Eu acredito que sim mas é obrigatório? penso que existem gatos com cerca de 12 14 kilos estámos a falar de um felino não é um bixinho qualquernandaalmeida Escreveu:E não andam?User25 Escreveu:`homeless Escreveu:mas....o cão magoou / feriu / assustou alguém!
mais do que as possíveis consequências legais serão as reais consequências da irresponsabilidade de não se andar com o animal com trela.
não vejo qual o problema de andar com cão com trela!
Porque é que os gatos não andam com trela ?
Um ferimento de um gato pode provocar acidentes graves. Já vi um gato deixar a cara de uma senhora uma lastima.
Aqui já vi bastantes pessoas a passear os gatuchos de trela
Rua...solto...açaime...quedas...
Moderador: mcerqueira
Não, não é obrigatório já que a Lei só fala de cães.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
já vi acidentes bem graves à pala de gatos soltos. ainda há pouco tempo tive que escolher entre atropelar o gato ou galgar o passeio... a sorte é que o passeio era baixinho!! 

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Qual assunto? dos cães soltos?
Na minha opinião nem com nem sem açaime devem andar soltos. Treinados ou não treinados deveriam andar sempre de trela.
Vamos ver, eu adoro cães, mas detesto quando vou na rua e algum vem direito a mim mesmo que só com intenção de saudar.
Em relação aos gatos soltos, nem sequer comento, já que não compreendo como é que alguém tem um gato e o deixa andar solto na rua.
Na minha opinião nem com nem sem açaime devem andar soltos. Treinados ou não treinados deveriam andar sempre de trela.
Vamos ver, eu adoro cães, mas detesto quando vou na rua e algum vem direito a mim mesmo que só com intenção de saudar.
Em relação aos gatos soltos, nem sequer comento, já que não compreendo como é que alguém tem um gato e o deixa andar solto na rua.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Pois, mas como sabes, esses acidentes são considerados como "normais" acidentes de viação e por isso, não têm o mesmo impacto que quando se noticía que um cão atacou brutalmente alguém e por isso, é o deixa andarindigo003 Escreveu:já vi acidentes bem graves à pala de gatos soltos. ainda há pouco tempo tive que escolher entre atropelar o gato ou galgar o passeio... a sorte é que o passeio era baixinho!!

<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Ainda não percebi...Qual é a piada de irem numa calçada, via pública e o cão solto? Não percebi ainda essa mania.
E o mesmo se passa quando vejo pessoas arrastadas pelos cães, sem terem controlo algum, apenas vão agarradas à trela.
E não gosto mesmo nada que cães estranhos venham socializar comigo, que não os conheço e muito menos aos donos. Só por educação, não digo o que penso.
E gatos ou cães a atravessar a estrada...? É perigoso se consigo evitar, é lógico! Não vou por ninguém em perigo, nem eu própria, por causa de um animal que atravesse na frente do meu carro.
[A situação mais inesperada que tive até foi com uma coruja branca, numa estrada praticamente sem iluminação, mas vi bem a tempo o animal, tive foi de baixar as luzes para mínimo e ela lá fugiu; linda por sinal.]
E o mesmo se passa quando vejo pessoas arrastadas pelos cães, sem terem controlo algum, apenas vão agarradas à trela.
E não gosto mesmo nada que cães estranhos venham socializar comigo, que não os conheço e muito menos aos donos. Só por educação, não digo o que penso.
E gatos ou cães a atravessar a estrada...? É perigoso se consigo evitar, é lógico! Não vou por ninguém em perigo, nem eu própria, por causa de um animal que atravesse na frente do meu carro.
[A situação mais inesperada que tive até foi com uma coruja branca, numa estrada praticamente sem iluminação, mas vi bem a tempo o animal, tive foi de baixar as luzes para mínimo e ela lá fugiu; linda por sinal.]
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am
Olhe eu já guinei o meu carro para não atropelar um cãomargoustink Escreveu:Ainda não percebi...Qual é a piada de irem numa calçada, via pública e o cão solto? Não percebi ainda essa mania.

Fiquei toda partida, mesmo a sério

A única coisa que recebi dos donos foi"Aii desculpe,ele normalmente não vai para a estrada"

Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
Não pelo que entende.
legalmente os gatos podem andar soltos na rua, mesmo os gatos sem dono. A maioria dos centros de recolha de animais errantes nem sequer possui gatil para os abrigar. Um gato com dono deve ter coleira com identificação e contactos dos donos. De resto, a grande diferença legal é a que existe entre um cão e um gato, animais bastante distintos, não só relativamente à forma, como ao comportamento, tudo...
Mas não é boa ideia prender os gatos errantes. Há umas centenas de anos tentaram acabar com eles, e as cidades foram invadidas por pragas. Segurança, sim, mas temos de penar que o mundo não é só nosso (das pessoas) e partir do momento em que trazemos os animais para junto de nós, temos também de zelar por eles. Vejo muita gente na estrada que, mesmo cumprindo os limites de velocidade, anda como se não pudesse aparecer nenhum imprevisto... quem diz um gato de repente, diz um miúdo (deveremos também prendê-los?), um coelho, uma raposa... Será preciso cercear a liberdade a todos os seres para que possamos viver em segurança?
Mas não é boa ideia prender os gatos errantes. Há umas centenas de anos tentaram acabar com eles, e as cidades foram invadidas por pragas. Segurança, sim, mas temos de penar que o mundo não é só nosso (das pessoas) e partir do momento em que trazemos os animais para junto de nós, temos também de zelar por eles. Vejo muita gente na estrada que, mesmo cumprindo os limites de velocidade, anda como se não pudesse aparecer nenhum imprevisto... quem diz um gato de repente, diz um miúdo (deveremos também prendê-los?), um coelho, uma raposa... Será preciso cercear a liberdade a todos os seres para que possamos viver em segurança?

Não, não é. Em relação aos gatos errantes digamos que são quase um mal quase necessário, já que além dos ratos matam muitos outros animais silvestres, alguns deles protegidos. Quanto à questão dos gatos com dono, com coleira ou sem coleira, andarem na rua, tu já conheces sobejamente a minha opinião a esse respeito Susana!
Não consigo admitir que se um gato tem dono, se nasceu dentro de casa, porque motivo terão que andar a passear pela rua, é que até destroem quando se metem por exemplo dentro dos capots dos carros. Esses não andam certamente na rua para controlar a população de ratos.
Não consigo admitir que se um gato tem dono, se nasceu dentro de casa, porque motivo terão que andar a passear pela rua, é que até destroem quando se metem por exemplo dentro dos capots dos carros. Esses não andam certamente na rua para controlar a população de ratos.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
isto lembra-me a história do rato do campo e do rato da cidade...
e posso garantir ue um GATO do campo mata muito menos animais silvestres PROTEGIDOS do que qualquer pessoa com pressão de ar, herbicidas, pesticidas, e por aí vai. Enquanto vivi na cidade e dentro de um apartamento, os meus gatos só caçavam moscas, e vai lá vai... nunca saiam de casa, porque a cidade é muito perigosa para eles. Os gatos "de rua" que estão comigo, que cresceram na rua, que viveram na rua até à idade adulta, não os prendo. Se provocarem estragos, podem pedir-me responsabilidades, todos usam coleiras, toda a gente sabe que são meus... não se metem nos motores dos carros (pra que? com tanto palheiro muito mais confortável...), a única coisa que estragaram até hoje foi um belo monte de palha, lindo, que encheram de túneis... e o dono da palha já me veio agradecer a presença dos gatos este ano e já os perdoou, porque a sua presença na horta manteve afastados os destruidores habituais. Nenhum dos meus vizinhos próximos usa já rodenticidas ou ratoeiras - que não escolhem espécies... Continuam a matar à enxadada as pobres toupeiras, e não são certamente os gatos os responsáveis pela extinção das espécies, protegidas ou não. Pela primeira vez desde há muitos anos - uns 25 - voltaram a aparecer osgas! E há que sublinhar q a maioria dos animais silvestres não se aproximam das casas (especialmente onde houver gatos), nem os gastos castrados sentem necessidade de se afastar e procurar bichos para matar no pinhal. Por muito que gostem de perseguir e apanhar, são uns comodistas: preferem comer da taça! Os que matam apenas "porque sim" são as pessoas...
Nas cidades o cenário é bem diferente, as circunstâncias mudam. E, assim como raposas e afins, os gatos preferem explorar os contentores de lixo, procurar refeições "prontas a comer". Mas as cidades não são boas para ninguém, nem para nós... e se o gato se tornou um bom animal para ter em apartamento, é apenas porque são animais limpos e que não precisam de ser passeados pelos donos sem tempo. Claro que depois aparecem os distúrbios comportamentais, os mesmos de um cão que se vê confinado e "humanizado" mas apesar de tudo mais adaptado, como nós, humanos. Os gatos nunca serão totalmente domesticados, e a liberdade está-lhes o sangue...

Nas cidades o cenário é bem diferente, as circunstâncias mudam. E, assim como raposas e afins, os gatos preferem explorar os contentores de lixo, procurar refeições "prontas a comer". Mas as cidades não são boas para ninguém, nem para nós... e se o gato se tornou um bom animal para ter em apartamento, é apenas porque são animais limpos e que não precisam de ser passeados pelos donos sem tempo. Claro que depois aparecem os distúrbios comportamentais, os mesmos de um cão que se vê confinado e "humanizado" mas apesar de tudo mais adaptado, como nós, humanos. Os gatos nunca serão totalmente domesticados, e a liberdade está-lhes o sangue...
User25 Escreveu:`homeless Escreveu:mas....o cão magoou / feriu / assustou alguém!
mais do que as possíveis consequências legais serão as reais consequências da irresponsabilidade de não se andar com o animal com trela.
Um ferimento de um gato pode provocar acidentes graves. Já vi um gato deixar a cara de uma senhora uma lastima.
em casa deles os meus gatos não andam com trela, imagino que o seu cão também não.
quando saem à rua ou saem dentro de uma transportadora ou, quando palerma do meu vizinho da frente não está cá para andar com os palermas dos boxers soltos o H. sai à rua...de trela.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am
Aqui na minha vizinhança tbm se vem muitas pessoas com os gatinhos de trela,é giro farto-me de rir.Então com aqueles que fazem ronha para andarhomeless Escreveu:User25 Escreveu:`homeless Escreveu:mas....o cão magoou / feriu / assustou alguém!
em casa deles os meus gatos não andam com trela, imagino que o seu cão também não.
quando saem à rua ou saem dentro de uma transportadora ou, quando palerma do meu vizinho da frente não está cá para andar com os palermas dos boxers soltos o H. sai à rua...de trela.

Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
Não pelo que entende.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Estou como o AQuartelmar: porque raio deixam os donos os gatos andarem soltos? Pior, porque diabos os deixam andar soltos e inteiros?
O ciclo reprodutivo da gata é brutal se comparado com o da cadela; a maioria das doenças dos gatos são altamente contagiosas e fatais; os gatos morrem atropelados que é uma palhinha.
Mas o que me dizem é "ai coitadinho é um gato, precisa de liberdade". Precisa de quê? Precisa é de ser castrado/a e mantido sossegadinho dentro de casa.
Tenho jardim e nunca pude deixar um gato meu pôr uma patinha na relva (nunca o fariam sem a minha supervisão) porque os meus vizinhos deixam os gatos andarem à balda e tenho medo dos contágios. Estou careca de dar com gatos de coleira no meu jardim.
O ciclo reprodutivo da gata é brutal se comparado com o da cadela; a maioria das doenças dos gatos são altamente contagiosas e fatais; os gatos morrem atropelados que é uma palhinha.
Mas o que me dizem é "ai coitadinho é um gato, precisa de liberdade". Precisa de quê? Precisa é de ser castrado/a e mantido sossegadinho dentro de casa.
Tenho jardim e nunca pude deixar um gato meu pôr uma patinha na relva (nunca o fariam sem a minha supervisão) porque os meus vizinhos deixam os gatos andarem à balda e tenho medo dos contágios. Estou careca de dar com gatos de coleira no meu jardim.