Respire fundo, sem as cordas vocais ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda nov 17, 2003 12:14 am

talvez arrancar os dentes para não roer, tirar as unhas para não arranhar, a bexiga para não fazer xi-xi, o pelo para não sujar a casa, etc. :evil: :evil:
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda nov 17, 2003 12:20 am

Pode-se ser a favor ou em contra de qualquer coisa proibida pela lei?

Cito do Artigo 10 da Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia (13-11-1987: não é novidade!!!):

Intervenções cirúrgicas

1-As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial:

a) O corte da cauda;
b) O corte das orelhas;
c) A secção das cordas vocais;
d) A ablação das unhas e dos dentes.

2-Apenas podem ser autorizadas excepções a estas proibições:

a)Se um veterinário considerar necessária uma intervenção não curativa, quer por razões de medicina veterinária, quer no interesse de um dado animal;
b) Para impedir a reprodução.

http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/T ... 1_0001.htm

Ora bem Senhor Vasco, eu gosto imenso das pessoas que lutam pelas suas ideias, nem que elas sejam a preservação dos tim-tims dos cãezinhos de companhia das senhoras chatas como eu, e você é mesmo de tirar o chapeu ;)

Beijocas especiais do meu Dylan :lol:

Alicia
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda nov 17, 2003 12:49 am

anjaazul Escreveu: talvez arrancar os dentes para não roer, tirar as unhas para não arranhar, a bexiga para não fazer xi-xi, o pelo para não sujar a casa, etc. :evil: :evil:

Também não sejamos de extremos!
Conheço cães que se calhar arrancar os dentes não era mal pensado, conheço gatos que as unhas tb era melhor não as ter por serem um perigo para a saúde pública, qto há bexiga 8) não conheço nada até porque é um prazer ir á rua, mas sempre existe a hipótese de os ensinar a fazer as necessidades no WC, fora tudo isso qto ao pelo há o cão nú chinês.
Agora fora de brincadeiras eu acredito que a castração de um animal é por vezes o melhor que se pode fazer e não acho que eles sintam tanto a falta dos tintins como os machos latinos cá do sitio, acho que lhes aliviaria o stress das cadelas com o cio e simplesmente deixariam de se importar com isso, já para não falar das marcadelas de território e dos uivanços de madrugada, para quem tem gatos idem. Até porque a ideia de um gato castrado é muito mais bem aceite que a de um cão, também ainda não entendi bem a diferença mas pronto.
Agora quanto ao corte das cordas vocais bem já é outro assunto, no caso que vos falei há pouco é muito complicado. O que aconteceu é que estes dois ou três cães que vos falei são uma aquisição recente com cerca de um ano e meio, já vieram adultos e sempre ladraram descaradamente, não vão lá com nada e quando eu digo nada é mesmo nada. Estes cães começam a ladrar e os outros que já estavam ensinados para não o fazer começam também e são 20 cães a ladrar. Neste caso especifico e pensando friamente antes que comece o falatório da vizinhança que como voçês sabem pode ser muito mázinha, pode resultar uma ordem da camara para que a pessoa em questão se veja livre dos cães, até porque ela neste momento como aquilo passou a urbano e a pessoa só pode ter 3 cães ou seja menos 17 do que aqueles que possuí, ela até pode esconder que é isso que ela tem estado a fazer e a gastar uns rios de $ com isso, agora cala-los isso já é diferente. Ela adora aqueles animais e garanto-vos que ela perferiria cortar as próprias cordas dela antes de sequer pensar numa coisa dessas, o facto é que se ela não arranjar uma solução urgentemente os cães dela podem ser todos abatidos na pior das hipóteses. De qualquer forma ela nunca na vida dela iria arranjar 1/17 donos que os tratassem da mesma forma ou apróximada da que ela os trata, estes cães são mais amados os vinte do que muitos 1s que conheço, mas se ela não arranjar outra forma...é seriamente uma hipótese a ponderar.
È sem dúvida uma questão muito polémica, para não falar de drástica e uma questão que se eu não a vivesse tão de perto a esta hora estaria a dizer o mesmo que todos vós.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

segunda nov 17, 2003 9:37 am

Boas!!

Mais um tema para uma discusão de todos falam e ninguém tem a razão (incluindo eu...quer dizer...tenho a minha razão! he he he he he).
Esta historia das cordas vocais infelizmente (espero que me engane) vai ser muito normal no futuro, cada vez mais os donos são comodistas... é o barulho do cão porque a cadela da vizinha está saída....é a cadela que está saída e os cães não a largam....é o ladrar é...etc etc
Ou seja... estamos a esquecer uma coisa importante que é o proprio animal, devemos nós ter o direito de decidir por mero capricho (não falo em termos de saúde ou controlo da natalidade) se o cão deve ou não ser castrado, ou a cadela esterilizada, se devemos ou não amputar o rabo e orelhas a cães cujo o seu unico "trabalho" é o da companhia? Bem....em minha opinião é claro que não.
Quando vamos buscar um cão temos que estar preparados para tudo, um cão não é um jogo de lego em que vamos tirando as peças que não queremos.
É por isso que procuramos raças que mais se adaptem ao nosso modo de vida, se cometermos o erro de nos enganarmos na escolha...paciencia pois o animal não tem culpa nenhuma....
Eu vejo as coisas assim:.... tudo pela saúde....nada pelo capricho...tão simples quanto isto.

Abraços,
Arcanjo
Última edição por Arcanjo em segunda nov 17, 2003 2:51 pm, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 17, 2003 10:01 am

Tanto a castração como a esterilização fazem-se por conviniência, dos donos ou da sociedade.
O resto é pura hipocrisia.
Eu concordo com a esterilização/castração dos cães vadios porque assim se protegem os nascituros de coisas piores.
A minorização que se faz deste assunto (é só uma questão automática,não lhes faz falta nenhuma, etc., etc.) tem por finalidade apaziguar a culpa dos donos.
Esta é a minha opinião, que eu não vejo mal em fazê-lo por motivo de conviniência.
É melhor que ser abandonado ou eutanasiado.
O mesmo para a tal operação às cordas vocais.
Se se chega a um ponto que a alternativa é abandonar ou eutanasiar, sim, faça-se a operação.
Mas se há mais alternativas - educar, pôr açaime, etc. - não.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda nov 17, 2003 11:37 am

anjaazul Escreveu: talvez arrancar os dentes para não roer, tirar as unhas para não arranhar, a bexiga para não fazer xi-xi, o pelo para não sujar a casa, etc. :evil: :evil:
Embora possa parecer à partida um pouco exagerada, eu concordo com a anja!! Será que temos o direito de moldar os nossos animais conforme nos dá jeito? Se com a castração e esterilização eu concordo, por motivos de saúde ou controlo de natalidade nos cães de rua, a ablação das cordas vocais é uma coisa que me revolta. Que danos causará ao cão o facto de querer ladrar por qualquer motivo, até mesmo para avisar o dono de alguma coisa, e não conseguir? Penso que o afectará e muito!!
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda nov 17, 2003 12:05 pm

Miau escreveu:

Eu acho que esse tipo de cirurgia é proibido!

Os cães ladram uns mais do que outros. O cão da minha avó sempre ladrou muito, e ainda hoje com 17 anos não se cala. É irritante, eu sei... incomoda os vizinhos, pois incomoda, mas o que fazer???????

Miau

Bom, que sorte a sua não ser minha vizinha... são donos assim, com essa atitude, que dão mau nome aos verdadeiros donos amigos dos bobis

É apenas uma questão de respeito pelo próximo, apenas isso.

Dou razão ao JSousa, amputação é amputação independentemente dos fins. Embora haja diferenças entre elas. Quanto às orelhas e caudas é conhecida a minha opinião, quanto à esterilização também. E vou mais longe, devia ser obrigatória as amputações tradicionais e as estrelizações dos animais de companhia e/ou de trabalh, excepto aos animais destinados à reprodução e apenas os de propriedade criadores autorizados(reconhecidos como tal), vejo nisto um sentido prático e que resolveria muitos dos problemas que afligem a nossa sociedade. quanto à ablação das cordas vocais, embora perceba os motivos, não vejo qualquer sentido prático nesta medida, a não ser puro comodismo por parte dos proprietários. pois existem outros métodos, também, eficazes para resolverem o problema.
Tenho vários cães como sabem e presentemente 3 são fêmeas, ou seja tenho um periodo de cio bastante grande (nas cadelas, entenda-se ) era o que faltava não tomar as medidas necessária para não incomodar a vizinhança e a minha familia .
Concluíndo não estou de acordo com esse tipo de intervenção, porque há alternativas válidas e experimentadas, tanto para cães solitários como para canis.
Um abraço
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda nov 17, 2003 12:21 pm

As agulhas das linhas dos eléctricos fazem um barulhão quando mudam mas as pessoas vivem em Lisboa. Os comboios e os aviões fazem um barulhão mas as pessoas compram casas junto às linhas ferroviárias e aeroportos. A música aos berros, os alarmes dos carros que disparam e ninguém desliga, incomodam mas as pessoas comem e calam.

Mas o cão não pode ladrar? Acho que o ser humano urbano está a ficar demasiado maricas no que toca a animais!

Eu nasci numa zona rural, onde as noites são tudo menos silenciosas. São os cães, os gatos, os galos, as vacas, os porcos.... e as pessoas habituam-se e dormem à mesma.

Deve-se evitar incomodar os outros, é certo. Portanto, deve-se educar o cão, mas cortar-lhe a voz não! já que é um dos seus modos de expressão.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda nov 17, 2003 12:25 pm

Acho totalmente absurdo o corte das cordas vocais..
Eu pessoalmente não gostava que me tirassem o pio só porque não estão para me ouvir...
É puro comodismo e sadismo... :? nada comparável a esterilizações e/ou castrações..
paulassantos
Membro
Registado: sábado fev 08, 2003 1:01 pm
Localização: cadela Natasha, gatos Felix, Tusquinha e Cornélia, canario, casal de periquitos e alguns peixes

segunda nov 17, 2003 12:25 pm

Bom dia

Ao abrir este tópico eu é que fiquei sem fala :o
Nunca tinha ouvido falar desta possibilidade nem imaginava que alguém se lembrasse de tal coisa. Eu poderia escrever muita coisa, mas tudo se resume a uma imagem que me passou de imediato pela cabeça: aquela do bonsaicats que andou a navegar na net (já me disseram que é mentira)
Eu só condordo com as intervenções cirurgicas já mencionandas em caso de benefìcio para o próprio animal. No meu caso eu castrei o meu gato porque não queria ter que "apanhar os cacos" dele por se ter atirado dum 4º andar ao sentir o cheiro de fêmeas no cio .
A minha cadela continua inteira até hoje e com aminha gata acho que irá acontecer o mesmo, a não ser que o vet aconselhe outra coisa ( evitar tumores por ex) :|
<p>Beijinhos</p>
<p>Ana PAula</p>
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda nov 17, 2003 8:18 pm

venho tarde, mas não interessa!

estavam (e talvez ainda estejam) e "misturar" castração com corte das cordas vocais.

Castração: remoção dos órgãos reproductores (tanto do macho como da fêmea); normalmente é feita para: evitar cruzas indesejadas, evitar tumores, assegurar a segurança dos cães, que ficam "cegos" quando sentem uma cadela com cio, e podem fugir, ser atropelados, etc, e não apenas para se calarem á noite! Opinião: comcordo plenamente, se feita pelos motivos correctos! (não vou castrar o meu cão para ele não ladrar!)

Corte das cordas Vocais: remoção das cordas vocais, normalmente usadas para ladrar (pode ser de cadela, "sinfonia" ou alerta de perigo) e/ou ganir (certo?) em caso de dor, sofrimento por solidão, etc; normalmente esta cirurgia é efectuada devido a tumores, cortes graves e profundos, e comodismo dos donos para não ensurdecerem! Opinião: comcordo se feita para salvar a vida ao cão, caso seja por comodismo mete-me nojo de quem pede e faz!!! :evil:

Casos pessoais: (em relação a vizinhos) a cadela da minha inquilina (Natacha) já teve uma ou duas ninhadas (cadelas mortas) e está com uma bola na barriga (deve ser de estar sempre presa), a outra (Benny) ainda não tem um ano, farta-se de ladrar (aquele ladrar esganiçado, que irrita) por tudo e por nada, não posso andar no meu quintal que ela começa logo a ladrar para me chamar, não posso abrir a janela do meu quarto que começa logo a ladrar!!! (não é lá muito bom, porque o meu irmão dorme no mesmo quarto, e a cadela pode acordá-lo, o que é mau que fica mal disposto [tem 5 anos, e uma bronquiolite] e com birra). Estou seriamente a pensar em escrever (os meus pais) a eles para solucionarem, porque está a tronar-se insuportável!
O meu cão ladra (ladrar grosso, forte e intimidativos, mesmo o que quero) devido a: Gatos, Cães, Estranhos, os meus vizinhos (donos das cadelas), Quando alguém estranho entra no quintal, nosso ou da vizinha.
é um bom guarda (adoptei-o para isso mesmo), e quando o mandamos calar só não se cala quando se trata de estranhos ou outros cães.

(testamento :oops: :oops: ) é a minha opinião, o meu saber. tirei tudo da minha cabeça e do meu dia-a-dia, não fiz pesquisas nenhumas.

Façam de vossa justiça.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça nov 18, 2003 2:45 pm

Musky Escreveu: As agulhas das linhas dos eléctricos fazem um barulhão quando mudam mas as pessoas vivem em Lisboa. Os comboios e os aviões fazem um barulhão mas as pessoas compram casas junto às linhas ferroviárias e aeroportos. A música aos berros, os alarmes dos carros que disparam e ninguém desliga, incomodam mas as pessoas comem e calam.
Olá

Tudo o que dizes é verdade!

Mas não podem servir de argumentos para certa gente continuar a chatear o proximo irresponsávelmente.
E nem todos comemos e calamos.
Sem ser melga, quando me incomodam, protesto e não desisto.
Um abra&ccedil;o
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça nov 18, 2003 2:56 pm

Realmente temos de adquirir um cão mediante as nossas possibilidades e que melhor se adapte a nós.
Mas , a meu ver, o ladrar é muitas vezes fruto de má educação.
Não estou a dizer que não existem excepções( como em tudo) mas somos nós que devemos ensiná-los a não ladrar.
Por isso acho que esse "corte" essa cirurgia é para os proveito de donos e não do cão. A castração acaba para ser do cão , principalmente como preventivo de doenças graves.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

terça nov 18, 2003 3:09 pm

Olá

A notícia em si, choca-nos, a mim principalmente por nunca ter ouvido tal coisa, nem nunca me passou pela cabeça que o ladrar de um cão pode-se incomodar tanto as pessoas.
Não imagino os métodos que existam para resolver esses barulho, mas vivendo eu perto de um fogueteiro, em que são experimentados dezenas de foguetes por dia, principalmente em vésperas de festas, são rebentados autênticos petardos, o ladrar dos cães, comparado com isto, para mim é um doce. O melhor será embalsamar os animais e pô-los no meio da sala como bibelot.
Acredito que se o cão for ensinado, se resolverá este problema, sem ser necessário este radicalismo.

Franky
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça nov 18, 2003 4:12 pm

A ablaçao das cordas vocais tambem se pode aplicar a vizinhos barulhentos ? Era uma maneira de muitas vezes poder dormir descansada sem ouvir discussoes no andar de cima.

Ou entao fazer-se aos bébés dos vizinhos que choram durante toda a noite e que só aos pais compete aturar. E chocante , nao é ?

Pois para mim tambem é extremamente chocante fazer uma intervençao dessas a um cao, apenas para o silenciar. Os animais tem que ser tratados com o respeito que merecem, ou entao mais vale nao os ter.

Nao se pode comparar a ablaçao das cordas vocais com a esterilizaçao. Essa ultima, pode trazer beneficios ao animal, a primeira é mostruosa e feita por mero capricho. Daqui a mais estamos a arrancar as unhas aos gatos para nao estragarem os sofás.
Responder

Voltar para “Cães”