lentos, por isso o treino diário tem de ser feito por si, de forma coerente e consistente.

Queria aconselha-la a adquirir um livro que foi exatamente escrito para cães como o seu, para ser usado por qualquer pessoa, incluindo os donos, chama-se Behavior Ajustment Training (BAT), existem videos no youtube que demonstram a aplicação deste conceito em cães como o seu, veja-os, compre o livro e leia, aplique o que leu e se não resultar não sei mais o que lhe aconselhar, mesmo!!! Esse livro foi o que deu origem às ilustrações que foram colocadas neste tópico acerca da linguagem canina e às imagens em movimento que aqui foram colocadas, é um livro com muita ilustração para facilitar o entendimento dos conceitos.

Força, não desista de treinar o seu cão!

Nunca desisti, e o Sr. sabe disso pois já ando nisto desde que o Brahma tinha +/- 6 meses. Tenho -me dedicado e nunca parei de tentar fazer o Brahma feliz. Quanto ao seu segundo paragrafo não me vou alongar sobre isso aqui, até poderia falar consigo sobre isso mas não aqui, e o Sr. entende o que estou dizendo. Já li vário livros desde Cesar Millan até Joan... (não me lembro do restante nome, Encantadora de cães) e não tenho parado, mas a situação cada vez está mais complicada ao ponto de estar proibida pela familia de passear o Brahma no periodo da tarde/noite.
NA altura que trocamos mails não existia o livro que lhe aconselhei aqui, compre-o e leia, esse fala exatamente daquilo que precisa de fazer ao seu cão, é mesmo o livro à medida para ele, é barato, mas só há em inglês, tem muitas ilustrações é fácil de compreender, gostaria muito que resolve-se o seu problema.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sábado jun 23, 2012 12:53 pm

A ideia do vídeo, como o doglover disse, é perceber o conceito do "Look at That", porque era realmente o exercício que estava a ser feito. Penso que o treinador em questão deve saber perfeitamente que a cadela não tem os ensinamentos básicos do passeio de trela. Mas não quer dizer que também não estejam a ser feitos.

Penso que seja este o livro, e tem o site da autora com mais algumas informações e vídeos.
http://functionalrewards.com/more-on-ba ... at-videos/
marianamar
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 1:57 pm

doglover80 Escreveu:Este tópico foi criado para ajudar mas parece que vamos começar no costume, a criticar e mais nada, é pá dêem dicas e depois ao usar as dicas cada um forma a ideia que quiser acerca dos métodos de treino, acho que é simples.
Não vamos entrar por aí, até porque se o criei não foi para o "desvirtuar" ;)

Só achei mesmo estranha a postura do homem no vídeo, passa o tempo curvado, dobrado para cima da cadela, até parece que tem algum problema nas costas. Tinha a ideia de que o melhor é manter uma postura direita, olhando em frente, para que o cão nos siga por imitação?...

Mas estou a ver que há uma série de métodos e técnicas que desconhecia de todo! Desconhecia esse "Look at that" dianne. Interessante mas... não sei, parece que se está a recompensar o animal por tudo e por nada... é estranho. Tenho de ler um bocadinho, mas não sei se me convence, compensar um animal só por olhar para alguma coisa.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jun 23, 2012 1:59 pm

marianamar Escreveu: Mas estou a ver que há uma série de métodos e técnicas que desconhecia de todo! Desconhecia esse "Look at that" dianne. Interessante mas... não sei, parece que se está a recompensar o animal por tudo e por nada... é estranho. Tenho de ler um bocadinho, mas não sei se me convence, compensar um animal só por olhar para alguma coisa.
Não é só por olhar! :) É por olhar e permanecer calmo ;) (ou seja, estamos a recompensar o comportamento desejado)
marianamar
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 2:07 pm

Mas se está a olhar de forma interessada, como a cadela do vídeo, não está exactamente calmo... Estaria se perdesse o interesse naquilo em que se focou. Assim, o que acho que deveria ser recompensado seria o não olhar para algo. Por exemplo:

Notar a presença da miúda e ladrar ou atacar - 0%
Notar a presença da miúda e ficar focado a olhar - 50%
Notar a presença da miúda em patins e desviar o olhar - 100%

Ou seja, o comportamento que está a ser recompensado não é o ideal, é apenas o menos mau. Isto não será um problema?
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

sábado jun 23, 2012 2:11 pm

zeca2 Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
dianne Escreveu:
Pode ver este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SJiKqJm6 ... r_embedded
Eu só vi os primeiros 8 minutos do vídeo, e sinceramente se "isto" é o método de reforço positivo, opá fiquem lá com ele e boa sorte... que fantochada, desculpem lá... :roll:

A cadela faz O QUE QUER, ela está-se literalmente a borrifar para o "treinador", ela pára e avança quando quer, ela está atenta a tudo na rua menos à outra ponta da trela.... :roll: Enquanto está a "enfardar", está atenta, deixa de haver comida e está tudo na mesma... havia de ser bonito....

Que tristeza... :roll:

Edit: Isto para não falar na "valsa" que o homem faz na rua de cada vez que a cadela resolve andar à sua volta ou mesmo atravessar-se à sua frente.... que lindos ensinamentos :lol: :lol: :lol: :lol:
Quanto a mim o problema não está no método de treino mas na sequência de aprendizagem de comandos. O cão é exposto a situações de dessensibilização a estímulos sem ter assimilado os comandos básicos:

- nula focalização do dono, que precisava de já estar consolidada;
- não sabe andar junto, nem o dono se preocupa com isso - umas vezes à esquerda, outra à direita, a maior parte das vezes em tracção, etc. Péssimo trabalho de casa
- nao parece saber sentar ou deitar à ordem, comportamerntos alternativos que poderiam ser usados para o tranquilizar

Positivo ou não positivo, diria que este é um péssimo trabalho e suspeito que nem ao fim de uma tonelada de salsichas o animal apresentará um comportamento adequado.

Obviamente por culpa do treinador.

Resumindo, este vídeo merece ser visto, e. em vez de tanta legenda pseudo-científica, devia ter uma única - O QUE NÃO FAZER
Eu achei tão absurdo que petrifiquei ao ver que aqui o aconselhavam como método de treino :o
marianamar
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 3:37 pm

Imagem
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado jun 23, 2012 3:54 pm

Doglover, aqui não se trata de "voltar ao costume", trata-se de ordenar um comportamento alternativo nas situações que se pretende corrigir e recompensar depois, cada vez fazendo o cão estar mais tempo nesse comportamento enquanto está exposto à situação...

Ora o que se deduz do vídeo é que o cão não sabe comandos que possibilitem esses comportamentos alternativos,, o que inciabiliza esta abordagem.

Dou alguns exemplos:

- com um fuss correcto o cão está focalizado no guia e não susceptível a outros estímulos;
- com um "platz" em distracção consolidado correctamente o cão não reage a outros estímulos até que o dono desfaça o comando.

É por isso que digo que se começou a casa pelo telhado, esquecendo-se os alicerces. Não me refiro ao tipo de treino, mas à sua sequência.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sábado jun 23, 2012 5:32 pm

Fui rever parte do vídeo e a técnica utilizada não é o Look At That, mas sim, dessensibilização e gestão do ambiente.

A técnica de LAT, consiste em colocar o "olha para ali" sob comando, portanto é algo mais controlado que a dessensibilização que se vê no vídeo. O cão tem o foque no dono, e quando este lhe diz "olha para ali", o cão olha para o estímulo que lhe trás desconforto ou o faz reagir negativamente, e volta a focar o dono novamente até um novo comando ser dado. Tudo isto sempre com uma boa gestão do ambiente, para não permitir que o cão escale o comportamento.

Quem quiser saber mais um pouco

http://clickerleash.wordpress.com/2009/ ... tive-dogs/

http://www.youtube.com/watch?v=EdraNF2h ... re=related

Para o caso da pinfinhas, penso que ela deve tentar informar-se mais um pouco sobre todas as técnicas possíveis, ou procurar alguém que a possa aconselhar e fazer um plano de treino. Aqui pelo fórum, é mesmo impossível definir o que será melhor para o seu caso. Já foram mencionadas várias técnicas que podem ser utilizadas, mas cada caso é um caso.

Já agora TheOnlyOne, gostaria de saber o que aconselha para o caso do Brahma, que tem pavor a crianças. Já que até agora só soube criticar, sem dar de facto nenhum conselho objectivo.
marianamar
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 10:48 pm

dianne Escreveu:Fui rever parte do vídeo e a técnica utilizada não é o Look At That, mas sim, dessensibilização e gestão do ambiente.

A técnica de LAT, consiste em colocar o "olha para ali" sob comando, portanto é algo mais controlado que a dessensibilização que se vê no vídeo. O cão tem o foque no dono, e quando este lhe diz "olha para ali", o cão olha para o estímulo que lhe trás desconforto ou o faz reagir negativamente, e volta a focar o dono novamente até um novo comando ser dado. Tudo isto sempre com uma boa gestão do ambiente, para não permitir que o cão escale o comportamento.
Obrigada pelo esclarecimento sobre LAT.
doglover80
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 1:35 pm

marianamar Escreveu:
doglover80 Escreveu:Este tópico foi criado para ajudar mas parece que vamos começar no costume, a criticar e mais nada, é pá dêem dicas e depois ao usar as dicas cada um forma a ideia que quiser acerca dos métodos de treino, acho que é simples.
Não vamos entrar por aí, até porque se o criei não foi para o "desvirtuar" ;)

Só achei mesmo estranha a postura do homem no vídeo, passa o tempo curvado, dobrado para cima da cadela, até parece que tem algum problema nas costas. Tinha a ideia de que o melhor é manter uma postura direita, olhando em frente, para que o cão nos siga por imitação?...

Mas estou a ver que há uma série de métodos e técnicas que desconhecia de todo! Desconhecia esse "Look at that" dianne. Interessante mas... não sei, parece que se está a recompensar o animal por tudo e por nada... é estranho. Tenho de ler um bocadinho, mas não sei se me convence, compensar um animal só por olhar para alguma coisa.
Bem percebo a estranheza, até porque até ao LAT a forma de lidar com cães com este tipo de problemas era o de os ensinar a ficarem focados no dono, ignorando o "gatilho", o que aconteceu foi que com a introdução dos marcadores, como o clicker, o marcador marca o fim do comportamento, ou seja, quando marcamos o comportamento acaba, se dissermos ao cão senta e depois marcamos e recompensamos, assim que marcamos o cão levanta-se. Ao entender isso a senhora que inventou isso percebeu que se mantiver o cão a uma distância do "gatilho" onde o cão ainda mantem algum foco no dono podemos usar o contacto com o "gatilho" para recompensar, clicamos o olhar e o cão vira-se para receber a recompensa, tornando o gatilho no simples veiculo para ser recompensado, mudando o estado emocional do cão relativamente a esse "gatilho" deixando de se sentir, assutado, excitado, etc.
doglover80
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 1:39 pm

zeca2 Escreveu:Doglover, aqui não se trata de "voltar ao costume", trata-se de ordenar um comportamento alternativo nas situações que se pretende corrigir e recompensar depois, cada vez fazendo o cão estar mais tempo nesse comportamento enquanto está exposto à situação...

Ora o que se deduz do vídeo é que o cão não sabe comandos que possibilitem esses comportamentos alternativos,, o que inciabiliza esta abordagem.

Dou alguns exemplos:

- com um fuss correcto o cão está focalizado no guia e não susceptível a outros estímulos;
- com um "platz" em distracção consolidado correctamente o cão não reage a outros estímulos até que o dono desfaça o comando.

É por isso que digo que se começou a casa pelo telhado, esquecendo-se os alicerces. Não me refiro ao tipo de treino, mas à sua sequência.
Sim o video não é dos melhores... :?

MAs este outro que a forista colocou explica exatamente o que se pretende.
AMSantos
Registado: sábado mai 12, 2012 6:34 pm

domingo jun 24, 2012 10:44 pm

Olá! Preciso de algumas indicações...

A minha cachorrinha não compreende que as necessidades se devem fazer na rua. Passeio-a durante horas várias vezes ao dia (sobretudo após as refeições) e vem ansiosa para casa para as fazer.

Mais grave é que já tentei circunscrever este terrível hábito a um só local em casa (terraços) utilizando as técnicas mais vulgares, como as das folhas do jornal e não funciona, porque deve considerar o jornal como um tapete.

Já absorvi as respectivas folhas de jornal com a sua urina e recoloquei-as... e nada. Faz sempre num local limpo.

Apesar de obediente... não consigo sequer recompensá-la porque não faz as necessidades nem na rua... nem no jornal.

A quem me puder ajudar, agradeço.
Responder

Voltar para “Cães”