Ensinar a fazer as necessidades em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 04, 2012 11:07 am

bhess Escreveu:
sasquatch Escreveu:Sempre me surpreendeu o costume de meter os animais a fazer as necessidades na divisão da casa onde se cozinha e se mantém os alimentos.

É uma opção no mínimo... estranha, seja a cozinha de que tamanho for, ainda mais sabendo que a grande maioria das cozinhas são mínimas.

É um hábito que pessoalmente acho incompreensível. Assim como de meter os animais a ir à varanda, sendo que as varandas tem um ralo.
:? e para algum lado o xixi vai (não se evapora).

Jornais na varanda? Será que não pensam no cheiro que vai para a janela mais próxima?

Ou acham que a porcaria dos cães não tem cheiro? Eu cá ficaria em transe se soubesse que o meu vizinho usava a varanda como casa de banho. Não sei porque hei de achar normal que o cão faça isso.
Nunca teve cães bebés? Eles não podem ir à rua até aos 3 meses (+/-), dependendo do programa de vacinação utilizado, vão fazer xixi e cócó onde? E mesmo depois dos 3 meses, durante mais alguns meses fazem mais vezes xixi que um cão adulto, porque ainda não aguentam. Acho sensato procurar um local mais arejado e com piso mais facilmente lavável, para que eles se possam aliviar. Neste caso penso sempre na varanda e na cozinha e imagino que quem opte por essa solução limpe tudo o mais rapidamente possível.
Não sejamos tão radicais!
Nem é preciso recorrer ao exemplo dos cachorrinhos, os cães adultos também têm as suas especificidades.

Dou o meu exemplo: a minha cadela, extremamente controlada durante o dia, nunca conseguiu aguentar a noite toda sem despejar a bexiga. Entre as três e as quatro da manhã tem sempre de fazer um xixi. Obviamente, não vou levá-la à rua a essas horas, mesmo que esteja acordada.

A solução passou mesmo por lhe reservar um canto da casa para tal. Mas como a casa de banho era minúscula e não tinha espaço sequer para o cesto da roupa suja, a casa não tinha varandas, fechadas ou abertas, e a sala, entrada e quartos eram pavimentados a parquet, que outro lugar poderia escolher para o efeito? A cozinha, claro. Como era tão grande como a sala (14 m2) e a zona alimentar ficava distante da zona de lavagens, foi nesta, e debaixo da janela que ocupava toda a parede, que escolhi o canto dela.

E depois qualquer pessoa com um mínimo de miolos armazena os produtos alimentares devidamente defendidos do exterior, que é para isso que existem frigoríficos e armários de parede.

É mesmo desnecessária a arrogância malcriada de classificar de porcos todos aqueles que organizam as suas vidas e as dos seus animais conforme o espaço e condições que têm em casa. É que nem todos têm a sorte de viver em quintinhas ou vivendas com jardim.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 04, 2012 11:15 am

Lourenca Escreveu:A cadela não vai deixar de ir à rua, vai continuar a passear tanto como até aqui, com a excepção do passeio da hora de almoço. Eu sei que ela aguenta essas horas todas, mas prefiro que não tenha de aguentar, se tiver que fazer, que faça. Coitado do animal, o dia todo à rasca e à espera que alguém a leve... O passeador de cães é uma boa ideia, mas primeiro tenho de encontrar um (e não me sinto muito confortável a dar as chaves de casa a um desconhecido)... Até lá, prefiro que a cadela tenha a opção de fazer as necessidades em casa, se precisar. Estou a pensar pôr um tabuleiro com uma rede na casa-de-banho, só falta saber como a convencer que pode usar e se há outros materiais possíveis.
Basta pôr umas quantas folhas de jornal directamente no chão, Lourença. O mais certo é que a sua cadela evite o tabuleiro e faça ao lado, pois não foi habituada a ele desde cedo e deverá considerá-lo mais uma peça de mobília da casa de banho. Além disso, a rede é desagradável para as patas deles. Mesmo que meta um tabuleiro de bordas muito baixas, o papel de jornal ainda é o melhor, até porque é absorvente e impede a escorrência.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça set 04, 2012 11:46 am

Floripes3 Escreveu:Nem é preciso recorrer ao exemplo dos cachorrinhos, os cães adultos também têm as suas especificidades.
Eu dei o exemplo dos cachorros porque é o mais óbvio e o mais certo (todos os cães passam por essa fase)... Temos o exemplo de cães a tomar medicação, que os obriga a beber mais água logo a fazer mais vezes xixi, temos os cães doentes...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça set 04, 2012 3:28 pm

Este tópico interessa-me e muito por várias razões.
Vou, em Novembro passar 1 semana fora, e depois apenas a minha mãe a pode trazer à rua. Às 9h da manhã e às 20h da noite. E queria que ela voltasse a aprender a fazer na varanda também.
É uma varanda diferente, não é varanda de apartamento, a parte da varanda onde quero que ela faça é em cimento, e facilmente a minha avó ou tio pegam num balde deitam água por cima e depois com água e detergente limpam. Eles apenas não a levam à rua, por problemas de mobilidade.

Se comprar um spray atrativo e colocar no chão da varanda acham que resulta bem?
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça set 04, 2012 3:56 pm

ReginaVieira Escreveu:Este tópico interessa-me e muito por várias razões.
Vou, em Novembro passar 1 semana fora, e depois apenas a minha mãe a pode trazer à rua. Às 9h da manhã e às 20h da noite. E queria que ela voltasse a aprender a fazer na varanda também.
É uma varanda diferente, não é varanda de apartamento, a parte da varanda onde quero que ela faça é em cimento, e facilmente a minha avó ou tio pegam num balde deitam água por cima e depois com água e detergente limpam. Eles apenas não a levam à rua, por problemas de mobilidade.

Se comprar um spray atrativo e colocar no chão da varanda acham que resulta bem?
Directamente no cimento não sei... Eu se calhar colocava um resguardo e depois o spray... Tem também a vantagem de o 1º xixi que ela lá faça já lhe sirva de orientação para o próximo... E é muito mais fácil de limpar, basta pegar e colocar no lixo :)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça set 04, 2012 3:59 pm

fteixeira Escreveu:

Directamente no cimento não sei... Eu se calhar colocava um resguardo e depois o spray... Tem também a vantagem de o 1º xixi que ela lá faça já lhe sirva de orientação para o próximo... E é muito mais fácil de limpar, basta pegar e colocar no lixo :)
Vou ver então. Obrigada (:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça set 04, 2012 4:30 pm

Realmente nunca me passou pela cabeça ter animais seja de que idade for a fazer as necessidades na cozinha. Pode parecer normal ou natural para uns, para mim, decididamente não é. Nem será.

Isso significou muito trabalho com cachorros pequenos que era necessário observar e controlar de modo a irem fazer no sitio certo, mas de facto, o sitio onde se faz a comida não me parece de todo a escolha certa.

Serão talvez manias minhas....
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

terça set 04, 2012 4:34 pm

sasquatch Escreveu:Realmente nunca me passou pela cabeça ter animais seja de que idade for a fazer as necessidades na cozinha. Pode parecer normal ou natural para uns, para mim, decididamente não é. Nem será.

Isso significou muito trabalho com cachorros pequenos que era necessário observar e controlar de modo a irem fazer no sitio certo, mas de facto, o sitio onde se faz a comida não me parece de todo a escolha certa.

Então, quem não tem varandas ou quintais não pode ter um cão?
Acho que depende de cada casa e de cada caso. A minha já não faz nada, mas durante vários meses fez na marquise da cozinha. 3 vezes por dia era lavada com lixivia pura e havia sempre resguardos e o jornal. Se calhar, é muito mais higiénico que muitas varandas.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta set 05, 2012 7:22 pm

Lourenca Escreveu:A cadela não vai deixar de ir à rua, vai continuar a passear tanto como até aqui, com a excepção do passeio da hora de almoço. Eu sei que ela aguenta essas horas todas, mas prefiro que não tenha de aguentar, se tiver que fazer, que faça. Coitado do animal, o dia todo à rasca e à espera que alguém a leve... O passeador de cães é uma boa ideia, mas primeiro tenho de encontrar um (e não me sinto muito confortável a dar as chaves de casa a um desconhecido)....
se mora na area de Lisboa / Cascais posso indicar/lhe a empresa com que uma amiga minha trabalhou varios anos sem qualquer problema.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 05, 2012 8:23 pm

fteixeira Escreveu:

Concordo. O resguardo é muito muito prático e não molha o chão.
Tem lá uma desvantagenzita mínima que depois é o cão achar que pode fazer nos nossos preciosos tapetões da sala... mas nada que não se contorne! Não é fteixeira? :)
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 05, 2012 8:33 pm

sasquatch Escreveu:Realmente nunca me passou pela cabeça ter animais seja de que idade for a fazer as necessidades na cozinha. Pode parecer normal ou natural para uns, para mim, decididamente não é. Nem será.

Se calhar você tem cães muito grandes e isso faz-lhe confusão. Os xixis da minha são uma coisinha mínima e quando fazia apenas em casa (Coisa que relembro que aconteceu até aos 8 meses sem qualquer excepção!) fazia na cozinha, no tabuleiro dela com resguardo. O xixi que tinha mais cheiro, era o primeiro do dia, o da manhã. Ela acordava e ia fazer. Eu acordava e trocava o resguardo. Os outros xixis eram menores bem como não cheiravam. A nós pelo menos.

Os cocozitos, bem, com o tempo lá foram ganhando 1 pequeno cheiro sim, mas logo a seguir a fazer. De qualquer forma ela sempre me avisou para ir limpar. E quando por acaso saia de casa, depois de secar nem sequer cheiro tinha. Além disso, o tabuleiro dela está muito próximo do respiradouro da cozinha.

Eu ponderei várias coisas inicialmente e os wc não terem janela, eliminou esta questão.

Sou meio maria-das-limpezas, a minha casa não cheira a cão, a minha cadela não cheira a cão (sério! Dou a cheirar a quem quiser!! É também um pouco uma característica da raça) e a minha cozinha não cheira a eliminações. Mas ainda tenho sempre a esfrogona á mão. Já tive mais, já não é muito necessário.

Acho que a medida destas situações é a medida do resguardo! Se um resguardo não der conta do recado, então é capaz de ser melhor pensar em o cão ir exclusivamente á rua!
Responder

Voltar para “Cães”