intervençao policial ao meu dob
Moderador: mcerqueira
Muito sinceramente, os polícias estavam mal informados, no entanto, até é compreensivel, afinal que diferenças há entre um dob e um rott ou outra raça qualquer considerada potencialmente perigosa? Não existe diferenças para não estarem todos incluidos ou então que não houvesse "listas"; mas regras a cumprir para todos. A lei é cega, o polícia é que estava a ver bem demais...
Não posso dizer que passear um dob na praia ao final de um dia de verão, seja sensato. Ao passar perto de um cão de guarda em especial de grandes dimensões, tenho receio e é legitimo.
Não gosto de atitudes que têm alguns donos de cães de guarda... esta é uma delas, levar os cães a passear em zonas de lazer; lugares movimentados por adultos e crianças.
Em relação à questão legal, pelo que sei pode circular de trela ou açaimo funcional, a lei obriga-o a uma dessas duas opções; se não estiver enganada, foi assim que me ensinaram. Não é obrigado a usar as duas coisas, trela e açaimo.
Muito sinceramente, evitem lugares públicos movimentados.
Não posso dizer que passear um dob na praia ao final de um dia de verão, seja sensato. Ao passar perto de um cão de guarda em especial de grandes dimensões, tenho receio e é legitimo.
Não gosto de atitudes que têm alguns donos de cães de guarda... esta é uma delas, levar os cães a passear em zonas de lazer; lugares movimentados por adultos e crianças.
Em relação à questão legal, pelo que sei pode circular de trela ou açaimo funcional, a lei obriga-o a uma dessas duas opções; se não estiver enganada, foi assim que me ensinaram. Não é obrigado a usar as duas coisas, trela e açaimo.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
É de queluz?cmob Escreveu:Por acaso já era para ter comentado uma situação que se passou comigo esta semana. Andava eu no jardim de Queluz com o meu canito, e reparo que andava um agente da PSP de mota sempre de um lado para o outro...de repente parou a mota ao meu lado e começou a interrogar-me...se costumava andar naquele jardim, se costumava andar sempre de trela, que raça era aquela, se eu conhecia cães perigosos que costumassem andar naquele jardim, se tinha todos os documentos do cão..etc etc etc etc. Até aqui nada de anormal, mas quando eu me queixei que o mais frequente era ver uns cãezitos a passear sem trela e sem açaime e que do sitio onde estavamos conseguia ver pelo menos 4 cães soltos na relva.....Mas o sr. agente só andava á procura de Rottweilers, Pit Bulls, até Pastores Alemães ele dizia que eram PP...e coisas desse género. (palavras dele)
Resumindo, o que senti foi que andam atrás de alguma coisa. Não me parece que seja dinheiro das multas porque se fosse multavam os canitos que andavam sem trela...acho que querem pressionar as pessoas a não terem esse tipo de cão.
Olha tambem eu, estava lá no parque urbano com os cachorrões todos e com o meu labrador quando chega a policia e me disse na cara que era arraçado de pit bull e que tinha de andar acaimado..
Disse-me que era considerado perigoso que tinha de andar com o acaime na boca e não na minha mão como era o caso tendo eu um labrador um bocado falso e imprevisivel.
Enfim disse-lhe que era um LABRADOR puro e que só andava de acaime porque eu entendia que devia, não era por ser PP.
Isto em queluz é uma festa.
Tenho uma duvida, pode-se andar com os animais soltos se forem acaimados?
Se a lei não se alterou, pode. Há um decreto lei de 2003 acho que é o 314 no artigo 7...se a memória não me falha. Mas é bom verificar.
Tem o lop para mostrar que o seu cão é um labrador? Então deve estar tranquila. A lei é aplicada aos potencialmente perigosos e a seus cruzamentos, ou seja se o polícia achar que o seu rafeiro se parece com um P.P. então está incluida na lei para os p.p. açaime e trela de 1 m e etc...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
ustink os passeios de final de tarde nao servem de lazer só para o cao mas sim para toda a familia, por norma procuramos sitios para passear que seja do agrado de todos, adora-mos passeios beira mar, varia-mos os sitios sendo a maior parte das vezes passeios beira mar de matosinhos ou junto ás praias de gaia.ustink Escreveu:Muito sinceramente, os polícias estavam mal informados, no entanto, até é compreensivel, afinal que diferenças há entre um dob e um rott ou outra raça qualquer considerada potencialmente perigosa? Não existe diferenças para não estarem todos incluidos ou então que não houvesse "listas"; mas regras a cumprir para todos. A lei é cega, o polícia é que estava a ver bem demais...
nao acho normal nao poder useferir de lugares só porque as pessoas se assustam e o cao ainda tem 6 meses (faz 7 meses dia 18/09) e ja mede 67cm, entao quando for ainda maior passa a ser o quê?? o lobo mau ou a besta devoradora??

ps: e ele é cao de companhia e nao de guarda (assim esta registado na junta)

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
A verdade e que quando está de boca aberta tem ares de pit bull mas é um labrador com LOP e com 5 anos de idade.
Enfim, ele anda sempre de trela e acaime, mas no parque não vou privar o cão de brincar com outros cães, se vir crianças ou pessoas de raça negra ai sim lhe meto o acaime
Enfim, ele anda sempre de trela e acaime, mas no parque não vou privar o cão de brincar com outros cães, se vir crianças ou pessoas de raça negra ai sim lhe meto o acaime
-
- Membro Veterano
Sarocas o seu cao é racista?? nao quero de forma alguma fazer parecer este comentario racista porque nao o sou, mas o meu dob tambem vê as pessoas de cor com mais curiosidade fica constantemente tenso com o corpo e orelhas em sinal de alerta e por vezes até rosna, tem a mesma atitude que faz quando vê por ex: outros caesSaracocas Escreveu:A verdade e que quando está de boca aberta tem ares de pit bull mas é um labrador com LOP e com 5 anos de idade.

a minha mulher ja tinha dado fé dessa situaçao mas nao dei importancia ao que ela disse, pensei que seria coincidencia mas parece que nao

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Mais um drama ao jeito de novela mexicana.
Mas que raio de mania de se achar que a Policia deve conhecer todos os pormenores da Lei, e nós, comuns cidadãos não.
Apresentar queixa contra os Policias ?
Porquê ? Porque foram zelosos ?
Não vejo motivo para tal... ninguém saiu prejudicado desta situação e claramente o dono do cão, também me parece ter dúvidas sobre a Lei, não só aquela que se aplica aos animais em geral, como aquela que salvaguarda os seus direitos.
Sinceramente, vejo isto somente como um episódio que poderia ter sido evitado, mas nada mais que isso e sem grande motivo para dramas.
Mas que raio de mania de se achar que a Policia deve conhecer todos os pormenores da Lei, e nós, comuns cidadãos não.
Não vejo motivo para tal... ninguém saiu prejudicado desta situação e claramente o dono do cão, também me parece ter dúvidas sobre a Lei, não só aquela que se aplica aos animais em geral, como aquela que salvaguarda os seus direitos.
Sinceramente, vejo isto somente como um episódio que poderia ter sido evitado, mas nada mais que isso e sem grande motivo para dramas.
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
sr Paulo como ja disse em resposta a este topico nao tenciono de forma alguma resolver a situaçao judicialmente, até porque nao fiquei com qualquer dado dos agentes, e nao tenho duvidas nenhumas sobre a lei e por nao ter em situaçao alguma senti insegurança no contestamento verbal durante a abordagem, só fiquei com a duvida se seria multado caso seja intimado apresentar documentaçao do cao, e o que fazer para contestar caso receba multa por erro deles.PauloSantos1 Escreveu:Mais um drama ao jeito de novela mexicana.
Mas que raio de mania de se achar que a Policia deve conhecer todos os pormenores da Lei, e nós, comuns cidadão não.
agora gostava que me dissesse como poderia ter eu evitado este episódio? levando o cao com açaime quando a lei nao obriga?
isto nao é um drama mas sim uma situaçao muito negligente pelas autoridades, especialmente quando foi pedida uma confirmaçao e que esta chegou errada 2x!!! só nao axei normal, quanto aos agentes nao saberem todos os decretos em vigor é muito normal, os juizes nao os sabem...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
dragabluedragablue Escreveu:sr Paulo como ja disse em resposta a este topico nao tenciono de forma alguma resolver a situaçao judicialmente, até porque nao fiquei com qualquer dado dos agentes, e nao tenho duvidas nenhumas sobre a lei e por nao ter em situaçao alguma senti insegurança no contestamento verbal durante a abordagem, só fiquei com a duvida se seria multado caso seja intimado apresentar documentaçao do cao, e o que fazer para contestar caso receba multa por erro deles.PauloSantos1 Escreveu:Mais um drama ao jeito de novela mexicana.
Mas que raio de mania de se achar que a Policia deve conhecer todos os pormenores da Lei, e nós, comuns cidadão não.
agora gostava que me dissesse como poderia ter eu evitado este episódio? levando o cao com açaime quando a lei nao obriga?
isto nao é um drama mas sim uma situaçao muito negligente pelas autoridades, especialmente quando foi pedida uma confirmaçao e que esta chegou errada 2x!!! só nao axei normal, quanto aos agentes nao saberem todos os decretos em vigor é muito normal, os juizes nao os sabem...
Não o estou a criticar, compreendo que tenha ficado incomodado com a situação, eu também ficaria.
Estou sim contra alguns comentários que vieram de seguida incentivando à apresentação de queixa contra a Policia.
E volto a perguntar... porquê apresentar queixa contra a Policia ?
As autoridades sentem-se neste momento pressionadas a agir, face aos acontecimentos recentes.
Por vezes, devido a esta pressão e ao excesso de zelo, comentam-se erros que colocam, quem cumpre a Lei, em situações delicadas, mas como quem não deve não teme...
o dragablue cumpriu a Lei e como tal, nada tem a temer.
No caso de vir a receber alguma notificação sobre esta situação, só tem de fazer prova de que o seu animal tem toda a documentação a que está obrigado, nada mais.
Não é o dragablue que tem de provar que o Dob não faz parte da Lista dos PP's.
A Lei também não prevê que tenha de se fazer acompanhar pelos documentos do seu cão, podendo por isso, apresentá-los mais tarde, se tal for solicitado.
Não vale a pena sofrer por antecipação. Se vier a receber alguma notificação, nessa altura, será então hora de pensar no assunto.
Cumpriu e cumpre a Lei, não tem de se sentir mal por isso.
Estes agentes pecaram por excesso de zelo e infelizmente, foram mal acessorados por quem estava do "outro lado"
Mas ainda assim, não vejo motivo para a apresentação de qualquer queixa, que a acontecer e a seguir para superiores tão zelosos como estes agentes foram, corre-se o risco de termos dois agentes a serem penalizados de forma injusta.
O excesso de zelo é tão ou mais perigoso que o facilitismo, mas ainda assim, prefiro o primeiro.
<strong>Paulo Santos</strong>
Eu incentivei a queixa da actuação dos policias caso o user tivesse sentido MELINDRADO e caso ache que foram INCOMPETENTES (afinal o policia do rádio não devia ter dado logo a resposta à 1º?!).
Só isso. É legitimo exigir que nos tratem bem mesmo sob suspeita de incumprimento de uma Lei (porque era só uma suspeita visto que até verem documentos do cão não podiam afirmar se era ou não PP) e é igualmente legitimo exigir que sejam competentes a resolver estas situações quando não têm a certeza de que a raça seja PP ou não.
Mas agora o dragablue é que sabe se é caso para isso ou não (se sentiu melindrado ou se só sentiu que foram um pouco brutos, etc).
Compreendo que a policia aperte mais a fiscalização nestes espaços públicos mas se houveram abusos na forma como abordaram a situação então devem ser comunicados a quem de direito para que no futuro a abordagem seja outra.
Só isso. É legitimo exigir que nos tratem bem mesmo sob suspeita de incumprimento de uma Lei (porque era só uma suspeita visto que até verem documentos do cão não podiam afirmar se era ou não PP) e é igualmente legitimo exigir que sejam competentes a resolver estas situações quando não têm a certeza de que a raça seja PP ou não.
Mas agora o dragablue é que sabe se é caso para isso ou não (se sentiu melindrado ou se só sentiu que foram um pouco brutos, etc).
Compreendo que a policia aperte mais a fiscalização nestes espaços públicos mas se houveram abusos na forma como abordaram a situação então devem ser comunicados a quem de direito para que no futuro a abordagem seja outra.
Pode, desde que não pertençam à lista de raças pp ou seus "derivados"Saracocas Escreveu:É de queluz?cmob Escreveu:Por acaso já era para ter comentado uma situação que se passou comigo esta semana. Andava eu no jardim de Queluz com o meu canito, e reparo que andava um agente da PSP de mota sempre de um lado para o outro...de repente parou a mota ao meu lado e começou a interrogar-me...se costumava andar naquele jardim, se costumava andar sempre de trela, que raça era aquela, se eu conhecia cães perigosos que costumassem andar naquele jardim, se tinha todos os documentos do cão..etc etc etc etc. Até aqui nada de anormal, mas quando eu me queixei que o mais frequente era ver uns cãezitos a passear sem trela e sem açaime e que do sitio onde estavamos conseguia ver pelo menos 4 cães soltos na relva.....Mas o sr. agente só andava á procura de Rottweilers, Pit Bulls, até Pastores Alemães ele dizia que eram PP...e coisas desse género. (palavras dele)
Resumindo, o que senti foi que andam atrás de alguma coisa. Não me parece que seja dinheiro das multas porque se fosse multavam os canitos que andavam sem trela...acho que querem pressionar as pessoas a não terem esse tipo de cão.
Olha tambem eu, estava lá no parque urbano com os cachorrões todos e com o meu labrador quando chega a policia e me disse na cara que era arraçado de pit bull e que tinha de andar acaimado..
Disse-me que era considerado perigoso que tinha de andar com o acaime na boca e não na minha mão como era o caso tendo eu um labrador um bocado falso e imprevisivel.
Enfim disse-lhe que era um LABRADOR puro e que só andava de acaime porque eu entendia que devia, não era por ser PP.
Isto em queluz é uma festa.

Estes só de açaimo e trela curta.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
-
- Membro Veterano
Pois isso dos PP eu já sei, a minha princesa até de acaime é discriminada por tanto...
passam para o outro lado da rua, olham de lado a policia já se meteu com ela duas vezes mas a reação dela é abanar-se toda e eles acabam por brincar com ela, mas já tive algum pequenos problemas tambem.
Muito obrigada
passam para o outro lado da rua, olham de lado a policia já se meteu com ela duas vezes mas a reação dela é abanar-se toda e eles acabam por brincar com ela, mas já tive algum pequenos problemas tambem.
Muito obrigada
dragablue Escreveu:ustink os passeios de final de tarde nao servem de lazer só para o cao mas sim para toda a familia, por norma procuramos sitios para passear que seja do agrado de todos, adora-mos passeios beira mar, varia-mos os sitios sendo a maior parte das vezes passeios beira mar de matosinhos ou junto ás praias de gaia.ustink Escreveu:Muito sinceramente, os polícias estavam mal informados, no entanto, até é compreensivel, afinal que diferenças há entre um dob e um rott ou outra raça qualquer considerada potencialmente perigosa? Não existe diferenças para não estarem todos incluidos ou então que não houvesse "listas"; mas regras a cumprir para todos. A lei é cega, o polícia é que estava a ver bem demais...
nao acho normal nao poder useferir de lugares só porque as pessoas se assustam e o cao ainda tem 6 meses (faz 7 meses dia 18/09) e ja mede 67cm, entao quando for ainda maior passa a ser o quê?? o lobo mau ou a besta devoradora??ele é bastante sociavel, algumas pessoas pedem para fazer festas outras simplesmente arrumam-se do cao... paciência!!! quem nao gosta que nao goste
e se eu tivesse um rott ou pit dentro da lei o levaria sempre onde levo este e com a mesma frequencia
![]()
ps: e ele é cao de companhia e nao de guarda (assim esta registado na junta)
As praias são áreas de lazer para a sua família e para as outras famílias, lugares de lazer onde as pessoas vão para descontrair.

Infelizmente, não tem locais de lazer exclusivos para a sua família.

É normal que as pessoas se intimidem com a presença do seu cão; o contrário é menos normal, embora aceitável. Afinal o seu cão é antes de tudo um cão de guarda; está nos genes, ele não foi seleccionado por ter o aspecto amistoso que outras raças têm...o facto de ter registado o seu cão na junta de freguesia como cão de companhia, não anula o facto de ser um cão de guarda; é a sua natureza. Até um cão da lista dos PP, pode ser registado como cão de companhia.

mas o meu dob tambem vê as pessoas de cor com mais curiosidade fica constantemente tenso com o corpo e orelhas em sinal de alerta e por vezes até rosna, tem a mesma atitude que faz quando vê por ex: outros caes será de ele nao ver pessoas de cor com tanta frequencia e acha estranho???
a minha mulher ja tinha dado fé dessa situaçao mas nao dei importancia ao que ela disse, pensei que seria coincidencia mas parece que nao
Uma vez que o cão ainda é cachorro até acho bem que faça uma correcta socialização e veja qual a melhor forma de o fazer. A começar por corrigir essa tendência de ele ficar tenso e rosnar ao ver pessoas de raça negra. Afinal as pessoas de pele escura também gostam de ter zonas de lazer; como você e a sua família.

Ele com essa idade já tem um porte consideravel e já intimida, quando ficar adulto e não tiver uma boa socialização; quando houver alguma situação que você não controle, o mais provável é que ele ataque alguém ou haja conflitos com outros cães.

Os cães não são racistas, esse problema é apenas humano. O que pode acontecer é mesmo ele reagir mal a pessoas diferentes dos donos ou quando sujeito a estimulo negativo e reagir por associação.
É uma questão de ponto de vista, você acha-se livre de ir para zonas de lazer com o seu cão e não se incomoda com as pessoas terem receio pela segurança delas elas e dos seus filhos, por exemplo. Na prepectiva de muitas pessoas é certamente, que deviam estar tranquilas numa praia, sem terem um cão de guarda que as intimide.
Você só vai continuar a frequentar esses espaços porque não se sente intimidado, tão simples como isso.
Estude mais a dinamica da psicologia canina e em especial do cão de guarda, no seu lugar era o que eu faria.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Pera ai andamos todos enganados.. Secalhar sose pode ter é caes de poica ou de peluche, ja nem se pode passear com eles em sitio publico?? Poupem.me! Sinceramente.. Acho que os policias deviam sim reconhecer as racas pp, sao 7, naoo sao 20..
E se o cao ta todo legal e o dono o leva pela trela, nao é sensato pq??
E se o cao ta todo legal e o dono o leva pela trela, nao é sensato pq??
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Não se esqueçam que, na legislação aplicável, a definição dada a "animal potencialmente perigoso" é ambígua.
Cada um sabe de si, mas acho que da maneira que as coisas estão, é conveniente fazer um seguro de responsabilidade civil para cães de grande porte, não custa assim tanto e pode ajudar em casos como este.
Alínea c) do artigo 3º do Decreto-Lei 315/2009, de 29 de Outubro:
Cada um sabe de si, mas acho que da maneira que as coisas estão, é conveniente fazer um seguro de responsabilidade civil para cães de grande porte, não custa assim tanto e pode ajudar em casos como este.
Alínea c) do artigo 3º do Decreto-Lei 315/2009, de 29 de Outubro:
«Animal potencialmente perigoso» qualquer animal
que, devido às características da espécie, ao comportamento agressivo, ao tamanho ou à potência de mandíbula,
possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais,
nomeadamente os cães pertencentes às raças previamente
definidas como potencialmente perigosas em portaria do
membro do Governo responsável pela área da agricultura,
bem como os cruzamentos de primeira geração destas,
os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas
com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças referidas naquele diploma
regulamentar;
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin